Ricardo V. Barradas

151 - 175 do total de 1879 pensamentos de Ricardo V. Barradas

A poesia surge de uma conversa sem fim entre aquele curioso e insensato que fala com ele mesmo, outras vezes com um ser maior na divindade antropomorfizada ou mesmo com a natureza enquanto energia pura da criação.O curioso que até aqui a grande tríade está presente.Como só fosse possível começar a falar com alguém o que for, seja ele quem for, se for de outra coisa real ou imaginária, ou alguém que seja conhecido ou desconhecido de pelo menos de um, dos dois, ou de nenhum dos dois mas que no momento da fala, esteja ausente.Daí deságua a trinca mais que perfeita para à " fofocação ".Parece mesmo que a boa poesia é um hiato perfeito entre o drama e a comédia, mas vamos deixar isto tudo para os poetas mais confusos do que eu que hão de vir por aí.

Inserida por ricardovbarradas

Difícil encontrar disciplina de produção no processo criativo na arte propriamente dita, existe sim jornadas de montagens de terceiros ajudantes na montagem de uma ideia e instalação como também na produção do artesanato ou nas artes contemporâneas que se utilizam das plataformas das artes de ofício, marcenaria, tapeçaria, tecelagem, cerâmica, gravura, escultura, entre tantas outras criativamente diferenciadas das obras e objetos de produção.Sempre senti uma distância muito grande do artista entre as horas certas, os prazos determinados e o tempo do compromisso.Distância está tão grande que admito ser mais como uma abstração ilustrativa e/ou uma teorização meramente conceitual de ofício.A arte precisa da liberdade e o artista em sua maioria do caos mas não para ordenar o caos mas sim torna lo compreensível e visível a partir de uma nova linguagem e/ou de um novo ponto de vista.

Inserida por ricardovbarradas

Em uma fraternidade justa e perfeita os irmãos vivem na mesma medida para si e para o outro.Sendo assim nunca podemos fazer um pedido injusto, errado e incorreto a um irmão que da mesma forma se nos fosse pedido, diríamos : Não.

Inserida por ricardovbarradas

Na liberdade de pensamento temo mais a fome mental e espiritual insaciável de novos pensamentos do que a fome bio-animal material de novos e refinados alimentos.Afinal o que nos nutre como postulantes à insensatez e se também sabemos que sem ela não chegamos como sonhamos, nem perto das janelas dos sonhos utópicos ou quase impossíveis e nem aos pés da santificada estupidez, onde tudo é permitido ser criado e inventado sem justificativa alguma.

Inserida por ricardovbarradas

A minha vantagem é que nunca sei quando começo mas também não sei quando termino.
Sendo assim, poucos arrependimentos.

Inserida por ricardovbarradas

E no ultimo adeus, lembranças meio apagadas de quando ainda eramos meninos e crianças, um pouco de nostalgia daquele ultimo olhar de ontem...e sobre a lápide irretocável negra estava nesta hora toda molhada, pouco se sabia onde foi que começou a aguar pelos pingos da chuva e o que era aguado pelas lágrimas da saudade que já começava à crescer....sai da letargia e incompreensão me acordou no momento que todos os presentes em coro gritaram, Amém.

Cada vez fica mais difícil encontrar a perfeita combinação atrativa e bem cobiçada da justa personalidade feminina. Beleza física sem exageros de preferência com um pequeno sinal de nascença por que dizem que quando é para separar dos iguais e dos comuns, o Criador, marca sutilmente a diferente.Acompanhando a isto a rara espécime feminina deve ter uma doce inteligência e uma lógica perspicácia sem arrogância e intolerância por que toda prepotência é sempre muito burra e cega. Por fim a fragrância de uma tênue e balsâmica ingenuidade infinda por que só os mansos de coração chegaram bem perto do quase perfeito permitido aos super humanos.

A vivificação da vida completa se pela bipolaridade inconstante dos fenômenos e movimentos que nos celebram por dádiva a dor e o prazer.

Inserida por ricardovbarradas

Temos pelo menos dois tipos básicos de interpretação e aprendizado da arte em nossa vida.A primeira como um opção de ocupação, que demanda conhecimento de uma técnica e um controle de administração do tempo.E a segunda como a opção de expressão que demanda a sem fim pesquisa incessante de todas às técnicas e uma total liberdade inovadora criativa sem fim e sem começo, uma inquietação muito além de qualquer tempo.

Inserida por ricardovbarradas

O verdadeiro e mais árduo caminho do adepto começa em silêncio profundo.É quando ele começa trilhar os seus primeiros passos da difícil jornada para o imenso mundo que há de dentro. Abismos, penhascos, escarpas e direção incerta onde adormece seu espirito.Navega à deriva solitariamente sua mente e voa em liberdade seu acorrentado coração.

Inserida por ricardovbarradas

Infeliz e equivocado é todo irmão que em qualquer fraternidade se acha possuidor de tudo que a fraternidade poderia dar.Em poucas palavras é uma das duas coisas, um tolo bastardo sonhador por se contentar em sonhar com tão pouco ou um infame buscador do infinito tão longínquo que nunca conseguiu sair de si mesmo.

Inserida por ricardovbarradas

Entre eu e Caio Mourão, o papa da arte joalheira no país tivemos infindáveis embates e furtivas argumentações em plena " Calçada da Fama" em Ipanema no tempo que a Vinícius era a Montenegro. O cenário era sempre o conceito e re-conceito da arte joia no Brasil, distante das velhas escolas copistas de oficial de ourivesaria européia. Eu sempre defendendo meu ponto de vista da gema para o metal e o Caio, meu mestre e parceiro do metal para à gema, ambas estão certas.Mas em um ponto jamais divergirmos, que a maior fonte das inspirações criativas brasileira entre gemas e metais concentra se na nossa diversidade gemológica e biológica, dos minerais, da fauna e de nossa flora, exuberantes e dadivosas.

Inserida por ricardovbarradas

Em todo tipo de expressão artística material e formal que inicie pelo esboço ou pelo desenho o traço simples e a definição objetiva direta da ideia é a mais erudita, complexa e completa criação.

Inserida por ricardovbarradas

Parar de fumar, parar de comer e parar de amar alguém ou alguma coisa que nos faz mau mas nos dá imenso prazer é muito fácil mas difícil é parar de sofrer com a falta que este nocivo faz e traz na maioria das horas do nosso viver.

Inserida por ricardovbarradas

A História do Brasil desde à época do pré-descobrimento é uma fonte riquíssima e inesgotável de novas ideias, ideologias, movimentos, sentimentos, pensamentos, comportamentos e novas atividades mas esta rica diversidade está geralmente escondida propositalmente ou apagadas e esfumaçadas pela organização didática da " História e Geografia Oficial ". Sendo assim cabe sempre ao novo pesquisador buscar as fontes históricas, os objetos de época e toda a documentação nacional e internacional com um novo olhar, com o espirito livre e um pensamento aberto para um novo até agora nunca descrito.

Inserida por ricardovbarradas

Quem trabalha feliz fazendo exatamente o que gosta e o que sabe não necessita muito tirar férias, trabalhar é grande parte do prazer de viver. Mas quem tem férias obrigatórias dentro de uma longa e exaustiva jornada de trabalho de um ano é para quem tem um emprego, trabalha no que não gosta e vive uma vida sufocada em função de um salário que sempre é apertado e o torna, de forma permanente, insatisfeito.

Inserida por ricardovbarradas

Perdoarmos 70 vezes 7. Perdoar, perdoar, perdoar mas perdoar os inimigos é bem mais fácil pois humanamente convivemos com as maldades do mundo mas perdoarmos os amigos que nos feriram no coração por traição, é bem difícil mas é sempre o grande saque da inteligência merecemos a total felicidade.

Inserida por ricardovbarradas

Só os fracos e pobres de coração vingam se os verdadeiramente grandes, perdoam.

Inserida por ricardovbarradas

Se eu fosse um bom escritor, acho eu que escreveria mas como sou só um pequeno pensador vivo perguntando e respondendo em voz alta para mim mesmo sobre alguns passos e movimentos engraçados que fazem à vida.

Inserida por ricardovbarradas

Os artista e o jovens idealistas em tese sempre seriam incorruptíveis mas quando vemos bons artistas corrompidos por cifras milionárias adquiridas por programas de incentivo à cultura e uma juventude antes idealista passar para o lado do vandalismo, da baderna e da violência, parece que na prática tudo mudou. Sendo assim são justificáveis ações ditatoriais de censura e arbitrariedade contra a arte, a educação e a cultura pois afinal seria daí que poderiam vir as verdadeiras críticas e esperanças para as mudanças.As novas ideias e com sorte uma juventude diferente não tão alienada com disposição para despolarização do falso poder que arrasta se por acordos e conchavos politiqueiros empurrando as crises agonizantes e as verdadeiras soluções para o próximo pleito.Afinal o bom legado político também é coisa do passado já que somos um país sem memória, e com quase nenhum registro. histórias e patrimônios imateriais e materiais bem preservados.

Inserida por ricardovbarradas

Das herméticas magias a arte é a mais antiga e a mais sobrevivente, a verdadeira alquimia do transmutar todos os nossos melhores sonhos em realidade. Encontramos ela no desenho que na magia do traço que transforma se em tranquilo oceano e em um suave firmamento, encontramos na música na nota que em conjunto ou pausadamente invade nossa alma por suavidade, encontramos na poesia e na dramaturgia na palavra que transforma se em cena, mais que um ato distante no palco espalha se na quarta parede como um intimo abraço. Afinal encontramos a alquimia da arte em todos os passos da vida e muito além da própria vida quando mortificamos à morte e transmutamos o fim derradeiro em um novo e próspero começo, tempo mágico de recomeçar pois somos magos, artistas, palhaços e alquimistas, do mundo do faz de conta e todos nossos sonhos venceram a verdade, o fatalismo e a tosca realidade.

Inserida por ricardovbarradas

A poesia é o ato de fato, que falo, faço ou escrevo do jeito próprio que se quer com rimas perfeitas ou palavras inventadas.E o poeta é todo aquele ou aquela que se incomoda ou pela própria natureza das incertezas já nasceu e cresceu incomodado.O poema não é triste nem alegre o tempo inteiro mas existe e persiste por que há um incomodado.

Inserida por ricardovbarradas

Se alguns anos a traz alguém me disse se lá nos anos 1960 que em menos de 60 anos para frente, tecnologias como a máquina de escrever da Olivetti e a máquina de fotografar Yashica fossem virar itens colecionáveis de antiguidades, curiosidades e de museu, eu indicaria um bom psiquiatra por que a mente de tal pessoa estaria em estado grave.Mas foi exatamente que aconteceu.Em poucos anos o mundo analógico passou para o digital e causou um imenso atropelo e o pior é que as novas gerações não tem o menor conhecimento disto.Sendo assim eles acreditam na cultura digital como uma verdade absoluta e não conhecem os meios matemáticos e analógicos para certificarem se os resultados " infalíveis " estão realmente certos ou não.Eles apenas , acreditam e ponto, pois não conhece os meios para aferirem os resultados.Em poucas palavras, isto é grave, muito grave em termos educativos e tecnológicos.

Inserida por ricardovbarradas

Não está escrito em lugar algum do mundo humano e civilizado que o velho tem que morrer para dar lugar para ao novo.Pelo contrário, esta transição só é justa e perfeita quando o mais antigos, mais experientes interagem com os mais novos, menos experientes em cada movimento desta natural passagem. Longe disto não podemos dizer que foi naturalmente feita.

Inserida por ricardovbarradas

Toda a arte é hoje as lembranças mais remotas de uma época ou uma idade em que à sociedade humana teve realmente ética, valores familiares, princípios, virtudes, educação, civismo, cidadania, personalidade e moralidade. Atualmente à máquina superou a mão de obra humana e o dinheiro enquanto valor passou a ser divindade, patrono e justificativa para todas às torpes atitudes de baixarias, abusos animalescos e incivilidades.

Inserida por ricardovbarradas