Amigo Desleal
A amizade .. Ela existe pra sustentar o que o amor não aguenta sozinho. Amigo de verdade é quem te encara no caos sem te transformar em projeto de reforma. É presença sem contrato emocional. Às vezes é só silêncio confortável, outras vezes é alguém te puxando de volta pra realidade quando tua cabeça resolve fazer teatro.
Encontro (microconto)
Foi uma longa viagem. Não foi apenas para prestigiar um amigo. Quando a vi, encanto. Quando a ouvi, encanto. Dois anos depois, nem te conto. Seis anos depois, eu conto e ainda me encanto.
Para Camila Mielnik
Reflexões:🦉 Um gênio
Tive um amigo muito inteligente.
Chamei ele de "gênio" certa vez, em meio a uma conversa nossa.
De pronto, ele retrucou:
"Não. Isso da muito trabalho!
E implica em muita responsabilidade, não quero isso.
A todo momento vem alguém com um problema difícil para você resolver...
Caso eu fosse um gênio mesmo, tentaria esconder isso das pessoas."
Então, eu falei para ele:
"Mas, a tua resposta foi genial... acho que você se entregou.
Você é gênio mesmo".
Ele apenas sorriu e mudou de assunto.
Clovis G.A. Macedo
Reflexão:🦉 O APRENDIZ
Um grande amigo meu já falecido, o Nelson Klar, com quem trabalhei em duas empresas, contou-me uma passagem interessante de sua vida, que reproduzirei aquiaté como uma modesta homenagem.
No seu primeiro emprego, no departamento contábil da antiga Metalúrgica Wallig, ele estava aprendendo as rotinas. O chefe imediato era o responsável pelo seu treinamento.
Em determinado momento o chefe falou que iria ensinarmeu amigo a "slipar", um antigo e já há muito extintoprocedimento que consistia em passar para um formulário os dados de cada documento contábil, para padronizar os lançamentos. Era feito em máquina de datilografia, grande e pesada (agora só vemos nos museus). A tal máquina estava em cima de um móvel, distante vários metros de onde os dois estavam.
Então, o chefe pediu para o meu amigo ir buscar a máquina... Foi aí que se ouviu do inexperiente e pretensioso aprendiz (dito por ele), uma frase:"pera aí, eu não fui contratado para carregar máquinas..."
Ficou um silencio profundo e constrangedor na sala, todos aguardando para ver o que aconteceria...
O chefe ficou por alguns momentos refletindo, depois levantou calmamente e foi até onde estava a tal máquina, trouxe e colocou na escrivaninha para continuarem o trabalho... E com naturalidade retomou o treinamento!
Meu amigo disse que corou de vergonha, percebendo a besteira que fez e nunca mais esqueceu a lição do chefe, que aliás ficou grande amigo dele depois.
É a vida que segue.
(Clovis G.A.Macedo)
O tempo é amigo do medo, da insegurança, da dúvida, da indecisão, da frustração! E quem espera muito pelo tempo, perde.
O TEMPO
O tempo é um amigo
É um aconselhador
Ele cura as feridas
É um médico, doutor
Ela faz toda a faxina
Além disso, ele ensina
É um mestre, professor
Feliz aniversário para o meu melhor amigo! Aquele que sempre ri das piores piadas que eu faço, que me apoia em todas as decisões e me ensina nos momentos que eu vacilo.
Obrigado por me encorajar a ser uma melhor pessoa a cada dia e aceitar os meus defeitos. Obrigado por estar sempre comigo quando eu mais preciso de você.
Obrigado pelas palavras de sabedoria, pelas risadas e pelo ombro compartilhado.
Que Deus continue iluminando a sua vida, porque sem você, não sei o que seria da minha. Parabéns, hoje e sempre!
Um amigo meu me perguntou:
“Quanto tempo vale a nossa vida?”
E eu só penso nisso como se fosse uma aula de matemática básica. Simples e básico: a soma de números pra chegar a algum resultado. Nada mais e nada menos, somente matemática básica.
Vamos ser sinceros: quanto você pensa que a sua vida vai ser boa porque adquiriu itens? Então você acha que vale a pena trocar seu tempo de vida — que é o que você tem de mais precioso — por um punhado de dinheiro, pra assim comprar algo e usufruir disso?
Negativo. Sua vida seria nada mais que uma troca do seu tempo por algo que vai acabar ou, muitas vezes, nem vai durar pra sempre.
“Ah, mas aí compramos outro.”
E a sua vida? Como vai comprar outra?
Mas eu falei isso tudo pra chegar numa conclusão simples: se você acha que pode comprar outra vida e acredita nisso, sinto muito… você já se vendeu, só não sabe ainda.
Sua vida não tem preço, por isso não pode comprar outra. Somente quando entender isso vai saber que ela é única e jamais terá outra.
Então pare de se vender por itens baratos. Crie laços, coisas que não precisam de dinheiro. Construa algo em que nem mesmo seu tempo seja gasto à toa.
Enfim, isso é o que eu creio. Por isso eu sou um pobre lascado hahaha.
Você pode ser o melhor amigo de alguém, mas não se engane, ele não é seu "amigo", ele nunca levantará um dedo para te ajudar. No final, você é só o estoque de caridade emocional que ele vai visitar quando a solidão bater.
Todo mundo não é amigo de ninguém;
Caso não reconhecermos alguns inimigos que estão envolvendo em desrespeito, conflitualidade e insegurança no mundo; Juntos somam prejuízos morais contra vida social.
Já deve fazer quase 2 anos que não tenho nenhum amigo ou pessoa para contar, uma grande solidão aperta meu peito.
Amigo é aquele que, quando você desafina ou esquece a letra da música no karaokê da vida, sem hesitar ele te empresta a voz.
*Sobre Criar Gente em 2026*
Menos "amigo" do seu filho.
Mais pai.
Menos "like" na foto.
Mais limite na vida.
Menos "deixa pra lá".
Mais "vem cá, vamos conversar".
Século XXI não precisa de pais modernos.
Precisa de pais presentes.
_Van Escher
Tapinha nas costas adia o tombo.
Soco de amigo de verdade evita a queda.
Escolhe quem te ama de verdade.
— Van Escher
- Relacionados
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
- Mensagem para Amigo que Morreu
- Frase Carinhosa para Amigo
- Frases de conforto para amiga ou amigo em momentos difíceis
- Mensagens para amigo distante que expressam a sua saudade
- Frases Bonitas para Falar a um Amigo
