Apenas um Menino Diferente
"Acontecimento cumprido... É a Virgem Imaculada que deixa descer Jesus Menino na sua pobre serva... Começa agora a vida de Jesus em mim...Ele tem tantas bonitas intenções...Deixem-me saborear Jesus..."
Você só vira homem quando mata o menino dentro de si, isso é se liberta das ilusões que a sociedade o condicionou a vida inteira.
Na rua Garay, a criada me disse que tivesse a bondade de esperar. O menino estava, como sempre, no porão, revelando fotografias. Junto ao vaso sem flor, no piano inútil, sorria (mais intemporal que anacrônico) o grande retrato de Beatriz, em pesadas cores. Ninguém nos podia ver; num desespero de ternura, aproximei-me do retrato e disse-lhe:
– Beatriz, Beatriz Elena, Beatriz Elena Viterbo, Beatriz querida, Beatriz perdida para sempre, sou eu, sou Borges.
Carlos entrou pouco depois.
Divida herdada -
Despi-me dos cansaços
das loucuras de menino
e esperei p'los teus abraços
nas dolências do destino.
Fiz da vida um serão imberbe
numa casa sem ninguém
e como um pobre qu'inda deve
fiquei da divida refém.
Mas o que devia e a quem?!
Não me lembro de pedir
herdei a divida de alguém
sou um louco a fugir.
A fugir da solidão
a fugir dos dias turvos,
fujo à dor do coração
por caminhos que São escusos.
Ai Senhor -
Ai Senhor que destino
que turbilhão de incertezas
desses tempos de menino
de loucuras e tristezas.
Ai Senhor que tormento
me enlaça o coração
me afoga o pensamento
e me tolda a razão.
Ai Senhor que lamento
me escorre o corpo todo
que a morte e o sentimento
me afogam no lôdo.
Ó Senhor que te não vejo
neste caminho perdido
fui traido com um beijo
porque me tens tão esquecido.
Menino de Ouro
Me chamo César. “Desde menor, a minha escola é minha favela.
Não tem recuperação pra quem for reprovado nela. A minha matemática soma só resultado, diminuir aqui já é motivo pra ser cobrado. Criminoso, moleque mulherengo, maquinado, bem trajado, se mal elemento.” Sempre fui um moleque jogado no mundão, não tenho sentimentos, muito menos amor no coração. Nunca liguei muito pra isso, amor pra mim nunca existiu. Ele é só uma forma de fazer as pessoas sofrerem e se humilharem por outra pessoa. Nunca tentei a sorte pra ver se o amor dava certo pra mim, mas pra que eu iria tentar? Eu não queria sofrer como outras pessoas.
E eu já tinha muitos problemas na vida, às vezes eu achava que tinha nascido pra sofrer. Vários bagulhos na mente, passava a noite em claro até o sol nascer. Meu pai foi embora quando eu tinha 13 anos, só restamos eu, minha mãe e meus irmãos. Eu tinha que trabalhar pra colocar comida na mesa, mas na favela não tem muitas opções, então com 15 anos me joguei no crime. Com menos de um mês estava cheio de dinheiro no bolso, mas isso me trouxe mais problemas do que solução. Comecei a usar drogas pra esquecer de tudo. Alguns iriam me julgar, porque é só isso que as pessoas sabem fazer: julgar e julgar. Mas, por outro lado, alguns iriam se identificar. Eu me achava um covarde por usar drogas pra correr dos meus problemas, mas também, o que eu podia fazer? Meu pensamento sempre foi de que minha vida não valia a pena.
Mais um dia completo e a noite está caindo. Estou tentando dormir, mais uma vez eu não consigo. Acho que vou sair, tá rolando baile logo ali embaixo. Não, pera aí, tô ouvindo tiros. Tá tendo operação policial na favela, tenho que ficar em casa mesmo, não posso sair. Meus olhos tão pesando, já são 30 horas acordado, mas agora já não dá pra dormir. Deu 6 horas da manhã, já lavei o rosto. Vou tomar meu café e sair pro movimento. Andando entre os becos da favela vejo um corpo estirado no chão. É mais um inocente que morreu ontem na operação. Eu paro e penso “será que vou acabar assim também?” “será que esse é o destino de todos os moradores da favela?”.
É irmão, a vida aqui não é fácil. Vou seguir meu caminho, pois estou mais do que atrasado pro meu plantão. Chegando lá no movimento, os amigos falam que aquela vida não era pra mim, que eu era uma boa pessoa, que eu tinha que continuar escrevendo sim, porque era o que eu sempre gostei de fazer. Mas eu não queria escutar, só queria fazer o meu dinheiro sem ninguém me atrasar.
Hoje à noite tem baile, mas não quero sair. Só quero tentar dormir. Celular toca, é ligação de um parceiro:
- Qual é, mano? Vamos pro baile?
- Não dá, mano. Tenho muitas coisas pra fazer.
- Deixar essas coisas pra amanhã. Vamos pro baile, vai ser legal.
- Tá bom, vamos. Passa aqui na minha casa pra gente ir.
Estava em cima da hora. Tomei um banho bem rápido, me arrumei e fiquei esperando. Meu amigo chegou e partimos pro baile. Eu estava distraído, no meio de tanto tumulto, esbarrei em uma menina e pedi desculpas. Ela também tentou se desculpar, mas disse que estava assim tão apressada porque iria pra casa. Notei que ela estava sozinha e me ofereci para levá-la. Ela disse que só iria aceitar porque conhecia o meu amigo e nós conversamos muito no caminho. Chegando no portão de sua casa, ela me deu um beijo e desejou boa noite. Depois fui pra casa e não achei que essa menina iria ficar na minha cabeça, era só mais um rolo e bola pra frente.
No outro dia logo cedo meu celular toca. É uma ligação de um número desconhecido.
- Oi, tudo bem? Sou aquela menina da noite passada, consegui seu número com seu amigo.
Nos falamos por muito tempo, e com vários dias de conversa nós já sabíamos tudo sobre a vida um do outro. Por mais que eu não ligasse pro amor ou sentimentos, essa menina ganhou minha atenção e minha confiança fácil. Ela era diferente, eu não sabia se o que eu estava sentindo era amor. Tudo isso era tão novo e estranho pra mim. Eu falei pra ela que eu tinha o sonho de ser escritor e ajudar todos ao meu redor. Ela me disse que eu era um menino de ouro, de coração bom e puro e que via brilho em mim. Que eu era capaz de realizar todos os meus sonhos.
Eu pedi pra ela contar mais um pouco sobre sua vida e ela me disse que usava alguns tipos de drogas. Eu prometi que nós iríamos sair dessa juntos. Com o tempo ela conseguiu me ajudar a sair do crime e das drogas, eu queria fazer o mesmo que ela fez por mim, mas eu fui esquecendo de quem me ajudou, chegamos até a perder contato.
Um dia ela conseguiu achar meu contato e voltamos a nos falar. Ela me convidou pra ir pra sua casa, disse que estava triste e precisava desabafar. Chegando lá, nós conversamos sobre muitas coisas. Ela estava na mesma vida, mas pior que antes, pois agora estava envolvida com facção. Começou a chorar na minha frente e disse que o maior desgosto da vida dela era quando ela foi presa e viu sua mãe e seu pai chorando igual uma criança. Eu falei pra ela se acalmar, que dessa vez eu iria ajuda, que agora eu vim pra ficar, eu iria fazer o mesmo que ela fez por mim um dia, ajudá-la a sair daquela vida. Eu consegui deixá-la calma e falei que iria pra casa. Ela pediu pra eu não ir, disse que estava com medo e me pediu pra ficar lá. Acabei ficando e caindo no sono, mas logo cedo saí de fininho pra não acordá-la.
Fui pro trabalho e horas depois meu amigo chegou com a notícia de que ela havia sido assassinada. Eu não consegui fazer o mesmo que ela fez por mim, não tive tempo de tentar. “O destino não nos quis a gente junto pra sempre, mas foi um privilégio me encontrar com você” nesse mundo. Tudo aconteceu tão rápido e de repente, mas foi o suficiente pra eu nunca esquecer. Se eu viver outras vidas, vou lembrar de dela. Sempre que estou triste ou querendo desistir, lembro o que ela me falava, que eu sou o menino de ouro e que sou forte, de coração bom e puro. E tudo que eu faço de bom hoje, todas as coisas que conquisto, paro e penso o quanto ela ficaria orgulhosa em me ver vencendo.
MUNDO MENINO
Somos mundo menino
Olhos tão pequeninos
Barquinhos de papel
Desenhos de sonhos
Somos mar ... amar de cores
Ventos de flores
Corações de colibris
Borboletas no jardim .
Mas as vezes o horizonte
nos parece tão ... tão distante !
A dor teima em nos seguir
A tristeza parece não ter fim .
Inda bem que a esperança reside
por aqui
e assim vamos navegando
na marra
bordando novos voos
em amanheceres
com luzir !
E por entre sóis de girassóis
Incertos e desertos
Seguimos tentando
desenhar um lindo céu
sobre nós !
Vamos acreditar Sim
A vida não pára por aqui !
Cuscuz!
É costume desde menino
agradecer sempre a Jesus
nosso alimento é Divino
é energia que nos conduz
isso é coisa do destino
porque a vida do nordestino
só é completa com cuscuz.
"Em quanto me afogo no meu mundo covarde, o menino da esquina grita:
_Corre!
Dentro desta caixa estampada com flores,
Não vejo maior que minhas dores,
Nada, além do supérfluo que se faz real.
Enquanto brinco com o dicionário de palavras difíceis,
O menino na escrita chora,
Por não saber ler.
Mundos fechados, como os meus existem aos montes,
Tão rijos que deixam de ser engolidos pela massa
Mas jogam diariamente seus escretos pelas valas,
Onde o menino ainda grita:
- Ele não fez nada, só queria um pedaço de pão."
Vírgula
Eu menino às onze horas e trinta minutos
a procurar o dia em que não te fale
feito de resistências e ameaças — Este mundo
compreende tanto no meio em que vive
tanto no que devemos pensar.
A experiência o contrário da raiz originária aliás
demasiado formal para que se possa acreditar
no mais rigoroso sentido da palavra.
Tanta metafísica eu e tu
que já não acreditamos como antes
diferentes daquilo que entendem os filósofos
— constitui uma realidade
que não consegue dominar (nem ele próprio)
as forças primitivas
quando já se tem pretendido ordens à vida humana
em conflito com outras surge agora
a necessidade dos Oásis Perdidos.
E vistas assim as coisas fragmentariamente é certo
e a custo na imensidão da desordem
a que terão de ser constantemente arrancadas
— são da máxima importância as Velhas Concepções pois
a cada momento corremos grandes riscos
desconcertantes e de sinistra estranheza.
Resulta isto dum olhar rápido sobre a cidade desconhecida.
E abstraindo dos versos que neste poema se referem ao mundo humano
vemos que ninguém até hoje se apossou do homem
como o frágil véu que nos separa vedados e proibidos.
“Olhar nos teus olhos castanhos
Reencontrar a nobreza do menino
Que em seu silencio diz amar
Evolveu-se em meus braços
E por ali quis ficar
Permaneceu por alguns instantes
Dois segundos distantes
Abriu asas para voar. “
Sonho ou pesadelo!
Cantaram parabéns para o menino sem nem saber se ele nascera.
Mas Herodes o levou sutilmente, e eu e nem ninguém percebera.
Findou-se o vinho, as luzes coloridas se apagaram e partiu o bom velhinho.
A felicidade foi-se embora, onde a alegria não existia.
Os homens adormeceram, agora era tudo silêncio, vazio e escuridão, e a tristeza persistia!
Que saiam da ibernaçao
Os meus sonhos de menino
Se arrebente o coração
Sempre que eu estiver sorrindo
Menino eu quis ser adulto
Adulto eu quis ser criança
E o que é a vida?
Além da solidão que nos alcança...
Pensamentos......
Atenção
Aquele menino que cresceu, floresceu renasceu sobreviveu, viveu e foi criado sem carinho, sem atenção sem gratidão ou simples emoção, veio, está e permanece como incógnita do ser humano.
Humano: aquele ser que não foi criado para estar sozinho, sem carinho ou tipo passarinho fora do ninho. Aquele menino que hoje já não é mais tão menino, apesar de ter o mesmo coração, ele sempre procura dar o que nunca teve, fazer o que nunca fizeram por ele, humanizar os desumanos, carinho pra quem não dá carinho ou carinho pra quem tem carinho tanto faz, atenção pra quem não tem atenção ou simplesmente atenção por atenção pra ele mesmo ou para o mundo, aquele menino que está ali pra fazer a diferença e ser melhor cada dia, não melhor que ninguém mas o melhor que ele pode ser sem esperar nada de ninguém!!!!
Pensamentos.....
Aquele menino que mima a princesa, princesa que nega primeiramente os mimos por que acha que não merece, princesa que merece mais do que aparece e nunca esquece que foi mau tratada, porém não por aquele que um dia prometeu que sempre e pra sempre cuidaria com todo o zelo do mundo aquele princesa que ele acha que nem o melhor tratamento e carinho do mundo é suficiente para aquela menina que um dia achou que não era suficiente nem pra ela, quanto mais pra ele, pois bem só posso garantir que ele daria a vida e todas as outras vidas por ela!
Pensamentos.....
Aquele menino rancoroso, ranzinza, triste e infeliz só queria uma chance, uma chance de provar a ela que ele está por ela, está disposto a fazer qualquer coisa por ela, do jeito dela, do jeito que ela quiser, o que ela quiser. Aquele menino não ta pedindo pra ser único ou ser exclusivamente posse ou ela a posse dele, não está pedindo uma casamento ou compromisso que restrinja qualquer projeto dela, aquele menino só quer aproveitar, viver e participar dos momentos importantes e felizes do lado dela, curtir, evoluir, se divertir e deixar ela livre pra poder voar o mais alto que puder, aquele menino só quer aplaudir de perto aquela menina que tem asas como um anjo e um sorriso tão qual lindo o mais belo anjo!
A poesia traz a quimera
do leitor menino.
faz delirar
o maior dos sexagenários.
Instiga o sentimento
a esvoaçar como plumas
de algodão na melodia!
Pensamentos.....
Aquele menino falando da lua de novo, por que a lua está tão linda hoje, já viu? Por que falar mais uma vez se ele não sabe nem falar sobre as coisas que sente? Tipo sentimentos que interferem diretamente na sua vida como a lua interfere sobre a maré, tipo as coisas que só ele sabe como os mistérios que a lua proporciona, como a energia que se faz dela tão única, tão importante, tão perfeita, se ele nem sabe pra que a lua serve quem dirá saber por que o coração dele chega a descompassar quando ela sorri? A lua tá ali, é só abrir a janela e olhar, e deixa entrar aquela luz que aquece o coração mesmo sem ser quente, ilumina o coração mesmo sem força estar diretamente ligado, a lua simplesmente está ali, tipo eu olhando pra você, não se sabe por que mas se sabe que apesar de qualquer coisa ela sempre estará ali te iluminando!
🔥 Já são mais de 4.000 pessoas transformando seus dias com reflexões que provocam mudança.
Junte-se ao canal do Pensador no WhatsApp e dê o primeiro passo rumo a hábitos mais conscientes.
Entrar no canal- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Frases de valorização profissional para reconhecer um bom trabalho