Aprendendo
"Contigo estou aprendendo que o Amor, por mais que os resquícios inoportunos de um passado sombrio tenham adentrado meu ego e me tiveram feito chorar, pode-se então encontrar no momento perfeito, que é o de encontro entre o meu e o teu sentimento".
Dias de quarentena
Sem medo
Sem angústia
Remoldando aquilo que sou
Aprendendo novas maneiras de ser.
...e o melhor da vida... viver, e viver intensamente aprendendo com os baixos momentos, por que os altos a gente aproveita relaxado...
Vivendo e aprendendo traz grandes decepções mas também maturidade, chega a hora que devemos utilizar o que aprendemos para vivermos melhor.
Percebe-se que em meio essa quarentena precisa ter cautela com a vida, aprendendo que tudo tem o seu tempo! O que nos resta é agir de forma correta, para que tudo isso se resolva e passe logo temos que nos unirmos para tentar minimizar essa situação, a pandemia se Deus quiser e se cada um fizer a sua parte, tudo isso chega ao fim, mas lembre-se de que o futuro ainda está por vir.
A vida é um constante aprendizado! Vou aprendendo cada dia com as dificuldades que atravesso na caminhada, não me importando onde vou chegar, e sim como vou chegar!
Gênios aprendem ensinando ensinam aprendendo e surpreende com seu gatilho mental, em situações indiferentes são exploradores do invisível, criadores do impossível, e vivem o diferente.
Eu sempre acabo aprendendo algo, e aplicando na escrita dos meus próprios livros, quando releio Um Girassol Na Janela, de Ganymédes José!
Aprendendo a consolar
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de todo conforto. - 2 Coríntios 1: 3
Escritura de hoje : 2 Coríntios 1: 3-11
Quando soube que o bebê de sua melhor amiga morreu, Andra não sabia o que fazer. Ela deveria ligar para a amiga imediatamente ou esperar alguns dias? O que ela deveria dizer? Ela pediu conselhos à mãe, Mary Farr, capelã de hospital infantil. "Ligue para ela agora", disse a mãe. "Diga a ela que você a ama e que você ligará mais tarde." Andra seguiu esse conselho, e isso significou muito para sua amiga.
Como devemos responder quando aqueles com quem nos preocupamos sofrem uma perda? Segundo Coríntios 1: 4 nos diz que Deus "nos conforta em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar aqueles que estão com problemas, com o conforto com que nós mesmos somos consolados por Deus". Está na escola de conforto de Deus que aprendemos a entender melhor as necessidades daqueles que machucam.
Mary Farr escreve: “Vivemos em um mundo frágil e imperfeito, tingido de quebrantamento e encoberto por perguntas sem resposta. Algumas coisas realmente não são justas. Isso é difícil. ”Ela encoraja as pessoas a resistir à tentação de preencher o silêncio com a conversa. Em vez disso, precisamos nos sentir à vontade em dizer "não sei" e não tentar fornecer respostas fáceis. E quando não há nada a dizer, apenas sente-se juntos.
Quando os amigos precisarem de consolo, peça ao “Pai das misericórdias” (v.3) para lhe ensinar o que dizer e fazer. - David McCasland
Refletir e orar
O conforto que Deus nos deu
Ele quer que agora compartilhemos
com outras pessoas que estão sofrendo
E presas no desespero da vida. —Sper
Deus nos conforta para nos tornar edredons. David C. McCasland
Andanças
Pelo caminho a vida vai traçando passos. Os pés vão aprendendo a dançar na poeira do tempo. Tempo de sóis e ventania.
Mudanças nas andanças são rotineiras, certeiras e ferozes. Guarda teus pés da lama e procura os lírios que nela nascem. Vivencia as pegadas que estão à frente, mas finca teus pés no teu próprio traçado. Vale a pena, pequena, cuidar de ti. Lavar os pés em água de chuva, às vezes é necessário, muitas vezes imprescindível. Reconhece tua dança, teu canto, tua morada. Redescobre o caminho quando se perder. São eles, os teus pés, que lhe trarão de volta, e, também, a farão prosseguir. Lava tua alma na canção do rio. O rio que corta a tua estrada vai dar no mar do coração. E aí, escuta, criança, no barulho dos teus passos, os segredos da viagem, e transforma em laços todos os nós do caminho. E que teus pés te levem, te tragam, te conduzam, desenhem e contem sua história: história de mulher com detalhes de menina.
Aprendendo com o passado
Pegue Mark e traga-o com você, pois ele é útil para mim no ministério. - 2 Timóteo 4:11
Escritura de hoje : Atos 15: 36-41
Todos nós lamentamos o passado e tentamos esquecer nossos pecados e erros. Nós nos sentimos muito como o personagem da banda desenhada Peanuts , Linus, que disse: “Talvez devêssemos pensar apenas hoje.” Charlie Brown discordou: “Não, isso está desistindo. Ainda espero que ontem melhore.
Sabemos que não podemos mudar o que aconteceu ontem. Mas podemos aprender com os pecados e erros de ontem e, com a ajuda de Deus, podemos usar esse conhecimento para melhorar o amanhã.
Foi o que John Mark fez. Ele havia começado uma jornada missionária com Paulo e Barnabé, mas quando eles entraram na Ásia Menor, ele os abandonou e voltou para casa (Atos 13:13; 15:38). Não nos dizem por que ele foi embora, mas o apóstolo Paulo viu isso como uma deserção vergonhosa.
Mais tarde, Mark tornou-se colega de trabalho de Barnabé (15:39). Não sabemos os detalhes, mas em algum momento Marcos deve ter mudado e se reconciliado com Paulo (Colossenses 4: 10-11). Quando Paulo estava na prisão, aguardando execução, pediu a Timóteo que viesse trazer Mark com ele. Ele indicou que Marcos era “útil para mim no ministério” (2 Timóteo 4:11).
Não podemos apagar ontem, mas podemos aprender com isso. Quando levamos nossos pecados e erros ao Senhor e buscamos Sua ajuda, podemos ser melhores hoje e amanhã.
Refletir e orar
Para Estudo Adicional
Como sabemos que Deus nos perdoa? (1 João 1: 9-2: 1).
Leia a versão online do livreto Quando não medimos
O fracasso nunca é final se você começar de novo com Deus. Herbert Vander Lugt
Com o passar do tempo e galopar dos anos vamos aprendendo a relativizar as coisas.
Algumas têm muito interesse outras nem por isso.
Vamos separando o trigo do joio e cultivando novos sementeiras.
Aprendemos a valorizar só aquilo que realmente é importante e vale a nossa preocupação.
Também vamos conhecendo o olhar e delinear o tipo de olhar. Olhares profundos que nos tocam e olhares indiferentes que nos passam ao lado.
Há pessoas que ficam na nossa história outras nem do nome se lembramos.
Há sentimentos que perturbam e mexem com o âmago..... Há outros que se contornam e desviam.... Não interessam.
Enfim.... Tudo passa...
Só nunca passam as memórias.... Nunca se esquecem recordações daqueles que estão do outro lado do caminho.
Que olham e zelam por nós incessantemente.
Que nos mostram a luz quando tudo parece breu......
Que nos fazem voar sem asas...
Até nos sussurram ao ouvido.....
Alentam o coração quando este derrama uma lágrima.
E tudo vai correndo no sentido certo.
Às vezes é pura ilusão. Quantas vezes choramos em silêncio? Rimos para não chorar.
Quantas vezes saímos da cama para cumprir dever.
Esta vida de passagem é assim....
Mascara as tristezas para seguir em frente.
Pura ingratidão..... É o "tem de ser".
O problema não é que crescemos aprendendo que devemos amar as coisas: os nossos brinquedos de infância, as nossas roupas, as pessoas...
o problema é quando percebe que se tornou alguém que exala amor a todos ao seu redor, mas que nunca aprendeu a se amar.
Nascemos aprendendo a viver. A vida é um grande mistério e percebemos que aprendemos muito, mas ainda pouco sabemos até o final.
A dor de uma perda é imensa, A saudade inevitável. Mais o amor nos faz crescer aprendendo que as lembranças serão eternamente vivas !!
