Andre Saut

126 - 150 do total de 907 pensamentos de Andre Saut

Destinos….pontes….

Na região onde moro, o ano começou com fortes chuvas arrastando pontes, derrubando estradas, interrompendo sonhos…mudando destinos? penso que não, pois destino são outras pontes, são as que construímos para chegar onde pretendemos. Construímos pequenas pontes, grandes pontes e algumas que parecem até atravessar oceanos, mas com certeza, somos nós que as concretizamos. Então a ideia é construí-las em solo firme e com estrutura capaz de suportar qualquer abalo físico ou emocional. E isso é difícil, mas razoavelmente possível. Talvez a ponte mais trabalhosa, é a que tem como destino o amor da pessoa que nos espera ou nem sabe que está esperando do outro lado. Pois está ponte tem que estar em constante construção e uma equipe de sentimentos trabalhando incessantemente na manutenção, essa é a parte mais deliciosa desta missão, consiste em tirar todas as pedrinhas do caminho, deixar a pista muito bem pintada, placas de sinalização bem legíveis, para que possamos ler aquela mensagem sob qualquer tempo, ou hora do dia ou noite: Te amo meu amor! E simplesmente depois de construí-la ter coragem de atravessar e abraçar com forte ternura, amor e compromisso, quem nós espera do outro lado.

Andre Saut
Inserida por andresaut
1 compartilhamento

Derrepente notável…

Não faz nem muito tempo, em um belíssimo jardim, vivia faceira a dançar com a brisa, uma pequena e despercebida flor. Crescia colorida, refrescando-se do orvalho da manhã, e pegando uma corzinha ao clorofilar-se nos primeiros raios de sol do dia. Vivia feliz, acomodada no macio solo, vendo as nuvens passarem…Foi então que durante uma chuvarada que um forte vento, trouxe para perto dela diversas sementes de não sei quê, umas plantinhas verdes, espaçosas que logo cresceram e, fizeram com que a já despretensiosa florzinha sumisse em meio ao verde das plantinhas. Foi quando o jardineiro veio limpar o jardim e, tirando todas as ervas que tinham se espalhado entre as plantas, descobriu a pequena flor. Espantado com sua delicadeza e fragilidade, o jardineiro preparou o canteiro ao seu redor, valorizando-a. Então todos que passavam admirados comentavam sobre a pequenina flor, que sempre esteve ali e, agora ao ser notada, valorizava o jardim e a vida dos que por ali passavam.

Andre Saut
Inserida por andresaut
1 compartilhamento

Qual é tua idade?

Qual é a tua idade? Confesso que não sei a minha…Um dia destes estava comendo pitanga sentado em um galho a saborear os pequeninos e deliciosos frutos de uma majestosa e centenária pitangueira, a uns 5 ou 6 metros de altura quando num momento de discernimento olhei para baixo e me perguntei…- Que estou fazendo?? Em meio a solitárias risadas respondi: – Vivendo!

Minha modesta teoria é que nosso corpo não acompanha nossa mente. No esplendor da preguiçosa juventude, aproveitamos, descobrimos, fazemos ou tentamos fazer de tudo…e depois vamos deixando de fazer uma coisa, outra e derrepente estamos lendo romances, lendo aventuras e esquecemos de vive-las…Eu que devia estar no outono da vida, resolvi viver na constante primavera, vou correr nos campos floridos da vida, se não estiverem floridos, aprendi a fechar os olhos e imaginar, sonhar, depois plantar umas sementinhas e fazer meu próprio campo florido! Então, vamos comer pitangas, soltar pandorgas, pipas e jogar bolita?

Andre Saut
Inserida por andresaut
1 compartilhamento

Vou olhar para cima…

Você tem olhado para cima ultimamente? Não, não tão para cima…digo olhar para o alto dos prédios e notar os detalhes da arquitetura mais antiga, que estão esquecidos entre limo e pequenas plantas que brotam de suas rachaduras…Nos séculos que se foram, artesões empenhavam-se na arte de decorar frontões carregando-os de teatrabilidade. Marquises eram construídas com adereços e esculturas refletindo uma época em que se dedicava tempo para detalhes e, os detalhes são as coisas mais importantes da vida. Talvez aquele artesão que confeccionava a pequena escultura intercalada pelos detalhes de ramos em relevo, dedicasse mais tempo que hoje dedicam alguns mestres da arquitetura ao prédio de 20 andares, construído com o mais alto padrão de segurança, decorado com mármore ou uma cópia tão fiel da já escassa pedra e, que a tecnologia está substituindo. Pensando nisso vou mudar a direção de meu olhar e, dedicar mais tempo aos detalhes, detalhes do dia a dia, como levar café na cama para quem, você ama e receber um pequeno e dorminhoco sorriso de surpresa. Detalhe de pegar na mão de quem faz tempo que você não toca e beijar seu rosto com um suave toque dos lábios, demonstrando carinho, amizade e amor, detalhe de um surpreendente abraço forte de quem já faz apenas “10 minutos” que você falou, detalhe de deixar alguém entrar primeiro no elevador ao som dos acordes do famoso e já não tão popular “bom dia” acompanhados de um sorriso…Acho que vou experimentar isso hoje….

Andre Saut
Inserida por andresaut
1 compartilhamento

Tenho, no meu estúdio, uma caneca cheia de sementes, que juntei…e deixei esquecida na prateleira…

Tenho, no meu estúdio, uma caneca cheia de sementes, que juntei…e deixei esquecida na prateleira…
Hoje é mais um primeiro dia de um ano novo e, demanhãzinha lembrei daquelas sementes…resolvi então (coisas de primeiro dia do ano) que a partir de hoje vou andar com os bolsos cheio de sementes, de flores, de árvores e até quem sabe de amores e, vou espalhar – já que plantar não fiz – todos os dias quando passar por um pedacinho de terra, disfarçadamente colocarei a mão no bolso e jogarei algumas sementes, não vou prestar atenção nem nas sementes que vou jogar, nem onde vou jogar…só para quando passar de novo ali, ficar pensando se tenho ou não parte naquela linda árvore, ou nas flores que brotaram sem planejamento , porque hoje tem local para plantar qualquer coisa, um determinado espaço para azaleias, local para plantar pitangas e os amores-perfeitos que minha avó adorava plantar, acho que nem tem mais lugar, mas com certeza em meio a passos despercebidos, vou jogar alguma semente desta flor num cantinho qualquer, e deverá, com certeza alegrar algum coraçãozinho que ainda tem um espaço para florir!

Andre Saut
Inserida por andresaut
1 compartilhamento

Descobri que o amor não é cego…

Sempre ouvi dizer que o amor é cego mas, descobri que não! há maneiras de olhar, jeitos de encarar que nos dão a oportunidade de descobrir, a maravilhosa arte de enxergar o que ninguém ou pouca gente vê! E isso acho que posso chamar de “olhos do coração”, fazem com que não seja importante cor de olhos, sorrisos, corpos perfeitos, cabelos maravilhosos para que você goste ou ame alguém. Acontece ao acaso, um clique e derrepente parece que uma cortina se abriu e lá está aquela pessoa que sempre esteve ali, mas nunca foi vista! E você vai fazer de tudo para descobrir quem é, mesmo que já conviva com ela há muito tempo, vai se empenhar em conhecer mais e mais a cada dia…eu diria que para amar alguém, tem que ser pelo “conjunto da obra”, pequenos detalhes, opiniões, posicionamentos e atitudes inusitadas, como um passar de mão no rosto demonstrando carinho…que farão este relacionamento durar a eternidade, mesmo que a eternidade seja minutos, horas, semanas….então meu amigo, amiga, deixe que os olhos do coração te conduzam ao amor e descubram a felicidade que é comemorar as conquistas da outra pessoa e, repartir seus sonhos com abraços, beijos e um sorriso do olhar.

Andre Saut
Inserida por andresaut
1 compartilhamento

Que tal dar uma mudadinha no rumo…

Minha vida toda caminhei pela beira da praia, bem próximo onde o mar insistente, vem afagar a areia e em seguida, sem compromisso, se retira, sente saudades, volta e retira-se novamente, nunca assumindo o relacionamento com a amada e dispersiva areia da praia. Fora a observação deste relacionamento milenar que de vez em quando podemos até vivenciar algo semelhante…volto a meus passos pela beira da praia, próximo a salgada e refrescante água. Meu caminho nesta jornada foi fácil, macio, descompromissado, pois a cada passo que dava, minhas pegadas, o mar ia apagando…e a esta altura da minha vida, olhando para meus pés, estão macios, sem calos…mas em contrapartida não deixei muito por onde andei…até alguns castelos que construi, o mar também, sem compromisso, destruiu…
Resolvi então mudar meu caminho, me afastando um pouquinho das ondas do mar, da areia macia e descobri que a poucos metros de onde caminhava, um chão mais duro, onde minhas pegadas ficam gravadas, machuca um pouco, mas a cada passo vou construindo um caminho que se alguém quiser, pode seguir. E neste novo caminho, de areia não tão macia, os castelos que estou construindo, o preguiçoso mar, não derruba facilmente. Mudar um pouquinho que seja a estrada que estamos acostumados a percorrer, não é simples, a rotina vicia, mas você não imagina quão bom é conquistar alguns calinhos que seja e poder deixar algumas pegadas gravadas nesta areia da curta vida que Deus nos presenciou.

Andre Saut
Inserida por andresaut
1 compartilhamento

Você não imagina o que um sorriso é capaz…

Quem pensa que Deus não deu mecanismos de defesa para o homem quando criou, com certeza, está enganado. Vamos analisar um caso: Um dia você deve ter ficado muito bravo com algo que aconteceu, como uma batida no seu carro carro. Você sai do veículo soltando fumaça pelas orelhas, vermelho de raiva, com os olhos esbugalhados e…um simpático e intimidado sorriso aliado a um olhar que mistura susto com culpa o encara da janela do veículo que bateu no seu e que…só aranhou o seu para-choque…- Desculpe, perdão…como a gente resolve isso? Teus olhos vão voltando ao normal, a cor retorna ao rosto, a fumacinha se dissipa e, você responde: – Não foi nada, isso acontece! Viu, que armas Deus nos Deu: sinceridade, discernimento e um sorriso que pode concertar o mundo! Você está esperando o quê? Pega teu simpático sorriso e vai a luta! Vai concertar esse confuso mundo!

Andre Saut
Inserida por andresaut

Depende de quem?

Ontem quando o sol nasceu, seus raios quebraram
a frieza da serração que cobria os campos,
e derreteram a geada agarrada a relva
nesta linda terra do Rio Grande do Sul …
Ontem quando o sol nasceu, trouxe um pouco
de calor àquela rua que eu nem sabia que existia,
que fica ali perto da “Pouco me importa”
esquina com a “Eu nunca vou ir lá mesmo”…
Ontem quando o sol nasceu eu
acordei e vi que podia fazer diferença..
era só fazer…
Ontem quando o sol nasceu
seus raios me mostraram uma
picada no meio de uma mata tão fechada,
como os meus olhos estavam,
um picada a qual eu posso percorrer,
e quando a percorrer meus passos vão transformá-la em
um caminho…e se você quiser caminhar comigo,
provavelmente a transformaremos em uma estrada,
e se você convidar outra pessoa, logo será uma rodovia,
uma rodovia que levará nossas vocações, intenções e
vontade a novos rumos para eu que quero,
para você que pode,
para ele que espera,
para todos nós que precisamos…
então, meu amigo, meu vizinho,
meu irmão brasileiro…
levanta daí, me de a mão e vamos caminhar juntos,
vamos vencer juntos, vamos viver juntos,
vamos conquistar juntos uma nova realidade
para nosso país.
E quando a noite chegar, numa roda de chimarrão,
em uma conversa de amigos, contaremos historias,
de glorias, e quando lembrarmos daquela
rua…que ficava ali perto da “Pouco me importa”
esquina com a “Eu nunca vou ir lá mesmo”…
saberemos que ela agora tem um nome…
Rua da Conquista, onde fica a Praça da Vitória!

Andre Saut
Inserida por andresaut
1 compartilhamento

Quem é importante?

Um dia uma chave estava entrando em sua fechadura quando a porta falou:
- Fechadura tu és muito importante, pois com teu segredo e de tua chave, nos protege A fechadura imediatamente respondeu:
- Estás certa porta, eu sou importante, mas mais importante que eu é você que me necessita e que me sustenta em sua madeira.
-Eu também sou importante (disse a porta), mas mais importante que eu é esta moldura que me sustenta e o interior da casa que eu protejo. A Moldura da porta sem pensar já opinou também:
- Eu sou importante mas mais importante que eu são as paredes que me sustentam e a porta que me necessita. As paredes sem deixar muito tempo passar falaram em coro:
- Nós somos importantes, mas mais importantes que nós são os alicerces que nos sustentam e o telhado que necessita do nosso apoio. O telhado falou lá de cima.
- Eu sou importante, mas mais importante que eu são as paredes que me sustentam e a casa que necessita que eu a cubra. E assim foi prego falando, parafuso elogiando, cimento se misturando aos tijolos em apoio às paredes…
Todos nós somos importantes pois temos um papel na nossa sociedade para exercer, seja apenas de um prego para pendurar a chave, seja de um telhado para proteger uma família.

Andre Saut
Inserida por andresaut
1 compartilhamento

Lembranças são as páginas que podem ser lidas de memória no diário da saudade.

Andre Saut
Inserida por andresaut

Somos como barcos a velas navegando no tempo e, o que nos torna únicos são as brisas de experiências e conhecimentos que nos impulsionam e Deus que guia nosso destino sem nos tirar o privilégio de escolher o caminho.

Andre Saut
Inserida por andresaut

Ontem, tal qual um carcereiro, dei água a todas as plantas aprisionadas nos vasos, não foi eu quem as prendeu, mas fui eu que não tive coragem de libertá-las.

Andre Saut
2 compartilhamentos

Bem de pertinho, envolvido pelo perfume, apaixonar-se pelas pétalas, é fácil. Mas conhecer a flor e, amá-la, é mais difícil, é necessário tempo. Tempo para aprender que é preciso afastar-se das pétalas para enxergar a flor. Descobrir que ela precisa de liberdade para que seus galhos cresçam. Tempo para querer descobrir a origem da água que nutre suas raízes e, neste momento sentirá uma vontade enorme de ajudá-la a retirar qualquer barreira que impeça que aquele perfume pelo qual você se apaixonou deixe de existir. Isto é importar-se, isto é conhecer, isto dedicar-se, isto é amar.

Andre Saut
Inserida por andresaut

Se o amor fosse um relógio,
A saudade seu pêndulo,
Os ponteiros jamais parariam
de marcar o tempo da felicidade.

Andre Saut
Inserida por andresaut

Se amar
ame pouquinho,
pouquinho por vez.

Se for beijar
beijos pequeninos,
um por vez.

Se for ficar
fique um instante,
um minuto, talvez.

Se for andar
ande pouquinho,
um passinho de cada vez.

Se for esquecer
esqueça devagarinho
para que antes do entardecer
eu consiga voltar, amar,
beijar e andar para ficar,
pelo menos um pouquinho
da eternidade
com você.

Andre Saut
Inserida por andresaut

Quando o coração bate no compasso da confiança seu ritmo embala o amor.

Andre Saut
Inserida por andresaut

Amar é esperar. Se ter iniciativa é bom, ser surpreendido é MARAVILHOSO!

Andre Saut
2 compartilhamentos

Amizade é como uma flor. Perto, nos faz feliz pois enxergamos suas cores. Se não tão perto, o simples perfume nos dá paz. Longe, a lembrança é embalada pela alegria, porque amizade verdadeira, tem raízes que brotam do coração.

Andre Saut
Inserida por andresaut

Não sei o que seria de mim, se não fosse eu!

Andre Saut
Inserida por andresaut

Se a vida é cheia de escolhas, tente fazer escolhas cheias de vida.

Andre Saut
Inserida por andresaut

De todos os seres, o amigo é o mais estranho. Em alguns momentos tem ouvidos e não tem boca em outros, tem boca e não tem ouvidos.

Andre Saut
Inserida por andresaut

A paixão foi inventada para quebrar a rotina da vida. Imagine como seria tal monotonia se em vez de se apaixonar, quando dois olhares se encontrassem, o sangue fervesse e os lábios tivessem uma imensa vontade de ficarem juntos...chamassem isto de, por exemplo, “equilíbrio”? Então alguém lhe perguntaria: O que houve? E você responderia: Estou equilibrado! A paixão surgiu para desestabilizar a monotonia, confundir os sentidos e principalmente, para não ser explicada, ser vivida desequilibradamente!

Andre Saut
Inserida por andresaut

Como a música a vida pode ter o ritmo que você quiser tocar. Quer viver um samba? Vai ter que rebolar. Bossa nova? Acostuma-se a sorrir, sentir e até chorar. E assim a vida vai tocando por notas encontradas, acordes perdidos, por um pot-pourri de sentimentos que compõem as letras de cada dia. E o Maestro do céu, com sua batuta, discreto e no compasso certo, conduz a harmonia, por enquanto que você escreve a letra da sua história na partitura da sua vida.

Andre Saut
Inserida por andresaut

Entre amigos, a única separação aceitável, é a das mãos, para depois se juntarem em um abraço.

Andre Saut
Inserida por andresaut