S.N. Goenka

Encontrados 4 pensamentos de S.N. Goenka

É este o problema básico da vida: a sua natureza insatisfatória.

S.N. Goenka
Inserida por arthurkolbetz

Todo ser humano é condicionado para supor que o mundo real está do lado de fora, que a forma de viver a vida é pelo contato com uma realidade externa, à procura de fontes de informação, físicas e mentais, de fora para dentro. A maioria de nós nunca considerou desligar-se dos contatos com o exterior para ver o que acontece no interior.

S.N. Goenka
Inserida por arthurkolbetz

Nunca está em nenhum outro lugar, está sempre aqui e agora. Ao explorarmos o aqui e agora de nós próprios, podemos explorar o mundo. Se não investigarmos o mundo interior nunca poderemos conhecer a realidade - iremos conhecer apenas as nossas crenças ou nossas concepções intelectuais a esse respeito. Porém, pela observação de nós mesmos, podemos vir a conhecer a realidade diretamente e aprender a lidar com ela de uma forma positiva, criativa.

S.N. Goenka
Inserida por arthurkolbetz

Quando nos olhamos no espelho, temos o cuidado de armar a pose mais lisonjeira, a expressão mais agradável. Da mesma forma, cada um de nós tem uma imagem mental de si próprio que enfatiza qualidades admiráveis, minimiza defeitos e omite completamente algumas facetas do nosso caráter. Vemos a imagem que queremos ver, não a realidade. Mas a meditação Vipassana é uma técnica para observar a realidade a partir de todos os ângulos. Em lugar de uma autoimagem cuidadosamente editada, o meditador é confrontado com toda a verdade, sem qualquer censura. Certos aspectos dessa verdade serão, sem a menor dúvida, difíceis de aceitar.

S.N. Goenka
Inserida por arthurkolbetz