Henry David Thoreau
Que tipo de filósofos somos, que não sabemos absolutamente nada sobre a origem e o destino dos gatos?
A grande maioria dos homens serve ao Estado desse modo, não como homens propriamente, mas como máquinas, com seus corpos.
Qual é, hoje, a cotação de um homem honesto e de um patriota? Eles hesitam, e lamentam, e às vezes suplicam, mas não fazem nada a sério ou que seja eficaz. Esperarão, bem dispostos, que outros remediem o mal, para que não precisem mais lamentar.
O homem rico está sempre vendido à instituição que o faz rico.
A palavra escrita é a melhor relíquia. É algo ao mesmo tempo mais íntimo de nós e mais universal que qualquer outra obra de arte.
Os livros devem ser lidos com a deliberação e a reserva com que foram escritos.
Nenhum esforço das pernas pode trazer duas mentes mais perto uma da outra.
Cada caminho a não ser o seu é o caminho do destino. Mantenha seu próprio caminho, então.
Toda mudança é um milagre a ser contemplado; mas é um milagre que ocorre a todo instante.
Os homens trabalham sob engano. O que o homem tem de melhor logo se mistura à terra para se transformar em adubo. Por um destino ilusório, geralmente chamado de necessidade, eles se dedicam, como diz um velho livro, a acumular tesouros que serão roídos pelas traças e pela ferrugem e roubados pelos ladrões. É uma vida de tolo, como vão descobrir quando chegarem ao final dela, ou talvez antes.
Qual é a utilidade de uma casa, se não há um planeta tolerável onde possamos colocá-la?
nem toda lei é justa e, se obedeço a leis injustas, sou também culpado pela perversidade do sistema.
Acredito que todo homem que algum dia se empenhou seriamente em preservar ao máximo suas faculdades poéticas ou mais elevadas teve uma especial propensão em se abster de alimentos de origem animal.
A energia gerativa, que, quando estamos soltos, se dissipa e nos deixa sujos, nos revigora e nos inspira quando estamos continentes. A castidade é o florescimento do homem; e o que é chamado de gênio, heroísmo, santidade e coisas assim são apenas os vários frutos que a sucedem.