Napoleão Bonaparte

151 - 164 do total de 164 pensamentos de Napoleão Bonaparte

⁠Um povo que é capaz de dizer tudo, torna-se capaz de fazer tudo.

Napoleão Bonaparte
Napoleon in his own words from the French of Jules Bertaut (1916).

Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, Córsega, no ano de 1769. Aos 10 anos, foi enviado para a França, a fim de estudar em uma escola militar. Muito ligado à carreira militar, Bonaparte ascendeu logo ao posto de tenente da artilharia do exército francês.

Mas foi aos 27 anos que Bonaparte se tornou general, liderando as tropas que lutaram e venceram contra os italianos e os austríacos.

Na França, foi o responsável por uma intensa reforma na política, que o manteve no poder por 15 anos. Em 1799 aplicou o que ficou conhecido como “O Golpe 18 de Brumário”, derrubando os governantes do país e dando início um novo período na história francesa: a Era Napoleônica.

Foi em 1804 que Napoleão se tornou imperador, centralizando todo o poder em suas mãos. Foi responsável, nesse períodos, pela reformulação da forma de governo e pela implementação de novas leis.

Mas sua derrota estava perto. Em 1812, o imperador atacou a Rússia e não foi bem sucedido. O rigoroso inverno russo castigou seus soldados e o fez precisar bater em retirada.

Com essa derrota, Napoleão teve que se exilar na Ilha de Elba. Porém, retornou à França e iniciou o governo chamado de “Governo de cem dias”, que foi interrompido com a derrota de seu exército para os ingleses, na famosa Batalha de Waterloo.

Napoleão Bonaparte voltou para o exílio, dessa vez na Ilha de Santa Helena. Ali morreu, em 5 de maio de 1821.

MULHERES TÊM DUAS ARMAS : COSMÉTICOS E LÁGRIMAS...

⁠...cena de caos constante. O vencedor é aquele que controla o seu caos e o dos seus inimigos".

´´⁠Mulheres não são nada a não ser máquinas para produzir crianças ´´

O pecado está muito mais nos meios do que nos princípios.

Nunca interrompa um inimigo quando ele estiver cometendo um erro

Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir.

⁠Alexandre, César, Carlos Magno e eu fundamos impérios; mas em que base colocamos a criação de nossos gênios? Sobre força. Jesus Cristo fundou um império de amor; e nesta hora milhões de homens morreriam por ele.

Do sublime ao ridículo não há mais que um passo!

Alexandre, César, Carlos Magno e eu próprio criamos impérios. Entretanto, de que dependiam essas realizações de nosso gênio? Da força. Eis a razão de sua tão efêmera existência. Apenas Jesus Cristo ergueu um império sobre o Amor. E é por isso que, até hoje, milhões morreriam por Ele.

Todo homem luta com mais bravura por seus interesses do que por seus direitos.

[o vinho] nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário.

Nas vitórias, é merecido. Nas derrotas, é necessário.

Napoleão Bonaparte

Nota: Sobre o Campagne