Biografia de René Descartes

René Descartes

René du Perron Descartes nasceu em La Hayne, antiga província de Touraine, hoje Descartes, na França, no dia 31 de março de 1596. Filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, proprietário de terras, com o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza. Foi também Conselheiro no Parlamento de Rennes, na vizinha província da Bretanha.

Entre 1604 e 1615, René Descartes estudou no Colégio Jesuíta Royal Henry - Le Grand, que era estabelecido no castelo De La Flèche, doado aos jesuítas pelo rei Henrique IV. Na época o colégio mais prestigiado da França, com o objetivo de treinar as melhores mentes. Em 1615, formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers, mas não exerceu o Direito. Decepcionado com o ensino, que lhe foi ministrado, afirmava que só a matemática demonstrava aquilo que afirma.

Em 1917, Em busca de novos conhecimentos, ingressou no exército do príncipe Maurício de Nassau, na Holanda. Estabeleceu contato com as descobertas recentes da Matemática estudando com o cientista holandês Isaac Beeckman. Aos 22 anos, começa a formular sua "geometria analítica" e seu "método de raciocinar corretamente". Rompeu com a filosofia de Aristóteles, adotada nas academias e, em 1619, propõe uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno.

Em 1937 publica sua principal obra: "O Discurso Sobre o Método", um tratado matemático e filosófico, traduzido para o latim em 1656, na qual apresenta o seu método de raciocínio, "Penso, logo existo", base de toda a sua filosofia e do futuro racionalismo científico.

Em 1644, ele publica uma espécie de manual cartesiano. “Os Princípios de Filosofia”, dedicado à princesa palatina Elisabeth, com quem troca importante correspondência. Em 1649, foi convidado para trabalhar como conselheiro da rainha Cristina, da Suécia, mas faleceu no ano seguinte.

René Descartes faleceu em Estocolmo na Suécia, no dia 11 de fevereiro de 1650.

Acervo: 114 frases e pensamentos de René Descartes.

Frases e Pensamentos de René Descartes

Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.

René Descartes
2.2 mil compartilhamentos

Daria tudo que sei pela metade do que ignoro.

René Descartes
2.4 mil compartilhamentos

Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.

René Descartes
3.1 mil compartilhamentos

Despreza-se um homem que tem ciúmes da mulher, porque isso é testemunho de que ele não ama como deve ser, e de que tem má opinião de si próprio ou dela.

René Descartes
1.3 mil compartilhamentos

Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: todos estão convencidos de que a tem de sobra.

René Descartes
1.6 mil compartilhamentos