Amo minha Igreja
Não haverá nenhum avivamento enquanto a igreja não se voltar para as Escrituras, não houver um genuíno Arrependimento e um desejo apaixonado pela Santidade Bíblica.
A Tradição Sempre Venerou Imagens e Ícones?
Católico: "A tradição da igreja primitiva sempre venerou imagens e ícones".
A Tradição (pais da igreja, discípulos dos Apóstolos) da Igreja Primitiva:
"Eles se chamam gnósticos. Possuem umas imagens, algumas pintadas outras feitas de materiais diversos, dizem que representa o cristo (...) e lhes prestam homenagem assim como fazem os pagãos". Irineu de Lyon, Cont. Heresias, XXVI.VI (Séc. II).
"Mas na verdade não é possível conhecer a Deus e orar para as estátuas. É tolice não só orar para as estátuas, mas também se acomodar às massas e fingir orar para as estátuas, (...) Recusamos por este modo honrar as estátuas". Orígenes, Contra Celso LXV. LXVI (Séc. II).
"Você que faz imagens de ouro e prata e madeira, e pedras e barro, e serve fantasmas e demônios e espíritos em leques, e todos os erros não de acordo com o conhecimento, não encontrará ajuda deles". Tertuliano, Contra a idolatria IV (Séc. II).
"Imagens não devem ser colocadas em igrejas, para que elas não se tornam objetos de culto e adoração". Concílio de Elvira, Cânone 36 (Séc. IV).
"Eu entrei para orar e encontrei uma cortina pendurada nas portas da referida igreja, tingida e bordada. Ela tinha uma imagem de Cristo ou de um dos santos. Não me lembro direito de quem era a imagem. Vendo isso, e sendo contrário a que a imagem de um homem fosse pendurada na igreja de Cristo, contrariando o ensino das Escrituras, rasguei-a em pedaços". Epifânio de Salamina, Epístola 51 (Séc. IV).
"Constança, viúva de Licínio e irmã de Constantino, tendo pedido a Eusébio a imagem da figura do Salvador, recebe recusa e repreensão. Quando lhe chegou à mão uma destas imagens, ele a destruiu, argumentando com Paulo 2º Cor 5-16: (...) Eusébio se revela iconoclasta fervoroso, e, deste modo, estava na verdadeira tradição cristã, hostil às artes, à pintura. Por isso, se recusa a enviar à princesa a imagem que ela lhe pedira e põe princípios que são a condenação de qualquer culto de imagens". Eusébio de Cesárea Hist. Eclesiástica, (séc. IV).
"Quem cria imagens para venerar, comete sacrilégio". Atanásio de Alexandria, Contra os pagãos (Séc. V).
Assim como muitos protestantes desconhecem o protestantismo e a tradição, muitos católicos também desconhecem a tradição que tanto defendem.
Pense nisso, leia os pais da igreja e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
John Wesley, os Pregadores Atuais e a Igreja.
Senhor, o que eu fiz de errado? Onde eu pequei? A mais de uma semana ninguém cospe em mim e nem me apedreja!
John Wesley media a eficiência de sua mensagem através da quantidade de agressões e perseguições que sofria por confrontar, com sua pregação, os pecados da sociedade de sua época.
Hoje, pregadores querem ser aplaudidos, ovacionados e admirados. Buscam a sua própria glória e não a de Deus.
Outra lição que aprendemos com Wesley é que enquanto muitos reclamam por causa das adversidades, perseguições e lutas, Wesley reclamava o fato da ausência delas.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A doença da igreja brasileira é que cada novidade que surge no mundo gospel, a liderança embarca de cabeça.
As 06 Principais Heresias Que Desafiam a Igreja:
1) Heresias sobre revelação – ensinamentos que distorcem, negam, ou adicionam ou suprimem das Escrituras textos que de uma maneira pode levar as pessoas a erros graves em sua caminhada de fé; falsas alegações de apostolado ou autoridade profética (cobertura espiritual) fundamentados em visões, revelações e profecias.
2) Heresias sobre Deus – ensinamentos que promovem falsos deuses ou distorções idólatras do Deus verdadeiro; negação da trindade etc.
3) Heresias sobre Cristo – negações de sua autoridade única, sua humanidade genuína e sua verdadeira identidade.
4) Heresias sobre a salvação – ensinamentos legalistas ou licenciosos, antinomianismo, negação do pecado, hipergraça, fatalismo, negação da morte e ressurreição de Cristo, etc.
5) Heresias sobre a Igreja – desprezo pela ortodoxia da igreja (pais da igreja – discípulos dos apóstolos), tentativas deliberadas de desviar pessoas da comunhão com verdadeiros cristãos ou até mesmo rejeição completa da Igreja.
6) Heresias sobre o futuro – falsas profecias que supostamente vieram de Deus, asserções de que o retorno de Cristo já ocorreu, marcações de datas desse retorno etc.
Atentem para a orientação do Apostolo Pedro na sua segunda carta, no capitulo 2.1-3: Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Advertências Bíblicas Sobre as Heresias
A Igreja jamais deve abrir mão da Sã Doutrina nesses tempos de relativações e progressismo no mundo. Apenas lembrando algumas recomendações e advertências que a bíblia orienta sobre esse tema.
Cuidado com os:
Falsos evangelhos – 2º Co 11.4, Gl 1.6-9;
Falsas doutrinas – Rm 16.17, 1º Tm 1.3;
Falsos milagres – Mt 24.24, 2º Ts 2.9;
Falsos deuses – Dt 13.2, 2º Ts 2.4;
Falsos cristos – Mt 24.24, 2º Co 11.4;
Falsos espíritos – 2º Co 11.4, 1º Jo 4.1-2;
Falsos profetas – Mt 24.24, 2º Pe 2.1;
Falsos apóstolos – 2º Co 11.13, Ap 2.2;
Falsos mestres – 1º Tm 1.7, 2º Pe 2.1;
Falsos irmãos – Gl 2.4, Rm 16. 17-18.
Mais algumas advertências:
Negar que Jesus tenha vindo em carne é visto como ensino do espírito do anticristo (1ª Jo 4:1-6);
Há também advertências sobre pessoas que causam dissensões ao ensinarem doutrinas diretamente opostas ao que os cristãos já reconhecem como verdade (Rm 16:17; Tt 3:10-11);
Há ainda advertências sobre aqueles que dizem amar a Deus, mas que não amam o povo de Deus (1º Jo 4:20; 5:1) e deliberadamente se desligam da Igreja com base em seus erros (1º Jo 2:19);
Finalmente, há advertências sobre se acrescentar ou retirar qualquer coisa das Escrituras (Ap 22:18-19) e sobre distorcê-las (2º Pe. 3:16).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Na espinha dorsal da Igreja (a nível ministerial) não existe somente o ministério apostólico, profético, evangelístico e pastoral; mas existem também os mestres. Estes últimos estão diretamente ligados à salvaguarda da integridade doutrinal da Igreja. Desde o dia em que essa categoria foi ignorada dentro da igreja, iniciou-se o processo para o caos doutrinário e a introdução de novas doutrinas dentro de muitas igrejas.
A Ortodoxia ou Tradição e as Escrituras
A igreja católica: “A tradição (Pais da Igreja) está acima das escrituras”.
Os neo-calvinistas: “A tradição (Pais da Igreja) não são autoridades porque não seguiam as escrituras”.
A tradição:
"Pesquisa as Escrituras, nas quais você espera (encontrar) a salvação". Tertuliano contra os hereges VIII.
"Agora, aqueles que rejeitam essa Escritura não podem pertencer ao Espírito Santo". Tertuliano, contra os hereges XXII.
"Creio que sois bem versados nas Sagradas Letras e que não ignorais nada". Policarpo aos Filipenses
"Sirva-te a oportunidade, se começas a estudar a Escritura, para aplicar o espírito nessas questões e apreenderás de forma mais completa e clara a exatidão de nossas asserções". Atanásio, encarnação do Verbo LVI.
"Em resumo, por minha vez, tenho grande respeito por tudo isto, e, tendo-o aprendido na Escritura, regulei a minha conduta segundo estes modelos". Atanásio, Apologia da Fuga XXVI.
"Certamente, as santas Escrituras, divinamente inspiradas, bastam para a exposição da verdade". Atanásio, Contra os pagãos I.
"Não foi, portanto, por ninguém mais que tivemos conhecimento da economia da nossa salvação, mas somente por aqueles pelos quais nos chegou o Evangelho, que eles primeiro pregaram e, depois, pela vontade de Deus, transmitiram nas Escrituras, para que fosse para nós fundamento e coluna da nossa fé". Irineu de Lião, Contra as Heresias III.I.
"Se alguém concorda com as Escrituras, ele é o cristão, se alguém luta contra eles, ele está longe desta regra". João Crisóstomo, Homilia XXXIII.
"Em seguida, se há de verificar com grande cuidado e diligência os preceitos morais e as regras de fé que a Escritura propõe com clareza". Agostinho, Doutrina cristã, Livro II.IX.
Estude os Pais da Igreja (Discípulos dos Apóstolos) e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
(A tradição também é chamada de Ortodoxia. A Tradição ou a Ortodoxia foram representadas pelos Pais da Igreja, que foram os discípulos dos Apóstolos).
A Igreja Primitiva, Os Pais da Igreja e o Papado.
Alguns Católicos romanos e neo-calvinistas: “A igreja primitiva sempre reconheceu o bispo de Roma como o primaz e o cabeça da igreja”.
Igreja Primitiva e Pais da Igreja:
"...Como Verbo de Deus tem a primazia entre os seres celestes, espirituais e invisíveis, a tivesse também entre os seres visíveis e corporais, e para que, ao assumir em si esta primazia e ao tornar-se cabeça da Igreja, atraísse a si todas as coisas, no tempo oportuno". Irineu de Lyon, Cont. Heresias, Livro III. XVI.VI
"Por isso, sendo Cristo cabeça da igreja, a ponto de Cristo e a Igreja formarem um só corpo". Orígenes, Contra Celso LXXIX
"Pois o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da Igreja; e Ele é o Salvador do corpo". Clemente de Alexandria, Strom, Livro IV. VIII
"Como Cristo é Cabeça da Igreja e o salvador do Corpo. Como a Igreja está sujeita a Cristo". João Crisóstomo, Homilia XX
"É Ele mesmo (Cristo) a cabeça da Igreja, como nos ensinam nas santas Escrituras, aos servos da verdade". Atanásio de Alexandria, Contra idolatria XLI
"Assim como Cristo é a Cabeça da Igreja que constitui seu Corpo e está destinada a participar de seu reino e da glória eterna". Agostinho, Doutrina cristã XXXVII. LV
“Aprendemos noutro lugar ser Cristo Cabeça da Igreja, segundo as palavras do Apóstolo: E ele o pôs acima de tudo, como Cabeça da Igreja”. Basílio de Cesaréia, Sobre o Espírito Santo IX
Quanto mais estudo sobre os Pais da Igreja, mais protestante me torno.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Antes de buscar o crescimento da igreja, busque os fundamentos bíblicos; pois crescimento sem os fundamentos da palavra estão desalinhados com Deus.
Em Atos 2.47, diz que a igreja de Jerusalém “caía na graça do povo”; hoje, para nossa tristeza, algumas igrejas caem na boca do povo.
Uma igreja que só tenha entretenimento para oferecer, deve orar pedindo a Deus que nunca abra um circo do seu lado.
Um Resumo dos Pais Apologistas
Geralmente os pais da Igreja são classificados em três categorias principais: Pais Apostólicos, Apologistas e Teólogos. Há ainda outras classificações dos Pais da Igreja, como: Pais Gregos, Pais Latinos, Pais do Deserto, etc. Em uma publicação passada falei sobre os Pais Apostólicos e hoje falarei um pouco dos Pais Apologistas e os Pais Teólogos.
Os Pais Apologistas
O segundo grupo de Pais da Igreja foi formado pelos Apologistas. Os Apologistas foram aqueles líderes da Igreja Antiga que tiveram em seus ministérios o grande objetivo de defender a Fé Cristã. Naquele tempo as verdades bíblicas começaram a ser atacadas ferozmente por heresias que misturavam filosofia grega, judaísmo e formas de paganismo oriental. Esses ataques vinham tanto de fora da Igreja como de dentro da Igreja. Então os Apologistas combateram conceitos errados como o gnosticismo, o maniqueísmo, o neoplatonismo, o marcionismo, o ebionismo, etc.
Portanto, enquanto os Pais Apostólicos produziram materiais focados na vida devocional da Igreja, os Apologistas produziram materiais para preparar os cristãos ao embate da defesa da fé. O período dos Pais Apologistas durou entre 150 e 300 d.C.
Entre os principais Apologistas, temos:
Justino Mártir: foi uma pessoa versada em muitas filosofias, mas que encontrou a verdade nas Escrituras. Depois de sua conversão, Justino Mártir dedicou sua vida a apresentar a superioridade do Cristianismo sobre qualquer filosofia ou religião. Ele ficou conhecido como “Justino Mártir” pelo fato de ter sido martirizado em Roma por não negar sua fé em Cristo.
Irineu: foi bispo de Lyon e um grande defensor da Fé Cristã diante dos ataques do gnosticismo. Irineu foi martirizado por causa de sua fé provavelmente no início do segundo século.
Orígenes: nasceu e cresceu no importante centro teológico de Alexandria, mas nos últimos anos de sua vida viveu em Cesaréia. Orígenes tinha um comprometimento muito grande com a suficiência das Escrituras, e por isso ele acabou desenvolvendo uma ferramenta incrível para o estudo Bíblico. Essa obra foi chamada de Hexapla, e basicamente era uma versão do Antigo Testamento que trazia o texto hebraico acompanhado de sua transliteração em carácteres gregos e mais quatro traduções gregas. Orígenes também foi severamente perseguido por causa de sua fé.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Uma igreja que não se importa com as suas crianças, em um futuro próximo terá adultos que também não se importarão com ela.
Devemos sempre nos perguntar: Quem nos trouxe até aqui? Estamos aqui hoje por quê? A igreja que usamos para nos mover foi edificada pelos nossos antepassados. Antes de nós eles trabalharam, eles pregaram, eles evangelizaram, eles discipularam, eles construíram etc... Portanto, não remova os marcos antigos (Pv 22.28).
Enquanto a igreja continuar celebrando talentos e não o caráter, ela sempre estará embaraçada em escândalos.
Existe uma diferença gritante entre uma Igreja evangélica e uma seita evangélica. As seitas defendem os seus lideres e os ensinos deles canonicamente, independente do que eles façam, e não falam quase nada de Jesus ou das Escrituras. Toda seita tem a cara do seu líder e trabalham para glorificar sua denominação/líderes e disseminar seus ensinos. Já a Igreja verdadeira tem a face de Jesus, trabalha para ensinar a Sã Doutrina e glorificar o nome de Cristo!
