Josemaría Escrivá

Encontrados 16 pensamentos de Josemaría Escrivá

Não julgues nada pela pequenez dos começos. Uma vez fizeram-me notar que não se
distinguem pelo tamanho as sementes que darão ervas anuais das que vão produzir
árvores centenárias.

Porta-te bem "agora" sem te lembrares do "ontem", que já passou, e sem te preocupares com o "amanhã", que não sabes se chegará para ti.

Amanhã! Algumas vezes, é prudência; muitas vezes, é o advérbio dos vencidos.

Inserida por elaehcarioca

Quando ouvires os aplausos do triunfo, que ressoem também aos teus ouvidos os risos que provocaste com os teus fracassos.

A minha alegria é a minha paz. Nunca poderei ter verdadeira alegria se não tiver paz. E o que é a paz? A paz é consequência da vitória. A paz exige de mim uma contínua luta. Sem luta, não poderei ter paz.

Não se viam as plantas cobertas pela neve. - E o lavrador, dono do campo, comentou jovialmente: "Agora, crescem para dentro". - Pensei em ti; na tua forçosa inactividade - Diz-me: também cresces para dentro?

Inserida por Natxi

A alegria que deves ter não é aquela a que poderíamos chamar fisiológica, de animal sadio, mas uma outra, sobrenatural, que procede de abandonar tudo e de te abandonares a ti mesmo nos braços carinhosos do nosso Pai-Deus.

Inserida por Natxi

Não há alegria? - Então pensa: há um obstáculo entre Deus e eu. - Quase sempre acertarás.

Diz-me, diz-me: isso é uma amizade ou uma algema?

Ter amizade é uma coisa muito nobre, muito grande. Mas a amizade deve levar a ter atuações leais na vida, porque o amigo não pode ser um cúmplice. É-se cúmplice para cometer delitos, coisas vergonhosas. A amizade é para realizar, com outros, coisas boas boas a favor de outras pessoas. Se não, não é verdadeira amizade.

Não queiras ser como aquele catavento dourado do grande edificio; por muito que brilhe e por mais alto que esteja, não conta para a solidez da obra.

- Oxalá sejas sempre como um velho silhar oculto nos alicerces, debaixo da terra, onde ninguém te veja; por ti não desabará a casa.

Inserida por clevia

Sede humildes! Sempre que estiverdes convencidos de que tendes toda a razão, é porque não tendes nenhuma.

Não faças críticas negativas.
Quando não puderes louvar, cala-te.

O que verdadeiramente torna desgraçada uma pessoa - e inclusivamente uma sociedade inteira - é essa procura, ansiosa e egoísta, de bem-estar: esse intento de eliminar tudo o que contraria.

Inserida por MariMakita

Não tenhas inimigos da esquerdase te prejudicaram ou tentaram prejudicar te.
Tenha apenas amigos da direita se te fizeram ou quiseram fazer te be

"A verdadeira virtude não é triste nem antipática, mas amavelmente alegre."