Caridade

Cerca de 1677 frases e pensamentos: Caridade

Quem faz caridade são os fiéis; as igrejas roubam a maior parte e devolvem migalhas aos pobres.

A caridade é o imposto que o rico paga para não ter que olhar nos olhos da injustiça que o sustenta. É o ato de devolver uma migalha do pão que você roubou para ser chamado de santo por quem está passando fome.

Caridade é o que o governo oferece; apoio é o que os amigos proporcionam. 31/05/2026

Não existem merecedores escolhidos para nossa bondade, justiça, respeito e caridade. O acolhimento não é em si uma dadiva de troca. Na minha verdade é sim, uma conduta amorosa do espirito digno frente a vida que emana incessantemente a luz e a esperança, diante a todas escuridões de tudo, a todos semelhantes em nosso tempo, em qualquer lugar que se manifestam por movimentos contrários e equivocados a harmônica iluminação humana.

⁠Suportaria eu um só dia sem esta caridade de minha loucura que, diariamente, me promete o Juízo Final para o dia seguinte?

Emil Cioran
Silogismos da amargura. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

[O primeiro raio de sol que cruza a janela]


A caridade
só pode existir,
num mundo
que abandonou
a solidariedade.


Numa sociedade
solidária,
existe justiça social,


equidade, humanismo,
compaixão engajada,
equilíbrio horizontal.


Não há espaço
para personagens
caridosos


e ninguém precisa
das migalhas
de seres benevolentes
e superiores.


09/06/23
Michel F.M.

A ingratidão alheia é o lembrete teológico de que o verdadeiro destinatário da caridade deve ser o Alto, não o aplauso humano.

A verdadeira caridade não busca a luz dos holofotes, ela é a semente plantada na escuridão, cujo fruto é visto apenas por Deus.

A caridade mais essencial é aquela que oferecemos ao nosso próprio espírito ferido, é o perdão silencioso pelas escolhas que nos trouxeram à beira do precipício, é a decisão de não ser o carrasco da própria história, revivendo incessantemente o erro. O ato de ajudar o próximo deve ser um segredo guardado entre você e o invisível, assim como o seu renascimento precisa ser um pacto íntimo e sem alarde, onde o único testemunho necessário é a sua nova e inabalável paz.

A caridade narcisista não busca ajudar o necessitado, mas sim garantir a foto para mostrar o quão 'abençoado' ele é.

Além da ostentação, o cenário é marcado pelo marketing da bondade. A caridade, que deveria ser discreta e genuína, transformou-se em espetáculo. Quando essas lideranças resolvem ajudar alguém, fazem questão de que as câmeras estejam ligadas. Fotos e vídeos de entregas de cestas básicas inundam as redes sociais, transformando a miséria alheia em cenário para autopromoção. É o "narcisismo religioso": a mão esquerda não só sabe o que a direita faz, como faz questão de postar com hashtag.

A caridade que anula a responsabilidade do outro não cura a sua dor, apenas adoece a sua própria liberdade.

A luxúria é uma bebida tóxica, ingerida pouco a pouco quando a caridade se torna apenas teoria. 💭

Sabe porque a bíblia chama o Amor de Caridade ?

Pois bem .... caridade tem origem do latim CARITAS = estima; afeto
e do latim CARUS = de alto valor; caro, digno de apreço; querido, agradável.
Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta (Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outrem) de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. entendeu?
"O amor é um estima, um afeto , tem alto valor , é caro, digno de apreço , é agradável.
O amor beneficia o próximo sem buscar recompensa.
O amor é um cavalo selvagem que precisa ser domado para trazer benefícios ..."

Inserida por willianmsa13

A caridade mais difícil nao é dar pão, é dar amor.

Inserida por lyster

Vivemos em um mundo onde a palavra fere mais que atitude. O egoísmo fala mais alto que a caridade , as pessoas anseiam mais um par de notas de cem do que uma dúzia de sorrisos.
A ganância nos tornou cegos e o egocentrismo nos tornou pobres... Pobres de alma,pobres de Deus.
O amor se transformou em mercadoria, de pouco valor,e a esperança não faz mais parte da sanidade... Ninguém nem ao menos olha o pôr do sol e sente o brasume de se renovar.

Dizem que a liberdade nos acompanha, será? Eu tenho desejado freneticamente essa ''tal liberdade''. Eu quero me libertar do mundo, eu quero me libertar de mim.Eu quero acompanhar o vento e ser acompanhada por Deus, eu quero poder olhar pro lado e ver que o mundo possui humanos e não apenas um '' bando de gente''.Eu quero fechar os olhos e sentir o sol bater em meu rosto , eu quero correr, gritar, dançar ,cantar e sorrir ... sorrir pra mim, sorrir para o céu, sorrir para vida.

E essa minha vontade compulsiva me consome, me revigora.

Esqueceram a simplicidade de ser feliz, pior, esqueceram o valor da simplicidade.Porém, pra mim, a simplicidade ainda é sinônimo de beleza ,ainda é o que exprime a felicidade.

Inserida por vivigaleano

Quem tem dois sentimentos de gratidão encontra apenas um como graça: a caridade.

Inserida por ACDO

Vou vivendo sem um arranhão da caridade do tempo.

Inserida por Alptraum

Somente há paz e amor em nossos corações, quando praticar mos a caridade.

Inserida por denise9641

Ainda que eu falasse todas as línguas se não tivesse caridade nada garantiria para o céu.

Inserida por BiancaLumiere