Cada um tem de Mim Exatamente o que Cativou e

Cerca de 576734 frases e pensamentos: Cada um tem de Mim Exatamente o que Cativou e

Quem sou se não uma pessoa um ser humano como outro qualquer;se você não sabe mostre que é você.

Inserida por gatboy1996

Na vida só existe um caminho perigoso: aquele que andamos incoscientemente.

Inserida por P45

"Marido e mulher devem procurar formar um casal e, não um par. Casal é formado por pessoas com identidade própria e, um par é representado por iguais .E no respeito as diferenças individuais é que o casal mais se amolda e se entrelaça,fortificando o amor e encontrando a felicidade."

Inserida por yedamsm

Velórios, exigem um sorriso de dor, um sorriso que transmita pesar, olhar carregado, semblante abalado. Num casamento ou numa formatura, aniversário ou evento similar, o sorriso precisa ser de contemplação, de satisfação, de felicidade, tipo realização, em suma, um sorriso, como se a vitória do eleitor fosse a sua própria.

Inserida por julioprates

Já o abraço, a exemplo do sorriso, também sofre limitações e deve obedecer todo um rito de ocasiões. As regras são quase as mesmas no que toca ao ambiente e à ocasião. Num velório, o eleitor deve receber um abraço afetuoso, de profunda solidariedade, um abraço que transmita toda uma expressão corporal de dor, lamento e perda.

Inserida por julioprates

Inebriada pelo doce e suave cheiro das mentiras proferidas um dia pelo teus lábios inocentes. Pousei meus olhos em lembranças antigas que já não são mais realidade. A sensação de desconforto que me consome quando teu semblante inunda a minha mente rápido e inconstante.Faz as lagrimas que antes, fui forte para agüentar,rolassem até aonde meus dedos a tocassem tirando-as do caminho para o resto a cima. Estradas corretas com escolhas difíceis. Perdida entre a linha fria de estado,desejando segurar-me em algo que me dê plena consciência do correto.os atos que feriram um coração jamais se dissiparam como uma bolha ao vento. Erros irremediáveis ao ponto do precipício de cometê-los novamente. Perderei muito mais do que apenas uma vida.O temor em nossas veias frias e rígidas,não me deixam seguir pela tangente.Palavras torturantes que voltaram por não ter sido ditas antes. Lagrimas quentes e infelizes molham o meu rosto cansado,encharcando meus lábios de angustia e dor. Novamente me encontro na encruzilhada,aonde nossos corações não serão ouvidos,mas reprimidos.A dor que pulsa fulminante dentro de meu corpo,terá que se controlar. Sorrisos, lembranças,fotografias, terão que desaparecer à custo de minha ingênua mente. A punição vem sem piedade,agarrando-nos pelo pulso e nos colocando aonde não podemos nos esconder das verdades que nos mataram aos poucos. um coração grita pelo certo e seus sentimentos morrem ao percebê-lo. Nada irá se repetir,não enquanto eu existir.

Inserida por NataliaCardoso

Sempre me causou profunda revolta quando ouvia um orientador, com alta titulação, dizer: “felizes são os ignorantes”. Hoje percebo que deter certas verdades é gratificante por ter-las alcançado, mas uma maldição conviver com elas

Inserida por junger

Vivemos em um mundo de muralhas que construímos para nos defender dos próximos; À medida que envelhecemos tornamo-nos melhores construtores.

Inserida por junger

Quero te contar um sonho que tive,
vi nós dois juntos e felizes,
agora eu tenho uma coisa para te dizer,
você me faz tão bem,
mas não é só isso que quero te falar,
eu vi aqui perguntar,
se comigo você quer namorar,
e para todo o sempre eu poder te amar!

Inserida por Carlosm

COMUNICAÇÃO E CRIAÇÃO

Dr. Márcio Funghi de Salles Barbosa(*)
Introdução
Este é um pequeno e resumido ensaio sobre o papel essencial da comunicação para a criação e consequentemente o evoluir otimizando.

1 _ Despertando o interesse do grupo
Exibo por todos os ângulos uma caixa plástica vazia de Gilete Mach3 e questiono: “Quantas lâminas de Gilete cabem nesta embalagem? Respostas possíveis e lógicas: 2 ou 6.
Duas se olharem os objetos de barbear, seis se contarem as lâminas cortantes.

2 – Aproveitando este exemplo, podemos perceber que a lógica interpretativa de cada resposta, depende de como vemos o evento, o que nos chama a atenção para entendermos porque as tarefas designadas podem ser bem ou mal realizadas: depende da clareza de como a solicitação foi feita e do nível de capacitação para captá-la. Conto um exemplo acontecido em uma Faculdade de Medicina: O catedrático de urologia pergunta a um paciente internado, depois de examinar a sua ficha médica: “Sr. Antônio, o senhor já recolheu o volume urinário?”. A resposta trêmula: O, o, o volume? Já, já, sim senhor!”. Ao informar que logo tenha o resultado o mestre irá medicá-lo e se afasta. Um aluno, conhecido de outra entrevista a que se submetera o Sr. Antônio é parado por ele e inquirido: “Doutô, o qui o professo falo?”. A explicação veio depois de duas perguntas: “O Senhor não entendeu? Por que respondeu que sim?”
“Eu tinha vergonha em dizer que não sabia o que ele perguntara”. Foi a resposta.
Ao ser explicado que se tratava de fazer o xixi no vidro, ele perguntou: “Por que ele não falou assim? Metideza?” . Este aluno jurou para si que nunca falaria mediques para seus clientes.

3 – Avaliação do exposto: Se quisermos nos fazer entender, temos que “elevarmos” nossa cultura, até o nível de percepção do informado. O elevarmos, não está sendo dito em tom sarcástico, mas se procuramos formas de nos comunicarmos, estamos elevando nosso saber.

4 – Paradigma prático adquirido: O mundo está passando por esta turbulência, por um único motivo, os seus habitantes não sabem se comunicar.
Explico melhor: Os pais e a comunidade tem por obrigação preparar seus descendentes para serem algo de bom na vida. Esta preparação tem dois caminhos. O melhor: ensinando que dos erros a humanidade aprendeu o certo; ou o defeituoso: a comunidade não aceita que você erre.
No primeiro caso teremos indivíduos conscientes de sua limitação, não estarão coagidos e a possibilidade de erro é bem atenuada. É bem provável que obtenha excelente recompensa pelo seu trabalho consciente.
No segundo, as defesas contra o erro serão tão vigiadas, que a probabilidade de acerto será vista como um ufa!, de alívio. Estes indivíduos poderão dominar certos conhecimentos essenciais, mas provavelmente não se exporão, buscando uma remuneração adequada ao seu trabalho, se resguardando para não serem apontados como ambiciosos que podem errar.
Outros indivíduos procuram fugir do ser, buscando atalhos fáceis para que sua inteligência voltada para “chegar lá”, tornando-se pessoas que “tem”. Com isto dominam os que são, mas tem timidez, e vivem brigando com funcionários contratados para serem dominados, não os deixando saber mais que seu dono.
Ultimamente surgiu uma quarta modalidade de seres. Eles aprendem o mínimo, exploram a moda não só ao vestir-se nas 25 de março da vida, como no que está em voga nas conversas, que não entendem, mas reforçam o que ouvem, ou mesmo aprendem maneiras de fingirem ser. Estes invariavelmente serão usados como troféus dos que só tem, numa complementação para “inglês ver”.

5 – Como rumar para a criação?
a- Selecionando bem seus funcionários;
b- Não fugir da busca de apoio logístico de terceiros (consultores);
c- Aperfeiçoando os conhecimentos, via cursos, palestras, oficinas de trabalho;
d- Corrigindo e aperfeiçoando diuturnamente a comunicação;
e- Procurar entender que o conhecimento atual é insignificante diante do que há para ser incorporado, mas não sem sentir-se fracassado, pois o conhecimento de ontem já ficou ultrapassado em muitos aspectos;
f- Tomar como hábito registrar todos eventos empresariais em atas;
g- Otimizar cada degrau galgado de forma segura, evitando pular etapas e não se detendo num patamar por tempo acrescido pelo medo de errar;
h- Usar o registro dos eventos no planejamento da otimização, para conseguir crescer, revendo e evitando erros do passado, hoje chamamos este processo de “Otimização-Revoluindo”
i- Agindo com estes conceitos à guisa de apontadores, a cultura da empresa irá aperfeiçoando-se, tornando o ambiente de trabalho agradável, onde não se tema a pressão, se evite a tensão, o “esponjismo” sugador do conhecimento dos comandados pelo chefe esponja, que não valoriza, mas apaga a luminosidade dos criativos temerosos;
j- Empresa em expansão cultural separa o “joio do trigo”, formando uma equipe coesa, próspera, com pequena margem de possibilidade de sabotagens, vandalismo e absenteísmo.
_______________________________________

(*) - É Terapeuta Psiquiatra, Sexólogo e
Consultor de Relações Humanas nas Empresas

Contatos: drmarcio@drmarcioconsigo.com

Inserida por drmarcio

A MULHER DE DEUS QUE TRANSFORMA A SUA CASA EM UM LAR



"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos" (Provérbios 14:1).




A minha casa é o lugar onde moram as pessoas que eu mais amo neste mundo. Elas são: o meu marido e os meus filhos. E, como uma mulher que ama a família e quer oferecer o melhor para eles, tenho, então, que...

1- cuidar da minha casa com muito carinho e me esforçar para transformá-la em um lar;
2- tenho que ser uma esposa e uma mãe presente;
3- tenho que ser uma mãe que educa e se preocupa com a vida espiritual dos filhos;
4- tenho que ser uma esposa cujo "... coração do marido está nela confiado" (Provérbios 31:11).

Li a descrição de um lar, escrita por Peter Marshall, que me deixou encantada e com vontade de ir, aos poucos, transformando a minha casa num lugar onde todos sentissem a presença de Deus e onde todos gostassem de ficar. Ele dizia...
"Eu era privilegiado, na primavera, por visitar um lar que era para mim - e eu estou certo de que era para seus ocupantes - um pedaço do céu. Lá, havia beleza. Lá, havia uma grande apreciação pelas melhores coisas da vida e uma atmosfera na qual era impossível não pensar em Deus.
A sala era luminosa, branca e limpa, como também confortável. Havia muitas janelas. Flores brotavam em potes e vasos, acrescentando sua fragrância e beleza. Livros revestiam uma parede - bons livros - inspiradores e instrutivos - bons livros - bons amigos. Três gaiolas de pássaros pendiam no brilho e cor deste lindo santuário, e os cantores expressavam sua apreciação, cantando como se suas pequenas gargantas fossem estourar.
Música da natureza, beleza da natureza - paz da natureza... Para mim, parecia um Paraíso na terra, um oásis encantado - lar." Que imagem linda! Que vontade de estar neste ambiente onde reina paz e beleza!

A Bíblia me diz que "toda mulher sábia edifica a sua casa", então, sou eu que tenho que, com sabedoria, edificar a minha casa, transformando-a em um "lar doce lar" e em um lugar onde "é impossível não pensar em Deus".

Na Sua Palavra, o Senhor nos apresenta uma mulher que Ele chama de virtuosa e que é um exemplo para todas nós que queremos transformar nossa casa em um lar. Em Provérbios 31:27 Ele nos diz que ela "está atenta ao andamento da casa e não come o pão da preguiça".
Irmã, estas instruções vêm diretamente de Deus para cada uma de nós.
Então, para eu ser a mulher que o Senhor deseja, eu tenho que estar vigilante, cuidando, protegendo, zelando pelo meu lar e, principalmente, por aqueles que eu amo - meu marido e meus filhos.
Como uma esposa que ama o marido

Minha mãe adorava cuidar de seus sete filhos. Ela cuidava de cada um com muito carinho e muito amor. Apesar de sermos pobres, nunca faltava comidas variadas em nossa mesa, nunca deixávamos de ter um vestido novo para irmos a alguma festa e ela, incansavelmente, se esforçava para nos ensinar princípios que seriam bênçãos para a nossa vida futura.
Ela estava sempre pronta para fazer o nosso café da manhã, num fogãozinho à carvão, cantando e deixando transparecer tranqüilidade e confiança no futuro. Ela nos transmitia segurança e paz.
Ela nos ensinava a fazer bolos, a arrumar nosso quarto, a lavar a louça, enxugar e guardá-la no lugar certo.
Lembro-me quando ela preparava o nosso lanche da tarde e, muitas vezes, ela não comia nada. Eu notava aquilo e perguntava: "Mamãe, e a senhora não vai comer?" E ela dizia: "Não, filha, eu não estou com fome!" Hoje, vejo que ela tirava do dela para que não deixássemos de comer bem. Este é o amor sacrificial de uma mãe que amava seus filhos.
Como criança, eu amava o meu lar que era edificado por uma mulher sábia - minha mãe.
Quando leio Provérbios 31:27, lembro-me dela: "Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça."
Hoje, agradeço a Deus por ter tido ela como mãe e por saber que, neste momento, ela está junto a Ele.

Quando estamos em comunhão com o Senhor, lemos a Sua Palavra e lá aprendemos que...
* "A sabedoria já edificou a sua casa" (Provérbios 9:1).
* "Toda mulher sábia edifica a sua casa (Provérbios 14:1).
* "Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis" (Provérbios 24:3-4).
* "Está atenta ao andamento da casa..." (Provérbios 31:27).

Uma casa para ser transformada em um lar tem que ser edificada com carinho, cuidado e muito amor.
Quer ter uma casa transformada em um lar?
Então, comece dobrando os seus joelhos e pedindo a Deus que...
1- Ele transforme a sua vida;
2- Ele mude o seu coração;
3- você possa entender os planos perfeitos dEle para sua vida;
4- você possa entender e seguir Seus princípios eternos;
5- você sinta o desejo de arregaçar as mangas e "não comer o pão da preguiça".

Vamos transformar o deserto onde moramos em um oásis onde existe água cristalina, palmeiras, flores e onde podemos ouvir o chilrear dos pássaros! Vamos transformar nossa casa em um lar!

Irmã, devemos imaginar e nutrir sonhos de como queremos que seja o nosso lar - o lar idealizado por Deus, o lar que é uma prévia da mansão celestial que Ele está preparando para cada uma de nós. E, enquanto sonhamos, devemos nos conscientizar de que os anos estão passando e que há cada vez menos tempo de transformarmos em realidade os sonhos do nosso coração.
Vamos transformar estes sonhos em realidade!
Vamos tornar real o que Deus tem preparado para a nossa vida!
Vamos transformar nossa casa em um lar!

Vamos ter como base, para esta transformação, Provérbios 14:1 que o Senhor, amorosamente, deixou para nós:
"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos."

Edificar significa construir, levantar, mas eu sei que um lar não é apenas a casa mas meu marido, eu e nossos filhos. Quero ter uma casa bonita, atraente mas quero também ter meu marido e filhos felizes em um ambiente onde tudo combina, onde todos têm o mesmo objetivo - fazer o outro feliz.

Quando a Bíblia me diz que "toda a mulher sábia edifica a sua casa", vejo que o Senhor está me dizendo que a qualidade de vida dentro do meu lar vai depender de mim.
O Senhor em Provérbios 31:27, ainda me diz que a mulher sábia "está atenta ao andamento da sua casa, e não come o pão da preguiça."
Então, eu sou a pessoa que o Senhor escolheu, dentro da minha casa, para torná-la mais agradável para todos.

Que devo fazer para transformar o ambiente da minha casa tão alegre, tão agradável que todos vão querer estar nela?
Primeiro- Tenho que colocar Deus em primeiro lugar na minha vida. Devo ler, diariamente, a Sua Palavra, aprendendo dEle que passos tenho que dar, a cada dia, e ter Ele como meu orientador.

Segundo- Tenho que ser uma esposa e uma mãe equilibrada, controlada e, isto, só posso conseguir se Ele estiver controlando o meu coração.

Terceiro- Tenho que fazer a minha parte de apaziguadora do lar.
Se vejo que está existindo desavenças, brigas ou alguma confusão, tenho que ter gravadas em meu coração as palavras que o Senhor me ensinou para serem usadas nestes momentos. Tenho, por exemplo, que dizer a meu filho...:
"Filho, o Senhor nos ensina na Sua Palavra que 'a resposta branda desvia o furor...' (Provérbios 15:1)"
Ou então:
"Filho, A Bíblia nos diz que '...o coração alegre é um banquete contínuo' (Provérbios 15:15) Vamos nos esforçar para agradar ao Senhor e a nosso próximo!"

Irmã, quando estamos em comunhão com o Senhor, Ele nos dá sabedoria e as palavras certas para tornarmos o ambiente da nossa casa agradável.
Ele quer que eu faça da minha casa um lar e, com certeza, é Ele que irá me ajudar a alcançar o meu objetivo.

Quarto- Tenho que evitar certas coisas que possam destruir o meu lar. Mas... que coisas poderiam ser essas?
a) A amargura é uma delas. Este é um sentimento que pode destruir um lar. Um coração cheio de amargura é capaz de usar palavras que machucam, ferem, destroem, dilaceram, separam... Um ambiente cheio de ódio jamais poderá ser chamado de lar.

b) O "pão da preguiça" também faz parte das coisas que destroem um lar.
Há mulheres que "não têm tempo" ou não não se importam em cuidar da sua casa porque...
1- ela tem que "assistir aos programas para mulheres que a televisão oferece e ela não pode perder nenhum, pois, afinal de contas, ela tem muito o que aprender lá... cozinhar bem, fazer trabalhos manuais, ouvir conselhos de psicólogos"... coisas que, na prática, ela não usa em sua casa;
2- ela tem que "ler muito" para ser uma boa preletora, ou professora de escola dominical e... o tempo que sobra é pouco para cuidar da casa";
3- ela tem que "ter tempo para as amigas, pois são elas as únicas que têm tempo para ouvir seus problemas, são elas que a aconselham e o tempo que sobra é muito pouco para cuidar da casa";
4- ela passa muito tempo no telefone e "é muito pouco o tempo para cuidar da casa";
5- ela passa muito tempo na internet, "pois os e-mails são tantos que sobra muito pouco tempo para cuidar da casa".

Irmã, há certas coisas que temos que cortar da nossa vida, mesmo sendo difícil para nós, porque é assim que o Senhor quer e porque decidimos em nosso coração transformar nossa casa em um lar.
Há uma frase da nossa irmã e escritora Elizabeth George que é muito importante para nós. Ela diz: "A mulher sábia é atenta à tarefa que recebeu de Deus e sabe que construir um lar é um esforço para toda a vida."

Estejamos dispostas não apenas para trabalhar mas para ensinar nossos filhos o caminho da salvação, amar os pais, serem pessoas íntegras, organizadas e trabalhadoras. Esta decisão tem que vir do fundo do nosso coração e tem que ser posta em prática do amanhecer ao anoitecer.

Abracemos a idéia de nos tornarmos sábias aos olhos de Deus e não tolas, pois só assim poderemos transformar nossa casa em lar.
Abracemos a idéia de pôr em prática os princípios eternos de Deus em nossa casa, pois só assim podemos transformá-la em um lar.
Abracemos a idéia de transformar nossa casa em lar, pois só assim ela poderá se tornar um pedacinho do céu aqui na terra.

Inserida por vandeka

A nossa vida é um verdadeiro combate..

Inserida por AnaGabriela

O homem é um grão na imencidão da Terra e num erra quem diz que a Terra inteira é um grão de pueira no Universo e que meu verso é nada comparado a tais grandezas. Mas digo com certeza, meu verso comparado a vida tem algum valor pois há de ficar quando minha vida se for. Então me respondam porfavor: Qual o valor mais alto, o Universo, a Terra, a Vida, ou o Verso?
É verdade que o homem é um grão na imencidão da Terra. Mas é um grão que guarda em si a Vida, o Amor e o Verso. Então, se dá o reverso, o grão de pó ganha grandeza e nós ganhamos a certeza que a poesia indica que as eras do Universo passa e o homem que ama fica.

Inserida por AtrizS2Will

Vivo no mundo infeliz, sou um eterno aprendiz da raiz do saber.

Inserida por gari

Lições sobre o Amor!


O saber é um grande processo que você adquire, saber é poder e com ele você pode escolher o seu grande amor!
Mas amar leva todos os cuidados de uma relação, amar por amar isso não acontece isso é uma grande ilusão.
Amar sem gostar pode ferir e machucar, a pessoa que você tanto quer bem, além disso, supere seus limites, é uma grande forma de agir!
Dia-a-dia teremos que saber o que a vida nos ensina, saber entender as pessoas amá-las sem nenhum preconceito, isso é ser inteligente.
Mas quem sou, sou nada, nem melhor nem pior, mas escrever é minha grande paixão, escrever me faz bem, por isso quando estiver ao lado da pessoa que você ama, diga para ela e escreva para ela, expresse seus sentimentos e a conquiste-a, você nunca mais achará outra igual.
Curtir a pessoa que você ama só irá deixá-la lisonjeada, vendo o seu carinho e sua forma de agir.
Coragem, essa palavra não quer dizer tudo se lembre que o tudo é a pessoa que você ama.
Faça sua amada subir aos céus com você, ninguém é perfeito saiba disso, mas nunca deixe de buscar a perfeição, nunca aponte os defeitos da sua amada, diga que cada dia mais ela está melhor, por que palavras são expressões, faça ela sentir o quanto você se importa com ela.
Mentiras não deixem entrar em suas vidas, essa palavra pode acabar com tudo, e deixar várias feridas.
Não se importe com o que os outros digam, saiba que você estará amando, e lembre-se, quem disser estará sofrendo uma grande decepção.
Com grande alegria viva seus momentos, esqueça seus problemas, eles só aparecem logo na hora que você está mais feliz.
Saiba de uma coisa, dinheiro não é o bastante, o dinheiro não pode comprar e nem manter um grande amor!
Mas sim sua atitude fará o amor permanecer em suas vidas, por isso não perca o seu tempo.
O tempo ele não espera por ninguém, o tempo não sente amor, paixão, dor, remorso e nem estará ao seu lado.
Por isso quando terminar de ler essas palavras que lhe disse, corra atrás da sua felicidade!
A felicidade não bate á porta, mas ela pode ir embora por isso agarre-a com todas as suas forças.
Força, não se julgue mais forte que o amor, ele te vencerá sempre, mas ao invés de brigar com ele, se aproxime dele e tente ser seu amigo.
Se essas palavras lhe causaram uma reflexão, saiba que o grande amor da sua vida está perto de você, mas se não lhe causou alguma alteração, é por que você ainda não descobriu a outra parte do seu coração!

Inserida por emylee

Os Sonhos


Sonhar é não saber se vai acontecer!
Sonhar com um grande amor,
È sentir total prazer,
Por isso me faça um favor!

Não deixe seu sonho escapar,
Por eles siga em frente,
Nunca se deixe levar,
Por um pensamento inexperiente!

Nunca deixe de sonhar!
Pense antes de agir,
Como você irá chegar,
Fazer a realidade existir!

Na sua vida seja influente!
Sempre ande por bons caminhos,
Faça as pessoas contentes,
Vire uma rosa em vez de espinhos!

Nunca faça humilhação,
Não faça ninguém entristecer,
Isso é uma condição,
Que a vida nos coloca a aprender!

O sonho ninguém pode pegar!
Os sonhos só poderão ver,
Mas o que acontece se não lutar,
O sonho não irá acontecer!

Só assim poderá chegar a algum lugar,
Seja uma pessoa muito importante!
E assim irá realizar,
O que você busca a todo instante!

Inserida por emylee

Marcilia



Marcilia você é um ser que me causa um bem estar!
Ninguém igual a você pode existir!
Você é o saber do meu Amar!
O que faz esse poema fluir.



Marcilia seu coração está dividido,
Duas partes, uma triste e outra feliz,
Essa parte feliz sempre te quer sorrindo!
Logo você perceberá que o nosso amor está surgindo.



Não crie duvidas no seu coração,
Viva sempre observando. Esteja alerta!
Viva com total razão e emoção,
Só assim o nosso amor desperta!


Por isso descrevo esse poema com total liberdade,
Me fascino com o jeito seu de olhar,
Mas a grande verdade é
Sempre do seu lado querendo estar!


Mas a vida é assim:
Estou com muita preocupação!
Guardo você dentro de mim,
Na maior parte do meu coração!

Inserida por emylee

Na primeira vez que te vi,descobri um verdadeiro amor que posso exprimir"

Inserida por nicodemos

Infelizmente, alguns flihos e netos, se esquecem de doar um pouco de amor, a quem tanto ja doou amor para eles.

Inserida por pekenno

TREINANDO A COMUNICAÇÃO

Faça um pequeno teste: convide alguns amigos à sua casa; arranje uma historieta simples; ponha parte de seus filhos e convidados para fora da sala; desligue a TV e mande entrar o primeiro voluntário. Deixe antes que ele entre, lápis e papel sobre a mesinha de centro. Dê plena liberdade, se ele quiser anotar algo.
Diga-lhe: "Tenho aqui uma historinha, que vou lhe contar. Ouça, faça anotações se quiser, apreenda-a e conte para o próximo a entrar, que contará para o outro e assim sucessivamente".
Conte a história, que sugiro, seja lida, seja curta, mas com detalhes. Deixe que o ouvinte chame o próximo, lhe conte o plano, a história e preparem-se para rir “às bandeiras despregadas”.
A conclusão será inevitável: não sabemos ouvir, temos medo de errar nas nossas tarefas e acabamos não sabendo comunicar, errando de modo crasso.
A comunicação no meio jovem, se reduz a uns poucos “cara”, “falô”, “só”,”podicrê”, “irado”, “ligado”, “pó”, “pedra”, “cerva” e outras onomatopéias acompanhantes, que chega a irritar os adultos, mas eles sabem o que o outro diz.
Até há pouco tempo, só usávamos poucas gírias, como “mala”, “mala sem alça”, “legal”, “chapa”, espalhados no meio do português, que mesmo coloquial, era a língua reinante.
Podemos mudar de país; nos dirijamos pra terra do caubói ira(quia)do, por exemplo. Lá a linguagem virou uma mistura de números e letras, que mais parece marcação de liquidações.
Diz a piada que só os ingleses machos, falam correto, o resto rosna com o guarda-chuva. Até a rainha filha, que agora é mãe do “prinspe”, já foi achincalhada, sem que citassem seu nome. O que é proibido pela coroa.
Assim, imagine no seu trabalho, você um alto executivo, com a cabeça cheia, tentando comunicar uma tarefa para seu subordinado. Se não souber o vernáculo corrente, foi...
Em breve não demora sair um pós-graduado indefinido em comunicação emergencial. Duvida? Pois cito um exemplo: os entendidos sabendo da situação preta existente no país, recomendam que em caso de assalto, não se peça por socorro e sim se grite: “Incêndio!” Será mais fácil ser socorrido, a menos que o ouvinte raciocine que deve ser blefe, pois estaremos gritando a plenos pulmões, sob efeito da fumaça. Para ser mais convincente, é bom gritar “Incêndio!”, seguido de “Cof, cof”.
Brincadeiras à parte, imaginem um Zé, a elencar, transmitindo ordens para seu imediato e dizendo: “Quero que baixem os preços de nossas mercadorias, para vendermos mais!”, e o imediato retrucando: “Mesmo se a causa da pouca compra, não for o preço?” Pode?
Pensando na facilitação à leitura, as editoras de revistas as redigem com letras que têm serifas (rabinhos), auxiliares do diferencial alfabético e em colunas, para os leitores não se perderem nas linhas, senão o pessoal não lê nem o pouco que tenta fazer. Aliás este é o motivo das emergentes gostarem de jornais, abrem, vêem se saiu a sua foto dentre as culturetes e lixo!
Assim, a recomendação é uma só: traduzir os dialetos a um nível inteligível, porque a língua mãe já está virando luxo, para alguns poucos espertos! E principalmente, entender que o dialeto profissional é linguagem baixa, como a binária é para o computador. Linguagem de alto nível, é a que pode ser entendida. E só sabe transmitir, quem sabe o que faz.
Em minha experiência como Consultor de Relações Humanas nas Empresas, a principal causa de crescimento lento, se deve à não comunicação linear, inteligível. Cada Departamento tem sua linguagem e ao participar o gerente de reuniões com outras áreas, costuma-se iniciar a construção de uma Torre de Babel.
Quantas vezes fui convidado a participar destas reuniões, para traduzir às áreas, o quê estava sendo dito.
Nossa proposta é a criação de cursos de Aperfeiçoamento de Comunicação para Lideranças, onde um dialeto comum acaba sendo criado. Fazemos questão de repetir o óbvio:
Já dizia o Velho Guerreiro:
"Quem não se comunica, se trumbica"
Completo e deixo por inteiro:
"Tem medo quem não se comunica!"
__________________________

www.drmarcioconsigo.com/relhum

Inserida por drmarcioconsigo

Você já teve aquela sensação de “era isso que eu precisava ouvir hoje”?

No canal WhatsApp do Pensador, você encontra exatamente isso: uma ideia por dia que faz sentido!

Quero receber no WhatsApp