Mestre Eckhart
Quem quiser existir na nudez de sua natureza, livre de toda mediação, deve ter deixado atrás de si toda distinção de pessoa, de forma que seja tão aberto àquele que está longínquo, e a quem nunca tenha visto, quanto à pessoa com a qual se encontra agora, e de quem seja amigo pessoal.
“Na verdade, se alguém renunciasse a um reino ou ao mundo inteiro, mantendo-se fiel a si mesmo, não teria renunciado a absolutamente nada.”
“Aqueles que conseguem viver sem todas as coisas, sem precisar delas, são muito mais abençoados do que aqueles que as possuem em sua necessidade.
A melhor pessoa é aquela que consegue viver sem o que não precisa.”
“Que você encontre grande valor nestas coisas. Você pode chamar Deus de amor, você pode chamar Deus de bondade. Mas o melhor nome para Deus é compaixão.”
“Aqueles para quem Deus não é suficiente são gananciosos.
A recompensa por todas as suas obras deve ser que elas sejam conhecidas por Deus e que você busque Deus nelas.
Que isso sempre lhe seja suficiente.”
“O olho através do qual vejo Deus é o mesmo olho através do qual Deus me vê; meu olho e o olho de Deus são um só olho, um só olho que vê, um só que sabe, um só que ama.”
“Na verdade, é na escuridão que se encontra a luz, então, quando estamos tristes, essa luz é a mais próxima de todas.”
“Algumas pessoas querem ver Deus com os próprios olhos como se fossem uma vaca, e amá-Lo como amam uma vaca — pelo leite, pelo queijo e pelo lucro que isso lhes traz. É assim com aqueles que amam a Deus por riqueza exterior ou conforto interior. Eles não amam a Deus corretamente, quando O amam para seu próprio benefício.”
"Se eu amasse um amigo apenas pelos benefícios que ele me proporciona ou pelo que posso obter dele, meu amor não seria pelo amigo, mas por mim mesmo.
O verdadeiro amor por um amigo nasce da admiração por sua essência, suas virtudes e tudo o que ele é em si.
Somente quando amo meu amigo por quem ele é, sem interesses ou segundas intenções, posso dizer que o amo de verdade."