Caráter
Embora o psicólogo Zwinglio Christopher de Oliveira afirme que a mudança de caráter depende da percepção e do desejo real de transformação, Joemar Rios defende que forças externas e superiores também possuem o poder de moldar o caráter humano. Para ele, Deus, as leis, as normas, a ética, o senso de justiça e o conservadorismo são instrumentos eficazes e objetivos de transformação moral, mesmo quando o indivíduo, por si só, não tem plena consciência de sua necessidade de mudança. Em sua visão, o caráter não é uma prisão imutável da personalidade, mas um campo fértil onde as estruturas sociais e espirituais podem plantar valores e colher virtudes. Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, é possível sim transformar uma pessoa — desde que ela seja exposta à ordem, à disciplina e à verdade.
O caráter não é sentença perpétua; é matéria-prima moldável pelas mãos da verdade, da justiça e de Deus.
Deus muda o caráter sim — mas usa como ferramentas o direito, a disciplina, o senso de dever e o exemplo nobre.
O caráter pode ser ferido, mas nunca é irrecuperável quando o coração decide se alinhar com a verdade.
Murmurar é duvidar do poder e do caráter de Deus - é colocá-Lo à prova e atrair sobre si condenação.
Há quem escolha duvidar do caráter e do poder de Deus, fixando os olhos nas dificuldades em vez de confiar nas novas intervenções divinas que Ele pode realizar.
A reputação pode ser ferida pela maldade humana, mas o caráter deve ser preservado com integridade diante de Deus e dos homens.
Eu me avisei, mas não me ouvi.
Quanto à seus defeitos gritantes. Seus desvios de caráter, sua deslealdade.
Sua falta de empatia, de sensibilidade, de honra.
Seu desamor, dissabor, descontentamento.
Sua falta de personalidade, de sabedoria, de discernimento.
Sua falta de verdade!
A carência me cegou, a dependência me fragilizou, o coração me traiu.
A dor me acordou, me sacudiu, me fez voltar a ver.
Tudo fez sentido, meu corpo se rebelou. Minhas células gritaram, se revelaram, saí da inércia e voltei a vida. Consigo enxergar novamente.
É libertador, posso voar...sinto uma paz que outrora não sentia.
Sim, voltei a ser eu, sou de verdade, sou única.
Nesse momento posso dizer que minha verdade, o que carrego no peito e meu caráter, apesar de toda amargura sentida, toda dor silenciada e toda lágrima contida, estão intactos.
É muito gratificante se redescobrir.
Mas foi preciso andar descalço, entre lâminas e cacos de vidro, para entender que ainda estou viva.
Não há dúvidas que eu preciso de Deus, isso é incontestável, o Criador me devolveu o fôlego de vida. Saber que não estou sozinha me conforta, me dá um novo gás.
Mas também... preciso de mim, me encontrar, me sentir.
Abandonei quem realmente sou por muito tempo. Necessito sentir minha essência, alcançar meu espírito, minha consciência.
Acreditar em mim e começar a me ouvir, foram as coisas mais corajosas que fiz.
Não permita que ninguém silencie a sua alma. Não importa o quanto "especial" essa pessoa possa parecer. Grite se for necessário. Apenas grite.
Qual a qualidade de caráter de um Rei que, sendo o mais poderoso, rico, culto e sábio — o autor mais lido de todos os tempos — se disfarça de súdito para sentir na pele as necessidades do seu povo, sem querer reconhecimento, ajudando e doando com total discrição?
"Só fiz isso, porque fulano me fez aquilo". Isto denota uma ligeira falta de caráter ou até mesmo, de personalidade.
A relação entre o caráter e o dinheiro é a mesma que entre a mão e a luva. Quanto mais a mão se torna forte, apesar da dor e do sacrifício em certas situações, menos precisa da luva. Porém, se para conseguir a luva for preciso perder a mão, a luva, por mais bela que seja, só servirá para disfarçar a ausência da mão.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
