Amo porque te Amo Poema William Shakespeare
Conhecendo + Obedecendo = Alegria
As pessoas foram até lá. . . regozijem-se grandemente, porque entenderam as palavras que lhes foram declaradas. - Neemias 8:12
Uma mulher que havia sido uma firme membro da igreja durante anos foi perguntada: “Diga-me, exatamente em que você acredita?” Ela respondeu: “Eu acredito no que minha igreja acredita”.
“Mas o que sua igreja acredita?”, Veio a pergunta. "Minha igreja acredita no que eu acredito."
O investigador então perguntou: "Visto que você acredita no que sua igreja acredita, e sua igreja acredita no que você acredita, em que você e sua igreja acreditam?" Ela rapidamente respondeu: "Nós dois acreditamos na mesma coisa."
Os judeus que voltaram do exílio para reinstalar Jerusalém e Israel também sabiam pouco sobre sua fé. Mas quando Esdras leu o livro da Lei e os levitas explicaram o texto, o povo ouviu por horas. A Palavra de Deus trouxe uma poderosa convicção de pecado. Os israelitas começaram a chorar. Mas eles foram instruídos a não derramar lágrimas. Este foi um dia para festejar "porque eles entenderam as palavras que foram declaradas a eles" (Neemias 8:12).
Uma fé vaga nunca pode nos encher de alegria. Precisamos ouvir claramente a verdade de Deus para que ela possa mudar nossos corações. À medida que adquirimos conhecimento de Sua Palavra e a obedecemos, sentiremos a alegria do Senhor (v.10).
Nenhuma verdade de Deus armazenada na mente
Alguma vez atenderá às nossas necessidades
Até que a verdade dê origem à fé
E a fé dê origem a ações. —DJD
Obediência é o caminho para a alegria. Herbert Vander Lugt
Orações egoístas
Você pede e não recebe, porque você pede mal, que você pode gastar em seus prazeres. - Tiago 4: 3
Algumas pessoas vêem Deus como um agente de mudança sobrenatural que responde a todos os seus caprichos, uma espécie de gênio divino que se coloca diante deles para conceder todos os seus desejos.
Pegue o fã bem-intencionado em um jogo de basquete que disse: “Nosso time está atrás. Ore! ”Ou a executiva que saiu 30 minutos atrasada para uma importante apresentação de vendas e pediu aos colegas que rezassem para que ela chegasse a tempo.
As pessoas que estão preocupadas com tais pedidos egocêntricos têm uma visão muito superficial de Deus e Seu propósito redentor no mundo. Eles O vêem como Alguém que existe para prover seus desejos e necessidades, aliviar todo seu sofrimento e tornar suas vidas as mais agradáveis possíveis. Eles podem obter esse tipo de imagem de Deus a partir de romances seculares, mas não da Bíblia.
Todas as tentativas de manipular um Deus soberano para servir aos nossos propósitos egoístas o insultam. E Tiago relacionou a oração egoísta à “amizade com o mundo”, que ele disse ser “inimizade com Deus” (Tiago 4: 3-4).
Nos próximos dias, vamos analisar nossas orações. Se eles são geralmente para nossa própria comodidade, conforto ou prazer, é hora de mudar nossa oração.
Perdoa-nos, Senhor, nossos pedidos egoístas,
Tudo o que é mesquinho à sua vista;
Oh, ajude-nos a orar com motivos piedosos
E a buscar o que é bom e certo! —DJD
A oração não é hora de dar ordens, mas de se apresentar para o dever. David C. Egner
Porque para mim, esta É de todas; a nossa maior riqueza, sobre a mesma cá deixo este recitar:
A PUREZA
Não há virtude, cá no nosso morrer;
que se compare, à que há nesta tida;
por só, lá se encontrar, pra dar VIVER;
quando um dia partirmos desta vida!
Por ter em si, criança que não finda;
a todos enriquece O pobre Ser;
protegendo-O da morte pra nós vinda;
quando vier buscar, o seu morrer!
Por isso vamos preservar tentar;
essa LINDA riqueza interior;
qua a todos nós, O Ser; tanto embeleza…
Pra quando essa má morte a nós chegar;
não vir poder matar esse valor;
que se encontra NESSA grande riqueza.
Com Carinho;
eu venho de uma geração de mulheres que aceitaram a humilhação como parte da rotina
porque é mais fácil deixar como está
do que enfrentar o medo de ir embora.
elas nunca vão embora porque nós mulheres
fomos ensinadas a sempre ficar.
mas aos poucos nós abrimos as portas
para que as próximas gerações possam saber que
sempre há a possibilidade de ir.
é imprescindível saber a hora de se retirar quando
o que deveria te fazer sorrir só te causa dor.
Porque não há mais lindo doar, a ELA; dedico este recitar:
A Amizade…
Que LINDA, É tal virtude animal;
que em todos nós nasce em nosso morrer;
por seu doar, tão LINDO e natural;
tão só Verdade e Pureza em si ter!
Por ninguém enganar, SUA Vontade;
bem se vê, que ELA É irmã do AMOR;
daí, ser A mais BONITA Verdade;
escondida no nosso Interior!
Feliz de quem por cá, a ELA escolher;
Pra doar tudo o que ela deixará;
em todo O Ser, por quem passar seu Ser!...
Pois grande, um dia irá ser seu colher;
porque Ela, na saudade ficará;
tão VIVA, que o tal fará RENASCER.
Com o Carinho da AMIZADE;
Andando com Deus
Enoque andou com Deus; e ele não foi, porque Deus o levou. - Gênesis 5:24
Quando lemos a Bíblia, Gênesis 5 soa como os registros mantidos no tribunal do condado. Nome, idade à morte, sobreviventes. Mas nesta lista concisa, somos repentinamente confrontados com um homem que se destaca de todos os outros. “Enoque andou com Deus; e ele não foi, porque Deus o levou ”(v.24).
Não sabemos muito mais sobre Enoque. Ele provavelmente cuidou dos rebanhos, trabalhou a terra, cuidou de sua família. Quaisquer que fossem seus deveres, sabemos que ele tinha uma conversa contínua com Deus. Enoque expressou suas alegrias, suas mágoas, suas confusões e a responsabilidade que sentia por seus filhos. Ele andou com Deus.
Enoque veio a amar o que Deus ama e odeia o que Deus odeia. Mais interessante, porém, o Senhor estava satisfeito com Enoque (Hb 11: 5). Um dia, ele deve ter dito algo como: “Enoch, percorremos um longo caminho juntos. Por que você não vem para casa e fica comigo? ”O antigo escritor simplesmente relata:“ E ele não era, porque Deus o levou ”(v.24).
O Senhor ainda procura aqueles que andam com ele. Que privilégio para nós! Aquele que é o criador do cosmos, o governante do céu e o redentor da humanidade, busca nossa amizade. Estamos buscando o dele?
Salvador, deixa-me andar ao teu lado,
deixa-me sentir a minha mão na tua;
Deixe-me saber a alegria de andar
em Tua força e não na minha. - Sidebotham
Quanto mais você anda com Deus, menos espaço para qualquer coisa se interpor. Haddon W. Robinson
Porque somos perdoados
Seja gentil com o outro, ternura, perdoando um ao outro, assim como Deus em Cristo perdoou você. - Efésios 4:32
Se alguém matou seu filho, você poderia perdoá-lo? Pela graça de Deus, o ardente desejo de vingança pode eventualmente morrer dentro de nossos corações, mas a maioria de nós provavelmente preferiria nunca mais ver essa pessoa, nem ajudá-lo de qualquer maneira.
No entanto, essa não foi a reação de Walter Everett, um pastor metodista em Hartford, Connecticut. Quando Michael Carlucci foi condenado por homicídio culposo por filmar o filho de Everett, o pai enlutado deu um exemplo que desafia todos nós que reivindicam Cristo como Salvador.
Walter disse que perdoou Michael porque as pessoas “não serão capazes de entender por que Jesus veio e o que Jesus é, a menos que nós perdoemos.” Isso era mera retórica? Não no mínimo! Michael tornou-se um crente enquanto estava na prisão, e quando ele foi libertado e queria se casar, Walter realizou a cerimônia.
Se tivermos experimentado a maravilha do perdão de Deus, perdoaremos a outros como Ele nos perdoou por meio de Cristo (Mt 18: 21-35; Efésios 4:32). Pode exigir uma luta emocional angustiante e oração fervorosa da nossa parte. E a restauração completa do relacionamento pode não ocorrer. Mas com o poder do Espírito Santo, podemos perdoar - porque somos perdoados.
Perdoe nós agora falhas um do outro
Como nós nossas falhas confessamos,
E nos amemos uns aos outros bem
Em santidade cristã. - Westendorf
Podemos deixar de perdoar os outros quando Cristo deixa de nos perdoar. Vernon Grounds
Agora ou depois
Não seja enganado, Deus não é escarnecido; porque o que o homem semear, isso também ceifará. - Gálatas 6: 7
O princípio de que colhemos o que semeamos é ensinado e ilustrado em toda a Bíblia. Os efeitos de nossas escolhas podem estar no aqui e agora, ou podem ser experimentados no futuro, quando nos colocamos diante de Deus.
Do ponto de vista da eternidade, é muito melhor colher as consequências do pecado agora nesta vida. Isso porque ainda há tempo para arrependimento e restauração.
Em Juízes 1, aprendemos que o rei cananeu Adoni-Bezek estava entre os mais afortunados a esse respeito. De acordo com a crueldade de seus dias, ele havia cortado os polegares e os dedões dos 70 reis capturados. Mas então as mesas foram viradas. Os israelitas capturaram Adoni-Bezek e cortaram seus dedos grandes e polegares. O perverso patife, entretanto, tinha senso suficiente para admitir que Deus estava fazendo com que ele colhesse o que havia semeado (v.7). Não nos é dito se ele realmente se arrependeu, mas podemos considerá-lo afortunado por ter tido a oportunidade de fazê-lo.
Se você se vir colhendo as conseqüências de seus pecados, pare o ciclo autodestrutivo. Aproveite ao máximo o resto da sua vida correndo de volta para os braços abertos do Senhor. Ele deseja perdoá-lo e conduzi-lo a um modo de vida que colhe Sua bênção e recompensa.
Pensando sobre o
que a sociedade está colhendo hoje?
O que eu pessoalmente estou colhendo?
O que preciso parar de semear? Começar a semear?
As escolhas atuais determinam recompensas futuras. Herbert Vander Lugt
Joelhos vacilantes
Levante-se e coma, porque a jornada é grande demais para você. - 1 Reis 19: 7
Nossos filhos cresceram acostumados a agradecer a Deus por sua comida e pedindo-lhe para abençoá-lo. Certa vez, depois que meu marido orou, Tina perguntou: “Papai, por que você pediu a Deus que abençoasse essa comida para os joelhos bambus?”
Ele dissera “necessidades corporais”, não “joelhos vacilantes”. O mal-entendido de Tina não apenas nos lembrava da necessidade de comida, mas também nos encorajou a pedir força a Deus quando enfrentamos as tensões da vida.
Na leitura de hoje, encontramos Elias em uma condição "vacilante". Após sua experiência no topo da montanha (1 Reis 18), ele acabou no deserto - cansado, desanimado e faminto. Um anjo lhe trouxe comida, e mais tarde o próprio Deus cuidou do desânimo de Elias, falando-lhe com uma voz mansa e delicada.
Como Elias, todo mundo tem momentos "instáveis". Se não tivermos tempo para cuidar de nossas necessidades físicas, precisamos descansar e comer. E se estamos nos sentindo fracos espiritualmente, precisamos reservar tempo para ficar quieto e ouvir a voz mansa e delicada de Deus em Sua Palavra. Isto é alimento essencial para as nossas almas.
É bom fazer uma pausa na hora das refeições para pedir a Deus que use a comida para atender às nossas necessidades corporais. É ainda mais crucial ler a Sua Palavra e pedir a Ele que nos nutra espiritualmente. Afinal, só Ele é aquele que pode fortalecer os “joelhos vacilantes”.
Senhor, quando estamos cansados e nos sentindo fracos,
Para nossos corações fracos Sua Palavra falará;
Dê-nos o nosso pão de cada dia, oramos,
para nos fortalecer ao longo do caminho. - Hess
Quando a vida te deixar para baixo, tire um tempo para olhar para cima. Joanie Yoder
Na Vida, como no Universo, não existe Limite.
Se existe é porque o Homem cria.
Sendo o Homem capaz de criar, que crie para lá do limite, para além do infinito.
Uma cilada envolvendo paixão é perigosa porque
envolve emoção, e no calor da emoção tentamos então
pensar mais com a emoção do que com a razão...
Um homem que respeita uma mulher e sabe tratar como
uma verdadeira dama realmente merece ser tratada este
sim terá várias oportunidades no amor...
PROCRASTINANDO
Porque assim como
num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função...
—Romanos 12:4
Muitos de nós lutamos com a procrastinação. Um professor universitário estudou procrastinação durante cinco anos e concluiu que 95% da população adia a realização de tarefas. Uma estimativa revelou que os americanos perdem aproximadamente 400 milhões de dólares, anualmente, adiando o pagamento de impostos! Devido ao temor do fracasso ou outras inseguranças, esperamos demais antes de iniciar um projeto ou tomar uma decisão.
A procrastinação também é problema dentro da igreja. Muitos de nós adiamos servir a Deus. Sabemos que devemos alcançar outras pessoas, mas nos sentimos inseguros ou preocupados com o que deve ser feito. Por estarmos incertos sobre nossos dons ou interesses, adiamos o nosso envolvimento na igreja. Ficamos preocupados: E se eu não fizer um bom trabalho? E se eu nem mesmo conseguir fazê-lo?
O livro de Romanos capítulo 12 nos oferece um incentivo. O servir começa ao nos apresentarmos a Deus como “sacrifício vivo” (v.1). Ore e dedique-se novamente ao Senhor e à Sua obra. Depois olhe ao redor e veja o que os outros estão fazendo em sua igreja e pergunte se você pode juntar-se a eles. Se for preciso comece devagar e depois experimente vários ministérios.
A sua igreja precisa de você. Peça a Deus para ajudá-lo a superar seus problemas de procrastinação. —AMC
Para uma igreja mais saudável,
exercite seus dons espirituais.
Anne Cetas
ATÉ QUE SE TORNOU FORTE
[…] divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte. —2 Crônicas 26:15
Na fábula Lilith escrita por G. MacDonald os gigantes vivem entre pessoas comuns. Estes gigantes precisam realizar suas tarefas diárias com muito cuidado. Quando dormem, o seu ronco é perturbador. Quando se viram, as casas podem ser esmagadas sob o peso deles.
Na Bíblia, o Rei Uzias se transformou num gigante após tornar-se rei aos 16 anos de idade. As chaves para o seu sucesso estão descritas em 2 Crônicas 26. O seu pai Amazias foi um bom exemplo para ele (v.4). O profeta Zacarias o instruiu (v.5). Ele tinha um exército com homens guerreiros e generais capacitados que o ajudavam e Deus lhe concedeu prosperidade (v.5).
O Rei Uzias tornou-se um gigante através das bênçãos do Senhor. Mas após obter sucesso, foi negligente e cometeu erros graves. O indício do fim do seu período bem-sucedido está na expressão “[…] foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte” (v.15).
Essas últimas cinco palavras servem como grande alerta para todos nós. “O coração de Uzias exaltou-se para a sua própria ruína” (v.16). Ele usurpou os deveres sacerdotais e tornou-se leproso (2 Crônicas 26:16-21).
Todos nós fomos maravilhosamente ajudados — pelo nosso Deus, por aqueles que Ele nos deu para servirem de exemplo para nós e por aqueles que servem junto conosco. Quando nos tornamos fortes, precisamos ser cautelosos ou também tropeçaremos. —AL
Jamais encontrei alguém que tenha me causado tantos problemas quanto eu mesmo. —D. L. Moody Albert Lee
BIOGRAFIA DE DEUS
Porque os atributos invisíveis de Deus [...] percebidos por meio das coisas que foram criadas. —Romanos 1:20
Digamos que você seja muito famoso e que as pessoas querem conhecer tudo a seu respeito. Suponha que você me telefonou e perguntou: “Você escreveria minha biografia?” Digamos que aceitei e fiquei ao seu redor como uma mariposa em uma lâmpada de rua, zumbindo à sua volta em busca de informações relevantes a seu respeito. Eu lhe faria mil perguntas, pediria sua agenda de contatos para descobrir mais a seu respeito. Então, lhe pediria para me entregar quaisquer papéis, fotos e trabalhos relacionados à sua vida.
Eu procuraria por três componentes; o segredo para se conhecer alguém: o que você diz sobre si mesmo, o que os outros dizem a seu respeito e o que você tem feito. O que isso significa em sua busca para conhecer melhor a Deus? O que Ele diz sobre si mesmo, o que os outros dizem sobre Ele, e o que Ele tem feito?
Para conhecer a Deus de maneira nova e intensa, faça as três perguntas. Leia a Bíblia para descobrir o que Deus diz a respeito de si mesmo (Êxodo 34:6-7; Levítico 19:2; Jeremias 32:27). Descubra o que os escritores dizem sobre Ele e Seus notáveis atributos (Salmo 19:1-4; Romanos 1:16-20; 1 João 4:8-10). E observe as maravilhosas realizações de Deus (Gênesis 1:1; Êxodo 14:10-31; João 3:16).
Aprenda a conhecer Deus. Seja o escritor da biografia divina. Você aprenderá muito mais do que você possa imaginar. —JDB
O Deus que criou o universo é o mesmo que você pode conhecer. Dave Branon
QUESTÕES DO CORAÇÃO
Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos. —Mateus 13:15
No início do retiro espiritual, o nosso orador perguntou: “Como vai seu coração?” A pergunta me atordoou, pois tendo a usar a minha mente para crer e minhas mãos para servir. Ao pensar e servir, meu coração é deixado de lado. Enquanto éramos orientados sobre a Bíblia neste ponto crucial das nossas vidas, eu passei a entender em sua premissa de que a fé e o serviço são, acima de todas as coisas, questões do coração.
Quando Jesus contou uma história para ilustrar como as pessoas recebem e respondem à Sua pregação (Mateus 13:1-9), Seus discípulos perguntaram: “Por que lhes falas por parábolas?” (v.10). Em resposta, Jesus citou o profeta Isaías: Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados (Mateus 13:15; Isaías 6:10).
Como é perigosamente fácil negligenciar nossos corações. Se nos tornarmos calejados, não encontramos alegria em viver ou servir; e a vida parece vazia. Mas quando nossos corações estão sensíveis a Deus, a compreensão e a gratidão fluem de nós para outras pessoas. Então, como está seu coração? —DCM
Podemos nos tornar tão ocupados fazendo o bem, a ponto de perder nossa intimidade com Deus. David C. McCasland
TRANSTORNOS
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. —1 Pedro 5:7
Você é alguém que se preocupa com tudo? Contas, futuro, questões do casamento, dívidas, saúde? A preocupação o envolveu a ponto de torná-lo uma “máquina de aflição”? Se isso descreve sua vida, talvez você tenha Transtorno de Ansiedade Generalizada — TAG ou, Transtorno Obsessivo Compulsivo — TOC, uma condição marcada pelo constante estado de preocupação com a maioria dos aspectos da vida. De acordo com David Barlow, professor de psicologia da universidade de Boston, “a principal característica psicológica do TAG é um estado de preocupação crônica e incontrolável”. Um pouco de ansiedade é normal, mas a preocupação constante não é.
Saturados pelo sofrimento e perseguição, os cristãos do primeiro século tiveram que sair de Jerusalém e se dispersaram pela Ásia (1 Pedro 1:1-7). Muitos destes seguidores de Jesus experimentaram sentimentos de aflição por possíveis perigos ou adversidades. Pedro encorajou-os a não se encher de ansiedade, mas que entregassem todas as suas preocupações a Deus (1 Pedro 5:7). Ele queria que percebessem que não precisavam carregar suas preocupações quando podiam entregá-las a Deus, que de maneira íntima e profunda, estava atento ao que acontecia com cada um.
Você preocupa-se com muita frequência? Deixe Deus ser responsável por suas ansiedades. Pare de se preocupar e comece a confiar completamente nele. —MLW Marvin Williams
CUIDADO COM O RUPERT
[...] porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. —2 Coríntios 11:14
No dia 6 de junho de 1944, o Dia D da invasão, uma parte dos navios aliados atacou as praias da Normandia, na França. No mesmo momento, milhares de aviões enviaram paraquedistas. Entre eles, os Aliados enviaram centenas de manequins de borracha, atrás da linha inimiga. Esses manequins eram chamados de Ruperts e foram planejados para simular um ataque e confundir o inimigo. Enquanto os manequins aterrissavam, alguns soldados alemães se enganavam e lutavam com os bonecos, criando assim uma ruptura vital nos muros da fortaleza européia.
Nós aceitamos esse tipo de engano, como parte de uma estratégia militar legítima, para frustrar forças opressivas. O que não devemos aceitar é o engano que Satanás atira em nossa direção. Paulo explicou que o diabo “se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14) e que os seus próprios ministros se transformam em ministros de justiça (v.15).
Precisamos nos manter alertas! Nosso inimigo espiritual amaria ver seguidores de Cristo distraídos por falsos ensinamentos e doutrinas. Mas enquanto estivermos com nossos olhos em Jesus e nos ensinamentos das Escrituras, nosso Senhor nos mantém na direção correta.
Não seja enganado pelos Ruperts de Satanás. —WEC
A verdade de Deus desnuda a mentira de Satanás. Bill Crowder
RECOMPENSAS REAIS
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. —Mateus 5:3
Uma vez eu entendi as Bem-Aventuranças como dádivas que Jesus lançou aos desafortunados: “Já que vocês não são ricos, não têm saúde e vivem chorando, eu entrego a vocês algumas belas frases para se sentirem melhor.”
Diferente dos reis medievais, que jogavam moedas para o povo, Jesus tinha a vantagem de entregar verdadeiras recompensas para Seu público. Ele que veio do céu, sabia bem que os despojos do reino do céu poderiam facilmente contrabalancear com qualquer mistério que pudéssemos nos deparar aqui na terra.
Entre muitos cristãos, a ênfase das recompensas futuras não são enfatizadas. Meu antigo pastor costumava observar, “À medida que as igrejas crescem em riquezas e sucesso, evitam cantar:‘Aqui não é meu lar, um viajante sou’ e tornam-se mais aptos a entoar ‘Este é o mundo do meu Pai’.”
Que não nos atrevamos a descontar o valor da esperança, em recompensas futuras. Precisamos apenas ouvir a música composta por escravos americanos para reconhecer o consolo que dela advém. “Vem lentamente, vem, querida carruagem. Vem me buscar para me levar ao lar. Ninguém conhece os problemas que já enfrentei, ninguém os conhece, somente Jesus.”
Com o passar do tempo aprendi a respeitar e a desejar as recompensas futuras prometidas por Jesus. —PY
Sombrias tentações serão recompensadas com brilhantes coroas. Philip Yancey
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp