Immanuel Kant

76 - 100 do total de 113 pensamentos de Immanuel Kant

A partir do dia em que o homem começa a falar em primeira pessoa, ele passa a pôr seu querido eu na frente de tudo, e o Egoísmo progride incessantemente, sub-reptícia ou abertamente.

A Ignorância é inculpável nas coisas cujo conhecimento ultrapassa o horizonte comum, mas é culpável nas coisas cujo saber é necessário e atingível.

Existem almas, que são por sua própria natureza tão generosas que encontram um prazer interior em espalhar a felicidade ao redor de si e se regozijam na satisfação sentida pelos demais quando percebem que esta foi o resultado de suas próprias ações.

Age somente segundo uma máxima tal que possas querer ao mesmo tempo que se torne uma lei universal.

Para ser, fazer.

Se não ama, faça como se amasse.

Tudo tem um ou um preço ou uma dignidade. Pode-se substituir o que tem um preço por seu equivalente; em contrapartida, o que não tem preço – portanto, o que não tem equivalente – é o que possui uma dignidade.

Immanuel Kant
In Fundamentação da metafísica dos costumes (1785)

Experiência é percepção compreendida.

Pensamentos sem conteúdo são vazios; intuições sem conceitos são cegas... somente a partir de sua união pode surgir a cognição.

Não há virtude tão forte que esteja a salvo da tentação.

A razão humana é atormentada por questões que não pode rejeitar, mas também não pode resolver

Duas coisas enchem o ânimo de admiração e respeito, sempre novos e crescentes, quanto com mais freqüência e aplicação se ocupa delas a reflexão: o céu estrelado sobre nós e a lei moral dentro de mim.

"A educação é o desenvolvimento no homem de toda a perfeição de que sua natureza é capaz."

As qualidades sublimes infundem respeito; as belas amor.

"Não se pode aprender filosofia, tão só se pode aprender a filosofar."

"A liberdade é aquela faculdade que aumenta a utilidade de todas as demais faculdades."

"Voltaire disse que o céu nos tinha dado duas coisas para equilibrar as numerosas desgraças da vida: a esperança e o sonho. Podia ter acrescentado o riso."

"O direito é a coação universal que protege a liberdade de todos."

"O Estado cumpre o seu objetivo quando assegura a liberdade de todos."

"A religião é o reconhecimento de todos os nossos deveres como preceitos divinos."

"Como o caminho terreno está semeado de espinhos, Deus deu ao homem três dons: o sorriso, o sonho e a esperança."

"É absolutamente necessário persuadir-se da existência de Deus; mas não é necessário demonstrar que Deus existe."

"Mesmo que tenhas tempo para viajar, dons para os estudos e a esperança de fazer descobertas, casa-te do mesmo modo. Tu não te arrependerás, ainda que isso te impeça de conheceres todo o globo terrestre, de te exprimires em muitas línguas e de compreenderes o espaço celeste; pois o casamento é e continuará a ser a viagem da descoberta mais importante que o homem pode empreender; qualquer outro conhecimento da vida, comparado ao de um homem casado, é superficial, pois ele e só ele penetrou verdadeiramente na existência."

A morte, ninguém pode experimentá-la em si mesma (pois experimentar é da alçada da vida), só é possível percebê-la nos outros.

"A moral conduz, pois, inevitavelmente à religião; por esta estende-se, fora do homem, à ideia de um legislador moral poderoso, em cuja vontade é fim último (da criação do mundo) aquilo que, ao mesmo tempo, pode e deve ser o fim último do homem"