Napoleão Bonaparte
Um povo que é capaz de dizer tudo, torna-se capaz de fazer tudo.
Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, Córsega, no ano de 1769. Aos 10 anos, foi enviado para a França, a fim de estudar em uma escola militar. Muito ligado à carreira militar, Bonaparte ascendeu logo ao posto de tenente da artilharia do exército francês.
Mas foi aos 27 anos que Bonaparte se tornou general, liderando as tropas que lutaram e venceram contra os italianos e os austríacos.
Na França, foi o responsável por uma intensa reforma na política, que o manteve no poder por 15 anos. Em 1799 aplicou o que ficou conhecido como “O Golpe 18 de Brumário”, derrubando os governantes do país e dando início um novo período na história francesa: a Era Napoleônica.
Foi em 1804 que Napoleão se tornou imperador, centralizando todo o poder em suas mãos. Foi responsável, nesse períodos, pela reformulação da forma de governo e pela implementação de novas leis.
Mas sua derrota estava perto. Em 1812, o imperador atacou a Rússia e não foi bem sucedido. O rigoroso inverno russo castigou seus soldados e o fez precisar bater em retirada.
Com essa derrota, Napoleão teve que se exilar na Ilha de Elba. Porém, retornou à França e iniciou o governo chamado de “Governo de cem dias”, que foi interrompido com a derrota de seu exército para os ingleses, na famosa Batalha de Waterloo.
Napoleão Bonaparte voltou para o exílio, dessa vez na Ilha de Santa Helena. Ali morreu, em 5 de maio de 1821.
Alexandre, César, Carlos Magno e eu fundamos impérios; mas em que base colocamos a criação de nossos gênios? Sobre força. Jesus Cristo fundou um império de amor; e nesta hora milhões de homens morreriam por ele.
Alexandre, César, Carlos Magno e eu próprio criamos impérios. Entretanto, de que dependiam essas realizações de nosso gênio? Da força. Eis a razão de sua tão efêmera existência. Apenas Jesus Cristo ergueu um império sobre o Amor. E é por isso que, até hoje, milhões morreriam por Ele.