Samuel Eduardo Fortes

201 - 225 do total de 873 pensamentos de Samuel Eduardo Fortes

⁠Sinuosidades

Perfeito, não é o que me fazem, mas o que eu faço com aquilo o que me fazem, eis a diferença. Mas,minha consciência testifica que faço o que é certo, porque águas, seguem seu percurso.

Inserida por samuelfortes

Cardíacos⁠ e Escravos

Há controvérsias. Essa experiência de sofrer para criar casca pode ter efeito contrário e acabar causando feridas profundas que, no futuro, gerarão interminável. Escravos dos que pensam de que é a pior escravidão, porque não cessa nunca e vai ao longo de uma via de vida inteira ou até que você se dobre às regras do grupo, sirva ou não, essa é sua essência.
Criar casca, desafio maior na somatória do resultado subjetivo.
Fizeram isso, por meio da hipnose. No dia a dia, deflagra o ruim sobre mim e o senso ativado na arte de ser autônomo com a autopunição e punições me direciona no criar de engrossar de casca.
O insulto é dual, não traz consigo somente a intenção maléfica. Pode até ser muito instrutivo. O problema é que com ou sem intenção, a maledicência fere. Será que o calo que protege também não diminui a acuidade dos sentidos onde toca?

Inserida por samuelfortes

Comportamento Discordante

A fidelidade, não é ao outro. A fidelidade é sempre ao passado de si mesmo.
A traição é diretamente ligada ao seu oposto, que é a fidelidade. A fidelidade por sua vez é uma virtude moral e, ela é uma virtude moral justamente porque ela pode não prevalecer.
Então, a fidelidade é uma virtude e, portanto, é um critério possível de tomada de decisão sobre a vida na imediatidade do presente.

Inserida por samuelfortes

⁠Era Geológica Atual

Segundo a arqueologia, no Brasil vivemos no período Bosolítico. Precisamente, na era do povo lascado.

Inserida por samuelfortes

Anistia

Jogados pela lembrança do terror
Cheirando à diesel em meio a noite escura
No frio neblina fumaça branca em veraneio
Não sou a sua morte, nem serei sua vida

Somos o que repetidamente fazemos
⁠Se dez batalhões viessem à minha rua
E vinte mil soldados batessem à minha porta à sua procura
Eu não diria nada

Eu sou o não atrás do poste
Aquele que vê e se faz fazendo
Suspiro coração ardente
Saliva preparada em ponto de guerra

Teu corpo branco já pegando pelo
Me lembro o tempo em que você era pequeno
Não pretendo me aproveitar
E de qualquer forma quem volta sozinho pra casa sou eu

Eu sou a Pátria que lhe esqueceu
O carrasco que lhe torturou
General que lhe arrancou os olhos
O sangue inocente de todos os desaparecidos
O choque elétrico e os gritos

O terror continua aberto
Apenas mudou de cheiro e de uniforme
Está estacionado por cima da calçada
Comem lixo e deixam latrinas deitadas

Bocas de lobo abertas e quentes
Calor de um motor frio
Ausente de si mas em qualquer esquina

Preso em vergalhões gravetos
Surrado em meio ao muito cheio
Pela janela olhares assustados
Calor do rosto entre a fresta

Tropeçar de botas cano longo
Batidas de botas e cacetete
Eu sou a sua morte
O sangue inocente de todos os inocentes

Inserida por samuelfortes

⁠Pateta Perdido em Disney

O moralista não é um justo, é só mais um pecador que se alegra em julgar o erro dos outros para se sentir menos mau em relação ao seus próprios erros.
Chris Rock, criador do seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", disse que o politicamente correto e os lacradores, estão matando a comédia e deixando os filmes mais entediantes. Que agora temos um monte de comediantes e programas de TV sem graça.
Dave Chappelle, um dos maiores gênios da comédia de todos os tempos, disse exatamente o mesmo. Alguns anos atrás, Jerry Seinfeld disse o mesmo. Agora será que tem algum gênio da comédia ao nível desses três, que seja a favor da lacração? Difícil, né. Estão cancelando praticamente tudo, como animações, filmes, séries, autores, filósofos e personagens fictícios.
O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas não vai.

Inserida por samuelfortes

O Binário Feminismo

O feminismo radical é, a exemplo de qualquer radicalismo, a expressão binária de uma forma de pensar. A linguagem binária serve para computadores, mas não creio que sirva para Seres Humanos, porque entre o 0 (zero) e o 1 (um) cabe o infinito.

⁠O Ferreiro Fresador

⁠É preferível uma vida de mortal no lugar certo, do que uma de Deus, no lugar errado.Os circuitos de consagração social, serão tanto mais eficazes quanto maior a distância do objeto consagrado.
Já dizia,o grande e primeiro poeta italiano, Dante Alighieri: "As palavras são feitas para mostrar aquilo que não pode ser visto." Ou seja, se você ta se elogiando, talvez isso queira dizer que você não é tão elogiável quanto pensa.
Essa pensamento, apenas conduz o indivíduo carente que busca a auto-afirmação para a exaltação do EGO. Simples assim.
Salomão,rei de Israel e talvez filho de Davi, este grande sábio, disse: "Seja outra pessoa que te elogie, e não a tua boca, um estranho, e não tuas próprias palavras.

Inserida por samuelfortes

⁠Década = 10 anos
Século = 100 anos
Milênio = 1000 anos
Felizes pra SEMPRE = 2 anos.

Inserida por samuelfortes

Metáfora da Mesa

Se o filósofo filosofar peripateticamente como Aristóteles e andando pelos jardins à la Epicuro, a tendência é você desenvolver um temperamento blasé e fleumático, alguém que desfruta melhor da solitude, sem necessitar de apego desmedido aos outros.
Talvez, se deva buscar pessoas com esse tipo de disposição para à vida, senão, você pode acabar se tornando aquele sujeito com cara de paisagem no meio da "galera".

Inserida por samuelfortes

Mãe, vírgula

Mãe, sou extremamente grato pelos ensinamentos que pude (e posso) extrair de você. Ainda sou muito jovem, mas espero, um dia, poder atingir um nível de excelência e maestria minimamente semelhante ao seu, vide seu repertório e a sua capacidade comunicativa inconfundíveis. Sem dúvidas, uma das minhas maiores fontes de inspiração para as questões filosóficas, sociais e políticas.

Inserida por samuelfortes

⁠Lençóis e Pregadores

A angustia, na psicanálise freudiana pode ser interpretada como um sentimento negativo que se manifesta por gatilhos mentais e permeia seu estado emocional e só vai embora quando você abre a porta. Ou seja, deixa a emoção fluir, chora, se expressa e manifesta isso de alguma forma.
Talvez a busca pelo sentido seja o reflexo de todo trauma que todo ser humano tem. A busca por prazer e sensações que nos são tomadas à medida que crescemos e nossa mente se amplia ao passo que se torna mais difícil encontrar significado e sensações em coisas simples.
Um contraponto à nossa sociedade contemporânea, onde a angustia perdura ao repartir nossos conflitos existenciais perante a cobiçada ascensão social. Looping infinito, até que se esvaía o ego e nos conformemos com nossa mediocridade, onde nada podemos controlar no mundo, mas podemos trabalhar melhor nosso emocional visando melhor equilíbrio meio às fases de tristeza comuns em nossa vida.
Enquanto o homem estiver preso à racionalidade, não escapará da angústia, é preciso aceitar e conviver com o absurdo.

Inserida por samuelfortes

⁠"É a lucidez . Não é bonito, não é tão prazerosa, mas é o que gostamos de fazer."

Inserida por samuelfortes

Não Sei

⁠Pobre de quem pensa que é mais do que algo ou alguém. O segredo está no ser. Não sei quem sou.

Inserida por samuelfortes

Andar de Um

⁠Não é a diferença que encontra em si no andar de um, porque o ter consciência não me obriga ter teorias sobre as coisas. Só me obriga a ser consciente.

Inserida por samuelfortes

⁠Ter consciência é mais do que ter cor

Inserida por samuelfortes

⁠Só Tu

Nem mais e nem menos, somos todos um e somos o que somos, e a cada um, o seu devido valor.
Este dissecar com uma lucidez e simplicidade irrepreensíveis, questões filosóficas comparando "pedra", "planta" " eu" (ser humano) e que resulta, no fim, num profundo respeito pelo lugar das coisas no mundo, remetendo o poeta (ser humano) ao seu singelo, apesar de importante, lugar de apenas mais um ser. Só Tu.

Inserida por samuelfortes

Meu Medo

Sinto-me, nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo. Pelas plantas que erguidas diante a meus pés, para o calor dos pés que subia um estremecimento de medo e, profundo sentir de tocar e a palma da sola no despenhadeiro de um sussurro de que a terra poderia aprofundar-se de dentro, como não estava fora e previa o passado diante do ocular distante ao meio do nada em mata virgem, erguiam-se certas borboletas batendo asas por todo o corpo.
Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada. O amor é uma experiência pela qual todo o nosso ser é renovado e refrescado como o são as plantas pela chuva após a seca.
Sei que as pedras existem e as plantas, porque elas existem ,mas não somos mais que alguma coisa ou uma pedra ou uma planta Então as pedras escrevem versos? Então as plantas têm ideias sobre o mundo? Embora com menos clareza que me mostram a pedra e a planta, não sei mais nada. Sim, escrevo versos, e a pedra não escreve versos. Sim, faço ideias sobre o mundo, e a planta nenhumas. Mas é que as pedras não são poetas, são pedras, as plantas são plantas só, e não pensadores.
Os aduladores são como as plantas parasitas que abraçam o tronco e os ramos de uma árvore para melhor a aproveitar e consumir.
Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias.

Inserida por samuelfortes

Inutilidade às Avessas

⁠Uma pedra
Uma planta
E eu.
Quem seria melhor?
Tudo o que existe.
É tudo em todos lugares.
Tudo tem utilidade
Tudo tem razão de ser
Tudo na nossa intimidade
Tudo da inutilidade

Inserida por samuelfortes

Meu Jardim

Num dia excessivamente nítido e claro ao raiar de uma manhã amada, dia em que dava a vontade de ter trabalhado muito para nele não trabalhar nada, e me entrevi, como uma estrada por entre as árvores, como por galhos de galhadas que nos tocam o rosto e ao meio de um arbusto perdido em meio ao tudo e no meio do jardim terrestre, no meio mundo do mato terreno, oque talvez seja o grande segredo, aquele grande mistério de que os poetas falsos falam. Mas que não há um todo a que isso pertença e que um conjunto real e verdadeiro é uma doença das nossas ideias.

Digo de mim, sou eu
E não digo mais nada.
Que mais há a dizer?

Inserida por samuelfortes

⁠Dostoievski, Tolstoi, Tchekhov, Bulgakov, Turgueniev, Puschkin, Soljenitsin... O que tem na água dos russos?

Amor

⁠Rasteira e Ternura
Parou, olhou, beijou, chorou.
Há intensidade total no abraço, no sorriso.
Sente seu cheiro em pensamento.
Sempre acha maravilhoso tê-lo perto.
Quer vê-lo bem, satisfeito, feliz...
Esteja convicto que o amor chegou para ficar.

Inserida por samuelfortes

⁠1876

Em 1876
Um registro
Na História
Se fez

Assim
Aconteceu
Dom Pedro
Assumiu

Finalmente
O sonho
Do inconfidente

Em Minas
Uma Escola
Apareceu

A corte
Passou
Um telex
Pra França
Chamando
Gorceix

Verdade
Está
Na História
Assim
Se deu

Cem anos
Sonhando
Ensinar
Que
A vida
É lutar

É
A vitória
Sofrida
Assim
Aconteceu



Verdade
Do amor
É
O eterno
Pra dar

Inserida por samuelfortes

Trem de Ferro

O fascínio
Que tem
O trem

O apito
Que tem
O trem

No brilho
Da memória
O balanço
Que tem
O trem...

Os dias
Só vendo
O trem
Que partia

Um dia
Se vendo
No trem
Que partiu

Inserida por samuelfortes

⁠Rebanhos

Porque o único sentido oculto das coisas
É elas não terem sentido oculto nenhum

No dia brancamente nublado
Entristeço quase a medo
E ponho-me a meditar nos problemas que finjo.

Todos dias agora acordo com alegria e pena.
Antigamente acordava sem sensação nenhuma
Acordava.

O rebanho são os meus pensamentos
E os meus pensamentos
São todos sensações


Uma vez amei,
julguei que me amariam,
Mas não fui amado.

Porque sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho de minha altura

Não fui amado
Pela únicagrande razão
Porque não tinha que ser.

Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.

Inserida por samuelfortes