Cantico dos Canticos do Rei Salomao
O mundo saberá que homens livres lutaram contra um tirano. Que poucos lutaram contra muitos. E, antes do fim da batalha que mesmo um Deus-Rei sangrou.
(Leônidas)
Do que é feito o amor senão da doçura?
Da leveza do toque, do carinho com ternura?
De uma pitada de sal, de pimenta ou de açúcar?
Do sabor suave, sem exagero e nem frescura?
Não tem receita, nem regra, nem lei.
Amor é amor pro plebeu e pro rei.
Se é coisa de mulher, de tolo, não sei.
Só sei que te amarei, te amarei, te amarei.
Do ponto de vista da terceira pessoa, a monarquia é a forma mais razoável de governo. Ao incorporar o Estado em uma pessoa humana frágil, ela captura a arbitrariedade e a doação da lealdade política e, assim, transforma a lealdade em afeição.
Essa é a maravilhosa tolice do mundo: quando as coisas não nos correm bem — muitas vezes por culpa de nossos próprios excessos — pomos a culpa de nossos desastres no sol, na lua e nas estrelas, como se fôssemos celerados por necessidade, tolos por compulsão celeste, velhacos, ladrões e traidores pelo predomínio das esferas; bêbedos, mentirosos e adúlteros, pela obediência forçosa a influências planetárias, sendo toda nossa ruindade atribuída à influência divina... Ótima escapatória para o homem, esse mestre da devassidão, responsabilizar as estrelas por sua natureza de bode. Meu pai se juntou à minha mãe sob a cauda do Dragão e minha natividade se deu sob a Grande Ursa: de onde se segue que eu tenho de ser violento e lascivo. Pelo pé de Deus! Eu teria sido o que sou, ainda que a mais virginal estrela do firmamento houvesse piscado por ocasião de minha bastardização.
A falta de humildade de alguns chateia, por mim, quanto maior fosse o "nível de intelectualidade" da pessoa, mais próxima ela deveria estar da realidade, por tentar compreendê-la, e das pessoas que fazem parte da mesma. Muitas vezes acontece o inverso, quanto mais conhecimento, mais distante do real, dos "simples mortais". Já que o rei não vai virar humilde, o humilde vai ter que virar rei!
Bom dia!
Linda plebéia, se queres ser princesa, pra beijar o sapo tens que ter frieza...
Se desejas ser rainha, tens que ajudar ao principe a ser Rei...e deixar de ser mocinha...
Ariel
Não sendo eleito pelo voto popular, o monarca não pode ser entendido como representando os interesses apenas da geração atual. Ele ou ela nasce na posição, e também passa para um sucessor legalmente definido. O monarca é, em um sentido real, a voz da história.
Soneto
Trabalho nas minas do rei Salomão
Meu corpo é fortaleza da solidão
Incansável busco minha paixão
Potente é o som do meu coração
Meu amor há de florescer
De manhã até o alvorecer
No silêncio da mente irá crescer
Na simplicidade do ser
Vou me renovando
Sem pressa vou transformando
Como um diamante vou lapidando
Meu ser todo está brilhando
Transcendendo todo estado
Rumo a versão de mim acreditado.
SALOMÃO NO SÉCULO XXI
Demétrio Sena, Magé - RJ.
O rei Salomão se recompunha em seu trono, enquanto batia um papo ao celular, com a presidente Dilma, do Brasil. Dilma ensinava a Salomão, algumas espertezas políticas bem mais eficazes do que a sabedoria milenar do grande rei ressurreto.
De repente, adentram seu palácio duas mulheres. Ambas indignadas, levavam consigo uma criança recém-nascida. Uma das mulheres a segurava pela cabeça, e outra, pelas pernas. A confusão era porque ambas diziam ser a mãe verdadeira da criança que restou de uma tragédia na qual morrera outra criança, também filha de uma delas. Logo atrás, quatro soldados tentavam conter os ânimos exaltados e ninguém entendia nada por causa do grande volume de palavras proferidas aceleradamente pelas supostas mães.
"Já vi esse filme"; pensou o rei, enquanto se recompunha para que ninguém visse as suas partes íntimas sob o roupão de majestade. Salomão ficou calado, mão no queixo, como convém a um grande sábio, e de repente, pareceu também se lembrar do desfecho da história ou do "filme" parecido. Só não recordou que os tempos são outros. Estamos no século XXI.
- Soldado! Traga uma espada! Já sei exatamente como resolverei essa questão!
Temeroso, ciente das intenções do monarca, e com a certeza de que aquilo não tinha como dar certo, o soldado, mais sábio do que Salomão, tentou adverti-lo da mancada que estava dando, mas não teve sucesso.
- Responda uma coisa, soldado! Quem é Salomão aqui? Eu ou você?
- O senhor...
- Pois então faça o que lhe mando! Corte a criança em duas e divida entre as mulheres! Se ambas dizem que são mães da mesma criança, que se dê um pedaço a cada uma!
O soldado levantou a espada. Como não viu nenhuma reação das mulheres, o rei fez sinal para que aguardasse. Olhou profundamente nos olhos de ambas e perguntou, primeiro a uma, depois a outra:
- A senhora não diz nada?
A primeira não se fez de rogada. Ou melhor; se fez. Também encarou o rei, como se fosse uma rainha, e respondeu solenemente:
- O senhor é meu Rei. Seja feita sua vontade.
Já um tanto aliviado, e julgando adivinhar o que ouviria da outra mulher, Salomão não pressionou. Esperou com paciência, o quanto pôde, até que a perdeu e disse, asperamente:
- Qualé, mulher? Vai ou não vai dizer?
Depois de fazer um muxoxo, a segunda se recompôs. Estava meio distraída, mas voltou a si, pareceu se consultar com os seus botões, e disparou:
- Olhe, majestade... acho que um pedaço é melhor que nada.
Não acreditando no que ouvira, Salomão se "redescompôs": espumou, andou de um lado para outro e fez mil caretas, enquanto o soldado já se cansava de segurar a espada, em posição de carrasco. E foi o soldado quem acabou cobrando uma atitude do rei:
- Pô, majestade! O que faço com essa espada! Vai ou não vai dar a ordem? Já estou com câimbra!
Um brilho diferente, de satisfação e vingança chegou aos olhos do rei. Ele sorriu em silêncio, deu uma cusparada e reuniu a coragem necessária para mudar o fim do "filme" que já vira:
- Certo, soldado! Vá em frente! Corte as duas vacas em quatro!
Muito antes de Freud ter nascido, o rei Salomão disse que o caráter e a conduta dos seres humanos, não é o que o homem exprime consciente, mas o que ele pensa com a alma.
Depois de sonhar com o Rei Salomão digo:
A verdade tem vários lados, o injusto sempre escolhe o que lhe convém o justo apenas observa.
O jovem deve seguir o exemplo do Rei Salomão em sua juventude, reconhecer que é frágil, inexperiente e dependente da ação de Deus em seu viver. Só se sobrevive às crises, fatalidades, injustiças, lutos, decepções, relacionamentos e aos preconceitos, com sabedoria e fé nas promessas do Altíssimo. Elias Torres
Na vida existe um espaço de tempo para tudo, Rei Salomão provou desses espaços de tempo, por isso que na nossa vida vemos que o tempo deve ser respeitado. Contudo, nada impede que comecemos a projetar o tempo futuro que nos espera. A mudança depende de cada decisão que tomamos em nossa vida para um amanhã melhor. Atila Andre de Negri Fonseca.
David E Salomão
Os reinados do Rei David e do rei Salomão, foram os reinados do sucesso de Israel. No reinado de David temos um reinado de vitória. Não houve paz, mas houve grande vitória, especialmente sobre os Filisteus. O rei David também foi de um modo geral um bom rei! Um rei sofredor; que era justo e perdoava aos seus inimigos. Um rei que amava ao Senhor de todo o seu coração. Mesmo nos momentos de grande tribulação, sempre esperava no Senhor. Por ser assim Deus foi com ele!
Mesmo no pecado, Deus continuou com ele, precisamente por ele amar tanto a Deus. Está escrito " O amor cobre uma multidão de pecados"! Deus perdoou a David! David era um símbolo de Jesus Cristo. O seu reino representa o reino do Messias, um reino de vitória com Deus, Um Rei de amor.
O reino de Salomão representa um reino de paz e de prosperidade em Todo o mundo. O reino do Messias será um reino de paz!
Mãe...
Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar
a sabedoria e a disciplina;
a compreender as palavras
que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez,
fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência
aos inexperientes
e conhecimento e bom senso aos jovens.
Provérbios 1
Etã, Hemã, Calcol e Darda foram referências em sua época. Não superaram o rei Salomão em sabedoria, mas marcaram sua geração. 1 Reis 4:31
Na época do rei Salomão, havia mais quatro sábios além dele:
Etã, Calcol, Hemã e Darda (cf 1° Reis 4.31). Salomão não foi o único sábio, mas sim aquele que Deus decidiu chamar, capacitar e destacar. Assim, não deixe o orgulho te iludir achando que você é insubstituível ou o cara. Tem muita gente capacitada no mundo que Deus pode chamar, capacitar e destacar para te substituir.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp