As Principais Teses de Karl Popper

Cerca de 19 frases e pensamentos: As Principais Teses de Karl Popper

A possibilidade de lutar com palavras, em vez de lutar com armas, constitui o fundamento da nossa civilização.

Karl Popper
22 compartilhamentos

A tentativa de trazer o céu para a terra invariavelmente produz o inferno.

Karl Popper
38 compartilhamentos

O conhecimento é uma aventura em aberto. O que significa que aquilo que saberemos amanhã é algo que desconhecemos hoje; e esse algo pode mudar as verdades de ontem.

Karl Popper
41 compartilhamentos

A história do poder político nada mais é do que a história do crime internacional e do assassínio em massa.

Karl Popper
29 compartilhamentos

Não é possível discutir racionalmente com alguém que prefere matar-nos a ser convencido pelos nossos argumentos.

Karl Popper
269 compartilhamentos

Gostava de criar a moda da modéstia intelectual, do pensamento constante naquilo que ignoramos.Era esta a nova moda que eu queria lançar entre os intelectuais.

Karl Popper
14 compartilhamentos

Tem-se dito que a raça é uma coleção de homens unidos não só por sua origem como por um erro comum na consideração de sua origem.

Karl Popper

"É crença muito ampla que uma atitude verdadeiramente científica ou filosófica para com a política e uma compreensão mais profunda da vida social em geral, devem basear-se na contemplação e na interpretação da história humana

Karl Popper

A ciência será sempre uma busca, jamais uma descoberta.
É uma viagem, nunca uma chegada.

Karl Popper

Não devemos aceitar sem qualificação o princípio de tolerar os intolerantes senão corremos o risco de destruição de nós próprios e da própria atitude de tolerância.

Karl Popper

Devemos fazer planos para a liberdade, e não só para a segurança, ainda que pela única razão de só a liberdade poder tornar a segurança segura.

Karl Popper
Inserida por thuliomtdc

Mesmo se o Estado defende os seus cidadãos do risco de serem tiranizados pela violência física (como acontece por princípio sob o sistema do capitalismo desenfreado), ele pode frustrar as nossas finalidades se não consegue nos proteger do abuso do poder econômico. Em um Estado deste tipo, quem é economicamente forte é também libre para tiranizar quem é economicamente fraco e privando-o de sua liberdade. Nestas condições, a liberdade econômica ilimitada pode ser autodestrutiva, da mesma forma que a liberdade física ilimitada; e o poder econômico pode ser tão perigoso como a violência física. De fato, aqueles que dispõe de um excedente de mercadorias podem impor a quem tem penúria uma servidão 'livremente' aceita, sem a violência.

Karl Popper
Inserida por cauech

A razão não é toda poderosa, é uma trabalhadora tenaz, opinativa, cautelosa, crítica, implacável, disposta a ouvir e a discutir, arriscada

Karl Popper

A história da ciência, como a de todas as ideias humanas, é uma história de sonhos irresponsáveis, obstáculos e erros. No entanto, a ciência é uma das poucas atividades humanas – talvez a única – em que os erros são criticados de forma sistemática e muitas vezes, ao longo do tempo, corrigidos

Karl Popper

Temos que fazer planos para a liberdade, e não apenas pela segurança, pelo único motivo de que apenas a liberdade pode tornar a segurança segura

Karl Popper

"Menos conhecido é o paradoxo da tolerância: tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância. Se estendermos tolerância ilimitada até mesmo para aqueles que são intolerantes, se não estivermos preparados para defender a sociedade tolerante contra a investida dos intolerantes, então os tolerantes serão destruídos, e a tolerância junto destes."

Karl Popper

Ao contrario de quanto mais se consegue comprová-la, uma teoria se torna lei quando se não consegue mais negá-la.

Karl Popper
Inserida por felipeninefour

Numa democracia, é essencial a consciência da responsabilidade, a responsabilização daqueles que detêm o poder e o exercem.

Karl Popper (1902-1994)
Inserida por psicanalise

Temos de considerar criminoso todo e qualquer incitamento à intolerância e à perseguição.

Karl Popper (1902-1994)
Inserida por psicanalise