Nildo Lage

51 - 75 do total de 97 pensamentos de Nildo Lage

“Nenhum educador,
por mais que tenha habilidades para gerenciar conflitos;
competências para superar transtornos; eficiência na aplicação de conteúdos; habilidades para promover o crescimento humano do seu aluno;
dificilmente alcançará o alvo “formação integral”.
No entanto, pode fazer a diferença na vida desse sonhador aluno que necessita de respeito, orientação e liberdade para descobrir que aprender é um prazer tão indescritível quanto a alegria de ensinar”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“O crime contra a vida vem tirando da família a autoridade de educar com princípios,
pois o alvo não é mais o “ser correto”, e sim o “ser destaque”,
imperando a consangüinidade.
O individualismo delimita territórios, direitos, deveres, transformando o casamento numa união de interesses que dispensa a burocracia jurídica, os protocolos religiosos, a base maior do matrimônio — o amor —, pois o sonho de esposo e esposa como uma só carne se torna apenas a satisfação dos prazeres da carne,
para não terem comprometimento e poderem negociar deveres, compromissos, obrigações... E “valore$”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“A palavra mais bela
é a pronunciada no silêncio
de um olhar”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Muitas pessoas se perdem no próprio mundo, por não conseguirem transitar no sentido traçado entre os dois caminhos mais procurados: O da ambição, que acaricia o ego e o da felicidade, que nina o coração”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“A glória do sábio é reconhecida pela estupidez do idiota que tenta superá-lo e fracassa a cada experiência ”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“A admissão do erro é um alerta de que as nossas atitudes precisam ser revistas”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“O idiota comete dois erros simultaneamente: confiar que sabe tudo e que tem sabedoria o suficiente ao ponto de acreditar que nada mais tem a aprender”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Se quiseres chegar ao alto, sonhe... Busque, lute... Pois o mundo pertence aos que desafiam o irreal.
Mas se pretendes chegar ao cume,
edifique uma vida á base da sabedoria e do conhecimento”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Se o que pretende é uma sociedade de delinqüentes, lança barreiras que impeçam às crianças de terem acesso à escola.
Mas se o que ambiciona é uma sociedade de cidadãos coerentes, através da inserção de conhecimentos, princípios e valores... Incentive-as a lerem bons livros”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Na maioria da vezes, as pessoas que nos provocam perdas, acreditam que estão tirando tudo de nós. Inconscientes de que, o que levam, foram fardos que Deus descartou para facilitar a nossa subida ao pódium”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“ A maior de todas as consciências
É a C O N S C I Ê N C I A de que Deus
É o caminho, a verdade e a vida
E fazer deste caminho, a trilha,
Da verdade, um objetivo
Para que a vida,
Seja uma certeza de vida eterna”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“No ápice da sua ignorância, o homem desconhece o que é viver com sustentabilidade. Pois a cegueira da ambição, o impede de apreciar a vida, ao ponto de destruir a fonte do próprio oxigênio, ao romper, numa atitude irracional, os limites da natureza.
Preservá-la, é reconhecer a importância da existência Através da reciclagem de pensamentos, para que idéias voltadas para a vida, Germinem num terreno onde queimadas, desmatamentos, poluição dos rios, mares... É uma realidade tão cruel... Que as reações da natureza, salientam a sua fúria contra a raça humana”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Pais devem ser a âncora, a rota, a voz e o silêncio. A âncora que ampara, proporciona segurança, estaciona num porto seguro; a rota que conduz ao crescimento humano e pessoal através da experiência; a voz para falar — não para conter, mas para indicar o caminho —; e o silêncio para ouvir os medos, captar as fraquezas, entender as inseguranças e as necessidades de uma criança que necessita de gestos de carinho, palavras de incentivo, atitudes corretivas e calor humano para formar o elo do afeto. Afinal, crescer é tão difícil quanto nascer. Há que se estar pronto para enfrentar os desafios de um novo mundo.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Educar é como a arte de cultivar a terra: estabelece habilidades, competências, atenções especiais, sensibilidade para aprender com o tempo, tirar lições da semente que busca germinar num meio infestado e aprender como preparar o terreno, o momento de semear, de regar... A hora de colher... Se não ficar atento às mudanças, ao tempo da semente, pode perder tudo.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Contender entre si tornou-se hábito, rotina... Uma regra cada vez mais imposta na sociedade do consumo desenfreado, e poucos se preocupam com o amanhã, o futuro das novas gerações, pois é típico da natureza humana viver o hoje, aproveitando o agora como o último instante de celebridade, convertendo, assim, a existência no “1, 2, 3 e já”. Quem não pegou carona no vácuo perdeu a vez, pois o amanhã é um passo tão distante que não deve ser ensaiado, muito menos precipitado. Simplesmente, pode não existir.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“A mente da criança é um universo que absorve tudo à sua volta, um terreno fértil. Se os responsáveis pela sua formação não depositarem uma semente de qualidade, as ervas daninhas dos problemas sociais, familiares e educacionais a transformarão em devoradores de valores.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Educação é a junção de valores, princípios... Contudo, a divisão de deveres entre família, escola, governo e sistema, é o caminho... Se esses elos não se acoplarem, dificilmente seremos vitoriosos, mesmo com professores “embriagados de amor” pela arte de ensinar.”

Nildo Lage

“Se usássemos nós como ponto de partida, aumentaríamos gradativamente as oportunidades de chegarmos ao eu de todos nós, e entenderíamos o quanto temos que buscar para atingir a grandeza de ser — ou, pelo menos, o autoconhecimento — e não termos de pagar um alto preço para aprender que o conhecimento maior pertence ao Ser Maior; tentar atingi-lo é procurar o sobre-humano.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“O maior educador, o tempo, nos ensina que fracassos e conquistas levam às respostas...A explicação é a própria força de vontade para superarmos desafios em nome de uma conquista pessoal, pois o conhecimento se eleva apenas com a grandeza de atos e atitudes, mas, se os propósitos não forem canalizados para germinar valores e promover mudanças, o conhecimento continuará a ser, simplesmente, informações... Informações que se esvairão em vez de evoluírem para a sabedoria, por não terem sido aplicadas a nosso favor.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“A sociedade contemporânea é inteiramente desprovida de conteúdo, pois segue as tendências que se sobrepõem aos deveres. Nesse universo artificial, “nada” tem tanta importância que um gesto contido é motivo de discórdia; um simples olhar torna-se razão de descontentamento; uma palavra é o bastante para despertar a fúria que explode em forma de ódio a ponto de o abstrato tornar-se tudo.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“ O homem, é um insaciável por comodidade e se posiciona em constante estado de alerta à espera da passagem da resposta que promova o conhecimento que proporcione estruturas para a construção de um mundo ideal. Essa fome o instiga a desafiar os limites da ciência, do universo, por acreditar que o científico é a porta de entrada, de saída, o #11;escape... Mas tem o dever de não usar a vida como instrumento de experimentos, fazendo dele uma arma contra a própria vida.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Nossa sociedade converteu-se num covil em que cada membro traça a sua trajetória no seio de um círculo sem propósitos, em que o humano — espécie vulnerável, em constante estado de evolução — tornou-se um artista, experto em maquiar a realidade para dissimular as marcas dos fracassos.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Sobre a nova plataforma familiar, pai não é mais o varão, a autoridade máxima da casa, pois o novo regime igualitário que impera no seio dos lares derrubou a supremacia masculina que não mais domina o território. Marido e mulher se converteram simplesmente em “macho e fêmea” que estão juntos até que os interesses sobrevivam; que opiniões e pontos de vista não entrem na zona de convergência.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“A passividade da escola é de uma dimensão espantosa diante dos problemas sociais, comportamentais e éticos, pois a escola dos meus sonhos se prende a um discurso pedagogicamente correto e pratica ações grosseiramente incorretas, a ponto de ser injusta: não cumpre metas, não busca alternativas e, como na política, nela imperam as falácias, pois há um medo de tomar resoluções drásticas e provocar mudanças”.

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn

“Se a cidadania e a ética não imperarem, a inclusão continuará sendo um mito, como conseqüência de uma escola que prega a profecia de que a criança aprende com a própria experiência, mas, se não cumprir o seu papel de integradora, promovendo o processo ensino-aprendizagem num ambiente agradável, esse crescimento dificilmente acontecerá.”

Nildo Lage
Inserida por pedropaulompn