Cartas de Deus
Explicando Êxodo 9.12
Êxodo 9.12: "Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó”...
Quanto ao endurecimento do coração de Faraó, fica claro, à luz da sinoticidade bíblica e o contexto de Êxodo que esse endurecimento se deu em razão do próprio Faraó ter se firmado cada vez mais em seu pecado, a cada praga enviada ao Egito e a presciência de Deus.
Provérbios 29.1: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura”.
Antes de todo o episódio, vamos pontuar que no início do contexto é dito; Ex 3.19: “EU SEI (presciência), porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte”.
Então o texto bíblico deixa claríssimo que faraó já era obstinado, já era incrédulo, e continuaria obstinado e incrédulo seja qual fossem as manifestações e pedidos de Deus.
Deus já sabia de antemão que Faraó não iria libertar o povo, a cogitação de Faraó em libertar o povo foi posterior às manifestações do poder divino, no caso, as pragas; Êxodo 4 deixa isso claro.
Portanto, Deus reforçou a obstinação do coração de Faraó porque este escolheu opor-se à vontade do Senhor, mesmo ante as suas repreensões. Na versão original do texto não diz que Deus endureceu o coração de faraó, como uma ação PRIMÁRIA, mas Ele apenas reforçou o desejo PRIMÁRIO do Faraó.
Portanto, considerando que o termo hebraico usado para “endurecer” denota “fortalecer ou reforçar”, Deus apenas “fortaleceu ou reforçou” o desejo que já estava no coração de Faraó. Não foi Ele quem desejou que Faraó fosse obstinado, mas apenas o abandonou às suas paixões infames e o entregou a um sentimento perverso (Êx 8.15), posto que ele não se importou em ter conhecimento de Deus (Jo 12.37-50). Seria mais ou menos como é dito em Rm 1.24: "Por causa disso, também Deus os abandonou (dentro das concupiscências dos seus próprios corações) para dentro de imundícia[...]. E em Romanos 2.5, onde o apóstolo Paulo faz menção a essa dureza de coração ocasionada pelo próprio pecador, e não por Deus: “segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus”.
É inegável o fato de o Senhor ter dotado o homem de intelecto, sentimento e vontade, a fim de que ele receba ou não pelo livre-arbítrio, a salvação (Jo 3.16-36; Rm 10.9-10; Ap 22.17, etc.).
Se Faraó iria fazer "algo bom", no caso, libertar o povo, seria por intervenção divina, não por arrependimento, mas trégua, a fim de cessar o sofrimento causado por sua própria obstinação em não libertar o povo.
Seja qual fossem as ações de Deus, os sinais enviados, os pedidos a Faraó para deixar o povo ir, mais cedo ou mais tarde Faraó voltaria ao seu estado de obstinação, e isso ficou evidenciado quando Faraó deixa o povo sair e logo em seguida volta a persegui-lo no deserto. Faraó como conhecido de antemão por Deus continuaria com o coração obstinado seja qual fossem as manifestações e pedidos de Deus!
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, que deseja que todos sejam salvos (1ª Tm 2.4) Marcelo Rissma.
O Principio da Não Contradição
Antes de defender o calvinismo ou qualquer outro “ismo” temos que primeiro aplicar o princípio da não contradição! Como é que Deus exige uma coisa e determina outra, diz aos homens que não pequem, mas os determina a pecarem? Se Deus quis a queda de Adão, então por qual motivo Deus ordenou que Adão não comesse do fruto? Como Deus mandou Adão não comer do fruto proibido e ao mesmo tempo determinou Adão comer? Como Deus se indigna com o pecado de Adão que em última análise é o pecado determinado pelo próprio Deus?
Definindo pecado: O pecado não é substância! O pecado é uma ação de um agente.
O agente (coisa, substância) é criação; ação não é criação (substância).
Deus criou todas as coisas (substâncias). O que são coisas? Coisas são substâncias. Agente, alma, matéria, animal.
Pecado = uma ação má, a transgressão de algo. Então uma ação de algo não é criação! Isso é a privação de um bem, que é a lei de Deus.
Raciocínio logico: “Para que Deus vai colocar a vontade de pecar em alguém que já peca por natureza? Qual a necessidade de Deus decretar pecado se o homem já sente vontade de pecar por natureza”?
1ª Jo 2.16: “Tudo aquilo que pertence a este mundo NÃO VEM DO PAI, mas sim do mundo; ou seja: a cobiça humana, os maus desejos dos nossos olhos e a arrogância da vida”.
Todo tipo de pecado e maus desejos não provém do Deus Santo, mas vem do próprio homem, Tiago 1.14. A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam. 15. Esses desejos dão à luz o pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte.
Isso não vem de Deus, 1ª Jo 2.16; Deus não é o causador do pecado, Tg 1.13.
As Escrituras nos dizem explicitamente que “tudo o que Deus criou é bom”... 1ª Tm 4.4. E um Deus absolutamente bom não pode fazer uma coisa má.
Eclesiastes 7.29. Foi isto, porém, que descobri: Deus criou os seres humanos para serem justos, mas eles buscaram todo tipo de maldade.
Foi o próprio homem se corrompeu.
Eclesiastes 7.29. “Foi isto, porém, que descobri: Deus criou os seres humanos para serem justos, MAS ELES BUSCARAM todo tipo de maldade”.
Isso não veio de Deus, 1ª Jo 2.16 e Deus não causou o pecado, Tg 1.13.
Deus é bom, e IMUTAVELMENTE bom, portando é impossível, tendo em vista que sua natureza é imutável. Já o homem era bom, mutável e MUTAVELMENTE bom, portanto sua natureza é mutável, sendo possivelmente capaz de escolher o mal, como no caso de Adão e sua posteridade.
O que diverge disso é anátema.
Mateus 3.1: Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia...
Você já se fez a pergunta do porque João Batista estava pregando no deserto? Lembre-se, que no templo em Jerusalém havia dois sacerdotes corruptos, Anás e Caifás (Lucas 3.1-3), e a presença de Deus não estava lá. A presença de Deus foi para o DESERTO, onde havia um homem alinhado com Deus (Lucas 1.66 e 80).
Aprenda a ficar onde a presença de Deus está; mesmo que o lugar seja o DESERTO.
O Que é o Fogo Estranho em Levíticos 10.1-2?
Levítico 10.1-2: Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário (...) trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor.
Muitos perguntam o que é o fogo estranho?
Os filhos de Arão foram orientados a não acenderem fogo, mas sempre pegar o fogo que Deus acendeu no altar de holocausto (Lv 9.24; Lv 16.12-13).
Então, fogo estranho é o fogo que não foi aceso por Deus, mas fabricado pelo homem. E foi isso que Nadabe e Abiú fizeram, pegaram o seus incensários e puseram nele fogo estranho, e por essa razão eles morreram.
O fogo estranho é um fogo artificial, fabricado, pirotécnico, que gera ilusão de poder espiritual, uma tentativa de controle do sagrado, de manipulação de pessoas, que gera uma vida sem compromisso com a verdade, sem arrependimento de pecados, totalmente superficial, com muito marketing pessoal, muito show e cultos irreverentes.
Era isso que Nadabe e Abiú estavam fazendo, um show pirotécnico, tentando substituir o fogo verdadeiro no altar de Deus por um fogo que eles mesmos acenderam.
Já o fogo verdadeiro gera humildade, gera temor, gera frutos do Espírito, arrependimento, perdão, misericórdia, amor pelo próximo, nos tornando humanos e moldando o caráter de Cristo em nós.
Há muito fogo por ai, mas será fogo estranho ou fogo verdadeiro? Observem os sinais! O problema não é a falta de fogo, pois é possível fabricá-lo, como Nadabe e Abiú fizeram.
Todas as vezes que alguém fabrica fogo em lugar do fogo verdadeiro, vindo de Deus, causará mortes espirituais no meio do povo de Deus.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
O TEMPO
No exato momento que tempo requer
O que para um é bom, para outro não é
No seu pisar é somente barulho do andar
Para o outro pode ser motivo do acordar
Se neste momento eu penso e escrevo
Daqui a pouco, no tempo, pode estar lendo
A notícia chega no tempo que você quer
Se fechar o ouvido ela pode nem vir
Não que não aconteça, apenas retarda
Nem tudo ficar sabendo, não que impeça
Você quem decide qual é o melhor momento
De dar uma noticia ou contar sobre um fato
Se vai ser publico, notório, ou no passado
Somente o poder do destino não se sabe
Se Deus quem decide, ai te surpreender
Ela chega de qualquer jeito, você não decide
Seja ruim, alegre, feliz, de morte, ou acidente
Nesta hora muda no tempo, assim acontece
Em suas mãos existe um grande poder
De dar uma notícia, contar, ou esconder
E fazer o outro ser alguém muito feliz,
ou muito triste, você quem pode saber
Seus atos são arbítrios a ti concedidos
Pense sempre em tempo, o que pode fazer.
Ação e Reação
Nenhuma pessoa deve ridicularizar, maltratar, menosprezar praticar qualquer outra maldade ou agir com preconceito com ralação a outra pessoa.
Se a pessoa que assim age não se redimir ou procurar reparar o mal que tenha praticado, poderá, no futuro, ainda que no plano espiritual para o qual irá depois de sua morte, sofrer as consequências de tais atitudes.
Isto não significa que a pessoa que está passando por algum sofrimento esteja sendo penalizada por alguma ação nefasta que tenha praticado no passado.
Ocorre que, além da lei da ação e reação, o modo de vida, o aspecto físico ou o sofrimento de uma pessoa pode ter sido determinado por Deus visando algum propósito em prol da evolução da humanidade ou pela própria pessoa para, simplesmente, evoluir espiritualmente.
BARCO DE PAPEL
Faça um pequeno barco de papel e mentalize colocando nele a maldade, o mal humor, o sofrimento, a mágoa, o rancor, os pensamentos ruins seus e de outros contra você, o negativismo, de tal forma que permaneçam consigo somente as virtudes, como amor, felicidade, bondade, caridade, perdão, paz.
Em uma ponte que tem o costume de passar, coloque o barco na água corrente, de tal forma que não passará mais por baixo de você. Inspira e diz: _ Deus leve este barco para bem longe de mim, até que se dissipe, juntamente com tudo que está em seu interior. Em seguida, expira e diz: _ Graças a Deus.
Se não souber fazer um barco de papel, use uma folha de árvore.
Tudo que acontece conosco tem um propósito, talvez escolhido pelo nosso próprio espírito, ainda que em vida passada, para redimir ou simplesmente para sentir ou para ficar mais humano, bom, caridoso, sem preconceitos e puro, aproximando-se cada vez mais de Deus.
Assim, nunca devemos pedir a Deus para terminar a vida de uma pessoa, inclusive a própria vida, em razão de sofrimento, ainda que sem esperança de continuar vivendo com saúde, desenganada pela medicina, como dizem.
Nunca devemos desistir da vida que nos foi doada por Deus.
No podemos esquecer nunca que para Deus nada é impossível e temos muitas comprovações de milagres realizados.
Portanto, devemos sempre pedir a Deus pela vida, nunca pela morte, e deixar que Ele faça a Sua vontade.
Somente Deus saberá o que seja melhor.
Mensagem de Natal ao Pais que já se foram
Meus queridos pais.
Sempre procuro agir com honestidade, perseverança, bondade, respeito, caridade e amor, entre outras virtudes, que me foram transmitidas por vocês desde o meu nascimento e que, da mesma forma, venho transmitindo aos que me são próximos.
Não podemos estar juntos hoje, como eu gostaria, mas rogo ao Pai Celestial, em cuja morada se encontram, permitir que o Espírito de Natal de Jesus reúna novamente nossos corações durante um breve espaço de tempo, necessário para que eu possa agradecer-lhes e novamente sentir, no meu íntimo, seus abraços carinhosos, reconfortantes, repletos de amor.
Obrigado meus Pais.
FELIZ NATAL !
HOMENAGEM AOS PAIS QUE JA SE FORAM
Meus queridos Pais,
Não posso lhes dar um abraço carinhoso, como gostaria, mas rogo ao Pai Celestial, em cuja morada se encontram, que permita ouvirem o que tenho para lhes dizer.
Desejaria que estivessem aqui conosco, mas Deus quis que ficassem junto a Ele, cuja vontade devemos acatar.
Tenho certeza de que vocês teriam orgulho em ver meu progresso familiar, nos estudos, no trabalho, e a minha própria evolução espiritual. Teriam orgulho também em saber que sempre procuro agir com honestidade, perseverança, bondade, respeito, procurando dar amor e felicidade aos que me são próximos.
Tudo isto devo a vocês que souberam me transmitir essas e outras virtudes.
Minha gratidão a vocês é enorme.
Sejam sempre felizes junto a Deus!
SENHOR, ABENÇOA O DIA DOS MEUS INIMIGOS!
Todos os dias, somos cumprimentados ou vemos mensagens de nossos amigos nos desejando um dia abençoado por Deus. Mas, Poucos pensam em desejar um bom dia aos que se dizem ser seus inimigos e que continuam a nutrir ódio em seus corações.
Se também tivermos ódio dos nossos inimigos, esses pensamentos negativos se somarão e irão se multiplicar causando cada vez mais mal.
Assim, temos que combater o ódio com amor, para neutralizá-lo e até mesmo para que a luz do amor acenda nos corações de nossos inimigos e o bem sobreponha ao mal, pois todos somos filhos de Deus.
Esse é o ensinamento de Jesus a respeito:
"_ Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. ..." (Mateus 5, 43-48)
ANJOS SÃO PROTETORES PERMANENTES DAS CRIANÇAS
Geralmente a criança é bem protegida do mal pelos anjos (ou espíritos de luz) e a entidade ruim dela se afasta pois, se a criança morre, como tem o coração puro, ficará próxima a Deus, provavelmente também como anjo. Isso o mal não quer. Assim, quando pedimos a Deus para proteger nossas crianças, geralmente anjos são enviados para protege-las. Além disso, os anjos protetores que todos têm nunca delas se afastam. No caso do adulto, este deve procurar manter um coração puro, assim, o mal se afasta e seu anjo protetor (ou espírito protetor) estará sempre presente. Ressalve-se que, às vezes, a pessoa nasce, mas é pré-destinada, antes da concepção, a morrer ou sofrer ainda na infância, tendo isto um propósito que somente o lar espiritual, em que seu espírito vivia antes da reencarnação, saberia.
O PODER DA ORAÇÃO
Nada melhor que a oração, com fervor e fé, para que as dores físicas ou psicológicas cessem ou pelo menos sejam aliviadas, principalmente quando mesmo com remédios tais efeitos não são obtidos. Agradeça a Deus pela vida que já tem e peça a graça pretendida. Não tenha receio ou vergonha de orar em voz alta e até de chorar. Deus ouvirá suas preces e enviará seus anjos ou espíritos de luz para lhe confortar e ajudar a superar os momentos difíceis e, certamente, as dores cessarão ou serão aliviadas. Creia nisso.
Nos momentos de dor, física ou espiritual, não tenha vergonha de chorar, elevando o pensamento a DEUS.
ELE certamente entenderá como uma prece, atenderá e fará tudo para que suas lágrimas sejam enxutas.
Deus se comove com nosso choro e nos atende.
Qual pai não se comove com o choro do filho e faz tudo para consolar?
HOMENAGEM À MÃE QUE JA SE FOI.
Minha Mãe, não posso lhe dar um abraço carinhoso, como gostaria, em homenagem ao Dia das Mães, mas rogo ao Pai Celestial, em cuja morada se encontra, que permita ouvir o que tenho para lhe dizer.
Desejaria que estivesse aqui conosco, mas Deus quis que ficasse junto a Ele, cuja vontade devemos acatar.
Tenho certeza de que teria orgulho em ver meu progresso nos estudos, no trabalho, na minha vida pessoal e que sempre procuro agir com honestidade, perseverança, bondade, caridade, procurando dar amor e felicidade aos que me são próximos.
Obrigado por me ter transmitido essas e outras virtudes e, principalmente, por me ter permitido ser gerado em seu ventre, nascer e viver.
FELIZ DIA DAS MÃES !!
RECEITA PARA SER FELIZ
Diariamente, de preferência ao acordar, durante alguns minutos, relaxe seu corpo totalmente. Afaste qualquer pensamento negativo. Imagine que está radiante de felicidade, podendo incluir neste pensamento coisas, pessoas, animais, locais. Em seguida, Imagine encontrando-se com Deus, na forma como entende que Ele seja, felizes, abraça-o, agradeça-lhe pela sua vida e pela benção e graça que lhe está concedendo.
Durante o decorrer do dia, a qualquer pensamento negativo, afaste-o, pense em felicidade, diga, em voz alta ou em pensamento: _ Eu sou feliz!
Seja uma pessoa caridosa, bondosa, pratique outras virtudes e nenhuma maldade.
Assim, a cada momento, vai adquirindo um pouco mais de felicidade. Obterá maravilhas. Deus deseja que sejamos felizes, ainda que passando por tribulações, as quais poderão, dessa forma, ser suportadas, reduzidas ou até mesmo cessadas.
Água potável no Brasil tem muita.
Mas, nós, os brasileiros, deixamos poluir nossos córregos e riachos, muitos passando dentro de cidades, por ação ou omissão.
Agora, ficamos dependendo de chuvas para encherem nossos reservatórios com água sem poluição.
Deus está mostrando que devemos mudar a forma de cuidar de nossos rios, córregos e riachos.
Que nossos governantes tomem as medidas cabíveis e todos se conscientizem sobre a necessidade de despoluir nossoas águas e evitar o desmatamento.
O para sempre se torna tão disputado quando estamos caminhando em direção ao altar .
De repente as ondas começam agitar , e a neblina ofuscar a visão.
As lágrimas rolam desesperadamente sem controle, mas no peito á uma paz constante.
Não sei se estou me afogando ou se estou sendo carregada pelas águas, mas de uma coisa eu tenho certeza. Deus está no controle da situação
02/10/2020 19:52
Em Ti, encontro o caminho da vida,
Teus passos guiam-me com amor divino,
Em Tua presença, alegria redobrada,
Contigo, desfruto o prazer genuíno.
Tu me mostras os caminhos a seguir,
Com sabedoria e ternura infinita.
Em Tua luz, encontro o verdadeiro existir,
E na Tua paz, minha alma se agita.
A cada passo, Tua mão me conduz,
Alegria transbordante em cada momento.
E na Tua presença, meu ser se traduz,
Em uma comunhão que ultrapassa o tempo.
És o refúgio seguro em meio às provas,
O prazer de viver contigo é eterno,
Na Tua graça, minha alma se renova,
E contigo, vivo para sempre, sublimado e pleno.
Há tempos atrás, o Senhor me falou,
Com amor eterno, Seu coração tocou,
Em Sua bondade, fui atraído e cativado,
Por Seu infinito amor, fui resgatado.
Seus olhos compassivos me encontraram,
Sua voz suave, ao meu coração sussurraram,
Com ternura divina, me acolheu em Seu abraço,
Com amor eterno, me envolveu em Seu laço.
Nas sombras da vida, Ele se manifestou,
Sua luz radiante, meu caminho iluminou,
Com cuidado e zelo, me protegeu e guardou,
Por Seu amor eterno, fui transformado.
Nada pode separar-me desse amor sublime,
Pois com benignidade, Ele me atraiu,
Seu amor é a força que em mim se exprime,
Eternamente, em Seus braços, eu flui.
Oh, amor eterno que me envolve e consola,
Pela vida inteira, em Ti me acolho e me rendo,
Em Teu amor, minha alma se renova,
Pois com amor eterno, Tu me tens envolto.
- Relacionados
- Frases de Deus: versículos da Bíblia que inspiram fé
- Frases de casal abençoado que celebram um amor protegido por Deus 🙏❤️
- Tudo é possível com fé em Deus: frases para não perder a motivação
- Deus, me dê forças para suportar: frases que fortalecem a alma
- Bom dia abençoado: mensagens de fé e reflexão para começar o dia com Deus
- Deus
- Gratidão a Deus por tudo: frases para agradecer com o coração
