Cartas de reflexão
Nem sempre vamos conseguir resolver todos os problemas, nem sempre vamos conseguir ajudar quem queríamos, nem sempre vamos obter sucesso. E tá tudo bem, tá tudo bem se não der certo, tá tudo bem se você falhou na missão de ajudar, não quer dizer que você não queria, você sabe que tentou. E nem sempre vamos poder fazer algo por quem amamos, tem dores que não podemos curar, tem feridas que não podemos fechar, tem lágrimas que não podemos secar, tem silêncios necessários, e as vezes o que mais importa é mostrar que se importa, as vezes isso é suficiente, as vezes é só do que precisam. De uma palavra, de uma demonstração, de um abraço, de um ombro amigo, mesmo que não resolva muito, mas mostrar apoio já é uma grande ajuda. As vezes é tudo que precisamos, saber que temos alguém com quem contar na hora da dificuldade. Não se culpe, você não deve carregar o peso de ser a felicidade de ninguém, você pode contribuir, acrescentar e é assim que deve ser.
Quantas vezes o leite transbordou e molhou o seu fogão inteiro em 10 segundos que você virou as costas? É meus amigos não adianta ficar de plantão esperando o leite ferver, o leite só ferve quando você sai de perto. É assim com o leite e é assim com a vida. Nada vai acontecer se você continuar esperando que aconteça, a vida gosta de te pegar de surpresa. E é justamente quando você para de aguardar ansiosamente por algo, é que ele flui, é que o leite ferve, é que a vida caminha. Não adianta ficar programando roteiros, ensaiando encontros, planejando acasos, você não vai se esbarrar com ele quando tiver toda arrumada e com cabelo feito, é aquele esquema né você sai toda arrumada e não encontra um conhecido na rua, mas você sai no portão toda esquisita e encontra até o papa. Percebeu né? que não adianta ficar bolando estratégias pro destino, a vida é como o leite, ela não liga pra sua ansiedade, não tá nem aí pra sua pressa. A vida te ensina a ser paciente e a esperar que as coisas aconteçam não no momento que você quer, as coisas só acontecem quando tem que acontecer. Espere, não queira adiantar os ponteiros do relógio, não seja a lagarta que sai do casulo antes de aprender a voar, não seja a pessoa que atravessa a faixa no sinal verde. Tenha paciência o leite vai ferver.
A ironia é oxigênio, né? É o olhar de quem entende que tudo é um grande engodo, que a vida é um circo e que não existe dentro e fora da lona. Tudo é lona e estamos todos dentro dela. A ironia é uma reação inevitável em um mundo que navega sobre a espuma sem nunca mergulhar. Um mundo que se abstém do abismo. Toda arte verdadeira está impregnada de uma farta dose de ironia. E principalmente de um mergulho profundo no tal abismo. O resto é perfumaria.
Sabe quando você faz mal demais a uma pessoa que você diz amar? Então, é simplesmente por você não saber controlar as vozes internas do seu eu emocional, não saber ouvir a voz racional e deixar de lado a voz da reflexão. Todo ser humano é, de forma medíocre, fraco pra suas próprias emoções. Ele cobra, pressiona, critica e sufoca sem perceber que o espaço dele ali não existe mais. Tudo de forma aleatória e automática. Talvez pra se libertar disso, é preciso aguentar calado e sentir na pele a dor do afastamento, até tudo entrar no seu devido lugar.
Basta uma palavra, uma atitude, uma escolha, para o curso da nossa vida mudar completamente, tudo o que dizemos gera uma perspectiva sobre nós, boa ou ruim, tudo o que fazemos promove uma reação da vida para a nossa vida, boa ou ruim, tudo o que decidimos nos leva a um caminho, bom ou ruim, podemos não ter o controle absoluto das coisas ao nosso redor, mas temos liberdade para dizer coisas boas, agir positivamente e escolher caminhos mais seguros do que agradáveis, nem todo caminho agradável é necessariamente bom.
Quando você chega ao ponto de"tanto faz", você entende que muitas coisas perdem a expressividade e que não significam e/ou não faz sentido empenhar-se ou destinar energia e tempo. Começa a entender que evitar é melhor que colidir e que pensar é melhor que agir, começa a compreender leis básicas que regem o universo, toda ação tem uma reação proporcional e na maioria esmagadora das vezes não podemos prever qual será essa reação. Começamos a entender que ter razão e tentar enfiar isso goela abaixo nunca valerá a nossa paz. Tanto faz se faz frio ou vai chover, se o sol vai brilhar até o anoitecer, quando você mensura que não vale a pena, o tanto faz se torna o seu melhor guia, lhe poupa de se importar com o que de fato não importa e lhe impulsiona ao que realmente importa.
Exaustão me consumiu, não somente exaustão física, estou exausto em todos os sentidos e de todas formas. Uma sensação horrível me controla e me consome. É difícil explicar o como a exaustão da nossa mente pode ser dolorosa, ela recria o mundo nos piores dos cenários possíveis, faz com que pareça que já tentamos todas as possibilidades possíveis para que tudo isso termine, mas que na realidade existem muitas possibilidades. A pressão da vida e de tudo que a engloba às vezes se torna maior do que conseguimos suportar, a vida é como uma parede de aço que está a nossa frente enquanto corremos em sua direção sem enxerga-la. A realidade é dura e se encararmos sempre prontos para lutar vamos sempre correr o risco de cair em exaustão, nem toda guerra é ganha com confronto direto, não torne a sua vida em um campo de batalha exaustivo e destrutivo.
O que quer que eu pense sobre Deus, acredito na aleatoriedade. No barulho do universo que se move sem se importar conosco, nossos planos, nossos desejos, nossas motivações, nossas ações. O ruído que existirá independentemente do que escolhemos ou não escolhemos fazer. Variâncias. Chances. Aquilo que não podemos controlar, não importa o quanto tentemos. Mas você realmente pode nos culpar por tentar?
Acordar pro mundo é mais que um choque de realidade, perceber que a vida é dura se formos submissos. São tantas coisas que acontecem que quando “acordamos” se perguntamos como eu não percebi isso antes. Acredito que uma das piores dores é percebermos que as coisas não são como imaginávamos, desde criança somos acostumados a ver o mundo e tudo que o compõe de uma visão privilegiada que é a visão de uma criança. Quando começamos a entender, ver como realmente o mundo é nos tornamos pessoas tristes, sem perspectivas e apenas seguimos o fluxo, esquecemos os sonhos de criança e por mais bobos que os sonhos de criança possam parecer agora, as crianças acreditam nos seus sonhos, diferentemente dos adultos. Faz falta sonhar como criança e acima de tudo acreditarmos nos nossos sonhos como as crianças, devemos acordar pro mundo, porém às vezes é necessário dormir para o mundo.
Eu percebi o quanto podemos mudar de opinião sobre um determinado assunto apenas vendo de perspectivas diferentes ou até mesmo vendo o ponto de vista de outras pessoas, eu não acredito de forma alguma que isso seja ser uma pessoa influenciável, desde que a sua mudança de pensamento seja oriunda de um questionamento que você mesmo se auto impôs. Mudar de opinião só para acompanhar a maré de pensamentos que querem lhe engolir é extremamente inútil, pois lhe faz expressar pensamentos que você não acredita ou nem sequer saiba explicar sinceramente o que lhe fez pensar dessa forma. Mudar de opinião e assumir é um grande ato de humildade e respeitar o que os outros pensam também, por mais que na nossa concepção seja ideias, opiniões e pensamentos sem qualquer lógica na nossa concepção de entendimento do que é realmente plausível, deve-se respeitar. A sua verdade não deve ser imposta, ela pode ser debatida e talvez seja adsorvida pelo outro. Mas o grande problema é a falta de humildade enraizada com um ódio sem razão que faz com que pessoas limitadas enxerguem tudo com que não concordam se como seu inimigo ou devam ser destruídos, a história já mostrou que isso sempre foi motivo ou justificativa para algumas das maiores atrocidades que o ser humano já cometeu.
Já estive em vários lugares, já vi rostos diferentes, tristes e também contentes. Sorrisos e lágrimas formam um contraste isso representa a alma humana no seu estado mais puro. Sempre vivendo e aprendendo, expectativas e frustrações, vitórias e decepções, amores e desilusões. O mundo é cheio de experiências, basta se permitiremos experimentá-las, sejam de quaisquer tipos forem, existe muita coisa boa para ser vivida e muita coisa ruim para ser esquecida.
Algumas pessoas são extremamente irritantes, você as trata bem e elas sempre com aquele mesmo ar de superioridade, pensam que podem tudo e quando quiserem. Por mais que se esforcemos para não entrar em atrito, o atrito é o combustível que move a vida dessas pessoas, vazias de sentimentos e infladas pelo ego que as compõem. Se alguém tenta te entender e se esforça para estar bem com você, não confunda isso com inocência ou submissão, isso é capacidade de ser tolerante a pessoas irritantes.
É fácil, é fácil ser feliz, é fácil ser triste, é fácil viver, é fácil morrer. Tudo é muito fácil, mas geralmente as coisas mais fáceis e que de fato vão nós fazer bem, vão de encontro a contrariedade do significado da palavra fácil. Ser feliz de verdade é simples, mas é difícil para caralho, o mundo está amontoado de pessoas tristes, de pessoas que não querem mais viver. Tudo isso por culpa do nosso senso analítico de quantificar a dificuldade das coisas, vamos viver sem pensar o quanto isso é fácil ou difícil, possível ou impossível. Tentar sempre pensar na dificuldade das coisas impede que tenhamos a experiência de fazermos algo que queríamos, algo que ao não tentarmos nunca saberemos de fato se conseguiríamos ou não, e o pior não vamos adquirir experiências novas. Esqueça um pouco o senso analítico, deixe os seus sonhos e vontades te guiarem um pouco, divida o controle das suas ações com o coração, o cérebro tende a ser somente lógico e insensível, já o coração é sensível e instintivo.
Nem toda história termina no final, nem toda história vai ser repetida no presente. Esquecer da história é esquecer de lições, cicatrizes e glórias. A história é a caixa do passado que todos vamos carregar, para alguns, a bagagem é mais pesada para outros nem tanto, mas também há casos que fardo que essa história carrega é demais para suportar. Mudar o que já aconteceu é impossível, lidar com as consequências se faz necessário. A história ao longo dos milhares de anos é extensa, repleta de sangue, conquistas e glórias. Não há como apagar as cicatrizes do passado, mas nem toda história é ruim, existem pessoas que entraram para a história por coisas boas, mas infelizmente outras pessoas entraram por coisas ruins. Respeitar a história e tudo que ela engloba e representa é de vital importância para que os erros do passado não se repitam.
Por vezes, é quase impossível você não se sentir decepcionado com a vida. São muitas as dificuldades e as pedras no caminho, tantas que o coração fica apertado e a força começa a faltar.. É nesses momentos que precisamos reparar nas coisas positivas que nos rodeiam. Respire fundo, a esperança está nas pequenas coisas!
Um amigo é alguém cuja alma está ligada à nossa por um fio invisível, mais forte do que o tempo ou qualquer distância. Mesmo quando estamos afastados, um pedacinho de nós caminha sempre com eles e vice-versa. Guardo cada amigo, com cuidado, num espaço preparado só para ele no meu coração. Essa é a principal diferença entre amigo e colega...
Todos temos colegas e conhecidos, mas amigos podemos contar pelas mãos. A diferença entre amigo e colega está no esforço que você faz para manter o outro na sua vida. Um colega é alguém com quem você costuma conviver, mas um amigo pode estar do outro lado do mundo e continua sendo fundamental para a sua felicidade.
Quando uma baleia cai no fundo do oceano e seu corpo se decompõe, sua carcaça começa a liberar substâncias que podem alimentar colônias inteiras de bactérias, criaturas marinhas e outros organismos em um processo de reposição que dura décadas. O animal reinventa o oceano com sua morte...
Determinadas situações nos apreendem ao longo da nossa existência, nas quais nos sentimos como se estivéssemos num quarto escuro, com a porta trancada, a janela fora do nosso alcance e por medo do que podemos encontrar lá fora, nos deixamos consumir pelo desconforto, nos esquecendo de que só nós mesmos podemos nos libertar.
...e vai costurando as coisas boas da vida perto de ti, vai alinhando os pontos importantes que são essenciais para que sua vida vale a pena, vai ziguezagueando caminhos até se encontrar de verdade e poder firmar os pontos da sua existência e por fim faça o retrocesso da análise e repita sempre o que te faz bem.
- Relacionados
- Quem é você de verdade
- Frases que falam de quem você é
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Cartas de Amizade
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
