Biografia de George Orwell

George Orwell

George Orwell nasceu em Motihari, na Índia, então colônia britânica, no dia 25 de junho de 1903. Filho de um funcionário do Departamento do Serviço Social e de uma francesa mudou-se com a mãe e as irmãs para a Inglaterra, em 1911. Estudou nos dois mais prestigiados internatos ingleses, o Wellington College e o Eton College.

Em 1922, voltou para a Índia e ingressou na Polícia Imperial Indiana, em Burma, atual Myanmar. Em Twante, atuou como oficial e posteriormente foi promovido à Assistente da Superintendência Distrital. A experiência vivida em Burma deu origem ao romance Bumese Days (1934), e vários ensaios.

Em 1927, se demitiu da polícia imperial, com a intenção de se tornar escritor. Retornou à Inglaterra, em 1926, e decidiu percorrer os bairros pobres de Londres e de Paris, até meados de 1930. A experiência foi a inspiração para escrever o livro “Na Pior em Paris e Londres” (1933).

No livro Homage to Catalonia (1938) faz um relato de sua experiência como combatente voluntário da Brigada Internacional na Guerra Civil Espanhola. Na Segunda Guerra Mundial, Orwell trabalha como correspondente de guerra para a BBC, experiência relatada no romance satírico “A Revolução dos Bichos” (1945).

O último livro de Orwell, “1984”, publicado em 1949, pouco antes de sua morte, é um romance de ficção distópico, onde o autor retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo num futuro próximo. Muitos dos termos usados na obra entraram no vocabulário popular, entre eles, “Big Brother” e “duplipensar”. O termo “orwelliano” passou a ser usado para definir qualquer prática social autoritária ou totalitária. George Orwell faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 21 de janeiro de 1950.

Acervo: 51 frases e pensamentos de George Orwell.

Frases e Pensamentos de George Orwell

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.

George Orwell
1.4 mil compartilhamentos

Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.

George Orwell
9.1 mil compartilhamentos

A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.

George Orwell
1.2 mil compartilhamentos

A maneira mais rápida de acabar com uma guerra é perdê-la.

George Orwell
172 compartilhamentos

Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.

George Orwell
1.4 mil compartilhamentos