Carlos Drummond Sofre por Viver
Você diz que sofre, porque amar e não é correspondido. Você não come, por medo de engordar. Você não gosta de repetir roupa, porque tal pessoa já viu, você usando ela. Você pode ter mil motivos para chorar, mil motivos para se matar. Mas, lembre-se que existem pessoas numa situação pior e mesmo assim elas continuam vivendo e sorrindo. Loucamente felizes, por estarem vivos. O mundo não vai parar por causa de você meu amigo, entende isso.
Uma enorme galera em sociedade sofre ou apenas é praticante assídua do transtorno dissociativo de identidade, ou seja, tem dupla personalidade. Inúmeros são os exemplos de situações em que isso acontece com quase todos nós. Vou citar aqui apenas um:
Na fila do supermercado, lanchonete, loja, banco, padaria, etc., que por sinal está enorme, estamos ansiosos para serem atendidos, irritados até, com a demora no atendimento dos clientes à nossa frente, mas quando finalmente chega a nossa vez, muda tudo e queremos ser atendidos com o máximo de atenção e no maior tempo possível.
Para primeira parte da galera isso é TDI, já para a segunda é falta do exercício do respeito, inclusive à si próprio.
A IA não ri, não sofre, não mente, não faz chorar. Não escreve poemas de dor que sangram do peito, não arqueja de prazer, não goza para fingir que sabe amar. Não sente o peso de um abraço tardio, nem conhece o silêncio que corrói a alma entre palavras não ditas. Ela processa dados, imita vozes, reconstrói emoções como sombras de um eco, mas jamais se rasga, jamais se entrega, jamais se cala com as lágrimas e sussurros que só o coração humano carrega. Perfeita na precisão, inexistente na verdade de ser, ela permanece alheia ao instante em que a vida dói, vibra, ama ou se despede. E é justamente nessa incapacidade de sentir que se revela a essência do humano: o erro, a paixão, a perda, o arrependimento, o desejo, a finitude — tudo aquilo que escapa à lógica e que confere à existência sua pura e dolorosa verdade.
Nem todo lugar é pra gente, nem toda pessoa merece nossa atenção e cordialidade. Sofre menos que evita certos lugares, certas pessoas e certas situações.
Tenho dó do homem
Que sofre — sozinho.
Luta sozinho,
Morre sozinho.
Tenho dó de quem vive só —
Come só,
Dorme só.
Temo pelo homem que sabe.
Ser consciente é carregar o mundo.
Mesmo que o mundo não seja dele.
Odeio todos que se apaixonam. Odeio quem tem o prazer e se apaixona, sofre. ama. ri e aprende com aquele fim. ou com aquela nova parte de sua vida.
Tenho raiva pois nunca senti isso... Tenho raiva. Porque essas mesmas pessoas vivem dizendo que queriam ser arromânticos... Queriam não sentir. mas nunca se colocaram no lugar de quem é...
Não é que não sentimos ou nunca nos apaixonamos... mas temos tanta dificuldade. conhecemos milhares de pessoas, pessoas realmente legais... E nenhuma desperta em nós o famoso frio na barriga. O único frio na barriga que senti foi quando fui no maior prédio de São Paulo... e olhe lá.
No fim somos os melhores conselheiros, pois necessitamos estudar esse sentimento que para vocês vem de forma tão natural e frívola. vocês se apaixonam tanto... mas nunca vivem verdadeiramente.
Mesmo não me apaixonando... Eu tento fazer a pessoa feliz. não escondo a verdade, trato ela como deveria. Me deixo ir até o fim, para ver o que aquela pessoa pode me ensinar... Sem necessariamente precisar me torturar... E justamente por causa disso que não caio nas mãos de pessoas ignóbeis e espúrias.
Leve a vida como um arromântico... De forma leve e tentando de toda forma compreender os sentimentos do outro... A única diferença é que você vai ser um arromântico que se apaixona. (não são todos que levam assim, deixando bem claro).
No fim decidi mostrar o lado bom... Pois acho melhor ajudar na evolução do próximo do que apenas apontar o dedo julgando e atacando.
Enquanto você sofre esperando pelas coisas grandes que ainda não pôde fazer, está cheio de pequeninas acrescentando uma felicidade por minuto!... Epa! Pintou mais uma! FUI!!!
A pessoa que sofre sofrendo faz outra pessoa sofrer não tem dignidade, nem é digno de compaixão por tal atitude.
Todo liderado sofre significativamente quando não respeita uma liderança levantada por Deus, e não se arrepende.
Olá, bom dia! Às vezes a gente sofre por causa do crescimento da civilização e suas paixões codificadas, crenças, valores, seus ciclos imprevisíveis e podemos nos sentir pequenos. A promessa de uma vida futura pode, às vezes, parecer uma simples espera.
Mas não se engane. A essência não está no destino final, e sim na paixão da jornada. Existe o amor por esta vida, com toda a sua beleza crua. É no agora que a chuva lava a alma, que o amar aquece o espírito e que a morte intensifica o cuidado por cada instante.
Esta vida não é uma sala de espera. Ela é o palco principal. Ame-a com vontade, pois é nela que sua história única se desenrola. A eternidade pode esperar; o presente clama por sua paixão. Essa é a vida da gente!
