Cartas de Amor para Amigo
Com você e todo esse amor, eu consigo apenas me largar pelos cantos
assustada. Isso é vida? Eu não quero andar duas quadras no sol com você.
Porque te amar assim, me dá medo de enfartar ou da minha pressão cair. Não
sei. Eu quero deitar e esperar passar tudo. Eu quero te olhar deitada
enquanto seguro um copo com água de coco geladinha. Porque você não
sabe, mas tenho corrido maratonas e vencido monstros gigantescos para
conseguir sentir tudo isso sem arrancar minha cabeça fora. E quando você,
ao invés de me esperar no pódio de chegada com pomadas e isotônicos, me
olha desconfiado ou entediado de tudo, eu quase desejo que dessa vez eu
morra no meio da corrida. Porque é ridículo achar que você faz tudo valer a
pena, mas, no fundo, acabo achando que você faz tudo valer a pena. Isso é
vida?
O Que é O Amor
"Numa sala de aula, o aluno perguntou à professora:
- O que é o amor?
A professora sentiu que a pergunta merecia uma resposta a altura. E como estava na hora do recreio pediu que cada criança voltasse para a classe com algo que despertasse o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas para procurar. Na volta, a professora pediu que mostrassem o que tinham trazido:
- Trouxe uma flor, não é linda? - disse a primeira criança.
- Trouxe esta borboleta, disse outra, vou colocá-la na minha coleção.
E assim as crianças foram colocando na mesa tudo o que tinham encontrado. Mas a professora percebeu que uma aluna estava quieta num canto da classe, sem nada nas mãos.
-Por que não trouxe nada? - perguntou a professora.
- Desculpa professora: vi a flor mas senti o seu perfume e preferi não arrancá-la para que ela exalasse por mais tempo. Vi a borboleta, mas ela estava tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também um filhote de passarinho caído entre as folhas, mas preferi devolvê-lo ao ninho.
A professora deu 10 à criança pois ela foi a única que percebeu que só podemos trazer o amor no coração."
Uma nova maneira de amar
Mais do que nunca a frase “Qualquer maneira de amor vale a pena” faz sentido.
O mundo vive tanto desamor e indiferença, que o afeto será sempre bem-vindo, qualquer que seja a sua forma.
Não falo apenas do amor romântico, aquele que acontece entre duas pessoas.
Falo do amor que flui o tempo todo, em todas as direções, a qualquer hora.
Isso é o que está faltando.
Todos podem ser uma fonte de amor.
Sendo amorosos com cada um que encontramos, amorosos em tudo o que faz só o amor dá segurança.
Só o amor tem razão, pelo simples fato de não pretender tê-la.
O amor aproxima as coisas mais distantes, ele vence o tempo o espaço e o amor universal é a única saída.
Há muitas famílias que vivem em seus lares como se tivessem numa espécie de redoma, vendo o mundo externo como uma ameaça.
E o resultado disso é que encontramos pessoas bastante desconfiadas, sem nenhum senso de cooperação social...
Toda renúncia, entrega de si, toda dedicação operosa, todo devotamento para eles parece perda ou atitude inútil.
O interesse individual passou a ser de ordem suprema.
Na busca da autenticidade, muitos conceitos vão sendo questionados.
Cada um desenvolve as suas próprias idéias, querendo que o outro se comporte de acordo com elas.
Você espera receber aquilo que precisa e esquece que a natureza do amor está exatamente no oposto: no interesse puro de ajudar no crescimento alheio, no desejo de participar na construção de um mundo melhor.
Sem amor para consigo mesmo impossível amar ao próximo.
A maturidade deste momento está na busca do respeito de dentro para fora e não a partir de uma ordem que determina o certo e o errado.
A base é o respeito por si mesmo, o reconhecimento do ser único.
Hermann Hesse diz:
“Dar sentindo à vida é missão de amor. Quanto mais formos capazes de amar e de nos dedicar a alguém, tanto mais plena de sentindo se torna nossa vida”.
O amor é alquímico. Se você se amar, a sua parte feia desaparecerá, será absorvida, será transformada. A energia é liberada daquela forma. Todas as coisas que são chamadas de pecado, simplesmente desaparecem. Ame-se.
Esse deveria ser o mandamento fundamental: Ame-se. Tudo o mais se seguirá, mas esse é o alicerce.
Minha amizade, meu amor
Tem dias que sinto tanto a sua falta que eu mais queria era ter o poder de me tele transportar aonde você estiver só para ganhar um abraço.
Queria ver você me colocar na frente do espelho e fazer careta pra eu rir.
Queria beber com você e voltar pra casa falando coisas das quais a culpa fica toda nas costas da cerveja.
Queria ter outro surto de ciúmes e me acalmar com seu jeito.
Ando sentindo sua falta, ando sentindo saudades.
Ando querendo te encontrar por aí e te encontrar por um acaso planejado.
Quero sentar na calçada da sua casa e esperar você se arrumar para irmos ao cinema, passear no shopping de mãos dadas.
Quero te contar as minhas maluquices e o que acontece de tão desastroso quando você some.
Quero fazer planos sob a luz da lua, contar estrelas, te irritar e te apertar.
Você é a tradução mais próxima do que é amar sem interesse, sem interesse no seu corpo, sem interesse nos seus sentimentos.
É como se você fosse uma das poucas certezas da minha vida.
Se fizer sol você é a minha sombra, se chover é o meu guarda-chuvas.
Você me abraça e não me cobra nada. Eu te abraço e tenho o mundo.
O mundo é todo meu quando você está nos meus braços.
Minha existência está ligada a sua. Meus atos ligados aos seus. Meus desejos presos aos seus.
A ligação forte do meu coração é com a sua alma.
Junto de você eu me livro de qualquer armadura, me livro de qualquer dor ou tortura. Ao seu lado eu sou eu, por mais idiota que eu pareça. Pra você eu sou o mundo.
Quando em teu coração desabrocha, cheia de vida, a flor perfumada do amor, lembra-te que alguém a plantou certo dia, dentro de ti.
Quando o teu coração se ilumina do suave colorido do pôr-do-sol, lembra-te que alguém amanheceu contigo.
Quando o fogo da paixão abrasa o teu coração, consumindo todas as tuas fibras, na imolação do prazer, lembra-te que alguém acendeu esta chama.
Quando teu coração estiver bordado de sonhos dourados, tecidos com fios de luar, lembra-te que alguém coloriu teu mundo interior.
Quando a noite encontrar-te com o coração partido e angustiado pelas amarguras colhidas durante o dia, lembra-te que alguém possui o lenitivo de que precisas.
Quando teu rosto não puder conter a torrente de lágrimas que se afundam pelas dobras do travesseiro, lembra-te que existe alguém te esperando de lenço na mão.
Quando a insônia te revolve desesperadamente na cama, lembra-te que alguém pode semear sonhos de paz em tua mente.
Quando a solidão te oprimir e o teu grito não encontrar eco, lembra-te que lá do outro lado alguém ama a tua companhia e entende o teu clamor.
Quando os teus segredos não cabem mais dentro de ti, ameaçando romper os diques de tua alma,
lembra-te que existe alguém disposto a recolhê-los e guardá-los com o carinho e a dignidade que tu esperas.
Quando em teu coração mora o azul do céu, a calidez do sol, o gorjeio dos pássaros, o perfume das flores, a nostalgia do entardecer, o encanto das manhãs, a serenidade dos lagos e o sorriso da ventura, lembra-te que alguém tocou o teu coração com a varinha milagrosa do amor.
Tu, que amas e vives no controvertido mundo do arco-íris e da escuridão, da calma e da agitação, da paz e da instabilidade, saibas que existe mais alguém habitando o teu planeta!
Nas horas felizes, partilha com ele teus sorrisos;
Nas horas de solidão, vai, levanta-te e o procura, onde quer que ele esteja.
Ele não é senão parte de ti, assim como tu és parte dele.
Não olhes o relógio! Que importa as horas?
A vida é tão curta, não há tempo a perder.
Tu que amas, se tiveres a coragem e a singeleza de assim o fazer, abra teus lábios e canta o milagre do amor, porque só o amor aproxima as pessoas e faz com que falem a mesma linguagem!
Poema
Minha Vida Sem você .
Já nem sei o que é o amor
No meu Jardim não há mas flor
Minha vida agora Só é Apenas Um mundo de ilusão
Ao Qual ,Nos Misturamos sonhos Com paixão
Meu céu já não és tão azul ,
Vejo Tudo Nublado
Por Eu ser Apenas Um apaixonado
Hoje Procuro Um Caminho pra felicidade
Um Caminho Que Seja Realidade
Que Tenha Alegria
Que Eu posso Ser feliz AO meu dia- a- dia
Se Um dia eu Encontrar Um Amor verdadeiro
Espero Que esse Amor , Seja Eterno
Pois Meu Mundo É Puro E Sincero
Como eu vejo o amor?
Eu vejo o amor como a união de dois seres que se completam, se respeitam e doam-se para construir um ao outro.
Eu vejo o amor com base de alicerce, iniciada na amizade, raras vezes num único olhar, desenvolvido no namoro, alimentado pelo diálogo e pela compreensão.
Eu vejo o amor na humildade, que abandona o egoísmo e dá plena atenção ao seu amado.
Eu vejo o amor cheio de confiança, certeza, fidelidade e responsabilidade.
Eu vejo o amor como uma vida que planeja o futuro, para que ambos sejam felizes conforme a vontade de Deus.
Eu posso ver o amor, nos seus olhos sinceros, no seu sorriso simples, na sua voz sutil, nos seus gestos de carinho. Eu posso ver o amor em você, embora só meu coração o sinta!
A vida sem amor:
Inteligência sem amor, te faz perverso.
Justiça sem amor, te faz implacável.
Diplomacia sem amor, te faz hipócrita.
Êxito sem amor, te faz arrogante.
Riqueza sem amor, te faz avaro.
Docilidade sem amor, te faz servil.
Pobreza sem amor, te faz orgulhoso.
Beleza sem amor, te faz ridículo.
Autoridade sem amor, te faz tirano.
Trabalho sem amor, te faz escravo.
Simplicidade sem amor, te deprecia.
Tragédia sem amor, se faz tristeza.
Fé sem amor, te faz fanático.
A cruz sem amor, se faz tortura.
A vida sem amor......não faz sentido.
A vida COM amor:
Inteligência com amor, te traz razão.
Justiça com amor, te faz correto.
Diplomacia com amor, te faz sensato.
Êxito com amor, te faz feliz.
Riqueza com amor, te faz generoso.
Docilidade com amor, te faz querido.
Pobreza com amor, te traz compaixão.
Beleza com amor, te faz sublime.
Autoridade com amor, te faz honesto.
Trabalho com amor, te faz apaixonado.
Simplicidade com amor, te enobrece.
Tragédia com amor, te traz coragem.
Fé com amor, te faz tranqüilo.
A cruz com amor, se faz esperança.
A vida com amor......é o paraíso.
O amor Trivial
O que sufoca é o silêncio de tudo que não foi dito, são aquelas conversas sem nenhum preâmbulo, explicação, ou definição, onde nosso coração grita, mas nossa mente teima no faz de conta de não querer escutar... e tudo que prevalece é a ausência de um fim, e permanência daquele espaço oculto indistinto, onde as palavras não atingem seu real objetivo.
Definir o indefinivél certamente não é algo fácil, mas permanecer com estas amarras invisíveis, lascivamente dolorosas, é como percorrer tentando buscar o equilíbrio estando nas margens entre caos e o paraíso.
Estarei a beira de minha demência? Pois mesmo sendo algoz, me perco no alento e não me permito sucumbir aos anseios! E lhe digo sim, mesmo assim eu gostaria de mais doses elevadas diárias de ti, e um pouco de tudo, e de todo aquele pouco que me pertencia. Quero de volta aquele seu olhar desconcertante e do desperdício deste vício que rege e consome meus instintos.
Não é digno dizer eu te amo, sem realmente amar, e percebo que muitas vezes faltou-me a tal dignidade, não pelo não amar, mas pelo amor na visão de um olhar qual apenas eu poderia enxergar, nesta altura da vida me observo quão egoísta fui e somos.
Mas acredito que ainda prefiro o egoismo ào descuido de um amor, aquele tipo de gente que se empolga, e empolga, lança sobre ti todos os efeitos e defeitos dos artefugios da boa e velha arte da conquista, mas quando atinge seu ápice o alge visceral de um platônico terreno, alça âncoras e segue mar afora em busca de outros "amores", "novas paixões"transformando sentimentos num mero parque de diversão, onde apenas uma única pessoa se diverte, e verbalizando a coisa, isso se resume ao velho e infimo amor trivial.
Rê Pinheiro
Se um casto amor, se uma piedade sublime,
se uma mesma fortuna une um par que se ama,
se a má sorte a ambos afeta,
se um só espírito, um só querer, governa dois corações;
se uma alma em dois corpos se torna eterna,
com as mesmas asas levando-os ao céu;
se Amor com um só golpe e só uma flecha dourada
fizer arder e testar dois peitos;
se cada um amar ao outro e não a si mesmo,
um só gosto e uma só delícia, a esta meta
se cada um dirigir sua vontade:
se tudo isso por mil se multiplicar, não faria ainda um centésimo
de tamanho laço de amor, de tanta fé;
e somente o desdém o pode quebrar e dissolver.
Ninguém que tenta racionalizar o amor conhecerá o amor.
Ninguém que acredite ser dono de alguém acredita no amor.
Ninguém que acredite em pecado e castigo será livre para amar.
Carência é fraqueza, mas aquele que se dá vencido por ela, não conhece o amor.
Saudade é virtude, mas aquele que foge dela, não vive no amor.
Creio no amor...
(Nilo Ribeiro)
Vi que o amor é lindo,
ele não tem interesse,
o coração está sorrindo,
queria que você cresse
o pretérito é imperfeito,
a frase é sem sujeito,
mas o amor está no peito,
por isso estou satisfeito
a palavra não dá conta,
ela não consegue expressar,
o sentimento que em mim se encontra,
não há como dimensionar
não é exorbitante,
nem mesmo exagero,
meu amor é gigante,
maior que o mundo inteiro
eu te amo,
já está declarado,
meu amor eu te chamo,
para o meu mundo encantado...
Sem querer
Te perdi tentando te encontrar
Por te amar demais sofri, amor
Me senti traído e traidor
Fui cruel
Sem saber que entre o bem e mal
Deus criou um laço forte, um nó
E quem viverá um lado só?
A paixão veio assim afluente sem fim
Rio que deságua
Aprendi com a dor nada mais é o amor
Que o encontro das águas
Esse amor
Hoje vai pra nunca mais voltar
Como faz o velho pescador
Quando sabe que é a vez do mar
Qual de nós
Foi buscar o que já viu partir,
Quis gritar, mas segurou a voz,
Quis chorar, mas conseguiu sorrir?
Quem eu sou pra querer
Entender o amor?
O SOLITÁRIO
Ajuda esse pobre
Faminto e sedento
De amor e de paz
De afeto e carinho
Que vive sem rumo
Sem pai e sem mãe
Que vai e que vem
Sozinho no mundo
Não negues a ele
A tua amizade
A felicidade de ter companhia
De poder conversar, dividir alegrias
De sorrir, de cantar
De viver cada dia
Amor no outono da vida
Abro meus braços para o mar
Sinto meus pés afundarem na areia molhada...
Um imenso mar azul está à minha frente,
Refletindo gotas douradas pelo sol e areia.
Pensei em ti nesse momento e agradeci
Pelos beijos úmidos de maresia,
Pelo abraço apertado a me proteger do vento,
Pela íntima conversa silenciosa dos olhos...
Passos perdidos em meu caminhar
Sinto a areia molhada e minha alma
Marcada pela paisagem...
Este momento tem sentido na minha alma,
Este momento tem sentido na minha vida...
Uma lágrima serena escorre pela face
Formando um secreto sorriso...
Passado o vento na tarde que se fez outono
Em minha vida, esvaneceram alguns sonhos,
Mudou o tema da poesia,
Muitas histórias para contar...
Envelheceram as linhas do rosto e do corpo.
Mas o coração solto, liberto ainda quer amar.
Lento e invasivo, o amor chega sem avisar,
Outra vez laço de abraço e o gosto de um beijo.
Nos desvarios das horas na praia...
Continuo meu passeio na areia molhada
Perdida na memória dos meus passos
Vou deixando as ondas para trás e
Sigo em tua direção para te encontrar
Além da estrada, além do tempo para
Viver este presente de amor...
"Eu sempre achei que o amor,
Que o grande amor, fosse incondicinal.
Que quando duas pessoas se encontram, que quando esse grande encontro acontece, você pode trair, brochar, dar todas as porradas, se for um grande o amor, ele voltará triunfal.
Sempre!
Mas não, nenhum amor é incondicional.
Então acreditar na incondicionalidade do amor, é decididamente precipitar o fim do amor, porque você acha que esse amor aguenta tudo, então de um jeito ou de outro você acaba fazendo esse amor passar por tudo, e um amor não aguenta tudo, nada nesse vida é assim!
E aí você fala que esse amor não tem fim, para que o fim então comece.
Um grande amor não é possível,
talvez por isso seja grande.
Então, assim, nele, obrigatoriamente, pode caber também o impossível.
Mas quem acredita?
Quem acredita no impossível, que não apaixonadamente?
Como a um deus, incondicionalmente."
De que me serve querer-te
e morrer por seu amor
se não estou nos teus sonhos
muito menos no seu coração.
Você é tão indiferente
e não te importa o que eu sinto
se eu nunca poderei te ter
Acho que é melhor esquecer.
Um momento de felicidade por
muitos dias de solidão...
De que me serve um momento
Se eu te quero eternamente
Quanto mais necessito de ti
Algo te tira de mim
De que me serve querer-te
Se você me deixa só como sempre
Gostaria de ser mais corajosa
arrancar-te do meu coração
me acostumar a não te ver
encerrar-me em meu mundo interior.
De que me serve querer_te
e morrer por seu amor
Se há tantas coisas para você
muito mais importante do que eu...
Carol, Minha Filha
Meu sorriso se perdeu no seu.
Meu amor está vivo em você.
Hoje sei o que se quer dizer quando se diz que o amor nunca morre.
É porque ele se renova nos amores que tu hás de viver.
E a juventude que não mais me pertence é tua hoje.
Assim se faz a roda da vida pois assim foi é e sempre será...
Desse jeito é que nunca se envelhece, nunca se morre e o amor nunca se acaba...
Poema para Carlinhos Brow
Pra você canto qualquer canção
Que venha bendizer o amor
Dá-me um tantinho desse Sol que é luz
E é sempre sorriso feliz
De onde vem a estrela forte?
Pra você a brisa sempre soprara palavras livres
Que generosamente encantam outras
Quase diferente, pintando música
Com acorde de tintas regido pela cor vermelha
Mesma cor do nome do mar onde você mora
Quão infindas suas cores,
Quão vivos seus tambores,
Quão gigante sua fé,
Quão África seu Axé.
Bem aventurados seus velhos e suas crianças,
Bonita seja sua missão.
Querido filho dos encantados,
Proteja suas andanças.
