Sigmund Freud

76 - 100 do total de 161 pensamentos de Sigmund Freud

Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida

Sigmund Freud
2.3 mil compartilhamentos

Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.

Sigmund Freud
2.1 mil compartilhamentos

Nos sonhos envergamos a semelhança com aquele homem mais universal, verdadeiro e eterno que habita na escuridão da noite primordial.

Sigmund Freud
32 compartilhamentos

Brincadeiras não existem.

Sigmund Freud
831 compartilhamentos

Devemos começar a amar a fim de não adoecermos e estamos destinados a cair doentes se, em consequência de frustrações, formos incapazes de amar.

Sigmund Freud
168 compartilhamentos

Precisamos amar para não adoecer.

Sigmund Freud
54 compartilhamentos

Toda anedota, no fundo, encobre uma verdade

Sigmund Freud
79 compartilhamentos

A voz da razão é baixa, mas, persistente.

Sigmund Freud
57 compartilhamentos

Não se cogita a repressão total das tendências agressivas do homem: o que podemos tentar é canalizar essas tendências para outra atividade que não seja a guerra.

Sigmund Freud
41 compartilhamentos

Nós nunca somos tão desamparadamente infelizes como quando perdemos um amor.

Sigmund Freud
371 compartilhamentos

Contra os ataques é possível nos defendermos: contra o elogio não se pode fazer nada.

Sigmund Freud
261 compartilhamentos

Ao tomar uma decisão de menor importância, eu descobri que é sempre vantajoso considerar todos os prós e contras. Em assuntos vitais, no entanto, tais como a escolha de um companheiro ou profissão, a decisão deve vir do inconsciente, de algum lugar dentro de nós. Nas decisões importantes da vida pessoal, devemos ser governados, penso eu, pelas profundas necessidades íntimas da nossa natureza.

Sigmund Freud
752 compartilhamentos

A Psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor.

Sigmund Freud
524 compartilhamentos

Setenta anos ensinaram-me a aceitar a vida com serena humildade (...). Não, eu não sou pessimista, não enquanto tiver meus filhos, minha mulher e minhas flores! Não sou infeliz – ao menos não mais infeliz que os outros.

Sigmund Freud
Inserida por Wilsonmajf

A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.

Sigmund Freud
1.5 mil compartilhamentos

Estar apaixonado é estar mais próximo da insanidade do que da razão.

Sigmund Freud
759 compartilhamentos

A maldade é a vingança do homem contra a sociedade pelas restrições que ela impõe. [...] É o resultado do conflito entre nossos instintos e nossa cultura.

Sigmund Freud
47 compartilhamentos

Nunca se pode dizer até onde esse caminho nos levará; cede-se primeiro em palavras e depois, pouco a pouco, em substância também.

Sigmund Freud
111 compartilhamentos

O sucesso substitui todos os argumentos.

Sigmund Freud
204 compartilhamentos

Cada pessoa é um abismo. Dá vertigem olhar dentro delas.

Sigmund Freud
975 compartilhamentos

Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa. Esta seria uma receita para a felicidade, se não fosse a idéia terrível de que a produtividade da gente depende inteiramente de nosso modo de sentir. Que há de ser da gente, quando os pensamentos cessarem de aparecer e as palavras adequadas não se apresentarem? Não se pode deixar de tremer diante de tal possibilidade.
É por isso que, embora submetendo-me ao destino como um homem honesto, não deixo de fazer secretamente a minha oração: acima de tudo, que não surja nenhuma doença ou qualquer miséria física que me paralise as faculdades da criação. Como dizia o rei Macabeth: "Morreremos com as armaduras nos ombros".

Sigmund Freud
152 compartilhamentos

Ninguém escreve para ganhar fama, que, de qualquer maneira, é coisa transitória, ou para atingir a imortalidade. Seguramente, escrevemos em primeiro lugar para satisfazer alguma coisa que se acha dentro de nós, não para as outras pessoas. É claro que, quando os outros reconhecem os nossos esforços, a satisfação interior aumenta, mas, mesmo assim, escrevemos primeiramente para nós mesmos, seguindo um impulso que vem de dentro.

Sigmund Freud
66 compartilhamentos

A América realmente é grandiosa. Mas é um grandioso equívoco.

Sigmund Freud
47 compartilhamentos

Ela podia ser aliviada de seus sintomas se fosse induzida a expressar em palavras a fantasia emotiva pela qual se achava no momento dominada.

Sigmund Freud
17 compartilhamentos

O sujeito é forte enquanto acredita e sustenta idéias fortes.

Sigmund Freud
92 compartilhamentos