Henry David Thoreau

126 - 150 do total de 190 pensamentos de Henry David Thoreau

Por simples ignorância e equívoco, muita gente, mesmo neste país relativamente livre, se deixa absorver de tal modo por preocupações artificiais e tarefas superfluamente ásperas, que não pode colher os frutos mais saborosos da vida.

Riqueza é a capacidade de experimentar a vida plenamente.

O que consegues quando atinges os teus obejectivos não é tao importante como o que te tornas ao atingi-los.

Amamos a eloquência pela eloquência e não por qualquer verdade que possa exprimir ou por qualquer heroísmo que possa inspirar.

Por mais que admiremos as ocasionais explorações de eloquência de um orador, as mais nobres palavras escritas situam-se normalmente tão além ou acima da fugaz língua falada quanto o firmamento com suas estrelas encontra-se além das nuvens. Há estrelas, e aqueles que podem lê-las.

O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por isso.

Henry David Thoreau
Walden ou A vida nos bosques (1854).

Aquele que avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em levar a vida que imaginou encontrará sucesso inesperado nas horas corriqueiras.

Henry David Thoreau
Walden ou A vida nos bosques (1854).
Inserida por jtajonasIinstagram

CURIOSIDADE INCANSÁVEL

“Procure saber o que as coisas realmente são, não simplesmen-
te o que parecem ser.”

Sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o único lugar digno para um homem justo é também a prisão.

"Não é que adoramos estar sozinhos; é que adoramos voar muito alto e, quando voamos alto, a companhia fica cada vez menor até desaparecer... Não somos os mais inferiores a desejar atingir os cumes, embora a multidão não ascenda até a eles."

A vida que os homens louvam e consideram bem-sucedida é apenas um tipo de vida. Por que havemos de exaltar só um tipo de vida em detrimento dos demais?

Quanto à roupa, para chegar logo à parte prática da questão, talvez sejamos movidos, na hora de providenciá-la, mais pelo amor à novidade e pela preocupação com a opinião dos outros do que por uma verdadeira utilidade.

É bom que um homem se vista com tanta simplicidade que pode tocar em si mesmo no escuro, e que viva sob todos os aspectos de forma tão despojada e pronta que, se um inimigo tomar a cidade, ele pode, como o velho filósofo, sair pelo portão com as mãos vazias, sem nenhuma preocupação.

O custo de alguma coisa é a quantidade do que chamo de vida que é preciso dar em troca, à vista ou a prazo.

Henry David Thoreau
Walden ou A vida nos bosques (1854).
Inserida por Jezz

Como vão é se sentar para escrever quando você não se levantou para se viver.

O que importa não é aquilo que você olha mas aquilo que você vê.

O que está para trás de nós e que está à nossa frente são questões pequenas em comparação com o que vive dentro de nós.

Acho saudável ficar sozinho a maior parte do tempo. Ter companhia, mesmo a melhor delas, logo cansa e desgasta. Gosto de ficar só. Nunca encontrei melhor companhia do que a que a solidão me proporciona. Em geral estamos mais solitários quando saímos e convivemos com os homens do que quando ficamos em nossos aposentos.

Henry David Thoreau
Walden ou A vida nos bosques (1854).

Você deve viver no presente, lance-se em cada onda, encontre a sua eternidade em cada momento.

Se uma planta não consegue viver de acordo com sua natureza, ela morre, assim também um homem.

Não seja demasiado moralista. Você pode se privar de muita vida assim. Procure mais que a moralidade. Não seja simplesmente bom, seja bom para alguma coisa.

O animal só faz uma cama, que aquece com seu corpo em um lugar protegido; mas o homem, depois de ter descoberto o fogo, guarda um pouco de ar em um espaçoso apartamento, e o esquenta, em vez de esquentar a si mesmo, faz a sua cama, na qual ele pode se mover despojado de roupas estranhas, manter uma espécie de verão no meio do inverno, e por meio de janelas sequer admitir a luz e com uma lâmpada alongar o dia.

Nossa vida é desperdiçada com detalhes. Simplifique.

Leia os bons livros primeiro, o mais provável é que não consiga ler todos.

O maior elogio que já me foi dado, foi quando alguém me perguntou o que eu pensava e prestou atenção na minha resposta.