Ievguêni Zamiátin

Encontrados 10 pensamentos de Ievguêni Zamiátin

Não existe revolução final, as revoluções são infinitas.

É claro que ser original significa ser diferente dos outros. Por consequência, ser original é o mesmo que violar a uniformidade.

É evidente que toda a história da humanidade é uma história de transição de uma forma de vida nômade para outra, cada vez mais sedentária. Ainda não encontramos uma solução absolutamente exata para a felicidade.

O único meio de livrar uma pessoa do crime é livrá-la da liberdade.

– Odeio a névoa. Tenho medo dela.
– Quer dizer que você a adora. Tem medo porque é mais forte que você, odeia porque tem medo, adora porque não pode submetê-la a você. É que só se pode amar o insubmisso.

As crianças são os únicos filósofos valentes. E filósofos valentes são necessariamente crianças. E é exatamente assim, como as crianças, devemos sempre perguntar: e depois?

O ser humano é como um romance: até a última página você não sabe como acabará. Se não fosse assim, nem valia a pena ler...

Por que você pensa que as bobagens são coisas ruins? Se a tolice humana fosse nutrida e cultivada ao longo dos séculos da mesma maneira que a inteligência, talvez conseguíssemos dela algo extraordinariamente precioso.

Inserida por pensador

A humildade é uma virtude, e o orgulho é um vício, e que nós é divino, e eu é diabólico.

Vivo consciente de mim mesmo. Mas, de fato, apenas são conscientes de si e reconhecem a própria individualidade um olho com um cisco, um dedo machucado, um dente doendo. Olhos, dedos e dentes saudáveis ─ eles parecem não existir.