Cartas de Despedida da Namorada
11/03/2026
Ando pensando muito.
Sentindo muito.
Sendo muito para tão pouco…
Dando tanto, recebendo em doses homeopáticas…
A intensidade é tanta que já não comporta mais.
Espaços vazios tão cheios de nada,
que não absorvem o todo.
Sentindo tanto, pensando em nada,
e, ainda assim, assimilando tudo…
Entendendo tudo…
Entendendo sempre.
Como seria bom só relaxar…
Só ser.
Só sentir.
Só viver.
Como seria bom não encaixar,
mas, ao mesmo tempo, caber em tudo, o todo e pertencer.
Sem se moldar, sem atenuar,
só ser…
Sem ser muito, sem ser pouco, sem ser nada,
só sendo.
— Ana Caroline Marinato
12/04
O que ninguém te conta sobre domingo
é que ele é mágico.
Como pode um único dia ter tanta vida?
Tem vida da hora que acorda
até a hora que vai dormir.
Abre a janela,
e aquele sol tímido
pronto para aquecer…
De manhã, tem cheiro de café passado na hora.
Passa um tempinho, tem cheiro de sol…
E, conforme vai passando o tempo,
tem cheiro de vida,
de casa,
de feijão fresquinho…
O sol fica calorado, calado,
e o ritmo em paz.
O coração quentinho.
Crianças e suas risadas,
o barulho e o movimento,
música…
Uma despedida do fim de semana,
um convite à renovação.
A energia necessária para mais dias de vida
e descobertas…
Domingo é mágico,
só precisa parar um pouquinho para perceber…
Ana Caroline Marinato
_Um amor perdido …
Sinto falta,
Sinto falta da sua bagunça,
Sinto falta da sua calma,
Das suas cores…
Do seu cheiro de café,
Sinto falta de você falando do céu, e dos planetas que estavam lá,
Se era Júpiter, se era Marte…
Sinto falta de você falando das suas peculiaridades, das coisas que você gosta…
Isso era importante, nunca vou achar algo assim.
Nunca vou achar ninguém igual a você.
Então por que você deixou isso passar?
Eu não sei…
No que diz respeito ao conhecimento, todos nós passamos por essas três fases: DUVIDAR, REFLETIR, AFIRMAR ou não. Dito isso, todos nós somos ignorantes ou sábios em algum departamento da vida e do conhecimento.
Ser IGNORANTE, SENSATO ou SÁBIO, diz mais respeito a PESSOA do que o conhecimento que ela possui.
Errei.
Como errei.
Há um marco na vida de todos homem.
Um marco onde descobrimos que há decisões impossíveis de se alterar.
Quando percebemos o impacto das decisões.
Quando percebemos o que causamos.
Quando vemos lágrimas irreparáveis.
Quando sabemos que ferimos pessoas as quais já não podemos mais nos desculpar.
Quando percebemos que abandonamos alguém quando essa pessoa mais precisava de nós.
Quando falhamos.
Quando não soubemos cuidar.
No dia em que tomamos a pior decisão.
Eu passei por isso.
E feri alguém que esperava meu cuidado.
Feri alguém a quem prometi cuidar.
Como miserável homem que sou, falhei.
E nunca mais a vi.
03/05/2026
Não é um espaço vazio.
Não tem paredes ou limitações.
Ele expande, ele tem vida…
É semelhante às profundezas do mar.
Aquele que me deu nome,
o que me acolheu,
que deu sentido a quem sou.
Onde eu nado livremente,
como se já conhecesse cada esconderijo daquele oceano.
Eu sou a extensão.
Eu vivo ali.
Também é o meu lar…
Os meus mergulhos não me afogam.
Eles me dão consciência de quem eu sou.
E, quando retorno, é o sol que me recebe,
com a sua força e clareza.
E essa é só uma pequena parte
da beleza do pertencer.
Ana Caroline Marinato
Recentemente, ouvi um episódio do Pequeno Expediente, de Flávia Gaeta.
O episódio era “O que é ser mulher?”.
A Flávia ficou impactada pela pergunta do seu Analista e não conseguiu responder a essa pergunta tão profunda com simples palavras...
Buscou em Clarice, Mary Shelley e Elis Regina as melhores definições, tentou colocar em palavras algo tão genuíno e, no final, ficou sem uma resposta concreta.
Eu entendi o que quis dizer, Flávia.
Afinal, como algo tão espetacular pode ser definido assim?
Ser mulher não tem uma única definição.
Não abrange apenas o que os olhos podem ver ou as mãos tocar.
Ser mulher é se reconhecer em cada uma.
É uma essência, uma força que eu vejo em você e reconheço em mim,
que reconhecemos em todas as mulheres que vieram antes e em todas que perpetuarão esse legado.
Somos a união e a integração de dois sexos, mas ser mulher está além disso.
Não é posicionamento, é sabedoria ancestral, que, para muitos, é considerada uma maldição, mas, para quem consegue ver, é uma dádiva.
Não é sobre religião ou espiritualidade.
É sobre o que antecede e o que perpetua.
É um Rio Fluido que interage no tempo.
Não importa o século, pois também não é linear.
O futuro influencia o passado, e vice-versa... no legado que é construído, explicado e entregue como um presente.
Retornando à essência, ser mulher também é entrega, como mencionou.
É se expor sem medo.
Sei que a resposta não te satisfaz, eu senti em você.
E eu te acolho como parte de mim, como a grandeza e a profundidade que eu vejo em você.
Não é para ser explicado em palavras.
É para ser vivido na essência.
Mas, se você se visse com os meus olhos,
a resposta pediria licença
para saltar ao vento
e existir no mundo.
Bailando com as palavras,
que sempre escorrem dos seus dedos,
nascidas do seu interior...
02/05/2026
Como é bom ter ciência de tudo que você é e da potência do que pode ser.
Do oceano enorme de possibilidades que existe dentro de você.
Do quão grandiosa e infinita é a maré de descobertas que emerge quando você se permite aceitar todas as partes do todo.
Quem imaginaria que algo assim poderia acontecer…
Quando achamos que temos todas as respostas do mundo, percebemos que a vida não tem a ver com controle.
Tem a ver com viver e a forma que você vive.
O controle não está em suas mãos e, quanto mais cedo percebemos isso, ajustamos o que é possível, tangível e verdadeiro.
Percebemos o magnífico que sempre esteve diante dos nossos olhos, tão perto… E, às vezes, por ignorância ou por se permitir viver no automático, perdemos o essencial.
Nunca é tarde para um recomeço, para perceber o que antes não se via.
Ana Caroline Marinato
02/05/2026
Eu amo o quentinho do café em minhas mãos, quando abraço o copo com os meus dedos.
Amo ver pessoas passarem, com seus sonhos, suas histórias e pensamentos.
Perceber que existem muitos mundos nesse mundo e que cada um tem o seu particular.
Quando eu era pequena, pedia pra Deus para pensar sobre o pensamento e a visão de outras pessoas.
Hoje, entendo que Deus nunca me permitiu viver isso do jeito que eu queria. Afinal, como seria dar uma espiadinha em algo tão particular?
Como uma criança pode ter esse tipo de pensamento?
Bom, até hoje não descobri…
Recentemente, decidi não questionar tantas coisas sobre mim. O nível de cobrança tem diminuído um pouco e, com isso, tenho me permitido viver…
E isso tem me feito um bem danado, porque eu tenho percebido coisas sobre mim que antes eu não sabia.
Esse momento também tem me permitido abraçar a Ana que eu já conhecia. E não só a Ana…
A Carol também, aquela que tinha pensamentos peculiares e deveras questionadores para uma criança de 8 anos.
Tem sido interessante esse processo de integração e descobertas.
Ana Caroline Marinato
Entre flores, nuvens, estrada e silêncio… eu.
Uma pequena parte do todo.
Ele sorriu pra mim.
Ele sempre sorri…
E o meu coração sempre aquece.
Como pode criar coisas tão perfeitas e magníficas,
capazes de tocar tão fundo?
Eu só tenho a agradecer
por poder contemplar o seu íntimo.
Agradecer por sempre ter a oportunidade
de caminhar na presença do sol.
Agradecer por perceber
e me encantar com cada cor
que surge nesse longo caminho.
Por cada nuvem,
em seu formato único,
que mais me lembra um pensamento.
Por um azul tão infinito
que me traz paz.
Eu vejo e sinto,
porque também faço parte disso.
Você também.
Você também tem olhos de vida…
Se permita.
Ana Caroline Marinato
Sabe o que mais me intriga?
A complexidade e a magnitude do céu.
Ele me abre um vazio no interior.
Não um vazio de ausência,
onde o vácuo é absoluto.
Mas um vasto lugar,
onde a imensidão cabe perfeitamente.
Ele me convida a perceber o infinito de possibilidades
e, ao mesmo tempo,
o quão pequena eu sou diante de tudo.
Se eu pudesse trazer para essas palavras
o mais lindo céu que já vi…
E se pudessem tocá-lo
como eu o toquei…
Observei camadas
e deixei que cada ponto de luz me atravessasse.
E hoje percebo
que uma parte dele reside em mim.
Afinal,
existem coisas impossíveis desver.
E é por isso que eu sempre me lembro:
as estrelas são possíveis
para quem tem o céu no coração.
Ana Caroline Marinato
Sabe? Hoje eu estava pensando…
Às vezes nos protegemos tanto,
que deixamos de viver algo magnífico.
Por medo.
Por tudo o que já nos aconteceu.
Por todas as construções que já iniciamos.
Por todo o amor que depositamos naquilo que é “nosso”.
E eu estou aqui,
tão exposta a tudo,
com sede do que é feito para mim.
Do que encaixa
e, ao mesmo tempo, liberta.
Vivendo todos os dias.
Descobrindo o tempo,
o que me tranquiliza,
o que me toca
e o que me encanta.
Vivendo amor em todos os detalhes.
A vida está pronta para viver.
Ana Caroline Marinato
16/05
Sabe aquela delicadeza que você percebe em alguém?
Uma que você não quer invadir,
não quer possuir,
mas que desperta uma vontade enorme de abraçar?
Aquela que você observa sutilmente,
camada por camada,
e entende que existe um universo ali…
Um universo seguro e particular.
Ele é sagrado.
Guardado em mistério,
em um refúgio,
um fractal,
onde faz morada,
onde se abriga
e contempla o mundo em toda a sua complexidade.
Em uma ávida busca
pelo real,
pelo todo,
pelo entendimento.
Mesmo em sua concha,
ela sente.
Ela vive aquilo.
Em pensamentos,
belos pensamentos
que enxergam o todo…
Que sabem mais do que aparentam.
Mergulhados em curiosidade
por aquilo que é vivo
e toca o coração.
Um dia,
só um dia,
eu queria que ela soubesse
que, em algum lugar,
a presença não invade.
Que existe cuidado ao tocar o mistério
e que é seguro poder respirar…
Só um dia… 🌷🖤✨
Ana Caroline Marinato
Mulheres…
Mulheres que moldam gerações, que despertam sensações.
Que não pedem permissão para existir…
Que são o que são:
mães, artistas, esposas, poetas,
escritoras, cantoras, psicólogas, filósofas…
Mulheres.
Belas mulheres em toda a sua essência.
Mulheres presentes em toda a sua intensidade.
Como admiro essas mulheres…
Que tocam a alma, que se permitem.
Que transbordam o universo dentro de si.
Que são livres, mesmo em meio às suas limitações…
Ana Caroline Marinato
São tantas caixas reviradas,
momentos,
um passado.
Uma construção de história.
A minha história.
Que não terminou.
Eu continuo aqui.
E, mais uma vez, eu recomeço,
vestida com minha coragem,
mas cercada de medos.
Eu existo.
Tudo passa.
E eu sinto…
O segredo é sentir.
Só sentindo
que transformo.
E eu tô aqui,
vivendo sem esquecer
de tudo que foi.
Faz parte da minha construção.
Ela estava forte o suficiente
para suportar.
Eu sigo aqui,
esperando ansiosamente
por mais um capítulo
da minha história.
Só que agora é diferente.
Hoje eu escrevo em linhas.
Em algum momento, eu…
Eu conquistei esse direito.
Ninguém me negou isso.
Eu só não estava desperta
o bastante para perceber.
Eu achei que era assim.
Um dia conversei com a vida,
e ela me contou
a sua história…
E foi aí que eu percebi.
Não tinha nada que me prendia,
além do espaço que
eu mesma criei.
Um espaço seguro,
tão seguro quanto
o próprio gato de Schrödinger,
que se permitia coexistir…
Um dia o espaço colapsou,
e eu transbordei.
Transbordei feito um rio
represado em emoções.
E hoje percebo
o quão grandioso é ser rio
e poder transbordar.
Eu sou natureza viva.
Eu posso fluir.
E, quando a gente descobre isso,
o ritmo ajusta o fluxo
e a água escoa livremente
no tempo…
E, assim como o rio,
a vida segue em fluidez constante.
As circunstâncias nunca se repetem,
e hoje agradeço…
Pela inevitável transformação,
que pede silêncio para florescer.
25/05/2026
Ana Caroline Marinato
A beleza e o bom caráter
Ela é relativa
Ele é notável
Ela é demasiadamente apreciada
Ele por vezes é ignorado
Ela movimenta o comércio
Ele conquista pessoas
Ela ilude
Ele inspira
Ela satisfaz o ego
Ele valoriza os princípios
Ela tem milhões de seguidores
Ele persiste em ser seguido
Ela é efêmera
Ele se eterniza
O ser humano precisa...
Comer, para o corpo se manter.
Vestir, para o nu cobrir.
Se abrigar, para o refúgio conquistar.
Estudar, para o cérebro estimular.
Trabalhar, para a habilidade aprimorar.
Se entreter, para a mente não adoecer.
Socializar, para alegrias compartilhar.
Em família conviver e a cada dia um pouco da vida aprender.
25/09/25
Eu e a minha dor
Eu, intensa, ela também.
Eu, temerosa, ela, tenebrosa.
Eu, pensativa, ela, ofensiva.
Ela é invisível, mas existe, e vem potente.
Ela é traiçoeira, não avisa, apenas surge e me derruba.
Sim, é uma dor minha, uma dor que eu não escolhi.
Se você me olha e me vê aparentemente feliz, não faz ideia de quanto dói aqui por dentro.
E mesmo que você se mostre solidário, jamais entenderá o que eu sinto.
Às vezes sou Frida: “A dor é parte da vida e pode se tornar a própria vida”, outras vezes sou Fiona: “À noite de um jeito, de dia de outro”.
Mas a vida segue e eu escolho ser feliz.
Nota:
Eu faço parte de 3% da população brasileira que é afetada pela fibromialgia, uma condição em que a dor é minha companhia.
No começo eu até pensava: “Tem gente que sente muita dor, pra mim é mais tranquilo.” Acontece que hoje eu passei a fazer parte daquele grupo também e isso me assusta.
É preciso viver um dia de cada vez, mas cada dia vem cheio de dor e angústia.
02/10/25
Eu sou da paz
Se você gritar, eu vou apenas falar.
Se você me ofender, eu irei ouvir e ignorar.
Se você tentar me agredir fisicamente, eu vou recuar.
Você vai continuar agindo de forma desrespeitosa, mas talvez o meu silêncio traga-lhe uma reflexão.
A vida é muito preciosa para a preenchermos com atitudes tóxicas e que em nada contribuem para o nosso crescimento.
No final tudo vai passar.
Eu ficarei bem, espero que você também.
Eu sou da paz! 🤍
Nota:
Uma reflexão sobre as relações do cotidiano, sobre como as pessoas tratam as outras. O ser humano precisa ser reiniciado...
A vida e seus conflitos
Ter um relacionamento afetivo exige enfrentar divergências. Se você não tem paciência para lidar com incompatibilidades relacionais, fique sozinho.
Ter um emprego demanda paciência diante das discordâncias nas relações interpessoais. Se você não sabe lidar com as diferenças, fique desempregado.
Ter filhos ou ser mentor de alguém requer dedicação e responsabilidade. Se você não se sente apto a dar suporte ao outro, desista.
Por outro lado...
Se você não tiver um relacionamento afetivo ou um casamento, nunca terá a experiência de amar ou ser amado, de compartilhar as alegrias do cotidiano, de desabafar sobre os dias ruins ou de envelhecer junto.
Se você não tiver um emprego ou um trabalho, jamais terá a oportunidade de exercitar suas habilidades, de sentir-se útil na sociedade ou de socializar e construir amizades necessárias.
Se você não tiver filhos, não assumir alguém como mentor ou adotar um animal, nunca terá o prazer de ser chamado de pai ou mãe, de sentir a gratidão e respeito por ser essencial ou de receber um carinho ao chegar em casa.
Não importa o que façamos, sempre haverá conflitos. O importante é buscar a melhor forma de enfrentá-los e assim adquirirmos a serenidade e resiliência para seguirmos a vida.
- Relacionados
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Cartas de Amizade
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Frases para cartas de amor que encantam corações
- Poemas Despedida
