Amo minha Igreja
IGREJA MITISTA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Adentraram a máquina do tempo;
foram todos parar na idade média;
onde a rédea proíbe a inteligência,
força bruta é a constituição...
Viajaram pra nunca mais voltar,
para onde ser livre fere a lei,
tem um rei que só tem que ter um olho,
porque todos os súditos têm venda...
Lá ninguém tem olhar de cidadão;
todos pedem perdão quando se alegram;
quando pensam; cogitam questionar...
Povo sangra por quem se refestela;
faz a própria novela pra sofrer,
não voltar para o século vigente...
REFLEXOS DA IGREJA POP
Demétrio Sena, Magé – RJ.
A igreja evangélica, em todas as suas vertentes, ficou pop. Foi aí que surgiram astros. Espertalhões que angariaram mais seguidores do que Jesus. Que até usam o nome de Jesus, porque isso lhes convém e dá ótimos resultados materiais, além de poder, mas que se tornaram o centro das atenções e da obediência dos fiéis.
Tais astros, como Silas Malafaya, Edir Macedo, RR Soares, Valdemiro Santiago e tantos outros que surgem a cada dia, não só enriquecem às custas da ingenuidade ou a fé pública, como também dominam as vontades, ideologias e o voto das ovelhas. Graças a esse voto de cabresto, não apenas os astros, mas ainda os líderes locais e seus pupilos mais espertos levam vantagens, das mais diferentes formas. E prometem aos seus rebanhos, as “bênçãos divinas”, mansões celestiais após a morte, curas milagrosas, vitórias contra demônios e até alguns privilégios terrenos imediatos.
Ilusões. O caviar palpável, vivencial, terreno e notório fica mesmo com os que lideram. Com os que negociam as vidas, as vontades, a boa fé e a desinformação dos mais simples, tirando-lhes os direitos básicos de pensar politicamente; ver a sociedade com os próprios olhos... avaliar por si próprios os candidatos eleitorais que se apresentam e votar apenas em quem querem. São ovelhas em sentido figurado, ideológico e contingencial, que se tornam ovelhas, mesmo; aquelas que berram e obedecem à vara e ao cajado não do possível “Pastor Supremo”, mas dos impostores que proliferam na terra.
Minha crítica se estende a todos os segmentos religiosos que praticam pequenas ou grandes corrupções de qualquer natureza, mas o meu espanto maior, nos dias que atravessamos, é com as vertentes protestantes. Nunca vi tanto envolvimento ostensivo e asqueroso com os poderes executivo, legislativo e judiciário, desde a última ditadura militar (a oficial). Tudo em nome de um empoderamento que gera inquisição sobre quem não é evangélico, e de favores fiscais para o funcionamento burocrático/empresarial dos templos, além das outras formas de lucro e poder que posso imaginar.
Trago nostalgia de poucos líderes e alguns fiéis que um dia conheci em certa igreja batista chamada Betel Mirim ou graças a ela. Tomara que pelo menos alguns dos líderes orientados pelo meu amado e saudoso amigo ZD (Pastor Zózimo Duval) ainda preservem resquícios do seu caráter, lisura e simplicidade. Tenho saudades de quando me julguei cristão, movido pelo amor ao ZD e a gratidão de ser acolhido por ele, na adolescência. Entristece-me agora, ver igrejas atoladas em política partidária de cabresto e trocando votos de fiéis por privilégios e cargos, em tramas e negociatas que dão enjoo e tontura.
Estou generalizando? Nem tanto. Seria generalizar, se as tramas e negociatas com política partidária não fossem praticadas entre candidatos, poder público e maioria das igrejas. Creio que não preciso me desculpar com os cristãos ainda praticantes do cristianismo e não da corrupção político-religiosa vigente.
PARA REFLETIR DESARMADO... NÃO DESALMADO
Demétrio Sena - Magé
Só a igreja é uma igreja.
Só a mesquita é mesquita
o tempo inteiro.
Só uma tenda religiosa
ou um terreiro religioso
é uma tenda; um terreiro.
Local de culto é irmandade.
Ambiente de trabalho,
se não falho na memória,
é uma sociedade...
a escola é uma sociedade...
é uma sociedade o clube...
são sociedades os transportes.
Os hospitais, galerias,
teatros, cafeterias,
onde cada um é quem é,
no seu eu mais secreto...
no seu olhar além-teto...
sua fé ou não fé.
A família é uma sociedade,
como a nossa comunidade
ou a nossa nação...
o próprio mundo.
Só é sincero e profundo
amar sem regras e leis...
dentro e fora das greis...
não a simples irmandade.
O amor que nos salva
é o amor expansivo;
extensivo à sociedade.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
IGREJÓDROMO
Demétrio Sena - Magé
Quanto menos teatro,
mais igreja;
quanto menos cinema,
mais igreja...
quanto menos escola
de qualidade,
quanto menos verdade
universal,
quanto menos arte,
menos poesia,
menos dia
pra viver,
mais igreja...
Quanto mais igreja,
mais presídio
pra manter igreja
que prega
no presídio...
Quanto mais igreja,
mais pressão
e depressão
pra pedir milagre
na igreja...
Quanto mais
igreja,
mais igreja
para quem se cansa
daquela igreja...
e daquela igreja...
e daquela igreja...
Quanto mais igreja,
mais dependência
de mais igreja.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Não vou à igreja por me considerar perfeito, muito pelo contrario vou porque sei que sou incapaz, incompleto e imperfeito.
Como você, também dependo do amor de DEUS para me completar.
Se ele me confiou a responsabilidade de servi-lo em minha comunidade provavelmente és porque ainda tenho muito que aprender e principalmente ele fez isso para me manter na linha sempre seguindo seus passos...
Obrigado DEUS pelas provações que me tens confiado, a cada uma confirmo ainda mais a minha necessidade de Fé.
Pedro Casaldaliga,
semente jogada na Igreja,
germinará outros profetas corajosos e comprometidos com o reino de Deus!
A igreja está triste porque na carnalidade de ouvir a palavra do pregador "homem" esqueceu-se de cuidar do próprio templo - o corpo, buscando a Jesus Cristo.
Faço uma pequena e humilde comparação, quando entra a questão da Igreja Católica e as Igrejas Evangélica, eu vejo como mãe e filhos que não praticaram o perdão, ambas guardam remorsos por não seguirem o mesmo caminho na vereda do amor.
A igreja deve ser uma casa de misericórdia para aqueles que estão sofrendo, sem esperança neste mundo é a única maneira de expressar o exemplo de Jesus, o restante é somente circo, teatro e encontros sociais.
Nenhuma teoria de teólogos com hermenêutica duvidosa, desde os pais da Igreja até os nosso dias, pode resistir a verdade absoluta do texto sagrado.
Vem, visita a tua Igreja, ó bendito Salvador!
"[...]sem o Espírito Santo, Deus está longe, Cristo fica no passado, o Evangelho é letra morta, a Igreja é uma simples organização, a autoridade é domínio, a missão propaganda, o culto uma mera evocação e a conduta cristã, uma moral de escravos". Inácio IV -Patriarca de Anitoquia.
Minha oração é que o Espírito Santo nos visite!
Vem! Visita a tua igreja,
Ó bendito Salvador!
Sem tua graça ela murcha
Ficará e sem vigor.
Vivifica, vivifica (bis)
Nossas almas, ó Senhor!
Sim estou orando pela “Igreja perseguida”,mas vou orar também pela “igreja perseguidora”,aquela que apedreja seus “profetas” e pregadores que servem unicamente ao Reino...
ore comigo...
Não desejo ser membro de uma igreja quero fazer parte do Corpo de Cristo.
Não quero ser apenas mais uma pessoa quero ser um ser humano usado por Deus e andar conforme os ensinamentos de Cristo.
"O Inimigo te faz enxergar muitos motivos para não ir a igreja, Ele sabe da sua importância e não quer te perder pra Jesus".
- Relacionados
- Aprender a ser Igreja
- Frases de restauração da família que ajudam a reconstruir vínculos
- Meus filhos, presente de Deus: frases que expressam o seu amor
- Frases de louvor a Deus para glorificar com fé
- Frases dizendo Te Amo
- Depoimentos Amo Meu Amor
- Eu te amo: poemas para expressar seus sentimentos
