René Descartes

26 - 50 do total de 122 pensamentos de René Descartes

A filosofia é a que nos distingue dos selvagens e bárbaros; as nações são tanto mais civilizadas e cultas quanto melhor filosofam seus homens.

Elevai a tal ponto a vossa alma, que as ofensas não a possam alcançar.

Humanamente não existe um ser que seja feliz sem que o outro também seja.

Não há nada tão equitativamente distribuído no mundo como a inteligência: todos estão convencidos de que têm o suficiente.

Penso, logo existo.

René Descartes
Discurso do Método

Nota: A frase "Cogito, ergo sum" aparece na tradução em Latim do livro "Discurso do Método", de 1637. Na obra original em francês aparece de duas formas "je pense, donc je suis" e também "Puisque je doute, je pense; puisque je pense, j'existe".

...Mais

Pensarei que o céu, o ar, a terra, as cores, as figuras, os sons, e todas as coisas exteriores que vemos não passam de ilusões e enganos de que ele [um deus enganador] só serve para surpreender minha credulidade. Considerar-me-ei a mim mesmo com não tendo mãos, nem olhos, nem carne, nem sangue, como não tendo nenhum dos sentidos, mas acreditando falsamente possuir todas essas coisas. Permanecerei obstinadamente apegado a esse pensamento; e se por esse medo, não estiver em meu poder atingir o conhecimento de nenhuma verdade, pelo menos estará em meu poder fazer a suspensão de meu juízo [...] Posso duvidar de tudo, mas tenho certeza de que estou aqui, pensando, duvidando. Sou um ser que duvida, que pensa.

O tempo diz o que a razão não pode dizer.

Os que melhor digerem os seus pensamentos a fim de os tornarem claros e inteligíveis têm maior facilidade em persuadir daquilo que propõem, mesmo que só falem em mau bretão.

A leitura de todos bons livros é como uma conversa com os melhores espíritos dos séculos passados, que foram seus autores, e é uma conversa estudada, na qual eles nos revelam seus melhores pensamentos.

Todas as coisas possíveis de cair sob o conhecimento dos homens seguem-se umas às outras da mesma maneira que não pode haver quaisquer tão afastadas a que não se chegue por fim, nem tão ocultas que não se descubram.

René Descartes
Discurso do Método

Nunca nos devemos deixar persuadir senão por evidência da razão.

Daria tudo que sei pela metade do que ignoro.

A única certeza é que duvido, e se duvido eu penso, e se penso logo existo.

Desejar, ter aversão, garantir, negar, duvidar, são maneiras diferentes de querer.

Ás vezes penso que seja cobre e vidro, o que eu julgo ser ouro e diamante.

Dubito, ergo cogito, ergo sum. (Eu duvido, logo penso, logo existo.)

Deve-se evitar toda "precipitação" e todo o "preconceito" ao se analisar um assunto e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto.

As maiores almas são tanto capazes dos maiores vícios como das maiores virtudes.

A razão ou o juízo é a única coisa que nos faz homens e nos distingue dos animais.

Pois não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem. As maiores almas são capazes dos maiores vícios, tanto quanto das maiores virtudes, e os que andam muito lentamente podem avançar muito mais, se seguirem sempre o caminho reto, do que aqueles que correm e dele se distanciam.

Se você for uma pessoa que busca realmente a verdade, é necessário que ao menos uma vez na vida duvide de todas as coisas, da maneira mais profunda possível.

Toda a filosofia é como uma árvore, cujas raízes são formadas pela metafísica, o tronco pela física e os ramos que saem deste tronco, constituem todas as outras ciências que, ao cabo se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral.

René Descartes
Princípios de Filosofia

Nao existem coisas tão distantes que não sejam alcançadas, nem tão escondidas que não sejam descobertas.

Não é suficiente ter uma boa mente: o principal é usá-la bem.

Muitas vezes a alegria improvisada vale mais do que uma tristeza cuja causa é verdadeira.