Rick Warren
Nenhuma das melhores joias, maquiagem ou as roupas mais caras do mundo podem embelezar uma pessoa que tem o coração feio.
Existimos para benefício, glória, propósito e prazer de Deus.
É triste que, no rebanho de Deus, as maiores feridas venham das outras ovelhas, e não de lobos.
O propósito sempre produz entusiasmo. Nada traz mais vigor que um propósito claro. No entanto, a paixão se esvai quando falta um propósito. Até mesmo levantar-se da cama se torna um fardo.
A maior de todas as tragédias não é a morte, mas a falta de propósitos na vida.
Davi escreveu: “Cri, por isso falei: ‘Estou completamente arruinado’ ” (Salmos 116.10, NCV). Parece uma contradição confiar em Deus e sentir-se destruído! A franqueza de Davi, na verdade, revela uma fé profunda. Em primeiro lugar, ele acreditava em Deus. Em segundo lugar, ele acreditava que o Senhor ouviria sua oração. Em terceiro lugar, ele acreditava que Deus lhe permitia expor todos os sentimentos e ainda assim o amaria.
Concentre-se no Deus imutável. Independentemente das circunstâncias e de como esteja se sentindo, apegue-se ao caráter imutável de Deus. Lembre-se daquilo que é eternamente verdadeiro a respeito dele: “Deus é bom, Ele me ama, está comigo, sabe pelo que estou passando, preocupa-se comigo e tem um bom plano para minha vida”. Assim disse V. Raymond Edman: “Nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse na luz".
O amor deixa um legado. A forma de você tratar outras pessoas, não sua riqueza ou suas façanhas, é a influência mais duradoura que se pode deixar neste mundo. Como disse Madre Tereza: "Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa". O amor é o segredo de uma herança duradoura.
O tempo é sua dádiva mais importante, pois você recebeu uma medida fixa dele. Você pode aumentar seu dinheiro, mas não pode aumentar seu tempo. Quando você dedica tempo a alguém, está dedicando uma porção de sua vida que jamais irá recuperar. Seu tempo é sua vida, por isso o maior presente que você pode dar a alguém é seu tempo.
O melhor exercício da vida é amar. A melhor expressão do amor é o tempo. O melhor momento para amar é agora.
Vivemos num mundo caído. Somente no céu tudo é perfeito, da forma que Deus quer. É por isso que somos orientados a orar: "Seja feita a tua vontade na terra, assim como no céu" (v. Mateus 6.10, KJV). (...) Sabemos [...] Nossa esperança em tempos difíceis não é fundamentada em pensamentos positivos, em anseios ou num otimismo natural. É uma certeza que se fundamenta na verdade de que Deus tem pleno controle do Universo e ama todos nós.
Não de forma isolada ou independentemente; os fatos de sua vida agem em conjunto, conforme o plano de Deus. (...) O propósito de Deus é maior que nossos problemas, nosso sofrimento e até mesmo nossos pecados.
Cada problema é uma oportunidade para edificação do caráter, e, quanto mais difícil for, maior será o potencial para o desenvolvimento de músculos espirituais e de fibra moral. Paulo disse: "... sabemos que essas dificuldades produzem paciência. E a paciência produz caráter." (Romanos 5.3,4; NCV.) O que acontece exteriormente em sua vida não é tão importante quanto o que acontece dentro de você. As circunstâncias da vida são temporárias, mas o caráter durará para sempre.
Corrie ten Boom, que sofreu num campo de concentração nazista, explica o poder do foco: “Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se olhar para você mesmo, ficará deprimido. Mas, se olhar para Cristo, descansará!”. O foco determinará seus sentimentos. O segredo da resistência é lembrar-se de que o sofrimento é temporário, mas a recompensa será eterna.