Francielle Hartmann
Tão estoica a ponto de perder quem lhe deu a vida, ainda assim, acolher a dor dos que também perderam a mãe.
"Terapia é muito caro!" Caro é sustentar vícios. Manter seus luxos. Caro é viver um relacionamento abusivo e tóxico. Viver triste, sem energia, disposição e não saber o que fazer para melhorar. É trabalhar em qualquer coisa, pois não sabe qual o propósito. Caro é viver com crises de ansiedade e pânico. Caro é permanecer em um trabalho que não te valoriza ou que te desencadeia burnout. Caro é deitar na cama depois de tomar diversos remédio e não conseguir dormir. Caro é não ter com quem desabafar, sem ser julgado. Caro é não compreender o seu passado, é sofrer calado. Caro é ser bonzinho a ponto de se tornar bobinho nas mãos das pessoas. Caro é não ter para quem desabafar e chorar. Caro é não ter alguém para comemorar ou parabenizar. Caro é não poder confiar em ninguém. Caro é tempo perdido. Ter um espaço seguro e confidencial onde as pessoas podem expressar seus pensamentos, sentimentos e preocupações sem julgamento, como a terapia, além de um psicólogo qualificado para ouvir atentamente e oferecer apoio é extremamente reconfortante e capacitador. Ter alguém que promove e previne a sua saúde mental ao ajudar as pessoas a identificar e abordar problemas de saúde mental antes que se tornem mais graves e reconhecer os sinais precoces de recaída e desenvolver estratégias para prevenir o retorno dos sintomas simplesmente não tem preço. Alguém que te conduz ao autoconhecimento; alguém que te entende e te ajuda a encontrar caminhos é impagável! Psicólogos ajudam as pessoas a melhorar seus relacionamentos interpessoais, seja com parceiros românticos, familiares, amigos ou colegas de trabalho. Isso pode envolver aprender habilidades de comunicação mais eficazes, resolver conflitos de forma construtiva e estabelecer limites saudáveis. Uma população mentalmente saudável contribui para uma sociedade mais produtiva e resiliente. Sim, todos precisam de terapia. E você ainda tem coragem de dizer que “terapia é caro”?
Lição estoica: Diante do infortúnio ou infelicidade devemos confiar nas leis da natureza. Tudo o que nos acontece é para o nosso aprendizado. Não estamos aqui para apenas desfrutarmos do conforto da vida, mas para evoluirmos enquanto pessoas. Evoluir dói e nos tira da zona de conforto.
”Sucesso para mim é ver meus pacientes com saúde mental, a vida transformada e um sorriso no rosto.”
“Muitos confundem prazer imediato com felicidade. Os prazeres imediatos servem para anestesiar a dor e o sofrimento, o que leva ao vício em dopamina. A verdadeira felicidade não está relacionada aos prazeres imediatos, nem as coisas externas, ela é um estado de espírito e está relacionada com os nossos valores.”
Quem foi que disse que “a pessoa forte” não desiste? Desiste sim. Desiste de tudo que a limita e prejudica sua saúde mental. Quanto mais fracos, mais fortes somos!
"Na jornada em que o que almejava se dissipou, abracei a incerteza e, ao desistir do desejo, redirecionei meu caminho. Assim, encontrei não apenas um novo horizonte, mas também o lugar onde verdadeiramente deveria estar."
“Aquela que experimentou a dor de ver um ente querido encerrar sua jornada não se deixa abater facilmente por trivialidades."
”O sentimento de paz interior que encontrei na natureza é inefável, um profundo estado de conexão com o universo.”
“A música que tocava tinha uma qualidade singular, capaz de evocar sentimentos e memórias que pareciam flutuar no ar.”
“A teia é um símbolo da coexistência; em cada entrelaçamento, somos lembrados de que somos parte de um todo, interligados em essência."
“A aceitação da realidade, do fato em si, sem rotulá-la de boa ou má, é a chave que abre as portas da paz interior.”
“Com amor fati, celebro cada instante da minha vida, abraçando meu destino com gratidão, pois cada experiência, feliz ou triste, é uma parte essencial da minha jornada.”
"Ao praticar zazen, ou meditação sentada, aprendi a distinguir a serenidade do fluxo da vida da agitação da mente, encontrando na quietude interna a verdadeira paz interior.”