Apolinário Justo

Encontrados 4 pensamentos de Apolinário Justo

1 - Ninguém sofre em nome de uma impunidade sem volta. Os pecados serão pesados; as covardias, publicadas. É inexorável o advento desse dia.


2 - A felicidade não chega às almas entregues. Onde não haja esperança, viceja a tristeza.


3 - Foi-se o tempo em que se deitavam tapetes à escória comprometida com a desgraça popular. Hoje, seus nomes são pichados nas esquinas. Só os puxa-sacos, os imorais e os beneficiários dos apadrinhamentos referenciam elogios a essa cambada de patifes. Esquecia: Também os imbecis aliam-se à corja, visando concessões eleitorais.

Inserida por klekle12

4 - Há homens irredutíveis. Ratificam suas ignomínias, seus desmandos, suas falcatruas, sua incompetência e o que mais de anômalo exsurja de sua conduta alienada. Agem como se praticassem favores institucionais e atendessem aos regramentos sócio-jurídicos. Este "ledo engano" é a teatralidade a que se permitem os que usam e abusam de uma democracia doente e espezinhada. (janeiro de 1999)


5 – O manuseio frequente da mentira termina por emprestar-lhe o verniz da verdade.


6 -Na política do apadrinhamento e dos favores, os políticos demonstram seus interesses escusos. Basta olhar dentro de seus olhos. Acostumaram-se a confundir o alheio com o seu; professam o princípio de que "o tempo é curto" e "agir é necessário, quando haja pouca esperança de subir na vida por esforço próprio".


7 - A frequência dos meus enganos com o homem transformou-se numa rotina. Impacto doloroso emerge, quando me engano comigo mesmo.


8 - Há mulheres mal compreendidas e mulheres mal-amadas. No primeiro caso, há a possibilidade de correção de rumo; no segundo, porém, sobra ao homem tirar o cavalo da chuva e rezar. Ou aumentar o vão da porta!

Inserida por klekle12

9 - A crítica do invejoso é perversa. Há ódio embutido em cada vírgula do que diz. Não basta cortar sua língua, pois a perversidão mora na alma. Rezemos todos os dias para o advento de limites no processo da reencarnação.


10 - O caminho da eternidade será agradável aos edificadores do bem. Que os demais não esperem bombons.


11 - O amor será um engodo, caso não abrigue sentido duradouro nas ações levadas a efeito em seu nome.


12 - Um homem inteiro não titueia diante de um exército de pulhas.


13 - Ao se tratar do ensino público, o político não deve trazer a última palavra. Não se preparam gerações com engodo.


14 - No subsolo mental dos donos do Poder paira a fedentina dos dejetos da hipocrisia. É por isso que Brasília ora cheira bem, ora cheira mal.(1996)


15 - Do debate entre políticos, sobram-nos indagações, incredulidade e perplexidade. Os tempos mudaram! Amanhecerei assim sempre? Quero ter a certeza de que não!(1998)



16 - A Educação e a Cultura no Brasil defrontam-se com o fosso. Educadores, Escritores e Artistas em geral foram colocados em segundo plano, em favor dos políticos profissionais.(1991, Pelotas)


17 - Pelos meus caminhos, a incompetência não encontra retorno. Para os abnegados do ócio e das benesses governamentais, parasitas imundos, guardo abismos.(1993,Teresópolis)



18 - Os governos festejam. Mas, sejamos sinceros: a maior farsa republicana ainda é a promessa de reforma agrária, levada a efeito pelos insinceros do Poder. (2000)


19 - Surgirá um herói de verdade (ressuscitaria de que túmulo?), exemplificando os covardes, omissos e paranóicos da República.(1997)


20 - Não mudo de opinião, tangente às ações dos néscios da prepotência. Desejo conhecê-los melhor, aprofundar-me em suas almas vaidosas, para repudiá-los com mais intensidade.(1989)

Inserida por klekle12

21 - Um ampla reforma na conceituação da pena levaria, finalmente, os corruptos a uma segregação exemplificadora. Do jeito que está, os crápulas riem de norte a sul.


22 - Corajosamente, povos inteiros entregaram-se ao cadafalso, em detrimento à capitulação. Trata-se de repúdio contundente à expectativa de transformarem-se em escravos.


23 - Repugno a estratégia dos que titubeiam. Nunca saem da casamata; jamais disparam tiros. E adoram acordo de comadres!(1987 - Pelotas)


24 - As virtudes são graças conquistadas por poucos. Na maioria dos casos, o que vemos são arremedos de virtuosos, para cujo exercício se prestam alguns visando retorno redobrado.(Pelotas, 1987)


25 - O crápula é ridicularizado pelo travesseiro, na hora de dormir.


26 - A ardência das baixezas anda a substituir a dos ideais.


27 - Faz muito tempo, mas muito mesmo, que ressoam discursos citando fábulas de roedores.(1986 - Pelotas - RS)


28 - Minhas fúrias restringem-se às ameaças à minha liberdade.(Porto Alegre - 1985)


29 - Há quem prefira colocar o circo no fogo. Incendeia mais depressa.


30 - O talento dos déspotas tampona a boca dos livres; nunca o seu pensamento.(Campo Novo, RS - 1977)


31 - Estou convicto do perigo em que se constituem as certezas absolutas.(Campo Novo, RS, 1977)


32 - Há pulhas de sombreiro esperando a banda passar. Deve ser angustiante.(Porto Alegre, 1985)


33 - Justiça de compadres é como galinha atropelada: de moral, nem as penas se aproveitam.(Pelotas, 1986)

Inserida por klekle12