Carl Jung

51 - 75 do total de 96 pensamentos de Carl Jung

Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der.

Carl Jung
397 compartilhamentos

Há quem diga que são os sonhos dos homens que sustentam o mundo na sua órbita.

Carl Jung
90 compartilhamentos

Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.

Carl Jung
2 mil compartilhamentos

O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.

Carl Jung
284 compartilhamentos

Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.

Carl Jung
1.3 mil compartilhamentos

"I am not what happened to me. I am what I choose to become."

Carl Jung
61 compartilhamentos

As pessoas não farão nada, não importa o quão absurdo, com a finalidade de evitar encarar sua própria alma.

Carl Jung
68 compartilhamentos

É indiferente o que pensa o mundo da experiência religiosa: aquele que a tem, possui, qual inestimável tesouro, algo que se converteu para ele numa fonte de vida, de vida e de sentido e de beleza, conferindo um novo brilho ao mundo e a humanidade.

Carl Jung

Mistakes are, after all, the foundation of truth. If a man does not know what something is, it is an advance in knowledge to know what it is not.

Carl Jung
11 compartilhamentos

Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou idealismo.

Carl Jung
659 compartilhamentos

A questão não é atingir a perfeição, mas sim a totalidade.

Carl Jung
201 compartilhamentos

Ser normal é a meta ideal dos fracassados, de todos que se acham ainda abaixo do nível geral de adaptação. Mas para as pessoas que vão além da média, para aqueles que nunca encontraram dificuldades em obter sucesso e cumprir sua parte de tarefas no mundo, a compulsão a ser unicamente normal representa o suplício, um tédio insuportável, um inferno estéril, sem esperança.

Carl Jung
27 compartilhamentos

Você não se torna iluminado imaginando figuras de luz, mas sim ao tornar a escuridão consciente. Porém, esse procedimento é desagradável, portando, não popular.

Carl Jung
87 compartilhamentos

Sincronia é a realidade sempre presente para aqueles que têm olhos para ver

Carl Jung
68 compartilhamentos

Às vezes as pessoas tem que fazer algo imperdoável só pra continuar vivendo.

Carl Jung
44 compartilhamentos

Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão.

Carl Jung

[...] o médico também 'está em análise', tanto quanto o paciente. Ele é parte integrante do processo psíquico do tratamento, tanto quanto este último, razão por que também está exposto às influências transformadoras. Na medida em que o médico se fecha a esta influência, ele também perde sua influência sobre o paciente. E, na medida em que essa influência é apenas inconsciente, abre-se uma lacuna em seu campo de consciência, que o impedirá de ver o paciente corretamente. Em ambos os casos, o resultado do tratamento está comprometido.
(in A Prática da Psicoterapia)

Carl Jung

Não há despertar de consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão.

Carl Jung
12 mil compartilhamentos

Reunimo-nos uma e outra vez em mil disfarces no caminho da vida.

...

Carl Jung
20 compartilhamentos

O Genese apresenta o ato da tomada de consciência como a infração de um tabu, como se o conhecimento significasse a ímpia ultrapassagem de uma barreira sacrossanta. Acho que o Genese está correto, à medida que cada passo em direção à maior consciência é uma espécie de culpa prometeica: através do conhecimento, é como se o fogo dos deuses fosse roubado, isto é, algo que era propriedade dos poderes inconscientes é arrancado do seu contexto natural e subordinado aos caprichos da mente consciente. O homem que usurpou o novo conhecimento, entretanto, sofre uma transformação ou ampliação da consciência, que já não se parece com a de seus semelhantes. Elevou-se acima do nível humano de sua época (“Serás igual a Deus”), mas assim fazendo se alienou da humanidade. A dor dessa solidão é a vingança dos deuses, pois ele nunca mais pode voltar à humanidade. Está, como diz o mito, acorrentado aos penhascos solitários do Cáucaso, abandonado por Deus e pelos homens.

Carl Jung
48 compartilhamentos

O terapeuta também está em análise, tanto como o paciente… razão porque também está exposto às influências transformadoras. Na medida em que o terapeuta se fecha à esta influência, ele também perde sua influência sobre o paciente”

Carl Jung
10 compartilhamentos

Do mesmo modo que aquele que fere ao outro fere a si próprio, aquele que cura, cura a si mesmo.

Carl Jung
224 compartilhamentos

Sábio é aquele que admite não saber algo, pois se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento.
Entretanto, se ele não sabe, mas finge saber, engana-se e retrocede, pois inibe a busca do conhecimento.

Carl Jung
91 compartilhamentos

Quanto menos se conhece alguém, mais corremos o risco de construir a sua imagem de maneira distorcida, aumentando-a ou diminuindo-a.

Carl Jung
109 compartilhamentos

Quanto menos se conhece alguém, mais corremos o risco de construir a sua imagem de maneira distorcida, aumentando-a ou diminuindo-a. Através desse mecanismo, muitos carrascos viraram heróis ao longo da história, e muitos heróis se transformaram em carrascos na mente das futuras gerações. Preenchemos a falta de elementos que definem a personalidade de uma pessoa com fantasias, imaginações, superstições.

Carl Jung
48 compartilhamentos