Carta de Saudades

Cerca de 3213 carta de Saudades

Ecos de um amor atemporal

⁠Tudo começou com um "oi" no Instagram,
na sua foto dei até zoom.
Não achei defeito algum,
conversas de noite e manhã,
estilo músicas do Djavan.
Ela sempre com indiretas,
eu mandando que a aliança no dedo era meta,
sempre a mesma loucura,
que pra vida o amor é a cura.
Conversas e encontros de casal,
da minha vida a atriz principal,
tudo ia ganhando cor
e até brilhou quando me chamou de amor.
Não sabia como responder,
será que eu era o cara pra você?
Perguntas jogadas ao vento,
esperando que a resposta seja o tempo.
O problema é que o tempo
é um templo,
é bastante amplo
e ao mesmo tempo curto,
pode passar como um vulto
ou até mesmo ser um surto.
Para o tempo o fim é um insulto,
mas pra quem o tempo é finito,
o amor nunca é infinito.
Coisas que acontecem por acaso
e por onde passa deixam um arraso,
e o que começou de forma rápida e linda
terminou de forma mais rápida ainda.
Um fim meio trágico,
escrito por um tempo sádico.
O tempo e o destino
fizeram um homem chorar como um menino.
Onde um grande amor
se tornou a dor do sonhador,
lágrimas viraram a tinta da caneta do compositor.
O que me resta são sonhos,
é o que hoje eu componho,
resquícios de memórias
que entraram para nossa história.
Ganhei asas da liberdade,
contra minha vontade,
e nelas carrego o peso da saudade
que com o tempo irá esvair
e como tudo irá sucumbir.
Um amor que infelizmente
não teve como fim um "felizes para sempre".

Inserida por PAngelo

⁠Sinto falta da parceria, das risadas...
Sinto falta de ser amada, cuidada, de ter alguém com quem eu sei que posso contar...
Sinto falta de receber um abraço do nada, um beijo do nada, de ser lembrada fora de datas...


Eu sei que fui parceira, que ria muito e reclamava pouco...
Eu sei que eu amei, cuidei e fui alguém com quem você podia contar...
Eu sei que dei abraços do nada, beijos do nada e me lembrei de você mesmo fora de datas...


Eu sei que eu fiz muito...
Mas depois do início não recebia mais quase nada...
Eu sinto falta de ter aquilo que não tinha mais...
Porque, para mim, você não tinha mais nada pra dar...
Tanto não tinha, que precisou encontrar alguém por quem se apaixonar...


Valeu a pena tudo? Não sei...
Mas valeu o aprendizado.

Inserida por pitypintada


Vazio, escrevo-te mais uma vez pedindo novamente para que parta de uma vez por todas, eu já não aguento essa sua inconsistência, eu não aguento mais ver você indo e voltando como quem manda nas coisas, vá de uma vez por todas.

Querido maldito vazio, eu odeio admitir isso mas eu sinto sua falta, você deve saber que sou uma pessoa orgulhosa, e fiquei com receio de te escrever mas você era uma parte gigantesca daqui, quando não havia ninguém era apenas eu e você contra tudo e todos, éramos tão próximos mesmo sendo inimigos, eu sinto sua falta vazio.

Querido, maldito, infinito vazio. Depois de muito chorar, depois de muito sofrer, hoje sou eu que procuro você, por que você teve que partir da minha vida, no começo era um desejo meu pois não entendia a sua importância aqui, eu me arrependo de ter te deixado ir, eu ainda sinto sua falta vazio.

Querido vazio, eu finalmente estive te esquecendo mas cá estou eu novamente te escrevendo uma bela carta, uma carta que diz para você como eu me sinto, e dessa vez vazio por favor me responda, me de uma resposta, não me ignore novamente por favor.

Caro vazio, eu te escrevi aquela carta e obtive uma resposta, e não foi a resposta que eu esperava, mas foi a resposta que eu precisava, a resposta que colocou tudo em seu devido lugar, a resposta que mostrou que eu sempre dependi de você para fazer coisas, que eu sentia ciúmes de você dividir o mesmo ambiente com outra pessoa que não fosse eu.

Olá vazio, eu senti sua falta como você está? Eu ainda sinto receio em conversar com você, o senhor parece tão resolvido e eu tão pequeno, algum dia eu quero entender os seus motivos internos e externos para me procurar, quero algum dia desses entender o que você sente por mim.

Vazio você parece tão cheio agora, você se tornou alguém completo, alguém que sabe o que faz e isso é tão belo, mas ainda sim eu sinto que você está estranho, que alguma coisa estar por vir, mas com toda certeza é só loucura minha.

Desgraçado maldito, eu sinto raiva por ter achado que amadurecemos juntos e descobri da pior forma que não, eu sinto como se tivesse sido usado por você esse tempo, você me descartou como se eu não fosse nada, você voltou e partiu de uma hora pra outra sem explicação nenhuma, você não pensou nos meus sentimentos da mesma forma que daquela vez eu não pensei nos seus.

Vazio, você ainda me procurou uma/duas vezes e eu não entendo o por quê, eu não entendo por que você me trata como se eu não tivesse sentimentos, eu finalmente superei sentimentos ruins que eu tinha por você mas eu ainda estou com raiva, eu ainda sinto que fui usado e isso me deixa mal. Mas ainda sim vazio, você me transbordava, o senhor foi uma parte de mim, e como tudo tem seu inicio tudo tem seu fim, e o nosso fim chegou, adeus vazio.

Inserida por tokiido

⁠Um singelo sorriso, um abraço apertado, e tudo se foi, transformado em lembranças.
- "Oi vô! , oi vó"!, só me resta saudades, um dia aqui, no outro um adeus.

Eu sei que não adianta chorar pelo que se foi,
é a vida, o que resta são lembranças de um velho cachimbo e o caldo de peixe da tarde.
- "Vem, meu filho, senta aqui, vamos comer".

São apenas lembranças.

Tudo o que nos resta são lembranças, abrace quem realmente importa, porque daqui um tempo será um adeus e as velhas lembranças

Inserida por edersonmoreno

A vida nos ensina, de maneiras silenciosas e profundas, o valor do agora. Quando estamos diante da fragilidade da existência, tudo que parecia urgente se dissolve, e o peso da iminente despedida começa a pesar sobre o coração.

A dor que nos acompanha no silêncio das noites, quando os dias já não parecem ter o mesmo brilho, nos revela que não controlamos o tempo, mas apenas o vivemos. E, quanto mais aprendemos a aceitar a fugacidade de tudo, mais sentimos o vazio que a ausência deixa.

As grandes palavras perdem sua força, e é nos pequenos gestos que o amor se revela – um abraço apertado, um olhar que já diz tudo, um toque que se torna a nossa única segurança. Porque, no fim, é isso que permanece: a saudade que nasce antes mesmo da partida, o medo de esquecer o som da voz, o calor da presença.

A finitude nos ensina a durabilidade das lembranças, aquelas que ficam impregnadas na alma, mesmo quando os corpos já não estão mais aqui. E, no entanto, mesmo quando já sabemos o que virá, o coração se recusa a se despedir.

Amar é eterno, mas o que amamos vai embora. E a dor não está no fim, mas no intervalo silencioso que fica entre as partidas e as memórias.

Inserida por Joyceguedes9422

⁠*Saudade Esquecida*

No silêncio da noite, ela se fez presente,
Memórias de um amor que foi ardente.
Esquecido, dizem, mas no fundo do peito,
A saudade surge, sem jeito.

Seus olhos, estrelas em um céu apagado,
Sussurram segredos de um tempo passado.
Cada lembrança, um aperto no coração,
Um amor perdido, uma eterna canção.

Nos cantos da alma, guardado está,
Aquele sorriso que não volta mais.
O toque suave, o abraço seguro,
Desvanecem-se no tempo, como um sonho obscuro.

A vida seguiu, passos leves, hesitantes,
Mas no peito, a dor é constante.
O que foi amor, agora é saudade,
Uma cicatriz profunda, marcada na idade.

Chorarei cada vez que te recordar,
Pois o amor esquecido, não se pode apagar.
E a saudade queima, sem cessar,
Um fogo eterno, difícil de amar.

Inserida por VitorRodrigueZ

⁠Tu és batida, desce, desce, sobe, do violão,
Tu és melodia de sol,
Tu és o dedilhado do violão.
Quando escuto essa música do nosso dorama,
Eu choro, mas sorrio ao mesmo tempo.
A minha mente flutua até você,
O seu toque,
O seu sorriso que brilha e ilumina tudo,
O seu coração é quente,
Acolhe.
O seu abraço é meu aconchego.
Que saudades sinto de você,
Que saudades sinto sua,
Que baque tomei,
Quando pegou o ônibus,
Quando não te vi mais em minha vista,
Quando senti falta sua na minha cama,
No meu dia,
Na minha família.
Eu te aprecio,
Eu te admiro,
Tu me cativas,
Te amo.

Inserida por Desabrochar

⁠Ainda buscando me encontrar, voltando ao ponto exato onde me despedi de mim, e cai no abismo da inércia.
Não, não voltei do fundo do poço, voltei pra dentro de mim e despertei de um coma profundo, onde meu corpo estava adormecido, enquanto matavam minha alma sufocada, da forma mais desumana e atroz, que seja possível imaginar.
Acordei!
Voltei a respirar...

Sigo tentando abrir a caixa das lembranças, e recuperar as memórias de um tempo em que me reconhecia no espelho.
De quem é esse rosto?
Sim, ainda sou eu, com todas as marcas e cicatrizes que me tornaram totalmente diferente de quem eu era, porém mais intensa e forte.

Não tenho lembranças do meu sorriso de outrora, aquele sorriso inocente, da menina que esperava sempre o abraço que nunca veio.
Mas esse que hoje vejo no espelho é de alguém que sobreviveu, mesmo refletindo dor e cansaço, tem um brilho diferente.
Gosto dele.
Mostra minha verdade.

Não lembro mais daquela menina, ela está muito distante agora, portanto não saberia o que lhe dizer, como confortá-la, os sentimentos mudaram, alguns morreram, outros nasceram por pura teimosia. Porém, posso dizer a mulher que me tornei:
"Você foi incrível!"
"Que orgulho de você!"

Agora, sei de todas as minhas vulnerabilidades, por isso e por causa disso, conheço também a minha força.

E, só pra engabelar a vida, vou continuar sorrindo...
Já posso sentir a brisa suave do vento tocando o meu rosto.
Que alívio...
Sigo sobrevivendo...

(Nanci Cavalcanti)

Inserida por nancicavalcanti

Esses dias, após uma conversa com meu irmão, me peguei refletindo. Ele foi fazer um bico como ajudante de pedreiro, trabalhando sob um sol escaldante. Ele é trabalhador, tem estudo, e enquanto está no seguro-desemprego decidiu arriscar. Sentiu na pele um pouco do que nossos pais vivenciaram durante
Meus pais eram trabalhadores rurais, assim como grande parte da minha família: meus tios, meus avós. Eles trabalhavam cortando cana, enfrentando o sol quente, e voltavam para casa exaustos, com a pele queimada. Cresci ouvindo que não queriam essa vida para nós.
Estudamos, não somos ricos, mas tivemos oportunidades melhores graças ao esforço deles. Apesar de meu irmão ser teimoso e carregar suas mágoas, ele sabe, no fundo, que devemos muito aos nossos pais. Hoje, quando olho para trás, vejo que não tenho metade da força que eles tiveram. Criar quatro filhos, morar de aluguel, trabalhar sob o sol ardente e, ainda assim, usar os domingos de folga para fazer bicos e garantir o alimento na mesa… Isso é algo que me inspira profundamente.
Minha infância não foi fácil. Não sinto falta da escassez, mas sinto saudade da simplicidade que tínhamos. Quando crianças, não nos importávamos com o que faltava, éramos felizes com o que havia. Com o passar dos anos, começamos a dar mais valor ao que não temos do que ao que temos.
Hoje, somos a chamada “geração de cristal”. Não somos ricos, mas temos condições melhores, e isso só foi possível graças à geração de luta e sofrimento que veio antes de nós. Devemos muito a eles, que carregaram o peso de uma vida dura para nos proporcionar as oportunidades que temos hoje.

Inserida por camarapaulaana

⁠Entre Nós

Amizade que era tanto,
feito um farol na imensidão,
mas agora o tempo é manto
que cobre o brilho da conexão.

Perdi o riso que me dava,
o calor de tua presença,
e no vazio que restava,
caminha a dor da tua ausência.

Saudade é sombra que grita,
um eco que não quer calar,
percebi, tarde, a ferida
de te querer e não mais te achar.

Eu amei você, e talvez ainda ame,
num silêncio que ninguém vê,
porque há laços que o tempo não desfaz,
mesmo quando a vida nos separa outra vez.

Inserida por SarahLima12

Para Meu Vô

Nas estrelas do céu, vejo seu olhar,
Um guia silencioso, sempre a me inspirar.
Prometi que lutaria, que não iria parar,
E hoje, ao entrar na faculdade, sinto você a brilhar.

Lembro das histórias, dos conselhos sinceros,
Cada palavra sua, um tesouro, um enredo.
Você me ensinou a sonhar, a ter coragem,
E agora, em cada passo, honro sua imagem.

As dificuldades vêm, mas sigo a avançar,
Com seu amor em meu peito, não posso vacilar.
Cada aula, cada livro, é um tributo a você,
Um legado de sabedoria que nunca vou esquecer.

E mesmo que a saudade aperte em meu coração,
Sinto sua presença, sua eterna proteção.
Vô, estou aqui, realizando meu sonho,
E em cada conquista, você é meu trono.

Obrigado por tudo, por cada ensinamento,
Prometi que lutaria, e aqui está meu momento.
Na jornada da vida, você é meu farol,
E ao olhar para o futuro, sei que você está em meu sol.

Inserida por marcelinospiny

⁠Oi, faz algum tempo que não te escrevo...
Sabe o que é, é que voltei a pensar em você nos últimos dias... de certa forma, contra minha vontade.
Eu sei que a pessoa que eu conheci não existe mais, apenas na minha memória, mas é inevitável não pensar no passado.
Eu não penso com raiva e nem desprezo sobre você e sobre oque aconteceu. Na verdade, penso com carinho e arrependimento...
Me arrependo de algumas atitudes que tive no 'depois', tantas coisas podiam ter acontecido de forma diferente. Mesmo assim, sei que não podemos mudar o passado e ainda penso que: "tudo o que te aconteceu moldou quem você se tornou hoje", e eu gosto de quem me tornei, mas às vezes me pego presa no passado.
Eu não sinto falta de nós como 1 só, não sinto falta das noites mal dormidas e dos dias que passei sem comer, mas sinto falta do meu melhor amigo. Tudo era bom antes daquela pergunta. Eu gostaria de nunca ter te questionado sobre... De ter deixado aquela história passar mesmo que no fundo eu já soubesse a verdade, eu preferia ter me feito de cega.
No começo do fim eu pensava muito em como te "esquecer" kkk, olha que bobo da minha parte, é impossível esquecer de uma história assim. Essas coisas mudam a gente, nos dividem em antes e depois. Eu apaguei todas nossas fotos na esperança de te apagar de mim, mas já era tarde, você já estava marcado na minha alma.
Sei que não te esquecerei, assim como sei que você não me esquecerá, entretanto agora consigo pensar em nós com calma, sem sentir um aperto no meu peito ou uma angústia enorme. Agora, pensar nisso se tornou mais simples, não me dói como antes.
Ah, e lembra que ter um gatinho sempre foi meu sonho? Pois é, eu consegui realizar.
Torço pra que você também realize os seus.
- Com carinho, Soahk.

'O preço de ter vivido momentos incríveis é a saudade.'

obs: isso é um dos meus devaneios da madrugada, uma das cartas que fiz para alguém do passado mas que nunca irei enviar, então decidi posta-lá aqui.

Inserida por soahk

Eu espero que você esteja feliz.
Eu sei que você está em um novo lugar, mas eu ainda sinto sua presença comigo. Eu sinto sua falta todos os dias. Eu ainda me lembro do seu sorriso, do seu toque, do seu cheiro.
Eu sei que vamos nos encontrar novamente algum dia.
Até lá, vou te amar para sempre.

Inserida por marcielmunizmkt

⁠Saudade de você é vento frio no peito,
é tarde que demora a passar,
é silêncio gritando teu nome
em cada canto que eu olho.

Saudade de você tem gosto de ontem,
cheiro de abraço que não veio,
toque que a pele ainda sente,
mas as mãos já não alcançam.

E eu fico aqui,
tentando vestir o tempo com tua presença,
costurando lembranças na alma,
até que o destino te traga de volta.

Inserida por geovana_carla

⁠DEPOIS QUE MARIA PARTIU...
... partiram a alegria, os sorrisos, os louvores, os cochilos no sofá.
Aquele terço de pedras azuis e brancas esteve com ela até o fim. Certamente escutaram cada dor, ouviram em silêncio cada prece, sentiram o arder dos joelhos de uma fé inviolável.
O cheiro do café não é o mesmo, já não se acorda cedinho na rede, ouvindo a TV alta sintonizada na reza do terço ou na celebração da missa.
E as 18h não se vê mais o mesmo encanto nem a mesma dedicação para ligar o rádio ou mudar a frequência para ouvir o programa Jesus te ama.
O cuidado com os de fora e com os da família era invejável. Uma preocupação, um querer perto e querer bem. Coisas de Maria...
O quintal já não ouve as mesmas gargalhadas das reuniões em família.
Olhar os quadros na parede de sua casa ou observar as fotografias dos álbuns que ela guardava com maior primor causa no peito uma emoção tamanha de memórias impagáveis.
O pé de cajueiro chora, pois, a espera todo ano para, ali em sua sombra, Maria quebrar castanha.
O fogão a lenha já não queima com a mesma simpatia.
A comida não tem o mesmo cheiro e nem o mesmo sabor.
A égua velha caducou em solidão, chorando noite e dia com saudades de Maria. As demais criações, como seu cachorro Surubim, ficaram desoladas, impotentes com tamanha perda.
Quem dera pudessem assinar um contrato de esperança, ficando, além da lembrança, a certeza de que Maria iria voltar.
E, como no ato ligeiro de balançar a rede ou fechar uma janela, tudo se modifica... tudo se modificou.
As frechas da janela verde relembram um ambiente onde, apesar das dores e desarmonias de um lar, o amor de Maria sobrepôs tudo.
E se a saudade tivesse outro nome, sem dúvidas seria Maria.

Inserida por ronaldocrispiim

Minha doce e amada Vó

Perdido em pensamentos,
Nunca pensei que viveria esse momento.
Caminhando num jardim colorido,
Fui surpreendido.
Te encontrei depois de ter me despedido,
Após te abraçar, comecei a chorar.
Porque sei que esse momento vai acabar,
Caminhamos e conversamos,
Pelas trilhas das cores.
Quando vi seu sorriso brilhar,
Tive que acordar.

Inserida por georg_bausch

⁠Cansada Gauchada
Bah, que canseira! O passado na frente, feito sombra comprida.
Nem deu pra ajeitar o cabelo, nem pra lavar bem a vista.
Ele não espera a gente acordar, já chega dando pitaco,
Com a voz grossa que nem carreta atolada no barranco.
Tem dia que ele vem que nem potro xucro, relinchando de raiva,
Me xingando que nem se eu tivesse roubado a última prenda.
Me bate que nem peão castigando o bagual teimoso,
Quase quebra a alma da gente, deixando um gosto amargo.
Cada dia uma prosa diferente, um jeito de chegar mais perto.
Hoje ele veio que nem chuva de outono, pesada que só.
Tão pesado que a cabeça ficou baixa, os olhos sem brilho certo,
Quase que nem consegui olhar pra cima, feito gado no brete.
Botou um peso nos ombros, na mente fez um nó apertado,
Me senti um nada, que nem folha seca varrida do terreiro.
Tem dia que ele me leva pra longe, num rancho abandonado,
Me bota num sofá velho, de frente pra um caixote preto.
Aí ele liga a tal "televisão" da memória antiga,
Bota umas fitas empoeiradas, de quando a vida era outra.
Cada dia um filme diferente, uma história que me castiga,
De um tempo que eu mesma vivi, mas que a alma não mais suporta.
Ele grita no meu ouvido, que nem vento minuano na janela,
Como se Deus tivesse virado a cara pra essa pobre chinela.
Hoje a lágrima escorreu cedo, que nem orvalho na grama,
Pedi pras forças do céu, pra aguentar essa cruz que me chama.
Sei que não errei tanto assim, pras palavras do passado doerem tanto,
Sei que muitas vezes não devia escutar, mas a gente se entrega.
Mas lá dentro também tem uns "e se" que a gente carrega no canto,
Umas verdades que eu escondo, pra não piorar essa peleia que me pega.
Amanhã, ele vai ter mais fitas pra mostrar, pode apostar,
De coisa que eu não fiz, de rumo que não consegui mudar,
De quando a cabeça era mais fraca, sem tento pra lidar.
Me agarro nas rezas, nas conversas longas com o Divino,
Pedindo perdão pras pisadas tortas, pras dores que me abatem.
Sentei com Deus hoje cedo, com o passado ali, ladino,
Um café quente na mão, o cabelo em desalinho, os olhos que ainda batem.
E chorei que nem criança perdida na neblina, sem ter pra onde correr.
Porque sei que agora, nessa hora amarga que me invade,
Não consigo achar um jeito de botar um ponto final nessa saudade.
Só Ele, lá de cima, pode me dar um milagre, um perdão verdadeiro,
Pra esse passado que judia tanto do meu presente altaneiro.
Só assim, quem sabe, consigo rabiscar um futuro mais inteiro

Inserida por adnaline

⁠Lembranças
É inverno outra vez, e nesta estação, eu penso um pouco mais em você.
Seja feliz para que possa ser feliz também.
Não se engane, não é amor, é lembrança.
Lembrança é pior que saudade, saudade é ausência de algo, já a lembrança é cheia de boas memórias.
São felizes, por isso doem, mas na maioria das vezes nos arrancam um sorriso amarelo.
Rezo para que vc se torne uma saudade, que eu não sinta vontade de olhar para o passado.
Ainda bem que não conseguimos ver as flores de cerejeira daquela vez, seria ruim ter que odiar minha flor preferida.
Já me basta não conseguir ouvir algumas músicas, ver alguns filmes , sentir aquele perfume ou ser chamada de vida, sem querer voltar no passado por um instante.
Isso não é amor , mas é lembrança de uma vida cheia de amor.

Inserida por adrianadpaulo

⁠Não me velou em vida.

Não me venha agora com flores póstumas de memórias mortas. Não me traga fúnebres lembranças de amores velados em desesperança. Diga-me, acaso foste tu, a luz nos meus dias sombrios? Ou fostes apenas o frio cálido das minhas noites infindas, perdido no teu ser? Se não velastes o meu mórbido desespero, não me traga cores primaveris como afagos solitários no meu leito eterno de descanso vazio.

Inserida por naldo_silva_1

⁠"Meu pai, quanta saudade!"

Eu me lembro do meu pai quando estou alegre, quando estou triste, quando algo bom acontece — ou até mesmo nas horas ruins. Ele está sempre em minha lembrança. Já faz um tempo que ele partiu, mas hoje, falar dele não me traz tristeza, apenas recordações... antigas emoções.

No meu coração ficou uma enorme e intensa saudade. Não verei mais seu sorriso, nem ouvirei suas piadas com aquele jeitão despojado que só ele sabia ter. Não mais escutarei sua voz.
Mas eu sei — lá onde ele estiver — estará com Deus, ajudando a guiar meus passos e me livrar de todo mal.

Especialmente nesses dias em que tudo se volta a homenagear os pais, é impossível não pensar nele... não querer homenageá-lo também.

Pai
Me bateu aquela saudade... daquela vez, ainda criança, em que morrendo de medo, procurei abrigo em seus braços e me senti protegido.

Pai
Seguirei seus passos, sempre de cabeça erguida.

Pai
O tempo é cruel. Passa depressa. Eu cresci, e os compromissos da vida às vezes nos levavam por estradas diferentes.

Pai
Ah, como eu queria, só mais uma vez, poder encostar minha cabeça em seu peito, segurar firme sua mão e receber aquele beijo gostoso no rosto.

Pai
Agora, só me restou essa saudade boa no peito...

"MEU PAI, MEU HERÓI."

Inserida por LuizVaz100875