Ivone Boechat

76 - 100 do total de 109 pensamentos de Ivone Boechat

SOS – misericórdia para as crianças


A sociedade vive sobressaltada, de cabelo em pé, com o resultado do seu próprio estilo de vida. É muito barulho pra todo lado. Aí, a própria família, essa que reclama tanto do incômodo, basta alguém comemorar o aniversário e o barulho é o primeiro convidado a chegar. Nas festas de casamento então, o barulho chega de fraque e cartola. Os convidados, coitados, que imaginavam rever amigos e botar o assunto em dia, nem pensar. Ninguém consegue falar, só se gritar para saber, pelo menos, como o outro vai. Aliás, na primeira chance as pessoas vão saindo, estressadas e frustradas. É para economizar o consumo? É chic? É moda? É claro que um fundo musical na festa é maravilhoso! Mas, por que tanto volume? E não adianta pedir para baixar o som, o profissional contratado, o dj, tem poder; manda na festa e você pode morrer fuzilado com uma guitarra apontada para o seu ouvido que ninguém socorre ninguém.

Por onde anda a educação?

As crianças não escapam dessa maluquice de botar o som em último volume nas comemorações, pasmem, a partir de um ano de vida! Mas reparem como os pimpolhos homenageados se comportam na festa: desesperados, choram, querem tirar a roupa, os sapatos, os penduricalhos do cabelo, e geralmente os avós ou algum voluntário bom samaritano sai com a vítima aos farrapos, para dar uma volta lá fora, onde o aniversariante acaba dormindo, aliviado, longe dessa zoeira horrorosa! É um caos! Enquanto isso, uma nuvem de sofredores de tenra idade se esforçam para ficar na festa, anestesiados pela esperança de ganhar os brindes. Ufa! Que sacrifício! A maioria chega a casa e haja mecanismos para baixar a overdose de adrenalina.


A Escola não pode de maneira nenhuma se omitir na educação sobre o uso inteligente do som.

Os profissionais têm também que baixar o volume dos equipamentos utilizados nas aulas. É um horror! Os professores devem reduzir o volume da voz. Por que gritar tanto assim? Numa conversa normal, com pessoas educadas falando, o decibelímetro marca 30, 35 decibeis! Imagina o incomodo de quem é obrigado a participar de uma aula com 60 decibéis ou mais dos professores que só gritam? O resultado é este que se registra: de cada cinco crianças, nas três primeiras séries do ensino fundamental, somente uma é capaz de ler e entender uma frase escrita! É só porque o professor grita? Não! Claro que não, mas que a gritaria interfere, ah! Interfere, sim.

“O excesso de ruído causa na massa cinzenta um estímulo desnecessário, que a deixa acelerada, sem motivo. Ficamos em alerta, como se estivéssemos em perigo", explica Fernando Pimentel de Souza, neurofisiologista da Universidade Federal de Minas Gerais. Isso significa produção em excesso de cortisol, o hormônio do estresse, em picos estratosféricos, no organismo. "É uma estratégia de defesa, que o próprio cérebro, agredido, articula", justifica o psicólogo Esdras Vasconcellos, da Universidade de São Paulo. Faz sentido, por se tratar de uma reação que prepara o corpo para se proteger de um possível problema”.

“O ouvido é o único sentido que jamais descansa, sequer durante o sono. Com isso, os ruídos urbanos são motivos a que, durante o sono, o cérebro não descanse como as leis da natureza exigem. Desta forma, o problema dos ruídos excessivos não é apenas de gostar ou não, é, nos dias que correm, uma questão de saúde, a que o Direito não pode ficar indiferente”.
Leia mais: http://jus.com.br/artigos/5261/poluicao-sonora-como-crime-ambiental#ixzz3niGlnwid
.
Excesso de som altera a química cerebral: barulho excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, recreio da escola, festas, reuniões, etc. “A Escola localizada no centro nervoso das cidades tem o ensino prejudicado. Pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, ao avaliar os efeitos do som do trânsito diurno em alunos do 7º ano, chegaram à conclusão que alunos que estudam em escolas localizadas em áreas de tráfego intenso tiveram pior resultado nos testes de leitura - uma defasagem de sete meses - em relação às turmas de instituições situadas em áreas mais silenciosas”.

Então, mãos à obra: família, escola, igrejas, amigos, todo mundo; baixem o volume do som! Use-o, com inteligência!

Inserida por IvoneBoechat

A bateria foi criada como instrumento para dar ritmo, não foi para ninguém se vingar.

Inserida por IvoneBoechat

Pastor Emiliano Boechat de Oliveira



Emiliano Boechat de Oliveira é natural de Itaperuna-RJ, filho de Balbino Paulo de Oliveira e Paula Boechat de Oliveira. Quando era jovem trabalhava nas microempresas da família. Era músico; tocava clarinete na tradicional Banda de Música da cidade, junto de seu pai, Balbino e de seu irmão, Adalto. Sua família era católica e o sonho de sua mãe era que um de seus filhos se preparasse para ser padre.
Em 1933, aos 23 anos, ao passar na porta da Primeira Igreja Batista de Itaperuna, o jovem Emiliano ouviu um lindo hino cantado pela Igreja. Parou e ficou ouvindo o culto da janela, mas foi tocado definitivamente e isto mudou radicalmente o rumo de sua vida. Dias depois, numa viagem a Aperibé, ganhou uma Bíblia de presente e este livro nunca mais deixou de ser o seu livro de cabeceira. Começou a ler, capítulo por capítulo, juntamente com seu irmão, Clério.
No dia 12 de novembro de 1933 foi batizado nas águas do rio Muriaé pelo pastor Antídio de Souza, pastor da Igreja Batista. Seu irmão, Clério, foi batizado também.
Ambos queriam ser pastores. Foram à cidade Campos onde conheceram o pastor João Barreto da Silva. O missionário, Dr. A.B.Christie estava lá, então foram convidados para estudar no Colégio Batista Fluminense, iniciando-se assim uma grande amizade com esses dois homens de Deus. Tornaram-se alunos do Colégio Batista. Passaram a frequentar a congregação da Igreja Batista (mais tarde, Segunda Igreja Batista de Campos). O jovem Emiliano foi nomeado superintendente da Escola Bíblica Dominical e iniciou suas atividades evangelísticas na cidade de Campos, depois em Aperibé e Pureza.
Em 1936, realizou-se um grande evento na Primeira Igreja Batista de Bom Jesus do Itabapoana. Dr. A. B. Christie estava presente, dentre outros grandes líderes, evangelistas e pastores, sempre incentivando e convocando jovens para o evangelismo. Em 1938 Emiliano ingressou no Instituto Teológico Batista de Italva e ali foi informado pelos colegas de turma sobre o campo missionário em Santo Aleixo-Magé: “muito a se fazer”. Nesse ano recebeu o convite de duas igrejas para trabalhar, efetivamente, como evangelista e consultou ao seu amigo, pai na fé e professor, Dr. A. B. Christie:
- Santo Aleixo ou Italva?
O experimentado servo do Senhor não hesitou:
- Você já perguntou pra Deus?
Após um período de oração, o jovem Emiliano se decidiu a aceitar o convite para ser evangelista, integrando-se à equipe de obreiros do missionário, disposto a ir, em 1939, para Santo Aleixo-Magé, RJ. Até a volta do Dr.A.B. Christie para os Estados Unidos, caminharam par e passo até o fim.
Clério Boechat seguiu para Maricá, assumiu a Igreja, pastoreou e ajudou a fundar muitas outras igrejas e foi pastor por mais de 60 anos.
Em 1946, Pastor Emiliano foi consagrado e empossado na Igreja Batista Central de Santo Aleixo, onde permaneceu até 1968. Nesse período pastoreou a Primeira Igreja Batista de Guapimirim e Primeira Igreja Batista de Catimbau Pequeno.
Pastor Emiliano casou-se com Zilma Azeredo Boechat e tiveram seis filhos: Ivone, Zilda, Sérgio Paulo, Roberto Judson, Vera Lúcia e Márcio.
Em 1947 pastor Emiliano foi eleito vereador para a Câmara de Magé, onde exerceu a vice-presidência e conseguiu a aprovação de importantes projetos que muito beneficiaram o Município.

Dentre as grandes realizações como pastor estão a fundação da Escola Batista A.B. Christie, aquisição de um grande patrimônio para a Igreja, a construção do belo templo, a implantação de cultos evangelísticos em todos os bairros da cidade, nas praças, na cadeia pública de Magé (com muitas conversões) a retransmissão do Programa de Rádio A Pátria para Cristo pelo alto-falante da Igreja, a organização dos corais Infantil, coral Oficial e o das Senhoras. Grandes conferências evangelísticas foram realizadas durante todo o ministério.

Na década de 70, já bem doente, ainda pastoreou a Primeira Igreja Batista de Parada Angélica, Duque de Caxias-RJ

Em 1990, pastor Emiliano descansou das lutas do ministério de 50 anos.

“Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes”. Hebreus, 6:10.

Inserida por IvoneBoechat

Prioridades

Perfume da manhã,
colorido das flores,
milagre da vida,
principalmente, vida;
água cristalina,
multiplicidade de cores,
possibilidade de amores,
chuva chorando neblina,
amor,
principalmente, amor;
céu,
mar,
abrigo,
abraço,
amigo,
principalmente,
amigo.

Inserida por IvoneBoechat

Prioridades I

Flor,
fogo,
afago,
afeto.
amigo predileto,
amor...
caminho,
carinho,
calor,
ninho,
esperança,
esplendor...
ninguém sozinho,
crença,
criança,
paz,
flor,
fogo,
afago,
afeto,
amigo predileto,
amor.

Inserida por IvoneBoechat

Destruição, não!


Não impeça que os pássaros voem
na direção que quiserem,
não interrompa seu canto,
não destrua seus ninhos
que se escondem pelos ares;
não faça muralhas no manto
onde os rios desfilam
na direção dos mares,
eles são os primeiros habitantes
do Planeta;
plante árvores, economize água,
acenda a luz,
não se esqueça de apagá-la,
a vida é linda,
a Terra está clamando ainda,
à procura de
quem possa
amá-la.

Amigo ou inimigo


Meu melhor amigo sou eu,
meu pior inimigo sou eu também,
quando me coloco rainha no apogeu
ou me rebaixo a ninguém.

Meu melhor amigo sou eu,
meu pior inimigo sou eu também,
quando me perdoo por faltas que convém
ou penso que a esperança já morreu.

Meu melhor amigo sou eu,
meu pior inimigo sou eu também,
quando vivo sinceramente o que deu
ou me anulo, pra tudo digo amém.

Inserida por IvoneBoechat

Inimigo é um parceiro da inveja que se destacou no confronto.

Inserida por IvoneBoechat

José- modelo de marido

O mundo moderno tem requerido da mulher o exercício de tantas atividades que, para a mulher casada, somente a companhia de um grande homem permite que desafios quase desumanos sejam enfrentados e vencidos.
Como Maria, mãe de Jesus, poderia submeter-se, plenamente, à vontade de Deus, se não tivesse ao seu lado, José, “homem justo”?
É comovente a participação de “homens justos” que se têm multiplicado, ao redor de mulheres extraordinárias, em comandos fantásticos, ainda hoje.
Precisa-se, urgentemente, de maridos tipo José. Sem sombra de dúvida, eles estão espalhados por todo canto, amparando o ministério para o qual foram chamados e, obedientes à voz do Senhor, cumprem sua missão.
Todavia, sabe-se que carreiras brilhantes, têm sido interrompidas, dentro mesmo das igrejas ou na sociedade, porque, mulheres de grande competência não encontraram o seu “José”.
Ser um marido, assim, tão especial, não significa ser um palerma, submisso, subserviente. Deus não criou o lar, onde um fosse estrela e o outro, rejeitado. Não!
É difícil determinar, atualmente, qual é a função feminina ou a masculina, em casa ou lá fora. Na interação do dia-a-dia, quando o pai desempenha, tantas vezes, o papel de mãe e, quando as estatísticas revelam a mulher no patrocínio dos lares, lutando pela sobrevivência da família, só mesmo, a total submissão do casal e dos filhos, uns aos outros, na presença do Senhor.
Quando o Apóstolo Paulo descreveu o perfil da mulher, escrevendo aos Efésios, no capítulo cinco, sua recomendação é clara, mas distorções, ao sabor do machismo, colocam a mulher em posição inferior pelo imperativo: “submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor”. Justamente, a palavra Senhor aparece com letra maiúscula e não minúscula, como alguns a lêem, desejando diminuir o status feminino.
Felizmente, quando Cristo é o Senhor dos senhores nos lares, não há escravo nem livre, há pessoas submissas somente a Ele e não importam as diferenças salariais, sociais, de poder, porque “o que se gloriar, glorie-se nisto, em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça sobre a terra”.
(Jer. 9:23).

Inserida por IvoneBoechat

Grupo social


O grupo não é uma simples soma de indivíduos, é um conjunto que nasce, adquire a própria individualidade, evolui. Quanto mais diferentes os indivíduos, mais possibilidades têm de compartilhar uns com os outros das suas experiências. Os iguais podem se atropelar. Quando se tem consciência disto, o grupo sai fortalecido pela troca e pela participação de cada um no crescimento do outro. Do contrário, vão contribuindo para que o ambiente se transforme num palco de "estrelas" e "rejeitados".
Viver em grupo é, fundamentalmente, importante para o homem. Conviver é uma aprendizagem que deve ser desenvolvida, quanto mais cedo melhor!
A postura dos integrantes do grupo deve estar pautada, primeiramente, na humildade, porque a participação de cada um é importante,
A vida em grupo sempre beneficiou a sociedade, ainda mais quando o respeito é incentivado pela educação. Freud concluiu que “aprender a jogar na infância prepara para jogar na vida adulta e principalmente ensina a perder!”
A convivência estimula o conhecimento, colocando erros e acertos a serviço do fortalecimento moral dos integrantes de um grupo, selecionando as atitudes que certamente darão subsídios necessários à formação de um grupo forte e unido que deve ser a base do crescimento.
Michel Quoist, no seu livro Poemas para rezar, diz que "Em volta dos buracos os arames dão-se as mãos. Para não romper a roda, apertam com muita força o punho do companheiro: e assim é que, com buracos, conseguem fazer uma cerca". Sugere ainda uma oração para o grupo:
"Senhor, na minha vida há uma porção de buracos. Há vazios também na vida dos meus vizinhos, mas se quiserem, vamos dar-nos as mãos, apertar bem com força e, juntos, fazer um belo rolo de tela para arrumar o paraíso".

Inserida por IvoneBoechat

Milagre


Senhor,
tem misericórdia de nós,
há tanto tempo
sangrando,
arrastando pelo chão,
na aflição de tocar os teus pés,
na certeza de alcançar
um milagre;
sabemos
que não estamos sós,
continuamos orando,
clamando,
suportando o coração
azedo como vinagre;
não vamos desistir,
estamos firmados
no teu amor;
os teus olhos sempre
se voltaram
para atender a alguém
que orou aqui fora,
escuta o nosso choro, Senhor,
enche-nos de força e coragem
para esperar a Sua hora.

Inserida por IvoneBoechat

Magé- 450 anos

Magé nasceu num berço aconchegante no leito dos rios, numa esteira verde, entre botões de flores, recostada nas montanhas, contemplando as cachoeiras pássaros, vales e palmeiras.
Magé, sangue indígena, raça guerreira, história linda da resistência humana,dnados vencedores... adotada e rejeitada por conquistadores históricos, cresceu sem nenhum complexo de inferioridade ou rejeição. Magé é filha do coração.
Magé é Magé por opção. Aprendeu a conviver, desde menina com todo tipo de decepção, o que não impediu nem impedirá que ultrapasse os desafios do crescimento rumo à liberdade: aos que a feriram no passado - perdão.
Magé, terra enriquecida pelo suor e a lágrima de seus filhos, onde jamais se ouviu o canto da desistência. As ideias diversificadas e as ideologias apenas são o palco onde atores de todas as filosofias se abraçam quando a cortina se fecha ao final da representação. Somos todos iguais, só pensamos diferente.
Magé acende a luz de sua luta nas manhãs resplandecentes e se recolhe ao por do mais lindo sol, cheio de brilho e calor, que nasce e se põe todos dos dias, quando o Dedo de Deus pede silêncio aos seus filhos para orar. É tempo de agradecer. Magé tem um altar ecológico e se curva para louvar a Deus. É tempo de gratidão: 450 anos de fé.
Magé homenageia a família que vive, confia e trabalha em suas tribos pacíficas, de mãos entrelaçadas, enfeitando a aldeia para construir e esperar o progresso, que espera um dia alcançar, até que ouçam o grito ecoando no corredor de tantas e outras necessidades:
- Universidade para todos
- reconstrução da estrada de ferro que liga Mauá a Petrópolis - ativando o turismo intermunicipal;
- construção de um hospital a altura das necessidades do povo;
- construção da escola que atenda às crianças com necessidades especiais;
- Centro de Artes
-Teatro
Ah! Magé, como você é linda, há 450 anos fazendo artes!

Inserida por IvoneBoechat

Dez mandamentos da visita


1- Jamais visite qualquer pessoa sem convite, com dia e hora marcados. Respeite a agenda.
2- A duração de uma visita se encerra no momento em que o assunto começa a se esfarelar. Não prorrogue o tempo. Você não é um entregador de fofoca in delivery.
3- Nunca se apresente pra ajudar a fazer qualquer coisa na cozinha sem ser convidado.
4- Nunca abra a porta da geladeira ou de armários. É invasão de privacidade.
5- Jamais ande atrás das pessoas visitadas pra lá e pra cá pelo interior da casa, seja discreto.
6- Nunca peça um pedaço de nada para levar para casa, a não ser que os anfitriões cortem o pedaço, embrulhe e lhe ofereça. Se for num pote, devolva-o.
7- Nunca se empolgue com assuntos polêmicos em oposição aos anfitriões. Evite discussões acaloradas. A melhor coisa do mundo é visitar e ser visitado, é um grande exercício de ética.
8- Converse assuntos mais leves, não se detenha nas estatísticas da violência ou da política que envergonha o Brasil. Seja moderador.
9- Se a visita for a alguém doente, seja breve, leve uma palavra de conforto, um texto bonito de encorajamento, uma oração, se a pessoa doente concordar.
10-A melhor visita do mundo é aquela que se encerra assim: Já vai? Passou tão rápido! Volte mais vezes, obrigada, sua presença faz muito bem.

Maria- mãe do amor

Quem conseguiu avaliar a fé e o privilégio de Maria no exercício da sagrada missão?

Quem pode definir a ternura de Maria, dedicando-se à gloriosa tarefa de abrigar no seu ventre o mais perfeito Amor-Senhor Jesus ?

Quem jamais poderá desvendar o segredo de Deus na seleção de Maria para compor o cenário de tamanha divindade?

A mulher admirável que dignificou a todas as mulheres tem

> um caminho glorioso planejado por Deus
> a bondade de todas as mães
> o ventre abençoado, com as marcas e o segredo do impossível.

Maria de mãos postas, elevando a súplica da solidariedade, da bondade- simplesmente, Maria, o resumo de todas as marias.

Uma flor nasceu ao pé da cruz, exalando o perfume do consolo, do afeto, do abrigo- Maria, mãe do Amor!


Um coração terno, meigo, companheiro; olhar bondoso, um discurso tão suave, com tanta alegria, simplesmente, Maria.

Maria reuniu na própria alma:
bondade, pureza, fé, simplicidade, submissão e o amor que fizeram dela o modelo mais bonito de Mulher.

“E o anjo disse-lhe:
Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra”...
Lc 1:35

Maria -a bem aventurada - serva do Senhor, como ela mesmo disse: “Eis aqui a serva do Senhor; que se realize em mim tudo conforme a tua palavra!” Lucas 1:38
Jesus é o Senhor: "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória pois a ele eternamente. Amém" Romanos 11:36

Inserida por IvoneBoechat

Prece de fim de ano

Senhor,
não vivi
o tempo do Ano Velho,
com a devida inteligência,
devo confessar,
gastei dias
abençoados demais
me equilibrando
nos vários empecilhos
da incompetência,
nos vendavais
da concorrência,
no medo de tropeçar.
Senhor,
dá-me outro Ano Novo,
sei que não mereço,
não aprendi a ficar mudo
nas adversidades
e provocações
pelo caminho,
nem sei como viver as novidades
sem chorar;
reconheço, a pequenina força,
se lutar sozinho,
sem orações,
não percebo tudo,
prometo melhorar
e nem um dia
me afastar do altar.

Inserida por IvoneBoechat

Papai

Ivone Boechat

A maior homenagem
que se faz ao pai
é tomar posse da herança
de amor que ele deixou
nas marcas da luta
que teve de enfrentar
pra você sobreviver ;
erros, excessos, exigências,
qualquer lembrança da história
que o passado nem alcança?
Guarde só o que foi bom
na memória;
o pai
é um gigante de pé;
depois que pisou
nas brasas
da ansiedade,
fingiu que foi
embora,
mas vive presente
na saudade,
na lição de fé.

Inserida por IvoneBoechat

Perdoe seu filho

Ivone Boechat

Quem amou o pai como devia,
ou quem, em vida, o reconheceu
anjo da guarda
e a importância que ele tinha,
durante o longo trecho da via
na jornada?
Quem abraçou o pai, como podia,
ou quem demonstrou a ele
o grande amor que merecia,
quando o amparava
com a própria mão,
no dia-a-dia?
Seja então o pai quase perfeito,
perdoe seus filhos pelos erros
de omissão!

Inserida por IvoneBoechat

Amor próprio


O pensamento
é um barco à deriva,
solto nas ondas da vida,
procurando a luz
do farol;
quando se
balançam
preconceitos
cada qual rema
do seu jeito,
seguindo o calor
do próprio sol;
nuvens da dúvida,
da desistência,
da incerteza,
desorientam,
o medo, às vezes,
seduz.
Não!
deixe que brilhe
mais forte
sua luz;
segue em frente,
não reme
na direção da morte,
não se atole nessa
lama interior,
seja você mesmo,
pra viver a experiência
mais forte
do seu próprio amor.

Inserida por IvoneBoechat

Frases de Ivone Boechat

1- É preciso multiplicar as placas de advertência na estrada da vida para lembrar aos passageiros que viver é um privilégio. Ivone Boechat

2- Quando se alfabetizam as emoções, a leitura da realidade da vida vai traduzindo a oportunidade de ser feliz. Ivone Boechat

3- Seu caminho e suas metas são a mesma coisa. A felicidade é o resultado de suas decisões. Ivone Boechat
4-

5- A felicidade dependerá sempre da sua quantidade de dependências. Ivone Boechat

7- Lembre-se: você é a sua melhor obra de arte e pode ser recriada e retocada todo dia. Ivone Boechat

8- Há pessoas que nascem de um sonho e vivem refém de pesadelos. É possível desviar-se da fatalidade retornando pela curva da esperança. Ivone Boechat

09- O ser humano é um pouco criança quando sonha, um pouco adolescente na audácia, bastante adulto, ao equilibrar-se entre o sonho e a audácia. Ivone Boechat

10- A solidão é a madrugada de um sonho que não teve a coragem de amanhecer. Ivone Boechat

11- Uns adotam a infelicidade como bandeira de destaque. Ivone Boechat

12- A música popular brasileira tem um farto arquivo da insensatez humana. Ivone Boechat

13- Ciúme não é irmão gêmeo do amor; ciúme é insegurança. Ivone Boechat

14-Felicidade é um tema que deve ser obrigatoriamente incluído no programa das disciplinas da Escola, em todos os cursos. Felicidade é inteligência. Ivone Boechat

15 Toda relação positiva é uma relação de amor. Ivone Boechat


16- O homem feliz é passageiro da viagem que o levará à terra prometida pelo próprio sonho. Ivone Boechat

17- Já pensou em morar 24:00h com uma pessoa, sem gostar dela ? Pois é, você mora com você! Ivone Boechat

18- Onde mora a felicidade ? Um dia a felicidade mora num gesto de caridade, no outro, no sorriso da criança, sempre visita a bondade, passa todos os dias pela casa da fé; vive de pernas para o ar contemplando a natureza; não sai nunca do coração da mãe. Ivone Boechat

19- Amai-vos uns aos outros está na última moda. Além da recomendação bíblica, amar é uma questão de sobrevivência. Ivone Boechat


20- A felicidade não pode estar em nada que esteja fora de você. Ivone Boechat

21- Não se deixe encantar pelos viciados em sofrimento. Ivone Boechat

22- Jamais coloque no diminutivo as bênçãos recebidas: filhinho, salariozinho, carrinho, festinha, casinha, maridinho, etc... Ivone Boechat

23- Nenhuma vida será grande, enquanto não for orientada, disciplinada, consagrada. Ivone Boechat

24- Se você não sabe o que vai fazer, não adianta fazer tanto esforço. Ivone Boechat


25- O que faz a diferença entre as pessoas é a interpretação que ela dá aos fatos e isto você pode mudar. Ivone Boechat

26- Conformismo é uma ferrugem tão forte que pode corroer a capacidade de luta. Ivone Boechat


27- Viver feliz é aperfeiçoar-se, como operário na construção da paz; como gari descartando os lixos emocionais de ontem. Ivone Boechat

28- Viver é se aproximar e ao mesmo tempo livrar-se de si mesmo: das angústias e egoísmos. Ivone Boechat

Inserida por IvoneBoechat

Andorinhas


Andorinhas
sobrevoam
espaço fugidio,
levando
conforto e carinho,
ao arrepio
da solidão...
procuram
lugar seguro
para o ninho,
abraçam
outra andorinha
pra fazer
verão.

Inserida por IvoneBoechat

Estrela da manhã


Mistérios no ar,
arrepios no espaço,
sensações de tristeza e alegria,
sol brincando de mormaço,
zombando à beira mar...
de repente,
a estrela da manhã,
transborda a covardia
de tanta beleza
na luz envolvente do seu dia-a-dia...
ela pisca namorando
o universo, toda pura,
brilha,
passeia,
faz versos na trilha,
tonteia de ternura.

Mulher, esperança

Mulher,
esperança existe,
se esforce pra desviar os olhos
dos pequeninos filhos
desta sujeira triste
dos maus políticos
que nos deixa maltrapilhos...
nunca tire a esperança
do menino,
levante-se em oração,
cante um hino,
grite amém,
com fé e voz,
diga a seu filho que tem jeito,
não se desfaleça você também,
é preciso descobrir o Brasil
que existe em nós....

Inserida por IvoneBoechat

Santo Aleixo é um santo lugar,
ao pé do altar de dois rios,
montanhas e cascatas ao luar,
abraçam seus filhos esguios.

Inserida por IvoneBoechat

Santo Aleixo

Sob asas de montanhas
desse lugar mitológico,
entrecortado de rios,
o Senhor edificou
um santuário ecológico...
nas trilhas, pegadas de luta
dos que semearam ali...
esse campus pedagógico,
com tantos encantos e brilhos,
tem esculpido nas rochas
o perfil de seus filhos.

Inserida por IvoneBoechat

Tributo à Memória de Santo Aleixo

Quando o Senhor fez o desenho de Santo Aleixo, usou preciosos recursos naturais. Montou rios, cachoeiras, córregos, cascatas: com suas mãos contornou as montanhas e não poupou detalhes nos recortes assincrônicos.

Os vales de Santo Aleixo têm um carpete de variados tons de verde! Deu muito trabalho, porque não estava sendo feita uma cidade somente; Ele selecionava plantas e flores para a preservação da beleza natural! Depois, no silêncio da criação, testou o canto dos pássaros, tingiu begônias, variou nas samambaias... Gravou a assinatura digital do Dedo de Deus. “E viu Deus que era bom.”

É tão elegante romântico e discreto o encontro dos rios, tanto na calmaria como na enchente deles, num abraço ofegante de águas e pedras. Eles não se importam com o chuveiro de respingos nos entornos, porque é um prazer a mais sair batizando tudo ao redor.

Viver em Santo Aleixo é desfrutar diariamente do encontro de dois grandes fenômenos: o milagre da distância do barulho efervescente dos caldeirões sufocantes e o conforto da proximidade com as cidades serranas que emolduram. A natureza é cúmplice...

Santo Aleixo é seara onde se planta e colhe talentos. É palco para a gravação de comerciais de TV, grandes filmes, apresentação de atores, autores, jornalistas, mestres tecelões, cantores, atletas, escritores, poetas: gente que brilha! Aqui os Frutos da Terra resplandeceram e abriram espaço para semear.

Mário Rossi, um dos maiores compositores do Brasil, foi contramestre na Fábrica de Andorinhas, durante quatro anos. Foi a Santo Aleixo buscar inspiração para compor mais de 150 belas canções que foram gravadas por Vicente Celestino, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, Anjos do Inferno, Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Odete Amaral, Ângela Maria e muitos outros. Ao compor O destino desfolhou, tão bela é a música, que entusiasmou milhares de acordeonistas da geração dos anos 60 pelo Brasil a fora.

Armando Viana e sua esposa Marie Louise Matos, grandes artistas plásticos, fixaram residência em Santo Aleixo, durante muitos anos e ali, extasiados com a deslumbrante beleza, deixaram o acervo precioso que se expõe nos mais importantes espaços culturais do mundo.

Santo Aleixo provou que seus filhos, mesmo aqueles cujos nomes não constam da lista registrada dos ilustres, não fugiram à luta. Trabalharam 20, 30 anos, de pé, anos e anos, criaram seus filhos, com a maior dignidade e honraram com sua biografia a galeria dos homens de bem.

Escrever sobre Santo Aleixo é homenagear nossos pais!

Inserida por IvoneBoechat