Bom Mesmo e Ir a Luta Charles Chaplin
O QUE ME IRRITA MESMO...
.
Há certas coisinhas que acontecem no nosso dia a dia que nos deixam visivelmente irritados: ir ao cinema e ter o azar de sentar ao lado do indivíduo que nos antecipa as principais cenas do filme.
.
Ou, então, uma pessoa bem alta senta na poltrona à nossa frente; o mastigado crocante - também no cinema - dos comedores de pipoca ou do ploc-ploc dos chicletes; rangido de porta, nos escritórios, enquanto aguardamos ser atendidos; em casa, apressado para sair, na hora de pôr perfume, a tampa do frasco escorrega, rodopia no chão e vai repousar lá no cantinho embaixo do guarda-roupa ou de outro móvel qualquer; concordar com pessoas que nos pedem opinião, mas que, na verdade, precisam é de apoio moral.
.
O que irrita mesmo é subir no ônibus e aguentar, sem poder dizer nada, aquelas pessoas que demoram uma eternidade na roleta pagando a passagem.
.
Um dia desses, final de tarde, observei: uma senhora gorda, bem parecida, apresentado sinais visíveis de neurose, aproximou-se da roleta e tentou nervosamente abrir a primeira bolsa.
.
Depois dessa, havia aquela bolsinha onde elas guardam moedas. Mexeu, remexeu, e nada de as moedas aparecerem.
.
Em cima da gaveta do trocador havia de tudo. Um verdadeiro bazar: amostra de tecidos, grampos enferrujados, pente, botões, sianinhas, carnê do Baú da Felicidade. O que se pudesse imaginar estava ali exposto na mesinha do trocador.
.
O tempo foi passando, passando (como é seu costume), e eu me enervando. A essa altura, já me sentia uma bomba. Só faltava explodir. Não demorou muito. Chovia e ainda não me encontrava sequer dentro do ônibus. Muni-me de paciência - qualidade rara hoje em dia - e suportei heroicamente a primeira etapa dessa angustiante maçada.
.
A segunda etapa vai do momento em que ela retira a moeda da bolsinha, até o pagamento propriamente dito.
.
Não entrarei em minúcias, por questão de brevidade. Bom, depois da longa "lengalenga", pudemos respirar naturalmente. Pensamos nós, passageiros.
.
Mas que nada. Aconteceu o inesperado: a bolsa da dita enganchou na roleta e começou o puxa-puxa. Puxa daqui, puxa de lá, e eu sei, gente, que finalmente chegou a minha vez de pagar.
.
Meti a mão no bolso para tirar a carteira, tentando ser mais rápido que todo mundo, querendo, com isto, me vingar mentalmente... Não a encontrei. Se não fosse minha timidez congênita, teria feito aquele escândalo.
.
Pior do que tudo isso, e já não era pouco, os outros passageiros, saturados pela gorda, não compreenderam meu problema - o roubo da carteira - e começaram a me xingar deliberadamente.
.
Essa não! Aí não prestou! Um verdadeiro disparo - de blasfêmias - cruzou no ar, juntamente com bofetes e encontrões. Estava todo mundo ababelado, à mercê do que desse e viesse, quando de repente ouviu-se o disparo de um revólver. Ficamos estáticos, pálidos, mal respirávamos.
.
Poucos minutos depois, cada um de nós olhou para a cara do outro, meio sem jeito. Era como se quiséssemos inquirir: - Precisava de tudo isso!? Um pouco mais de calma não teria resolvido a questão? Mas agora é tarde demais.
.
O silêncio é rompido pelo autor do disparo, um guarda da Polícia Civil, que falou com aspereza:
- O coletivo está detido e vai agora mesmo para a delegacia!
.
Chegamos. O delegado, como sempre, fez perguntas de praxe e no final não deu em nada. Algumas multas, advertências e pronto. Uma história a mais dos propalados transportes coletivos. Fim de linha, fim de conversa!
........
1977
A reflexão que gostaria de compartilhar é a seguinte: mesmo quando nos deparamos com situações que parecem impossíveis de serem resolvidas, não devemos perder a fé. Deus tem o poder de realizar o impossível e fazer milagres em nossas vidas. Seja qual for a sua necessidade ou desafio, confie no Senhor e busque Sua orientação, pois Ele está sempre pronto para nos guiar e ajudar.
Corra atrás do que te faz feliz. Mas quando a sua fonte de felicidade for você mesmo, você não precisará ir à lugar nenhum.
Faça as coisas por você mesmo, não faça para mostrar seu resultado à alguém que não acreditou em você antes, assim já estará começando errado, não prove para os outros do que você é capaz, prove para si mesmo. Faça por você, e o seu resultado atingirá as pessoas involuntariamente.
O ser humano é tão desacreditado de si mesmo, que é capaz de colocar o mérito das grandes criações, como obra de extra-terrestres.
Rejeitar o bem também é uma forma de praticar o mal. Tanto para si mesmo, quanto para quem está disposto a nos atribuir isso.
Só há como eliminar todos os sentimentos ruins de si mesmo: saindo de casa. Quando saímos de casa, também saímos de nós mesmos.
Crianças não têm hora para brincar, mesmo que tenham que se sujar após terem tomado banho. Crianças transmitem uma beleza imensa!
O escritor, ao assinar o nome, torna-se ao mesmo tempo o ser mais orgulhoso e mais humilde do mundo. Por deixar, respectivamente, explícito e implícito que ele que escreveu e que aquela ideia é uma afirmação dele.
- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de Charles Chaplin
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- Mensagens de Charles Chaplin
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
