Cartas de reflexão

Cerca de 8267 cartas reflexão Cartas de

⁠O APRENDIZ DO BEM
Ele tinha o costume de carregar consigo, balas, biscoitos, doces. Sua mala, cheia de potes de chás e ervas, unguentos e bálsamos, óleo perfumado, era para os que encontrasse pela estrada, amigos ou supostos inimigos.
Sempre um sorriso e uma gentileza.
Não perguntava a causa da dor, apenas oferecia a ternura, o silêncio, juntamente com algo material. Ora um alimento, ora um chá, essência de flores perfumadas, algo bom surgia sempre daquelas abençoadas mãos.
Assim caminhava o Peregrino BEM, levantando tendas no deserto, rico de provisões que oferecia de si mesmo, aos desvalidos.
Um dia me deparei com o velho caminhante, certa de que também eu me fizera credora de sua bondade gratuita. Indaguei de mim mesma, que unguentos teria para minha dor, que óleos perfumados dispunha o velho amigo, para o meu cansado coração.
O BEM me acolheu depressa, e, sem me dar tempo de arrolar toda a fieira de mágoas, apontou-me a estrada e ofereceu-me a sacola de prendas.
Tomei então da sacola e ainda que vacilante, o segui...
Era tão vasta a extensão do caminho por onde deveria caminhar e tantos eram os caminhantes para consolar...
Esquecida de mim mesma, imitando o velho sábio, eu me pus a encher minha vasilha, a encontrar perfumes, remédios, unguentos... o sorriso e a gentileza.
Aprendiz do BEM segue assim pela estrada, me ensinou o Mestre Peregrino.
Esquecido da própria desgraça consegue encontrar a graça,
se depressa caminhar, sem cansaço e sem tardança, com a sacola da bondade, indo o amor espalhar...
Eni Gonçalves

Inserida por enigoncalves

Viver⁠

Vivo por esse sorriso,
vivo pela coragem de arriscar,
vivo pelo medo de tentar.
Por muito tempo a vida foi o planejado
e por pouco tempo a vida foi o improviso.
Com o tempo ela te entrega sorrisos
e com o tempo ela os tira de você.
Tal força vem de você,
me conta sobre uma vida sem preocupações,
mas você sabe que ela não existe
e que sempre será altos e baixos,
até que se encaixe no lugar certo
e verá que tudo está em seu lugar.

Instagram: @poemas_da_vida_sao_fantasia

Inserida por Yasmin_Barros_Lucena

⁠O gato

Havia um gato,
com olhos verdes
e com pelos negros como a noite.
Lembro-me que dizia
sobre esse mundo,
era engraçado,
pois falava absurdos.
Mas com o tempo
à graça acabou,
porque ele havia sido julgado,
foi preso por dias e acabou enforcado.
Todos na cidade descobriram o motivo
é loucura dizer, mas foi por ser curioso.
Na época não entendi o porquê,
mas hoje sei, e não foi por curiosidade,
e sim por dizer a verdade.

Instagram: @poemas_da_vida_sao_fantasia

Inserida por Yasmin_Barros_Lucena

" Quem pode definir o que você é ou não é?
Quem pode lhe dizer pra usar essa roupa ou outra qualquer?
Quem seria capaz de afirmar que você sofreu menos ou mais?
Quem pode sentir por você a dor que nem você consegue suportar mais?
Quem pode lhe tirar o direito de existir?
...existir por completa, sem condições.
Quem é professor da vida sabe ensinar com palavras amigas, sabe a hora de nada falar, sabe a hora de só respeitar.
Mas quem assume ser Juiz, tem que estar desposto a um alto preço pagar."

Inserida por MarlucePersil

⁠Eu sou especial

Não importa o que as pessoas pensam ao meu respeito, tenho muitos defeitos, mas também tenho muitas qualidades, o que me faz acreditar que sou especial, e o simples fato é que eu me valorizo, e sou filho de um Deus maravilhoso, e que sempre se importa comigo, seu amor é incondicional, Ele me faz acreditar no meu potencial, sou homem de caráter e de responsabilidade. As pessoas que me perderam no passado, não souberam me compreender e nem valorizar, apenas olharam os defeitos, mas nunca ficaram satisfeitos com as qualidades, e as coisas boas que eu fazia. Encontrar alguém especial assim como eu não é fácil, mas continuarei firmemente na busca, ninguém merece viver sozinho.

Inserida por Fabito1508

⁠Solidão Silenciosa

Em quartos vazios, a solidão reside,
Um eco vazio nas paredes canta,
Um coração solitário bate em segredo,
Nas madrugadas longas e malditas.
Palavras não ditas, pensamentos sós,
Um vazio profundo em cada olhar,
Na solidão silenciosa, a alma chora,
Por um abraço, por alguém a amar.

Inserida por HiLiima

⁠Solidão no Peito

No peito, a solidão tece sua teia,
Uma sensação de vazio e desamparo,
Como uma sombra que nunca se esvanece,
A solidão se torna um constante amparo.

Nas páginas da vida, um capítulo solitário,
Caminhando por estradas desconhecidas,
A solidão é um verso triste no diário,
Um eco de saudade em noites esquecidas.

Inserida por HiLiima

⁠O Tempo precisa passar

⁠O Tempo precisa passar, por diversas razões que vão além da sustentação, desenvolvimento, envelhecimento do corpo e seus órgãos, da renovação da civilização, bem como da materialização das necessidades que pautam a nossa sobrevivência, no planeta

O Tempo precisa passar, pra gente entender o que verdadeiramente fazemos e/ou fizemos com o nosso tempo, no decorrer da vida.

O Tempo precisa passar, pra gente
conseguir alcançar o estágio de infinitude, por mais que esta realidade não seja uma possibilidade concreta no entendimento de muitos de nós.

O Tempo precisa passar, para que, enfim, o nosso espírito faça sentido e entre em total sintonia com o nosso processo de aprendizado a fim de podermos pleitear a paz plena. Pois este processo é o nosso passaporte para tal conquista, durante as nossas idas e vindas chamadas reencarnações.

O Tempo precisa passar para que possamos permanecer vivos e sãos diante das descobertas frequentes de que não nos encaixamos no entendimento de vida daqueles que ainda nada viveram, contudo acham que entendem tudo da vida e tentam nos limitar aos seus ainda frágeis entendimentos, considerando o contexto do passar do Tempo.

O Tempo precisa passar, para que possamos entender o que os mais velhos entenderam, no decorrer do seu tempo de vida. E na ânsia de nos preservar eles tornam-se, muitas vezes, na nossa visão, pessoas sem noção, ignorantes e desatualizadas diante dos nossos conceitos mais modernos, mais convenientes e mais impactantes socialmente, no processo intelectoemocional.

O Tempo precisa passar, não só para nos fazer refletir, e por vezes fazer nos arrependermos, nos culparmos das nossas falhas, omissões, desconhecimentos, fragilidades, alienação, excessos ou qualquer outro comportamento que possa ser rotulado de negativo, mas, sim, para nos mantermos em atividade espiritual. A única finalidade de termos sido trazidos à vida humana.

O Tempo precisa passar, para que em sua companhia tenhamos a oportunidade de reconhecer que não somos, e jamais seremos, perfeitos, mas somos, potencialmente, capazes de nos tornarmos um valioso passageiro aprendiz desta aeronave telúrica que, inevitavelmente, nos transporta para experiências fantásticas e necessárias cuja a finalidade do movimento é a lapidação da nossa essência, e cujo o objetivo maior é fazer com que possamos desfrutar da limpidez cósmica, que é de onde viemos e para onde voltaremos tantas quantas forem as vezes que se fizerem necessárias. Pois o objetivo deste transitar é, unicamente, nos fazer fluir na evolução até que possamos descansar vitoriosos ao redor dos melhores espíritos. É quando nos tornarmos mestres espirituais habilitados a dar suporte aos iniciantes, estes já sem a insistência nas suas críticas descomprometidas com a sensibilidade, enquanto atuam em estágios anteriores aos nossos, estarearemos próximo ao ápice do objetivoda vida corpórea.

O Tempo precisa passar, para que possamos descobrir que o tempo de hoje não passa de uma partícula do grande Tempo que nos aguarda para nos estacionar, nos acomodar no jardim divino onde todos que venceram as etapas do Tempo telúrico irão se reunir para uma confraternização. Neste encontro, não haverá Tempo definido para terminar.
Teremos todo o tempo do mundo para vivermos juntos, enfim libertos, em completa harmonia e sem qualquer vestígio de dúvidas sobre as razoes de termos transitado, na Terra, por caminhos os quais, hoje, achamos injustos e que não deveríamos ter trilhados. Tudo está escrito. Tudo se fez necessário para que possamos concluir a missão aceita antes mesmo de habitamos o ventre materno.
Por mais difícil que seja, inclusive para àqueles que estão em sintonia com as forças divinas, porém dispersos do mistério cósmico, acreditar, ou entender, sem uma ilustração comprovativa tudo acontece como deve acontecer.
Tudo é lição para a próxima série a ser experimentada pelo espírito.
Nada de culpas na maturidade, especialmente. Apenas dedique-se a aprender, sob uma frequente reflexão sem a autopunição, a melhorar naquilo que tu consideras não teres sido um bom aluno.
A carteira da escola da vida cósmica estará a sua espera, na próxima série.
Se em tudo que fizestes tu não tiveres empregado o mal/o dano de maneira consciente, propósital já fostes um excelente aluno. Então, sigas apenas cuidando para melhorares em alguns detalhes fundamentais.

Deixe o Tempo passar. Passe com Ele.
No universo, não existe colo eterno para a estagnação. Ou tu passas. Ou tu passas.
Do jeito que der, o Tempo atua. E, acredite, para o nosso bem, Ele não recua.
O Tempo não espera a gente crescer, nem espera a gente aprender a caminhar. Ele simplesmente passa, sem olhar para o que de si ficou para trás.

Inserida por Gracaleal

⁠Cada momento é suficiente para olharmos a vida com olhos mais despertos...
O que podemos fazer diferente para termos resultados melhores?
Mudando a forma como olhamos uma situação, essa situação muda como chega até nós...
O poder da mudança está em "nossas mãos", em nossas palavras, em nossos pensamentos, em nosso sentir, em nossas atitudes...
Dentro da nossa alma vibra a essência que nos motiva a caminharmos todos os dias... resta observarmos como estamos caminhando e o que podemos transformar em solução e êxito...
EU SOU A LUZ E PROSPERIDADE FLUENTES, FONTE DE ABUNDÂNCIA, AMOR, FELICIDADE, EQUILÍBRIO, PAZ E CURA.

Inserida por KarinaPigeard

⁠E quando sonhar não é o auge da questão? Primeiramente acordamos, damos ouvidos a realidade e suas convicções, deleitamos, pensamos em que e por onde fazer, após isso dormimos e voltamos a sonhar.

Quando um caminho leva ao começo de outro, oque há de se fazer?
Olhar do fim para o começo e criar de muitas ilusões uma única chance.

Quando o dinheiro não suprir uma necessidade? ame!

Após um dia de fracasso, desprezo, oque há de se esperar ou fazer? Deve esperar o tempo, que de muitos poucos são os certos e de esperar fazer acontecer, o que para muitos julgar pode ser fácil, mas que para se ver já foi uma grande jornada de acreditar.

E.S.M 27/02/2015

Inserida por lainecriztina

⁠Em uma conversa calorosa com minha amiga, discutimos a questão de guerra e paz. Chegamos à conclusão de que, às vezes, para ter paz, é necessário abdicar da razão. Isso é importante porque evita certos desgastes e desavenças no futuro. Também consideramos que, como somos a imagem e a semelhança de Deus, devemos seguir a sua palavra e seus mandamentos. Isso nos levará à graça divina.


Dedico esta reflexão à minha amiga Jamylle Maria Araújo Silva, que sempre esteve ao meu lado nos momentos difíceis. Ela é uma pessoa de grande coração e inteligência, e me ensinou muito sobre a vida. Sou muito grato por sua amizade.

Inserida por lucasmauricioarj

⁠Aquela menina moça que você conheceu no passado era alguém cuidado pelos pais.
E essa mulher de hoje, é alguém que você cuida!
Ao passar do tempo, qual dos resultados desta mesma mulher é melhor?
O que ela era antes de você ou o que ela é com você?
Lembrando que o reflexo é sempre de quem cuida.

Inserida por valdirene_pereira

⁠Qual prefere ser reconhecido ao chegar nos lugares?

_ As pessoas olharem para a pessoa ao seu lado e dizer:
_Nossa que pessoa de sorte, o conge dela é muito bom, respeitador, além de ser um bom pai (mãe) é um excelente trabalhador... OU _Nossa! Coitado do conge, essa pessoa não vale nada, trai, é viciado, vive na roda de amigos, violento, desinteressado, grosso, preguiçoso...?

Inserida por valdirene_pereira

⁠A pessoa com quem casou é alguém que você conheceu no passado, qual era cuidada pelos pais.
Essa pessoa agora que convive com você hoje é alguém que você cuida.
E aí qual dos resultados é o melhor a que era cuidada pelos pais ou a que está sendo cuidado por você?
O reflexo de alguém vem de quem cuida.

Inserida por valdirene_pereira

⁠Toda forma de tratamento carinhoso não deve ser dita para todo mundo que encontrar, por se tratar de intimidade com a pessoa.
Então não fica chamando qualquer um de meu bem, meu amor, meu querido, respeite as pessoas com quem convive, pois, chamar qualquer um por um sinônimo carinhoso é deselegante e desrespeito.

Inserida por valdirene_pereira

⁠Tudo na vida é a base de escolha.
Escolher estudar para ter mais conhecimento.

Escolher trabalhar para ser independente.

Escolher alguém para se relacionar pra ter com quem dividir a vida.

Todas as escolhas devem terem cuidados, pois se dê errado é bom que tenha uma casa própria para chorar com carro para sair e dinheiro para viajar.
Ao invés de morar numa casa sem privacidade para lamentar, sem veículo para sair, sem Dinheiro para gastar e ter de chorar escondido debaixo do chuveiro.

Inserida por valdirene_pereira

Quem sou eu?

" me diga com quem tu andas que direi quem tu és"?

Ando com pessoas adúlteros, enganadores, com ladrões,com mentirosos, fofoqueiros,com bajuladores, com preguiçosos...
Ou
Ando com pessoas fiéis, com honestos, com caridosos, com verdadeiros, com trabalhadores, com os honrados...

Agora sabe quem és tu?

Inserida por valdirene_pereira

⁠Minha mãe, minha adorável mãe, (como eu costumo chamar). A vida é curta e o tempo passa muito rápido.

Um dia, como todos os outros, eu sei que a senhora vai acordar com roda a alegria do mundo, como sempre foi, irá cuidar o terreiro sítio, fazer tudo aquilo que mais gosta, cuidar das galinhas, porcos, arrumar os cachorros, regar as tão delicadas plantinhas que enfeitam o arredor da casa, ah! Sem falar naquele café aromático que deixa a casa toda perfumada. Bem até aqui, vai ser tudo como nos outros, e sempre cheia de energia, (mesmo com as limitações do corpo por conta da idade).

Então, por ser uma mãe cuidadosa, percebe que estou muito atraso para ir ao trabalho, já que preciso pegar uma moto até a cidade local, depois um interurbano e sem seguida uma lotação até meu trabalho. Preocupada com o atraso, e vindo até ao meu quarto e, com aquela voz angelical, suave, a senhora me diz “Márcio! Meu filho, já fiz café, levante-se para tomar que já se aproxima a hora de ir trabalhar”.

Todas as mães reconhecem seus filhos e não seria diferente comigo. Ao chamar e não ter resposta, se percebe que um silêncio predominou, não nem mesmo aquele resposta de..., “hum, já vou”. Preocupada, como qualquer mãe ficaria, aproxima-se da cama, mas com medo, e com uma mão quase tremula toca o corpo frio do filho que já não pertence mais este mundo. O filho que partiu com grandes dores, e uma delas o medo de que sua ame não seja bem cuidada... E o que antes era presente tornou-se saudade definitiva.

A vida não espera e cada milésimo de segundo é mais que precioso!

Inserida por srmarciorocha

⁠Ela aprendeu a falar: Não estou bem, já, já eu melhoro!
O companheiro fez ela se sentir culpada pelos erros dele, falou que só "humilhou" ela por culpa dela.
Ela não quis sair, e, quando perguntaram, ela apenas disse: Eu não tô bem hoje.
Ela descobriu que o rapaz do trabalho que faz a mesma coisa que ela ganha o dobro. Ao perceberem a tristeza no olhar dela, ela apenas disse: Estou passando um momento difícil, já, já passa.
Ela descobriu a traição do marido e foi na igreja pedir ajuda ao pastor. No culto, o pastor fez uma pregação falando da mulher imprudente que larga o casamento. Ao verem ela chorando, ela apenas respondeu: Apenas tô passando por coisas que me fizeram chorar na mensagem.
Não é legal expor para todos os nossos problemas, isso é verdade.
Mas o que percebi é que por diversas vezes nós, mulheres, fomos caladas em nós mesmo quando falamos: ESTOU BEM!
Por não ter onde falar e como ser ouvida.
Mulher que reclama é chamada de histérica/louca. Se fala do emprego, escutamos que pelo menos temos um trabalho, mas não corrigem nosso salário. E, se ficamos desmotivadas, somos mandadas embora em vez de ter um reajuste justo.
Igrejas que nos calam, por ser mulher, colocando toda a responsabilidade dos relacionamentos nas costas das mulheres. Enquanto os "pastores e diáconos" traem suas esposas, pq "são homens", as esposas deles fazem encontros com as mulheres ensinando o chifre gospel, que mulher cristã se dá o valor ao saber que é a oficial, não a única. E culpam a mulher se não mantiver o casamento.
A mulher tem q fazer e provar que fez, e no final do dia, algumas vezes apenas cansada, com o choro engasgado na garganta, ela sorri para as pessoas e fala: Estou bem, apenas cansada.

Mulheres, não saiam falando para qualquer um, nem se exponham muito, mas não se esqueçam: Tenha com quem falar, não guarde tudo para você. Não carregue culpas que não são suas e aprenda a dividir o que pode dividir e a delegar o que pode delegar. Abra mão de querer salvar o mundo ou de ser perfeita.
Aprenda o seu equilíbrio, o seu lugar.
Antes de mudar o mundo, precisamos arrumar nossa casa (nós mesmas).
Mesmo que não seja fácil, não abra mão de você nessa jornada.

Inserida por deborah_surian

⁠Carta aos homens do meu passado:

Olá, faz um tempo que não nos vemos e nem nos falamos, afinal, a vida seguiu e fomos viver os nossos caminhos. Não é uma carta de saudade, e vc entenderá conforme for lendo.
Nunca pensei que não ter tido uma figura masculina de um pai tivesse me afetado tanto, mas afetou😔 Sem perceber, coloquei em vc as minhas seguranças, vc era no meu imaginário a definição do meu "salvador". Eu sonhava em ser salva e resgatada da minha própria vida e te coloquei esse peso. Me coloquei como uma filha e quis seu amor, cuidado e proteção. Só hoje entendo que te coloquei nessa posição, por isso, doeu tanto (em mim) qdo acabou, foi como ser abandonada pelo pai de novo.
Errei com vc, mas por não saber.
Eu que não me amava te cobrei me amar.
Fiz nosso amor de casal morrer qdo me coloquei como "filha" e assumo meu erro.
Criança não namora, eu ainda era aquela menina abandonada no corpo de uma mulher.
Dentro da minha ignorância, achava que ser madura era ser grossa, achei que ser mulher de verdade era ser controladora, pensei que amor era sobre vc cuidar de mim e, na minha imaturidade, mal te dei o amor que vc também precisava.
Entenda, eu não podia te dar amor, pois não tinha em mim essas coisas. Não tinha amor-próprio.
Tive que perder para aprender e passei por tantas coisas, já me fechei ao amor, já entreguei demais, também tentei ser a mãe em vez de companheira, e eu só pude me enfrentar depois que entendi que não era papel do outro preencher o lugar do pai, e como para ter um relacionamento saudável é preciso ser adulta, ter muita troca e equilíbrio.
Por isso escrevi isso para vc, nossa história foi fundamental para eu poder despertar para mim. Não fomos nada do que sonhamos juntos, e o fato é que foi melhor assim, escolhemos o melhor: seguir sozinhos.
Sei dos seus erros, mas essa carta não é sobre isso. Em nossa história, deixo com vc o que é seu e levo apenas o que é meu.
Só queria te agradecer por não ter aceitado cuidar de mim, e agora estamos bem (pelo menos eu estou), essa carta não é para voltar a ter contato, apenas para que vc saiba que aprendi minha lição, e desejo a vc muita felicidade.

Inserida por deborah_surian