Carta a um Amigo Detento
COMO QUE FICAMOS PRESOS NO ÚNICO LUGAR ONDE ÉRAMOS PARA SERMOS LIVRES?
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Todos nós, desde criança, aprendemos o máximo possível sobre como funciona o mundo e seus mecanismos, e tudo através de informações e ensinamentos.
Na escola se aprende, em casa se aprende, com os amigos se aprende, e por aí vai...
Entretanto, quando na idade adulta, ou até mesmo já na adolescência, a maioria esmagadora da humanidade, se torna refém da sua própria emoção !
Vítimas da própria mente, presas da própria existência.
O resultado de toda essa desordem emocional é visível quando paramos por um momento para dialogar, então logo persebe-se a prisão na qual a pessoa inconscientemente se encontra.
Pois bem, o propósito desse texto de Nilo Deyson, é fazer com que você crie uma curiosidade para se libertar das angústias da mente, aprendendo à gerenciar sua própria emoção, dominando seus próprios pensamentos de forma imparcial e desapegado à qualquer eventualidade em trânsito.
Todos nós somos limitados, e precisamos de ajuda, de orientação e por vezes, de um choque de realidade.
A prisão da mente é a pior de todas as prisões, porquanto o sofrimento domina a pessoa, trazendo angústia, ansiedade e medo do futuro.
O único lugar de liberdade é dentro de nós; contudo, muitos vivem com a mente tumultuada, cheia de inutilidades.
É preciso jogar no lixo todos esses anos de desgaste emocional, deletar todos os maus pensamentos, e começar à criar sua melhor versão.
Como ficamos presos no único lugar onde éramos para sermos livres?
Pensa.....
A vida está passando a cada piscar de olhos, e talvez você vive planejando o futuro que se quer pode dominar.
Que tal gerenciar sua própria mente?
Coloque sua atenção no silêncio, na paz por trás de todo tumulto da sua mente tagarela.
Evite dar atenção aos infortúnios que passam à sua frente, em forma de pensamentos.
São apenas ruídos e nada de verdade importa, senão a felicidade existente no silêncio que observa tudo sem julgamento.
Nada de julgar seus pensamentos.
Nada de apontar para emoção.
Tudo está passando na sua frente, faça silêncio, relaxe e respire fundo.
Nada agora importa, na hora certa tudo se coloca no devido lugar.
Existe uma paz, um silêncio fora das paixões, fora do estresse e fora do calor do momento condicionado.
Ser livre é ser capaz de não se prender à nada,
Ser livre é ter experiência zero,
Ser livre é ter a capacidade de entrar e sair sem traumas.
Enfim, domine suas emoções, faça silêncio quando estiver com raiva, e respire fundo.
Medite dentro de você e descubra que existe uma imensa paz que quando despertada para a real natureza que é a consciência, nunca se abala com nada, nunca se surpreende e jamais pode ser tocada por nada, porquanto tudo é condicionamento da linguagem, e para a mente desapegada, fora da linguagem TUDO é silêncio.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Cuidado ao chamar alguém de amigo!
Amigo vai muito além...Amigo é aquele que fala a verdade, torce por você, é aquele que você pode contar, está com você nos dias maus e se alegra ao seu lado, e você pode ser você mesmo perto dele, pensa duas vezes antes de fazer algo que vai te ferir, te respeita e te enxerga com bons olhos, se não for assim, não passa de colega.
Uma verdade dolorosa na Alma
Ninguém é amigo da angustias. Mas às vezes somos reféns do medo. Nãoo somos Amigos do mundo, mas amamos os prazeres. Não gostamos das mentiras, mas detestamos ser contrariados. Não queremos amar com medo da decepção, mas amamos sofrer por amor não correspondido. Criamos casa, mas não edificamos sentimentos. Somos pensadores(as) de ideias, mas não produzimos nada de ideial. Queremos, mas não lutamos, amamos, mas não queremos ser amados(as). Uma verdade é: precisamos correr o risco de errado, para podemos entender que o certo sempre fica na curva perigosa da vida.
Eu e você somos a motivação da alma quando sabendo administrar nossas emoções...
Pare! Reflita! Pense! Arrisque! Lute!
Fica especialmente para você que não tem medo de sonhar acordada.
a amizade verdadeira
O amigo verdadeiro não deixa o outro sempre apoiando e sorrindo
Na tristeza e na dor o amigo não ressiste chora junto com o amigo
quando os amigos andam em frente passa a estrela cadente realizando os pedidos do amigos.
No por do sol os amigos fazem um pequenique a rizada fica como o moar e amizade então valorize os seus amigos
A FUNÇÃO DO FILÓSOFO em você
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Vou usar propositalmente minha imagem de quando eu era bebezinho, porém, venha para o conteúdo e leia até o fim o texto abaixo, é para você.
Venha refletir com Nilo Deyson.
É bem interessante ver pessoas perguntando
" qual é a função do filósofo ?".
Não é de hoje que ouvimos essa pergunta.
Por conta do condicionamento da maioria das pessoas, na qual o sistema convencional afasta o povo da filosofia, logo é complicado para uma sociedade petrificada nas verdades sistêmicas, entender a função do filósofo.
O filósofo é a provocação de toda "verdade ", com base em muitos anos de estudos filosóficos.
A função básica seria ampliar os horizontes da visão de mundo da sociedade, para que essa mesma sociedade, cogite possibilidades para mudar talvez ou não, seus conceitos sobre o tudo, sobre a natureza, a ciência, a religião e tudo quanto ela acha saber a "verdade ".
Não sejam pragmáticos, leia com calma.
A filosofia não faz questão de ser nada, quiçá de ter razão alguma sobre algo, no entanto, o filósofo é um ser intelectual, de envergadura, que estuda muito sobre filosofia, escreve muito e provoca para o despertar.
ATENÇÃO!!!
Certa vez, salientei com alguns amigos que gostaria de fazer um café filosófico fora do local onde sempre fazíamos quando dava, e uma pessoa da área da saúde que estava com um de meus colegas me falou : " é perca de tempo, não leva à nada ".
Respondi então: "Como adoro cereja de bolo"! Continuei então :
" não existe mentes impenetráveis, o que existe na verdade, são chaves erradas ".
Perda de tempo? Será?
Que coisa formidável, a filosofia não presta para nada, a não ser para filosofar...
Podemos discutir filosoficamente sobre a existência humana, ciências, religião, política e outros, porém, a linguagem da filosofia é de pertencimento para quem pertence ao mundo intelectual da filosofia, os demais ficarão a ver navios.
A filosofia só surte efeito quando o efeito da filosofia se torna à chave para liberdade do indivíduo que se cansou de buscar sua indentidade em outros, e por conta disso, eu, Nilo Deyson, sempre digo : "Libertei mil escravos, e teria libertado outros mil, se esses soubessem que eram escravos" ,
Deixe que venham, uma flechada sobre tudo que estiver sobre a mesa, e pronto, bem vindos à vida plena...
A vida plena é o desapego do condicionamento, é o fim da busca por meio do despertar da consciência, isto é, a sua real natureza ligada na essência de quem você de verdade é.
Quando por exemplo, usamos uma linguagem não convencional, isto é, usamos linguagem acadêmica, nos fechamos ao mundo acadêmico para um grupo de acadêmicos e intelectuais.
A filosofia é algo estranho para sociedade comum, por seu afastamento, porém penso que a culpa é do sistema e não da sociedade propriamente dita.
Sabemos que cada indivíduo pode buscar pelo conhecimento na filosofia e se achar, ou talvez se perder, dependendo de algumas circunstâncias da vida passada, isto é, da experiência como vida e da saúde mental da mesma.
A filosofia pode deixar uma pessoa meia ou completamente doída, basta ver os frutos ao longo da vida, porém, isso só acontece se ela não tiver uma base sólida e firme, no sentido de espiritualidade e imparcialidade com as verdades defendidas pelo mundo.
Claro que nos últimos 20 anos, a filosofia ressurgiu com muita força, assim como os filósofos, logo muitas dessas falácias de que todo filósofo é maluco ou que todo filósofo não gosta de trabalhar...(mentira).
Quando por exemplo, eu falo de jurisprudência, interstícios, amicus curiae, embargos declaratórios, e outras ferramentas do turno jurídico, é óbvio que muitos não me entenderão, por conta da linguagem jurídica.
Porém, o filósofo não se fecha, ao contrário, ele declama seus pensamentos por maio da escrita ou por outros meios.
Quando se usa uma linguagem técnica ou de modo coloquial de pertencimento de quem escreve, é óbvio que nem todos irão compreender.
Contudo, defendo que todas as pessoas devem buscar o conhecimento por meio da literatura, e sei que isso é fantasia, pois fomos formados para trabalhar como máquinas e esperar o sábado chegar para dizer " chegou final de semana ".
Isso é ser mediano, raso e vazio.
A felicidade está também na segunda, terça e etc... O filósofo é instrutor.
O filósofo é um educador que edifica o homem no conhecer a si mesmo, assim liberta ele dos vícios e do fanatismo de quaisquer ordem.
Liberdade é definição alguma...
Para que serve o filósofo senão para fazer o que o sistema não faz, isto é, educar e dar qualidade de vida.
Claro, eu, Nilo Deyson, creio que DEUS na pessoa do ESPÍRITO SANTO, é majoritário em toda sabedoria e poder; e creio que pela fé se vence os problemas impossíveis através de JESUS CRISTO.
Digo isto, por conta de que, muitas pessoas confundem conhecimento filosófico com afastamento do Divino.
DEUS não pode ser afastado!!!
A filosofia não afasta o homem de DEUS, o homem só se afasta de DEUS uma vez que ele não for um homem de DEUS, e sim senhor de si mesmo.
Quanto à isso, seria para muitos, o mesmo que se prender em pertencimento, logo não haverá liberdade por conta de que sua indentidade está ligada à uma definição de devoção.
A liberdade não quer dizer nenhuma crença,
Ao contrário, liberdade para a filosofia do estoicismo por exemplo, significa ter a capacidade de entrar e sair sem traumas de qualquer coisa, sem julgamento nem apontamento.
Liberdade emocional, intelectual e paz interior.
O filósofo é definido como provocação, como o divisor de águas, como o martelo, como foi o filósofo Nietzsche.
Veja por exemplo, o que o filósofo Renê Descartes, salientou em uma das suas frases mais profundas e conhecidas. " Cogito ergo sun " isto é, "penso, logo existo".
Frase curta, porém de extrema profundidade para ser refletida.
Essa frase já foi discutida milhares de vezes.
Ela pode ser analisada por vários ângulos, e eu gosto muito da visão do "penso por que existo, logo não preciso que ninguém pense por mim por não existir um eu fora de mim".
Enfim, Nilo Deyson quer fazer você raciocinar e buscar uma vida de qualidade.
A filosofia pode lhe auxiliar.
Para finalizar, o filósofo pode ser definido por várias linhas de pensamento, o que pode gerar livros, artigos e etc., Entretanto, vou ficando por aqui, e deixo a seguinte mensagem:
" Um filósofo não precisa ser compreendido,
basta ser questionado, basta ser provocado, eis aí então, a cereja do meu bolo ( Nilo Deyson)".
Continue visitando nossa linha do tempo aqui no Facebook, assim como nossas outras plataformas de mídias sociais , sempre como finalidade de fazer você consumir coisas construtivas para sua vida.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha ⬇️⬇️⬇️
" Eu bebezinho "
TENTÁCULOS, CURRÍCULOS, ARMÁRIOS E A EQUAÇÃO MAIS SIMPLES
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Uma reflexão sobre a mente condicionada.
A consciência é a essência da real natureza.
A mente necessita de adições, apêndices, tentáculos, armários, currículos, coisas.
Ela tem que carregar coisas. Mas a Consciência que você é não precisa de nada disso, não leva nada consigo, está acessível na medida exata da sua vivência.
Maturidade é necessária para ver algo: quem seria você sem tudo o que você tem ao seu redor, sem tudo o que você carrega na sua mente? Pensamentos, problemas, mente. Esse falso-eu, criado pela sua mente, vive em busca de um lugar para cometer um acidente, está sempre em busca de um probleminha qualquer. Isso é o que lhe dá tônus.
Já o seu ser, aquilo que você é, é totalmente vazio de necessidades – tanto de conflitos quanto de bajulação. Aqui, eu, Nilo Deyson não vou chamar de "amor" porque é grande a chance de equívoco. Ademais, o amor não precisa de amor. Se você precisa de amor é porque ainda não descobriu que você é amor – essa equação é bem simples.
Você precisa ir mais fundo na questão "quem sou eu?". Enquanto houver separação entre você e o que quer que seja, você está imaginando a si mesmo, a Verdade ainda não foi vista.
Sei que seria sensato empreender qualquer tipo de mecanismo para que este que está separado aceite aquilo que está fora dele. Mas aquilo que você é não tem nada fora dele, tudo está dentro dele.
Aqui, inclusive, entra um paradoxo gritante, veja: em mente não há consciência, em consciência não há mente. Seu ser não sabe nada da existência da mente tanto quanto a luz não conhece a escuridão – uma coisa é a ausência da outra.
Na presença a ausência desaparece, ela não tem como permanecer.
Logo, na presença da luz que você é, a mente subjetiva, a mente des-funcional, desaparece. Sem acúmulos, direta e funcionalmente, aquilo que é.
Quem é você?
Conheça a ti mesmo.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
POESIA CEGA
(O Ledor)
Não entendeu? -Sim, compreendi, amigo!
Sei o que sublimas tua mente desponjosa,
Pois que mais ousados que uma rosa
São os teus ouvidos aos meus sentidos.
Hipócritas palavras, cabeça maldosa
Habitas em seu corpo como um perigo
Daquele que ouvir asnos, mas bem contigo
Está tão brilhante alma, e magestosa.
Que nesta sagrada vida, da literatura,
Há quem não entende sabendo ler
Tantas coisas mais complexas e conjuras,
Que, quem não lê, sabe entender
O que vós digo, palavras vis, palavras puras
Sem que haja sentimentos a lhes dizer...
O PLANO SER HUMANO FALHOU
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Muitas de nossas crianças um dia dirão: por qual real motivo os homens estão em guerra?
A medida que avançamos em tecnologia e na investigação da ciência, o homem se perde sem entender como isso acontece.
A filosofia poderia debater a felicidade e a vida, no entanto, ainda que exista o debate a respeito da felicidade e da vida na linha do pensamento filosófico, não mudaria muita coisa, senão para uns e outros que absorvem o conhecimento e vivem a partir dele !
O homem falhou e falhou muito desde sempre.
As guerras no mundo por exemplo, acontecem por causa da ganância pelo poder, por inconsciência e falta de inteligência emocional.
O homem aprendeu um pouco de tudo, aprendeu a desenvolver tecnologia, avançou e continua avançando nas ciências, porém, no campo das emoções o homem falhou.
Desde a vida nas escolas, o homem é formado como um robô profissional para o mercado de trabalho, porém, não aprendeu a dominar suas emoções e seus impulsos.
Nós falhamos como seres humanos, em toda terra se vê homens fanáticos e pragmáticos, onde o diálogo é moeda de interesses nas camadas elevadas das Nações.
A filosofia pode entrar com uma flechada sobre tudo que estiver sobre a mesa, no entanto, poucos serão libertados da inconsciência.
As paixões aprisionam os homens, e a cada novo tempo é raro encontrar homens livres e em perfeita paz, na imparcialidade, na neutralidade e no amor pela vida, que respeite seu próximo independente de quaisquer pensamento contrário.
Estamos longe de sermos civilizados, ainda que se diga que não se deve generalizar, ainda assim, somos seres humanos, e falhamos no campo da vida.
Nossos olhos como vêem o mundo?
Nossos conceitos ferem alguém?
Nossas verdades são absolutas?
Nossos pensamentos são bons?
Reflita e repare os males que um dia talvez causamos na vida de alguém, uma palavra, uma atitude, e tudo encima da emoção.
Enfim, para finalizar, penso que é preciso construir uma nova sociedade a partir do treinamento do desenvolvimento da inteligência emocional, aquela que faz com que o ser humano use a consciência em momentos de conflitos e medos ao invés de usar o ódio e a inconsciência nas tomadas de decisão.
É preciso dialogar, buscar conhecimento de si mesmo, aprender como fazer para todos nós sermos seres humanos melhores e com amor pelo próximo, independente do pensamento político, religioso e por aí vai...
Viver a vida como um espetáculo que acontece uma vez a cada segundo, e a cada segundo tudo termina no agora.
Se hoje Nietzsche, Sêneca, Schopensrauer, Epicuro, Marco Aurélio, Descartes, Voltaire, Marx, Freud entre outros filósofos estivessem vivos debatendo o tema, teríamos várias teorias filosóficas para resolver a questão do ser humano, porém, enquanto não houver o despertar da consciência da real natureza, o homem está perpetuado a fazer o mau, isso de tempo em tempo.
É importante o debate, a discussão filosófica, pois a filosofia é a única fonte de conhecimento preparada para os conflitos da humanidade no sentido educativo e provocativo.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
CONSELHO DE AMIGO
VOCÊ NÃO PRECISA
Trair o seu amor
Ser egoísta demais,
Fazer o que você faz
Causar tamanha dor.
PORQUE SE VOCÊ
Trai quem lhe ama
Magoa quem lhe quer,
E grita que é mulher
Joga o outro na lama.
VOCÊ TERMINA
Seu sonho de princesa
Por outro amor traída,
E reclamando da vida
Mergulhada na tristeza.
Amigo
És o meu amigo
Estando eu feliz ou não
Nunca me deixa só
Jamais me deixa só
És tudo o que eu preciso
Razão do meu viver
Tu és o meu abrigo Senhor
Amado meu
Ainda que venha
O dia mal
E meu coração sufoque na dor
Muitos pensamentos
Se percam em mim
E minha alma grite
Querendo fugir
Eu sei que estará ao meu lado
E me envolverá em teu abraço
Tu és o meu amigo
És o meu melhor amigo Senhor
Amado meu
Se teu amigo está triste,
faça sua boa ação do dia...
FAÇA-O SORRIR...
FAÇA-O SORRIR
Marcial Salaverry
Sorria para quem está chorando,
e que está uma mágoa levando...
Faça-o sorrir...
Dê uma nova emoção
para quem tem dor no coração...
Faça-o sorrir...
Leve coragem,
a quem está com medo desta viagem...
Faça-o sorrir...
Seja como um raio de sol em sua vida,
para quem não a vive como deve ser vivida...
Faça-o sorrir...
Para quem não tem esperança,
mostre que a Fé a tudo alcança...
Faça-o sorrir...
Para quem pensa em maldade,
mostre-lhe o valor da bondade...
Faça-o sorrir...
Para quem vive em desamor,
dê-lhe vida, doando sua energia interior...
Faça-o sorrir...
Trazendo alegria
para melhorar o seu dia...
Fazendo o bem,
à tua alma fará também...
A amizade é o que para você,
Amizade não é uma simples palavra,você sai falando ser amigo de tal pessoa,ele meu amigo,esse é meu amigo,mais será, que é amizade ou uma simples admiração que você sente por tal pessoa,amizade é pra vida inteira não é só uma passagem na sua vida, possa ser que você não veja esse amigo, mais ele estará sempre em sua memória e seu coração mesmo que o tempo passa, esse será seu amigo. Faça valer apena essa amizade.
PAPEL AMIGO MEU, ouvidos das minhas dores alivio das minhas lágrimas
PAPEL AMIGO MEU, descrevo em ti os meus sentimentos com as cores que as escrevo, PAPEL MEU nunca reclama, nunca julga apenas ouve, sem falar me diz muito, é la que as chuvas de guerra acalmam é la que as mascaras caem nenhum sorriso é tristeza e nenhuma tristeza é alegria.
PAPEL AMIGO MEU, morro em ti pra que eu possa viver aqui refugio quando a raiva e o ódio vem, minha sombra do sol aqui
PAPEL AMIGO MEU, NUNCA RECLAMA, NUNCA JULGA, APENAS OUVE
REFLETIR LITERATURA " DOSTOIEVSKI "
Amigo leitor e prezados amigos de rede, venho trazer um pouco de literatura para seu dia.
Alguns escritores possuem a capacidade de transformar seus textos em verdadeiros tratados teológicos e filosóficos. Admiro quem consegue transformar uma boa história em um momento de reflexão, sendo Dostoiévski a meu ver, um destes geniais escritores.
O livro Memórias do subsolo pode lhe parecer estranho à primeira vista, coisa que no decorrer da leitura passa, mas algumas nuances do texto nos prendem totalmente a obra.
O protagonista não tem nome, a princípio não entendemos, mas conforme o texto avança, é inevitável não sentir a vontade de dar o nosso nome ao personagem. É imprescindível nos vermos em alguns momentos narrados na história, pois no fim, somos tal como o homem sem nome, um misto de bondade e maldade, egoísmo e empatia.
O livro é um diário que não está sendo escrito para ser lido, é uma espécie de diário de desabafo de um pobre coitado e suas mazelas. De um homem muito mau, diga-se de passagem, sendo este um dos pecados que o personagem confessa logo nas primeiras palavras do livro: “
Sou um sujeito doente…Sou um sujeito maldoso. Um cara repulsivo eu sou” (DOSTOIÉVSKI, 2015, p. 21)
Quem é você caso ninguém tivesse lhe observando? Se por acaso você tivesse apenas desabafando em um diário, este desabafo iria condizer com quem os outros veem? Ou você vive um personagem.
Conforme avançamos na leitura, perdemos aquela estranheza, percebemos um pouco de nós e de como o ser humano é. Sendo as vezes invejoso, algumas horas hipócrita e em alguns momentos se vê dependente da aprovação dos outros. Cada um tem as suas falhas, não existe ninguém alheio a erros e contradições. O que existe são pessoas que não percebem suas falhas ou são orgulhosas demais para confessá-las. Luiz Felipe Pondé, em um livro onde ele discorre sobre o pensamento e a filosofia dos livros de Dostoiéviski, define o livro Diário do subsolo de forma bem pontual:
“Fazendo uma metáfora, podemos dizer que a fala do personagem de Memórias é uma espécie de dança macabra de átomos, embora ele ainda se revolte com sua caracterização como ser determinado” (PONDÉ, 2013, p. 229).
Sendo que a dança macabra é visível em todo o livro, quando o personagem se mostra como perfeitamente se definiu, “um sujeito maldoso”, além de cruel e egoísta.
A parte interessante é que você vê aquele homem maldoso sofrendo a todo o momento, se corroendo de raiva e inveja e fazendo alguns malabarismos para manter a sua aparência.
A crítica do livro é dirigido a Tchiernichievski, autor do livro “Que fazer?” Que acreditava que para um novo mundo surgir, a tradição e tudo o mais que existia deveria ser destruído (PONDÉ, 2013, p. 237, 238). O livro foi referência na revolução russa.
Já não sou tão novo para me deixar de impressionar com a maldade humana, e sou cristão demais para deixar de olhar para a Bíblia e perceber que ela tem razão quando diz que:
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? (JEREMIAS 17:9)
O homem sem Deus não é nada, o ser humano quando é guiado por seu coração e suas aspirações, sempre se dirigirá para a maldade e o caos. Pondé termina a sua análise resumindo muito bem este homem:
“O indivíduo do subterrâneo é como que o ser humano mostrado na sua obscenidade interior: absoluta, sem nenhum prurido, na hipocrisia necessária à convivência” (PONDÉ, 2013, p. 242).
Eu sei que podemos ser até pessoas boas, quem sabe você esteja se perguntando: “será que eu sou realmente uma pessoa má?” A luz de realidade que nos circunda, acredito que possamos até sermos pessoas boas, honestas e bem intencionadas. A grande questão é que o homem tem uma propensão para a maldade muito grande.
Somos corrompidos pelo pecado, com isso, temos em nós uma capacidade de nos destruir e destruir o próximo sem tamanho. Sem Deus, perdemos o controle e seguimos nossos impulsos naturais em fazer o mal.
Deus é o nosso Norte, a bússola que não deixa com que o pecado tome a leme e guie a nossa vida para a destruição, sendo que eu vejo o personagem do “Diário do subsolo” como uma sombra de como o homem sem Deus é.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Serei seu amigo e nada mais então presumo que o amor morreu e que a vida nunca existiu diante ao seu amor.
Sendo vivido para sempre clamo por seu amor.
E serei mais uma página vazia em tua vida...
Me despedi cada momento dessa vida.
Apenas o que quis foi te amar mais um pouco antes de morrer aos poucos por te amar.
O QUE VOCÊ VÊ ?
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Quero nesse momento, compartilhar um pensamento que trago comigo e talvez lhe ajude a ampliar sua própria consciência.
Quando nos aprofundamos e investimos energia em pessoas vazias, a única coisa que encontramos é o eco dos nossos próprios esforços. Quando mergulhamos de cabeça em pessoas rasas, o mais provável resultado é quebrar a cara.
O vazio e o raso, no entanto, são largamente subjetivos (e como tudo que é subjetivo, mudam com o tempo). Aquilo que para uma pessoa é oceano, para outra pode ser uma poça d’água. Aquilo que ontem era pleno e profundo, hoje pode ter se tornado vazio e insuficiente.
É o vai-e-vem de uma maré individual. E ninguém é melhor mergulhador das tuas profundezas do que você mesmo. É somente você, portanto, que pode saber a medida do que deve ou não ser aceitável nas tuas relações.
Há quem sofra por derramar oceanos em alguém que só deseja um copo d'água. Da mesma maneira, há quem se assuste por receber toneladas quando desejava apenas um punhado. Há, também, pessoas que entregam o mar a alguém que sonha com montanhas.
Ninguém é obrigado a sentir, desejar, amar. Assim como ninguém é obrigado a se contentar com migalhas afetivas. Sentimentos e desejos se manifestam de maneiras diferentes em cada um de nós.
Eis o difícil ponto de equilíbrio das relações humanas. A complexa dança entre auto-respeito e empatia.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
O melhor dia, a melhor pessoa, o melhor amigo
Parece que a pessoa certa arranca nosso melhor eu.
Faz com que a gente enxergue o mundo de outra forma.
Meu mundo mudou desde que ele apareceu.
...
Sempre muda.
Vc acaba amando a pessoa cada dia mais e mais.
E se vc passa um dia sem conversar com a pessoa.
Parece que foi um dia incompleto.
Como se tivesse demorado um infinito para esse dia acabar.
Vc precisa saber a todo momento se a pessoa esta bem.
As vezes não é necessário nem perguntar, so pelo jeito da Pessoa falar, ou até a aparência dela diz se ela está bem ou mal.
Crônica O VÍRUS QUE CONTAGIOU
O silencioso casal conversou.
O desligado amigo ligou pro outro.
Os vizinhos do prédio se conheceram.
Deu saudade da família.
A gentileza contagiou.
A fé se fortaleceu.
E de repente um isolamento social aproxima os que estavam distantes. Pessoas. Sentimentos.
Reconecta.
Nos faz refletir vulnerabilidades.
Nos faz pensar a empatia.
Nos faz valorizar a vida.
Mas, sobretudo, nos faz enxergar:
dentro de casa,
o outro lado da moeda (capitalista),
adentro.
Hoje você cuida de si.
Hoje você cuida dos seus.
Hoje você fica em casa.
Num amanhã a gente se abraça.
Cuidem-se!
Hoje ele o lindo ser do Espírito Santo, o consolador, o amigo ele está conosco.
Ele está com todo Cristão e ele vive em nós, ao nosso lado.
Ele todas as manhãs acorda conosco e ele está ali aguardando uma palavra, um diálogo, uma forma de se relacionar conosco.
O Senhor nos privilegiou com um ser tão Santo, tão maravilhoso e perfeito, ele é lindo, ele é perfeito.
Repugnantes afirmações…
Assim chamaste e bem, amigo António;
Repugnantes, a tais afirmações;
Por serem proferidas por morcões;
Que mais são: que aliados do demónio!
Adorei ver-te lutar por justiça;
Já que a ti tenho visto adormecido;
No gosto de ministros, escolhido;
Será que tal tens feito por preguiça?
Porque ontem, a todos nós demonstraste;
Que afinal, em nós sendo bom* político;
És alguém, com quem podemos contar!...
Mas o meu votar, ainda não alcançaste;
Mas conta em mim, para ti: um sempre crítico;
Construtivo, a exigir teu BOM lutar.
*sabes bem o que significa meu considerar a alguém: bom político!!!! [o tal sempre politicamente correcto: esse tal tão inteligente, que nunca mente!!!] Parabéns pelo discurso de ontem no Parlamento europeu; e começa a ser menos político [como o foste no tal momento]. Parabéns e obrigado CEO mor do reino nosso; por teres conseguido ultrapassar as politiquices, que tanto te adormecem!!!!!!!!!!
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
