Bolero de Ravel Carlos Dummond de Andrade
NÃO HÁ LEITE SEM CHUPETA ("A chupeta do capeta é o pecador sem Deus." — Helgir Girodo)
Aluno DE MEIA REDAÇÃO, brigando por maior nota, HUMILHA SEU PROFESSOR! Quem não sabe fazer um bom texto e simples, vai saber avaliar os critérios de correção de um professor experiente? Aí, outro da letra "garrancheira", ilegível, encheu as trinta linhas, eu dei 10 mesmo sem conseguir ler, vai que é um ser evoluído demais com cultura interestelar e a culpa está em mim por não saber entendê-lo. Sempre há um incompetente nas relações sociais: sou eu por não compreendê-los ou eles por não me compreender. Há até aqueles supostos colegas de trabalho, vivendo as mesmas circunstâncias, porém, aconselha-me a ir ao psicólogo em busca de tratamento. Quem é o doente, senão o que mente e finge mais? Adotei esse comportamento porque sou professor autêntico e tenho de convencer a muitos. Meu destino será construído pela loucura criativa na ânsia de ensinar o que é útil. O deles, pela hipocrisia estagnada, é a promessa vazia! O futuro promissor é o lugar dos loucos; enquanto os hipócritas atribuem amizade interesseira! Não é pecado ser louco, o pecado é ser hipócrita e condenar os loucos para o inferno em nome do "politicamente correto". Estou sabendo que o parasita não conserva, sempre quer a vida regalada, então consome seu hospedeiro. Deixa-o sugar... "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (Lc 12:20). CiFA
RECONHECIMENTO E GRATIDÃO ("Não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento." — Abraham Lincoln)
Hoje é hoje, porém ontem foi assim: diversão, contato com amigos; e pessoas próximas coloriram meu dia. Novidades boas e informações quentes chegaram através do ambiente virtual. Boas notícias trouxeram também esperanças e mais fé. Usei minhas habilidades linguísticas e mentais para responder à altura as felicitações. Aprendizado em alta! Após o frisson do dia 7 de julho, meu aniversário, vi o quanto as pessoas - chave de ouro em minha vida - deitaram e rolaram nas expressões fortes, sentimentais e as mais diversas possíveis. Como se elas fossem verdadeiras, mas são apenas virtuais! Como, pelo menos, são espontâneas, deviam ser responsáveis no uso das palavras, pois se mentiram para mim, arrancaram de mim uma felicidade sem fundamento. Nunca saberei o que eles sentem sinceramente por mim. O melhor é que ainda estou feliz de verdade. Foram mais de duzentas felicitações de parabéns no Facebook. Respondi a todas com a melhor apresentação que pude. E ainda hoje, obrigado! “Dad gracias en todo, porque esta es la voluntad de Dios para con vosotros en Cristo Jesús.”(1 Tesalonicenses 5:18).
HÁ VIDA NA PODRIDÃO ("Gosto de lugares assim, com a podridão humana estampada no rosto das pessoas." — Raphael Montes)
Eu vivo e não entendo as palavra de Camilo Castelo Branco: "A torpeza, a ignomínia, a podridão das entranhas vivas, o nascer ou morrer infamado ou infame é só do homem." Ou não vivo, só vegeto? Ordinário neste mundo como uma árvore até clamo por suas sobras, as folhas que caem, como uma árvore faz, alimentando-se de folhas podres, seu adubo me interessa: Uso Chá de folha seca. Aprendi a aprender com seus erros que matam, falo do outro que é carnívoro e usa remédio da farmácia. E se o corpo é a prisão da alma, libertem minha alma doente os deuses, não quero mais viver de podridão. Mas, a alma sou eu todo, quem me livrará do corpo que apodrece? A morte leva tudo e todos para a sujeira da podridão. Todo nascer e renascer é fruto da podridão. O podre não é doença, doente é a alma que se efetiva com pensamentos e palavras sujas. Ou quero, sim, viver de verdade antes da estrutura ruir por contaminação. Quero um curandeiro com as mezinhas de ervas poderosas. Cifa
No Brasil bandido tem problemas mentais, políticos corruptos têm problemas mentais, as vítimas têm problemas mentais também. E o mundo doido, cheio de puritano, fingindo de bonzinho, por que não posso fingir de louco para esconder minha falsa moralidade? Jesus versus Barrabás, estes tinham problemas mentais? E viva a irmandade!
ENSINAR É VIVER ("Não adianta nada alguém ficar dando lições de moral, se esse mesmo alguém não vivencia aquilo que fala." — Fabrine Silva)
Você só seria livre para escolher, se não houvesse nenhuma chance de arrepender-se do que decidiu. Livre-arbítrio não existe SEM AUTONOMIA. O satanás ensina QUE O HOMEM É LIVRE E LHE ESCONDE AS RÉDEAS DA LEI DA CAUSA E EFEITO. O Lúcifer tem sucesso porque já despertou nas pessoas o desejo de ser Deuses. E ele sabe que quando uma pessoa tem um conceito errado de algum aspecto da vida, todas as outras ideias desse indivíduo estão comprometidas. Essa pessoa precisa se justificar muitas vezes para continuar vivendo com alguma credibilidade. A incoerência o denuncia. O que ensina um professor fumante e alcoólatra nas entrelinhas de sua disciplina? Por que dizer: "faça o que digo e não faça o que faço". Se esta falsidade em si já é demais descredenciadora do fazer e dizer? Tanto é o conhecimento que motiva o comportamento, como é também o comportamento motivador do conhecimento; assim, os imbricados clamam por coerência. Somos definidos por ações e palavras. Por isso, aprende-se melhor pelo exemplo. A árvore boa dá bons frutos, e os frutos bons revelam a bondade da árvore. CiFA
NA HORA DA MORTE ("Tudo acontece na hora certa. Tudo acontece, exatamente quando deve acontecer." — Albert Einstein)
É complicado tentar burlar as leis naturais! O Coronavírus é os olhos vigilantes de Deus e Seu corante marcador de ímpios. Todo atalho é mais perigoso que econômico! A vacina pode até impedir que o homem adoeça, mas não impedirá que alguém morra. E a lei do menor esforço engorda, atrofia os músculos e o cérebro, sintomas da doença. Lamento por mim, estando eu sedentário demais e deprimido, buscando conforto em tudo; por dinheiro abraço até o Satanás sem máscara. Correr da chuva é melhor que correr na chuva! Nesses dias de perigos, apenas quero que minha aura de encanto se espalhe, eu me recolho. Renovando meu poder de atração, serei um homem morto por justiceiros, se me atrever quebrar o protocolo de segurança. É tempo de me expressar, sim, ainda que preciso de sua atenção, mas você não gosta de internet; né! Todavia, estou anotando as minhas intuições, pois ainda estou vivo e quero vê-las acontecendo. Desejo comemorar porque ainda não chegou minha hora. O que mais me alegra é saber que não existe mais nada após a morte. E o que me entristece, é saber que, se tirar a ilusão dos pobres que existe um paraíso para os bons e, um inferno para os maus, eles matarão os ricos. Quem dera fosse o contrário, um organismo perfeito não perdoa células defeituosas, elimina-as. Um Deus humano demais perdoa e suaviza as consequências. E a igreja insiste em apresentá-Lo assim. "A religião como fonte de consolação é um obstáculo à verdadeira fé; nesse sentido, o ateísmo é uma purificação. (Simone Weil)(CiFA
À aluna aprovada, se eu lhe desse uma nota baixa, teria de lhe dar um trabalho cobrindo essa nota, eu me castigando como se fosse minha a reprovação oprimido por coordenadores com a reputação em jogo, facilitei.
A PANDEMIA QUE LIBERTA ("Pragas servem para libertar a alma e reconhecer que a cura é Deus." — Carlos Monteiro)
Deus enviou dez pragas e destruiu os egípcios para salvar os israelitas do cativeiro. Os conselheiros de Faraó admitiram que as pragas tinham destruído a nação (Êx 10:7). Com a morte do primogênito de cada casa, os egípcios suplicaram a Israel para sair, e assim Israel "emprestou" a riqueza de toda a nação para nunca mais devolvê-la! (Êx 12:35-36)! Em nome da pobreza, em breve, homens escravos dos ricos saquearão suas lojas. Chamamos isso de vingança divina. O justo é aquele que faz justiça! Pois é inexplicável, por isso dignos de pena, quando os prefeitos e governadores em sua maioria não respeitam as ordens do presidente da república. Quantos flagelos faltam ainda para nossa libertação? Porque, não há verdade que nos liberta mais.
A sétima pandemia do mundo é o denuncismo (mídias "fake"). Depois das pragas vem o saque. Patrão que gosta de informante é vítima dele! Saiba que o denunciante também se vinga do seu superior, entregando-o ao inimigo, pois está jogando um contra o outro, desviando de si as consequências. E veja que amigo não denuncia amigo! A indústria do denuncismo é muito competente, e não dispensa fofoqueiros inconsequentes. Denunciar é voz fácil na boca do fraco. Na Bíblia, é mexericar. Quando o inapto tenta derrubar os de cima é um pedido cruel de ajuda. "O cachorro de maior nobreza é o cachorro-quente: alimenta a mão de quem o morde." (Laurence J. Peter). Não se pode zelar pelo caráter de um denunciante, ele é uma prova do crime ou o criminoso talvez, E quem o escuta é cúmplice. Parasita não gosta de hospedeiro, somente o come. (Cifa
A APARÊNCIA DETERMINA O ATENDIMENTO ("As pessoas julgam a aparência, mas esquecem que o mal da sociedade são as pessoas sem caráter." — Renato Russo)
Eu mal coloquei o pé dentro da loja, a vendedora NOVATA, querendo mostrar serviço, recebe-me com o clichê da moda: posso ajudar? Então lhe respondi: se puder... PODE! Aquela vendedora BEM VESTIDA, propaganda enganosa, veio, esbarrou-me à porta prometendo muito, mas não conhecia a loja em que trabalhava. Mesmo assim, solicitei o produto; e ela, aos gritos, perguntou a outra vendedora experiente atrás do balcão. Pois ela nem sabia o QUE tinha na loja! Pensei que estivesse apta! Enganou-me mais uma vez! Que crime é esse no código do consumidor? Todavia, eu a perdoo, porque nem sei se era vendedora, podia ser a segurança, ACHANDO-ME COM CARA DE bandido, querendo só proteger o estabelecimento de mim; então considerou este jeitão meu de pobre e se deixou levar pelo comumente usado. Já me deparei com outros tipos, sem poder de negociação. A outra despreparada, dei aquela choradinha para baixar o preço, e ela disse que ia falar com o gerente, deixou-me esperando horas, e voltou com um "não posso". CiFA
CONTAMINAR-SE É SECESSÁRIO ("Somos carne exposta, Em um mundo putrefato, Tentando ficar imunes a contaminação." — Maicon Fraga)
Se você quer as respostas certas e sábias, venda as fantasias depravadas das religiões e estude as páginas da natureza e os acontecimentos entre nós (remédio para a contaminação). Seja um exímio observador, assim procede o velho cronista. Já viram algo feito para andar e não anda? Pois é, DETESTO burro que empaca, mas esse câncer me trouxe uma revelação: Sou esse burro que empacou, e meu veneno é meu combustível. Sou uma contradição ambulante, é verdade; por isso, devo ficar longe de tudo que me faz mal, e pessoas na dose excessivas, são tóxicas, e essas coisas ruins são muitas, diga-se de passagem. Então, por querer tanto viver, serei tão radical que não aceito a neutralidade, tolerância zero. Os que não fazem nada também me fazem muito mal. Os de longe e os que não têm nada com isso não merecem a manifestação alegre da pouca energia que me resta. O câncer também destrói a alma dos contaminados e não assistidos. Todavia, desenvolve no organismo os anticorpos da necessidade, tenho deixado de precisar. O desapego é o estágio do fim, e uma expressão de amor para os que ficam com saudades. O esquecimento é inimigo da gratidão e não tive tempo de sê-lo. Estou indo cedo, pois o curso acabou; meus colegas de classe me viram passar. Eu os contaminei e não poderia deixar por menos. CiFA
QUEM GUARDA TEM ("Ter muito não significa ser muito. Assim como um acumulador não é o mesmo que um colecionador." — Tiago Carossi)
Se tenho poucos amigos a culpa não é dos outros! A culpa é minha por não ser corrupto. Se sou pobre, não é por culpa dos outros! A culpa é minha por não ter tempo de ADQUIRIR dinheiro. Se tive um péssimo casamento com uma mulher desagradável, não é culpa dela! A culpa foi minha por não ser manipulador. Se estou doente, a culpa não é dos demônios! A culpa é minha por preferir os excessos. Os tolos e os preguiçosos não enganam ninguém nem a si mesmos. Sou bem conhecido e me chamam Claudeko, reduzindo-me a cacos! Por que eu enganaria você? Meu caráter e sabedoria são conhecidos pela sujeira e a desorganização de minha casa; a massa desordenada em minhas gavetas, armários, a mala do carro; o atraso em minha carreira; o que está na parte de trás e na de baixo de minha geladeira. Eu compreendo, sim, o porquê da solidão, na qual vivo mergulhado. E não me deixarei enganar por suas frases feitas de autoajuda, são vazias. GOSTO DE TUDO CHEIO, PLENO, repleto, lotado, tomado, abarrotado, carregado, coberto, atestado, superlotado, sobrecarregado, apinhado, assim, pejado, grávido, referto, onusto. Ainda acho que vivo melhor que você, pois seus "problemas" são outros piores. Sou acumulador, não sei jogar fora o que não presta, tenho poucos amigos, porque não sei conquistá-los. Não dispenso nada e nem ninguém. Conforto-me na frase preferida do meu avô: "Quem guarda o que não quer, tem o que precisa." E nesta intenção acumulo coisas que podem me ser úteis. Aprendi a lição. CiFA
TARDIO EM RESPONDER ("Nenhuma pergunta é tão difícil de se responder quanto aquela cuja resposta é óbvia." — George Bernard Shaw)
Você conhece alguém que responde antes que lhe termine a pergunta totalmente? Eu conheço muitos Insensatos e estúpidos; no Facebook afora que comentam sem ler totalmente os pôsteres. São "Escritores" apressados, impulsivos e orgulhosos. Porém, eu os compreendo, são tolos, arrogantes, gostam de ouvir as suas próprias palavras. Por isso, eles se ocupam em mandar um áudio desaforado ou escrever ameaças e desacatos sempre que isso lhes for possível, confusões de sua mente, independentemente de ser ou não a verdade. Você tem dois ouvidos e uma boca: que esta proporção seja refletida em seu ouvir, e no seu falar, e no escrever! Sobre tudo, mostre-nos sua dificuldade de ler e interpretar, reduzindo a internet no quinto do inferno. CiFA
"DEMO(NIO)CRACIA" ("A ameaça do mais forte faz-me sempre passar para o lado do mais fraco." — François Chateaubriand)
O Leão ganhou o ETERNO título e a honraria de "o rei dos animais", porque ama demais os outros animais? Pobre de te Bolsonaro, educado por Maquiavel para amar o povo e a pátria! O que é belo em um rei invencível FALTA EM SI: a corrupção! É difícil apreciar a autoridade de um rei, porque ela é conquistada com a força! Contra quem não há levantes... Não mais vivemos na monarquia, porém, os governadores e prefeitos de hoje têm mais autoridade e poder que o Presidente da República. Isso é demo(nio)cracia? A autoridade máxima do país responde a legisladores ou às cortes (CPI), tem sua conduta escolar examinada, suplica pelos votos de COMPONENTES do congresso para poder permanecer no poder, precisa de permissão para tirar férias, patrocina a mídia, aperta as mãos e beija bebês, dá risos forçados e acena como um manequim e tem que justificar todas as suas decisões aos zombadores. Assim, o Brasil não tem jeito! "Só o jeitinho brasileiro" O QUE é próprio daqui e FUNCIONA. Se Deus o colocou no poder tem de ser reconhecido. Ele era para ser temido da mesma forma que se teme o leão na mata. E ele tinha que esmagar todo o mal dentro do seu reino. As qualidades dele devem ser admiradas. Meu maior medo é que o mal vença o bem até o fim. "O fraco rei faz fraca a forte gente" —(Luís de Camões). UM HOMEM FORTE CRIA OS ACONTECIMENTOS. CiFA
AOS MONTES, LEITORES DE MANCHETES. ("Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o seu veneno." — Friedrich Nietzsche)
Bem sabemos que a internet é um celeiro de idiotas, mas não podemos mais viver sem ela e, infelizmente, nem sem eles, senão quem vai "carregar os políticos nas costas" (que não seja eu e nem você que me lê). Essa movimentação de desvalorização tornou-se muito mais notório agora em tempo de distanciamento social, quando se precisou mais das redes sociais. Ali estão, os que roubam ideias: copiam e colam sem as devidas credenciais do autor. E disseminam textos de "autor desconhecido". Um outro tipo de imbecil, de lá, resistindo as afrontas e pedindo receitas prontas e acabadas aos críticos que lhe afrontam, são os que não sabem pesquisar! Quando eu encontro um professor que me diz não ter uma conta no Facebook, querendo se mostrar superior a mim e precavido dos males da internet, eu tenho uma má impressão dele, talvez não saiba nem ligar um PC, ainda mais, duvido que leia alguma coisa de nossa literatura, além do livro didático para meramente dar suas aulinhas, porque eu não sou assim, conheço os benefícios do afinco na leitura diversificada. E paradoxalmente estou aqui parecendo idiota mostrando que devemos considerar o óbvio: a utilidade da internet. Quando eu encontro um comentário de mau gosto em minhas postagens NEM ESSES EU ignoro, ASSIM CUMPRO MINHA MISSÃO, pois Salomão me ensinou nos seu provérbios: "Não respondas ao insensato com semelhante insensatez, para não te igualares a ele." (Prov. 26:4).E procuro tirar algum proveito, seguindo o ensinamento de Alfred Whitehead: "A pergunta idiota é o primeiro vislumbre de algum desenvolvimento totalmente novo. O segredo do sucesso com a internet está nas escolhas em meio ao palheiro. "Vamos agradecer aos idiotas. Não fosse por eles não faríamos tanto sucesso." (Mark Twain).
MORTO(,) VIVO! ("Finados é o dia dos mortos. Os dias seguintes, são dos mortos-vivos." — Ediel)
Hoje, apesar do recesso no trabalho, as circunstâncias me seguraram em meus aposentos, choveu persistentemente lá fora, e aqui dentro, o telhado úmido chorava para dentro, estabelecendo o ritmo com o som das goteiras pingando na bacia. É como disse Renilmar Fernandes: "Igualmente chora meu coração nessa triste chuva de finados." Ninguém interrompeu os meus assuntos, nem bateram no portão; todavia não fluíram o bastante, estou meio sonolento, quase morto! Na manhã toda, estive escrevendo esta crônica de um parágrafo só. Então, lembrei-me sobre o feriado dos finados, eles sim estão descansando de verdade. Preciso descansar, não o descanso dos mortos; mas, talvez visitá-los, tentando ganhar tempo, agora vamos parar por aqui: "Deixe os mortos enterrar os mortos". Amanhã preocupar-me-ei com o que realmente importa: a morte. Sairei do meu cemitério, para estar totalmente focado nos assuntos sobre o estado dos defuntos. Por isso, só amanhã, irei ao cemitério deles buscar a companhia de bons amigos, procurando familiaridade com o tal "campo santo". Com certeza, vou ter mais um dia para viver, e menos um em minha existência. Meu corpo já pode sinalizar alguns desconfortos com esta vida; sobretudo, eu nunca vou me esconder da realidade, pelo contrário, já estou pronto. E quando meu dia chegar, não se esqueçam do meu epitáfio: — Não fui eu quem morreu, pois existo em tudo que restou de mim, e tu me percebes, mas, foste sim tu quem morreu para mim, não posso te perceber.
CRENTES RESSUSCITANDO MORTOS ("As vezes temos que fingir de morto para ressuscitar na frente daqueles que estão achando que estamos mortos." — Leandro Isnard Cardoso Machado)
Hoje, dia dos finados, oportunidade para os religiosos enganarem muitos. Garantem que a morte não é o fim. E se baseiam na mesma bíblia que diz que a mulher tem de ser submissa ao seu marido (Ef 5:22; Cl 3:18 — estas passagens são válidas se a versão não for feminista); e elas não são: e fazem ganhar terreno a ideologia de gênero, são ativistas e militantes. Sim, não é o fim do organismo geral. Morre uma célula, nasce outra no lugar. É verdade, o mundo não acaba quando uma pessoa morre, porém esta se tornou o que era antes de nascer: NADA. Mas, para a defunta célula, coitada, jamais há ressurreição. A burrice do Deus humanizado da igreja é a mesma da de quem o criou, é refazer o que já desmanchou, isso fala de sua imperfeição, sendo que a natureza cria outro indivíduo novo e independente no lugar do que morreu. Como pode cinzas jogadas ao mar virar pessoas? O Deus do impossível é também incoerente? Hoje é dia de ressuscitar defuntos ideológicos. CiFA
CADEIA DE PENSAMENTOS: DESMATERIALIZAÇÃO ("A esperança é a materialização do nada." – Isabel Monteiro)
O homem só pensa o que já existe! O pensamento é o grito das coisas clamando por reconhecimento. Se fosse tão original assim, duas pessoas não pensariam igualmente a mesma ideia em pontos distantes do planeta. Se um mesmo evento acontece com duas pessoas, elas reagem diferente. O homem não cria nada, só copia da natureza! É tudo o contrário do que os charlatões de autoajuda dizem: você é Deus! Todas as coisas já estão prontas e por estarem prontas, Deus nos motiva o pensamento sobre elas, e esses fanáticos nos faz pensar que são nossos pensamento que criam as coisas. Também contradizem Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. E eu intertextualizo com João Cabral de Melo Neto: Tecendo a Manhã
1
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
2
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
Veja que para formar meu conceito de pensamento, vali-me dos conceitos dos outros, isso dispensa o que disse a serpente a Adão e Eva no Jardim do Éden: "E serão como Deus conhecedores do bem e do mal". Eu não sou Deus, os eventos naturais são nossas causas. (Cifa
"RESPEITAR EM CADA HOMEM O HOMEM" ("O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." — Albert Einstein)
Na escola de Gestão democrática é assim: Convocaram os professores para escolher o livro didático em uma reunião formal com direito a lanche e tudo mais, mas o livro adotado não será o que você escolheu, receberá outro; o da editora que negociar "melhor" com o ministério da educação. Fingir que contribui é meu papel! Por ocasião da formação do currículo mínimo, acontece o mesmo, sendo que tudo já está pronto. "Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim." (Millôr Fernandes). Então, tudo isso está mais para ditadura educacional. Sempre acreditei que se não for possível serem respeitadas as pessoas pelas vias pacíficas, na base da tolerância, que alguém corajoso diga de forma trágica esta lição demais necessária. Assim, explico as tragédias na escola. (Cifa
ALUNOS QUE EVOLUÍRAM ("Conheci muitos canalhas no passado e hoje percebo que os mesmos evoluíram ao canalhismo." — Elias Torres)
Fico impressionado, como alunos desde a segunda fase do fundamental já não se intimidam mais diante do professor academicamente superior. Mas, a esquerda diz que "Ninguém é melhor que ninguém" — Paulo Freire. Talvez aprenderam essa lição nos braços de uma feminista. Agora, não se pode dar-lhes uma aula expositiva sequer, eles falam demais, interrompendo a todo instante para mostrar que sabem mais, e não precisam de nada mais: Aliás, só de nota. Essa postura arrogante, sempre justificou o comportamento de rebeldia dos "Laodiceianos"; desinteresse nas aulas de um professor velho "quadrado" de antigamente é compreensível, o que eu não compreendo ainda é porque chamam isso de modernidade. Eu já devia estar aposentado, mas a burocracia não ajuda, prejudicando o sistema por tabela, pois enquanto eu estiver na ativa, estarei ativo em desaceleração. O grande mal da educação é que ela se tornou apenas um "cabide de emprego"! E o comportamento desrespeitoso do alunado advém da possibilidade dos velhos conhecimentos se deixarem ser substituídos pelas novas verdades facilmente: O osso não é doce. (Cifa
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp