Cargo
Varias vezes acordamos no meio do caminho e pensamos “O que estou fazendo aqui?”... O rumo de nossa vida fica a cargo da inércia onde o mundo e a sociedade conduz sem que você perceba! Use mais o esse piloto que esta dentro de você. Ponha em ação suas vontades seus desejos e tudo aquilo que te faz BEM! Pois a sua vida pertence a VOCÊ e ela foi um presente de DEUS.
Não concorro ao cargo de Miss Simpatia, por isso não tenho a menor intenção de agradar a todos, custe o que custar. Quando agrado, não preciso me justificar! E quando preciso, não faço muito esforço, pois bem sei que quem não me suporta faria de tudo para me contrariar novamente, de novo e sempre. Se quiser minha amizade: Valorize! Se quiser minha confiança: Retribua! E se quiser meu amor: Lute!
Creio eu que deveria existir um requisito minimo para a candidatura a qualquer cargo politico. Todos os candidatos deveriam no minimo possuir graduação em direito. Pois como podem criar leis, administrar um pais, estado ou município sem ao menos conhecer a sua estrutura, sem ter um aprofundamento em direito constitucional e administrativo, sem ter a base que se espera de alguém que vai representar o povo. Não basta apenas ter boas intenções (como a maioria dos candidatos diz possuir), é necessário o conhecimento daquilo que se vai representar, daquilo que se vai exercer. A consequência de não existir esse requisito minimo, é a despreparação dos políticos em poder, e o atraso na aceleração e crescimento do pais. E adivinha quem sofre as consequências disso? Pois é, eu e você eleitor. Por isso se realmente nós queremos um pais com dignidade, com oportunidades de crescimento, precisamos e urgentemente nos alertar e ver não apenas as "boas intenções" de nossos candidatos e sim a sua competência e conhecimento no assunto.
"Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da constituição". Artigo 1° parágrafo unico da Constituição Federal.
Exercite o seu poder com consciência!
"Não se valha de uma posição social, de um cargo mais elevado, de um manto de maior hierarquia para cometer injustiça, pois um dia cometerá um equivoco com alguém justo,pois seu orgulho e o status que você precisa para caminhar na terra te cegarão, e aquele injustiçado lhe cobrará com certeza em algum momento."
O político é capaz de qualquer coisa por um cargo público. Até mesmo gastar o dinheiro que ele jamais ganhará, honestamente, enquanto estiver no emprego.
Liderança tem muito mais a ver com uma posição do que com um cargo.
Infelizmente temos muitos líderes sem cargo e muitos "Líderes" sem posição.
Enquanto a ambição de conseguir um cargo político for maior do que o desejo de ajudar as pessoas, ainda haverá caos e desordem.
Líder não é somente aquele que tem cargo de liderança, líder é aquele que atinge o seu resultado e ajuda outras pessoas a atingir o resultado delas.
A sujeira na política começa ainda na disputa por um cargo que represente a sociedade, onde o candidato enoja ao distribuir e inundar a cidade de “santinhos”.
Infelizmente, a prática arcaica, errônea e falha do sistema eleitoral brasileiro ainda permite este tipo de crime contra o patrimônio público e à integridade física da população, que sempre escorrega em dia de eleição.
Candidato em prol da comunidade não suja o terreno que almeja representar e sim apresenta propostas na base do diálogo, do convívio e não apenas por mera correspondência de foto de perfil e número da sorte lançado!
Esteja atento (a) caso seu candidato seja um dos que tornam a cidade mais imunda em tempos de benevolência eleitoral e ao final tire suas conclusões se compensa votar em tal.
Esteja mais atento (a) ainda ao primeiro subir de palanque, circo ambulante armado, de candidato que busca votos à base de rojões. Sem ao menos imaginar o quanto sofrem doentes, recém-nascidos e animais.
Digno do seu voto?
Lembrando o discurso de transmissão de cargo de Presidente e posse da Associação Comercial do Guarujá 1999.
MUITO FAZ QUEM NÃO ATRAPALHA
Há um ano fui convidado a assumir a presidência da Associação Comercial de Guarujá. Tentei de todas as maneiras furtar-me à responsabilidade, capitulando quando percebi que nesse crítico momento ou aceitava ou veria perdido o trabalho de muitos companheiros que como eu buscavam levantar a associação que tem mais de trinta anos na cidade.
Em nenhum momento achei que seria fácil a missão.
Tínhamos poucos sócios pagantes, uma receita mensal em torno de mil reais, insuficiente para pagar o aluguel e a secretária e um saldo negativo que foi coberto antes da posse por alguns sócios.
Pior do que a situação financeira, era o acreditar na possibilidade de uma associação para servir e não para servir-se.
Ousei mostrar serviço sem pedir nada. Trabalhei com a prioridade de fortalecer o quadro associativo. Hoje temos quase 500 sócios pagantes, receita suficiente para cobrir todos os gastos, o que nos permite investir na imagem da Associação, fornecer balcão do SEBRAE, Serviço de Proteção ao Crédito, convênio com assistência médica e dentária a custos mais baixos para os associados, na UNIMED e TOI.
Tão importante como os serviços e a representatividade conseguida, impusemos respeito.
Respeito que foi muitas vezes colocado à prova com intrigas e mesquinharias, mas que resistiu por todo o meu mandato com respostas incisivas, educadas e sem medo, fazendo calar a boca os detratores da verdade.
Nesse trajeto perdemos uns quatro ou cinco sócios por não concordarem com o que não estão acostumados a conviver.
Honestidade, probidade, hombridade e outras boas condutas que não puderam suportar.
Tivemos a perda, essa sim irreparável, do colega, amigo, mestre e responsável maior pela reativação da associação, o inesquecível Vitor de Azevedo Marques, com quem pouco convivi e muito aprendi e a quem credito todo mérito que possa ser destinado à minha gestão. Foi ele quem me convenceu que seria possível ajudar a classe e a cidade por esse caminho.
Para quem não acompanhou nesse pouco tempo o trabalho dos colegas Luis Pagode, Ronaldo Sachs, Sérgio Cesar, Heitor Gonzales, Alcy Leite e alguns outros, pode parecer que o trabalho foi fácil, mas efetivamente não foi, como podem testemunhar todos que aqui estão.
Se tivéssemos mais alguns como eles, certamente teríamos mais de mil associados, o que vamos conseguir nesse próximo ano, com o novo presidente que poderia ser sem dúvida qualquer um dos acima nomeados, mas que por nossa escolha será Heitor Gonzales, com quem estaremos bem representados.
Continuarei participando da associação com o novo conselho administrativo que terá uma função mais atuante, que junta os nomes mais representativos da cidade, sem preocupação política de agradar ninguém.
Não é possível esquecer a colaboração da nossa secretária Heloísa e do moço Wagner, bem como de muitos que anônima e abnegadamente ajudaram a colocar a Associação Comercial na confortável situação de uma das maiores associações de classe da cidade.
O trabalho da próxima diretoria será ainda mais difícil.
Pouco nos foi cobrado, já que estávamos sedimentando uma base, partindo de quase nada.
Daqui para a frente, as cobranças e comparações serão inevitáveis, o que será bom para a associação e para os associados, que deverão colaborar ainda mais para o crescimento de sua representatividade.
Alguns podem pensar que as coisas serão mais fáceis para o poder que não cumpre as suas obrigações e dificulta como pode a vida dos comerciantes.
Tenho certeza de que próximo presidente fará exatamente como eu fiz, lutando contra os privilégios odiosos dos afilhados do poder, contra a concorrência desleal que admite o comércio temporário predatório e outros privilégios que todos conhecemos e abominamos.
Seu bom senso não permitirá que confundam franqueza com fraqueza.
Para quem não colaborou e tentou prejudicar a Associação no passado. Não tente isso com a atual diretoria, pois não foi fácil e nem vai ser...
Muito faz quem não atrapalha.
Aquele com seus longos e repetitivos discursos, não tem vergonha de mentir, prometer, acusar de turma do quanto pior melhor, de fracassomaníacos, reis do blá... blá... blá... e outros termos copiados do nosso presidente, não nos ajudou em nada nesse ano, tentou na verdade e muitas vezes conseguiu, desestimular, atrapalhar, atravancar o trabalho que hoje entrego ao atual presidente que será, como eu fui, pura e tão somente representante da vontade dos que o indicaram, com um compromisso maior do que continuar o trabalho.
Com certeza o tom dessas minhas palavras não agradará a muitos e desagradará os de sempre.
Deixo ao meu sucessor os melhores votos e tenho certeza ele terá muito sucesso,para o bem e gáudio de toda a classe que representa.
Muita sorte e bom trabalho, senhor presidente.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE GUARUJÁ
Mário Pacheco Guzman
Presidente do Conselho Deliberativo
1.999
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
