Amor do Passado
Ele recorda esses anos perdidos como se olhasse através de uma janela empoeirada. O passado era algo que ele podia ver, mas não tocar. E tudo o que vê está turvo e indistinto.
(...) Deitada na cama, vendo a vida passar, lembrando do passado, do amor acabado. Aquilo me matava por dentro. Como uma mentira pode acabar com um amor de infância? Meu coração ainda bate por você. Quando te vejo perco o rumo, as pernas tremem. Eu até poderia dizer que não consigo viver sem você, mas seria inútil. Você não vai voltar, mesmo querendo. Apesar dos apesares. Você ainda me ama. Eu sei, seus olhos não conseguem negar.
Alguns dias se passaram e vem a surpresa. Uma surpresa que estava dentro de mim, que se mexia, chutava. Era um amor tão grande, que eu nem sabia explicar. Eu renasci quando ela nasceu. Quero que saiba que o nosso amor ainda está vivo e se chama Valentina. E é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Eu escrevo essa carta só para te lembrar que nosso amor jamais morrerá. Pois nela, está cada momento bom que vivemos. Juntos. Eu ainda te amo e estou te esperando.
Desapegar do passado, desapegar do futuro, desapegar das coisas, muitas vezes a única coisa que precisamos fazer é desapegar de algo que nos faz mal.
Ele é como um ice Berg pra mim nesse momento, quero saber o que há em baixo da superfície, ele é um mistério por enquanto e eu tenho perspectivas e expectativas quanto a ele, quero que ele tenha uma grande beleza por baixo dessa superfície e que me agrade. Você também era um ice Berg para mim depositei esperanças em você, mas ao invés de contornar toda aquela dimensão, bati de frente e afundei. Você era frio e não se moveu diante de mim.
Eu sei o que é o amor, mas queria não saber. queria não ter conhecido-o; queria ter passado por ele sem nem ter o visto; mas não. ele também me tocou, me marcou e me deixou.
Soneto à E.F.F.
De um amor doce fez-se pranto
em seu presente e seu passado
prometi amor eterno e portanto
esse sentimento em mim é consagrado.
Com outra pessoa você vive
e meu coração acalentado
mas com você sempre estive
em cada sonho meu acordado.
Um dia perdido te terei novamente
promessa que você fez ra mim
um dia, onde exalei alegria
Depois meu pecado foi prudente
creio que já suficiente castigou-me, enfim,
arrependimento em meu coração contagia.
"Querer esquecer o passado feito por um amor, sem querer lembrar e manter as lições e valores aprendidos, é uma atitude de quem nunca aprendeu a amar de verdade."
Te amei, e isso foi se tornando passado, na medida em que era ausente. É que o amor não suporta tanta negação emocional. Você recusou a sua parte, e eu nunca fiz jornada dupla.
AMOR VERDADEIRO
QUE SINTO COM VOCE
Passar o tempo ao seu lado,
Sem lembrar do passado,
Sem pensar no futuro,
Só viver do presente,
É tudo que eu quero,
Viver do momento
Como se fosse o último
Suspiro de vida,
Porque não tem coisa
Mais importante,
Que viver ao teu lado,
Te amando eternamente.
Não procure razões pra amar
Simplesmente se permita viver o amor
No presente melhor que no passado
E no futuro com mais intensidade que no presente
10 MANDAMENTOS DE AMOR À PESSOA IDOSA
I – Deixa-a falar - Porque do passado a pessoa idosa tem muito a contar. Coisas verdadeiras e outras nem tanto, mas todas úteis aos espíritos ainda em formação.
II – Deixa-a vencer nas discussões - E não fiques a lembrar a todo instante que suas idéias estão superadas. Ela precisa sentir-se segura de si mesmo.
III – Deixa-a visitar seus velhos amigos - entreter-se com seus camaradas, porque é dessa maneira que a pessoa idosa consegue reviver os tempos idos.
IV – Deixa-a contar histórias demoradas - ou, muitas vezes, repetidas, porque a pessoa idosa precisa provar a si mesmo que os outros gostam de sua companhia.
V – Deixa-a viver entre as coisas que amou - e que sempre recorda, porque ela já sofre ao sentir que, aos poucos, vai sendo abandonado pela vida.
VI – Deixa-a reclamar, mesmo quando está sem razão – porque toda pessoa idosa, tem direito, como as crianças, à tolerância e à compreensão.
VII – Deixa-a viajar em teu carro – quando saíres de férias ou nos fins de semana, porque sentirás remorso, se algum tempo depois ela já não estiver aqui para fazer-lhe companhia.
VIII – Deixa-a envelhecer com o mesmo paciente afeto - com que assistes aos teus filhos crescerem, porque em ambos os casos estarás, demonstrando o mesmo sentimento de amor e proteção.
IX – Deixa-a rezar onde e como queira – porque a pessoa idosa deseja ver sempre a sombra de Deus no resto de estrada que ainda vai percorrer.
X – Deixa-a morrer – entre braços acolhedores e amigos, porque o amor dos familiares e das pessoas amigas é o melhor sinal do amor do Pai que está no céu.
—————————————————————————-
Nota: “Os dez mandamentos de amor à pessoa idosa” foram redigidos na Itália, por um frade carmelita. A tradução para o português foi feita por um confrade da mesma ordem, residente em Teresópolis, RJ. O texto acima foi revisto por um poeta pernambucano que não quis se identificar. São dele alguns acréscimos ao texto original.
Amor?? Saldade
Paixão?? Amizade
Futuro?? Com vc
Pensamento?? Só vc
E o passado?? Vamos ter que esquescer??
NASCI
A Vida veio até mim
Num sopro de amor,
Mesmo com o passado estranho
E também com cada dor.
Importa que sou minha mãe,
Sou meu pai e meus ancestrais.
Importa que deles ganhei a Vida
E não importa nada mais.
O que seria de mim
Se não tivessem sofrido,
Lutado, amado
E tudo o que foi vivido?
Sem todos eles
Aqui eu não estaria
E não teria a oportunidade
De crescer no meu dia a dia.
De servir com carinho,
Respeitar o vizinho,
Amar às pessoas,
Os familiares, os netinhos...
E a linda oportunidade
De estar no Agora,
Vivendo com liberdade
E tudo que me vigora.
Gratidão, gratidão
É só o que posso dizer.
Àqueles que estão longe
E aos que sempre vem me ver
Desprovida de mágoa
Cheia de bênçaos, me inundo.
Uma mulher que deságua
Pois pretendo ir profundo.
