Amor Instantaneo
Quantas vezes desejamos alguém perto de nós...
Quantas vezes ansiamos pela presença de alguém fisicamente distante,
mas que consegue estar animicamente a nosso lado...
Ósculos e amplexos,
Marcial
ENTENDENDO UM AMOR VIVIDO À DISTANCIA
Marcial Salaverry
Certamente não é que se deseja, mas por vezes acontece estarmos longe de quem amamos, e para viver um amor à distancia, é preciso saber sentir ao lado a presença de alguém que está distante, e pode parecer um contra-senso, falar-se em presença distante, mas é um fato que duas pessoas, embora estejam distantes, podem sentir-se juntas. E não é difícil sentir tal sensação. L’Inconnu já disse: "Juntos ainda que distantes..." É preciso entender que o importante não é estar "junto", mas sim, estar "do lado de dentro..."
Para que isso seja possivel, é necessário duas coisas, quais sejam, primeiro, tem que haver um sentimento muito forte unindo essas pessoas, de modo que a distância não as impeça de se sentirem juntas, assim como tem que haver uma grande força de imaginação para vivenciar a presença de alguém que não está a nosso lado. Essa é uma forma de amor quase que espiritual. Não direi platônico, porque sempre existirá o desejo do contato físico, e o amor platônico é aquele definido como algo etéreo, que existe mesmo só na imaginação, e a, digamos, "vítima" se limita à contemplação do vulto amado, seja por uma foto, ou a presença imaginada.
Neste caso de amor distante, pode haver um conhecimento físico. As pessoas se viram, se gostaram, mas por motivos diversos se separaram. Todavia, houve uma forte atração. Então, fica aquele amor à distância. Eventualmente falam-se, escrevem-se, mas não se vêem, o que não impede que o sentimento cresça. A distância pode ser algo de definitivo. Abandono, morte, simples sumiço, um necessário isolamento, sabe-se lá as razões que podem separar duas pessoas que se amam. Porém, a presença ficou marcada de tal maneira, que por vezes se chega a sentir a presença ao lado. Chega-se mesmo a sentir o cheiro.
Nos velhos tempos, muitas pessoas foram conquistadas com cartas de amor, com poesias enviadas anonimamente, mas muitas dessas paixões, o conhecimento físico jogou por terra. Ou não. Mas era lindo receber-se uma carta de amor, geralmente anônima. Ficava-se amando quem escrevera aquela carta. Imaginava-se como seria essa pessoa misteriosa. E justamente esse toque de mistério, aumentava o envolvimento. Encostando a carta no peito, sentia-se o abraço do amor desconhecido. Lindo. Poético. Romântico. De verdade, sem gozação... Eram romances que duravam anos nessa festa epistolar.
A tecnologia não conseguiu quebrar esse romantismo. Ainda bem. As poesias escritas em papel perfumado e entregues sorrateiramente, foram substituídas por lindas poesias enviadas via Internet. As cartas de amor, que geralmente eram colocadas camufladamente por debaixo das portas, agora foram substituídas por e-mails. Mas o efeito continua o mesmo. Ainda despertam o romantismo e o amor. Ainda fazem sonhar. Ainda despertam amores loucos. Ainda existe romantismo. Corações ainda batem acelerados por amor. E que esses românticos não morram, pois o que seria do mundo sem os apaixonados?
Ainda bem que, se o mundo mudou, os sentimentos não mudaram. Ainda existem pessoas que se emocionam com palavras doces e românticas, e que ainda conseguem sentir aquele "calorzinho" interno ao receberem correspondencias. E que conseguem ter a capacidade de "sentir" a presença de quem lhe desperta doces sentimentos. É sinal de que ainda está viva a chama interna. É preciso ter muita capacidade de amar, para conseguir bem viver esse "amor à distância", para não sentir a exigência física. Ou para que o amor resista a essa exigência, ainda que muito sentida.
Por que não se juntam, já que se amam? Por que? Porquê, oras. Razões mil podem impedir esse encontro físico, que até mesmo pode "quebrar o encanto" do amor espiritual. Quando o encanto persiste, quando ao amor espiritual junta-se a força do amor físico, é a glória total, a felicidade completa... Muitas vezes é gratificante estar-se "juntos ainda que distantes". Pode ajudar a esquecer mágoas ou sofrimentos recentes, que uma presença física poderia até mesmo reavivar, ou pode mesmo, ajudar a reencontrar um caminho. Seja um sentimento de amor ou de amizade, mas que consiga produzir essa deliciosa sensação de prazer, ainda que etérico.
Enfim, mesmo que distantes, vamos procurar, juntos, ter um LINDO DIA, algo que faz um bem enorme para corpo e alma...
Você é como uma noite chuvosa, que me relaxa até alcançar a plenitude.
Você é como um dia ensolarado, que me faz ter esperança de um dia melhor.
Por fim...
Você é como as estrelas, pequenininha e brilhante, que ao final do dia, ilumina o mundo com o seu sorriso.
Ponho-me a espreitar meus sonhos
Disfarçados de luas e de noites
Perambulantes, onde as estrelas
Todas soam incessantes quando
Debaixo delas, sobre teu olhar
Me deito.
Como numa nascente dedilhar
O tronco,
Nas raízes das arvores de debulhar
Calcinas,
E no seu corpo terra caminhar
Lembrando
Que quanto mais me deito
Mais deleitoso anseio
De lançar-me ainda.
Ah morte! Ah vida!
Que como companheiras na alvorada
Caminham,
Não me escolham, vos imploro com pranto,
Quero do meu amor ainda ouvir o
Canto, pelos vastos anos em que meus
Pulmões a mim permita.
Assim como as as estrelas são lindas e não lhes podemos tocar
O meu coração partido não podes conquistar
Podemos enganar os nossos olhos, fingindo que nada estamos vendo.
Podemos ludibriar os nossos ouvidos, apagando os sons como borracha.
Podemos inclusive disfarçar os toques, calar as mãos, congelar os movimentos.
Podemos ainda, em completa incongruência, discursar para o silêncio.
Mas o que não podemos é fechar os olhos para os sentimentos,
nem deixar de ouvir o coração, muito menos parar de tocar nas emoções.
Porque, de forma silenciosa, o amor mexe com tudo dentro de nós
e nos dá sentido, e nos faz muito sentir.
14 de setembro
E se passaram doze anos…
Seria o destino se encarregando?
Ou a vida ensinando?
Simplesmente provando…
Deveria eu acreditar que exista outro alguém,
Que vai me amar?
Que vai querer estar?
Que vai querer ficar?
Que vai querer ser meu par?
Não existe culpado para a morte.
Existe àquele que fica e tem sorte…
Ou por que é forte
Ou por que deve ir em busca do norte?
Só ouvia que era para não desistir…
Para resistir…
Para não deprimir…
Para me permitir…
Ah e eu vivi…
Sorri e não morri…
Tenho meus traumas.
Mantenho a calma.
Tenho a fé que invade a alma!
Se acredito que existe o amor?
Acredito com fulgor…
Sem temor…
Com humor…
Que seja avassalador…
E não devastador!
Já provei do amor além da vida!
Hoje rezo para que ele prossiga…
No paraíso da partida…
Pois aqui estou decidida!
Amadurecida!
Construída e…
Resolvida…
A criar um novo Setembro!
Se pudéssemos dormir,
E viver eternamente um sonho.
Ver nós dois juntos voando.
Sentir você me beijando
Quando você rezar para chover entenda que com a chuva também vem a lama,
Quando você admirar as rosas,
entenda que ela tem espinhos.
Se ama alguém, entenda que nem todos os dias serão de sol e risos.
Gostaria de:
Um abraço apertado,
Um beijo apaixonado,
Uma declaração verdadeira,
Um momento feliz,
Um motivo pra lutar
E um motivo pra ficar.
Eu sento à mesa pra tomar meu café,
respiro fundo com os olhos fechados,
sentindo o vapor da xícara na minha cara
e o cheiro da chuva que cai lá fora;
pensando nela, imagino:
mesmo que os nossos dedos nunca se toquem
e os nossosolhares nunca se encontrem,
saber que tive alguém a quem amei verdadeiramente,
nesse mundo onde tudo é uma farsa,
já é um grande motivo pra morrer feliz...
- Eu sei de mim -
"O segredo da vida é abrir o coração para o novo, ainda que as dores tentem nos roubar a alegria, viva cada dia como se cada segundo fosse parte dessa magia, pois a vida é poesia".
Malbec
Achava que era tronco;
Achava que era árvore;
Atestava que era madeira da melhor qualidade.
Mas é uva.
Doce e macia na Argentina;
Na França, dizem que é amarga.
No Brasil, é cheiro.
Que grudou nas minhas paredes, nos meus lençóis e no meu próprio ar; invadindo os meus pulmões com o absoluto consentimento do meu coração; que aí, então, eu já nem tinha mais a escolha de retornar praquele oxigênio fastil, e ora, bem como se eu quisesse.
"Quando não dizemos o que sentimos, o outro pode ir embora sem saber que tinha motivos para ficar."
"Dizer que é "mimimi" se incomodar com certas coisas, tem sido usado como pretexto por pessoas que praticam a falta de respeito e empatia."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp