Jean-Jacques Rousseau

126 - 150 do total de 174 pensamentos de Jean-Jacques Rousseau

O que há de mais cruel ainda é que, como todos os progressos da espécie humana não cessam de afastá-la de seu estado primitivo, quanto mais acumulamos conhecimentos, mais nos privamos dos meios de adquirir o mais importante de todos; e, num certo sentido, é de tanto estudar o homem que nos tornamos incapazes de conhecê-lo.

Renunciar a liberdade é renunciar a qualidade do homem.

Nada é mais dessemelhante a mim mesmo que eu mesmo; daí por que seria inútil tentar definir o meu caráter por qualquer outra coisa que não a variedade; a mutabilidade é uma parte integrante de minha mente de um modo tal que minhas crenças se alteram de um momento para outro: algumas vezes sou um sombrio misantropo, em outras me sinto intensamente feliz em meio aos encantos da sociedade e aos prazeres do amor. Há momentos em que sou austero e piedoso[...], então subitamente me torno um franco libertino. [...] Em suma, um protéico, um camaleão e uma mulher são todos criaturas menos mutáveis que eu.

Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante.

"Demonstra a experiência que o homem não pode ser virtuoso sem religião."

“O hábito de me recolher a mim mesmo acabou por me tornar imune aos males que me acossam, e quase me fez perder a memória deles. Desse modo, aprendi com base na minha própria experiência que a fonte da felicidade reside dentro de nós e que não está no poder dos homens fazer com que fique realmente desgostosa uma pessoa determinada a ser feliz. Por quatro ou cinco anos desfrutei regularmente de alegrias interiores que almas gentis e afetuosas encontram numa vida de contemplação.”

Jean-Jacques Rousseau, in Devaneios de um caminhante solitário

Que outra forma de sabedoria é mais importante que a bondade.

Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isto.

A suspensão da autoridade legislativa não a abole; o magistrado que a faz calar não a pode fazer falar, domina-a sem poder representá-la; pode fazer tudo, exceto leis.

Para conhecer os homens é preciso vê-los atuar.

É muito difícil pensar nobremente quando se pensa apenas em viver.

Há no fundo das almas um princípio inato de justiça e de virtude, com o qual nós julgávamos as nossas ações e as dos outros como boas ou más; e é a este princípio que dou o nome de consciência.

O ódio, assim como o amor, torna os seus devotos crédulos.

De que serve procurar a nossa felicidade na opinião dos outros, se podemos encontrá-la em nós mesmos?

Não exijamos o prêmio antes da vitória, nem o salário antes do trabalho

A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos.

A única parte útil da medicina é a higiene; e esta, mais do que ciência, é virtude.

Inserida por AdagioseAforismos

"Enquanto existirem pessoas se esbaldando no supérfluo, haverá muita gente carente do necessário".

O homem é naturalmente bom mas, integrado na sociedade, acaba por deixar-se corromper.

Como o amor não se compra, é infalivelmente morto pelo dinheiro.”

O homem que mais viveu não é o que contou maior número de anos, mas aquele que mais sentiu a vida.

O que sinto ser bom, é bom. O que sinto ser ruim, é ruim.

0 que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo que o tenta e pode alcançar; o que ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.

Os compromissos que nos ligam ao corpo social só são obrigatórios pelo fato de serem mútuos, e é tal sua natureza que, respeitando-os, não é possível trabalhar para outrem sem trabalhar também para si mesmo.

Inserida por Flaio

Não se tem o direito de matar, mesmo para exemplo, senão aquele que não se pode conservar sem perigo.