Amiga Vou Sentir Saudades
"MAMÃE-LIMÃO"
"Eu sou amiga de poucos, mas muito bons. Isto é uma coisa que vai nos ocorrendo com o passar do tempo. Quando se é mais jovem, a quantidade parece ser algo indispensável, pois, só assim, temos a prova de que somos realmente queridos e felizes. Tolice.
O mais interessante é que amigos nos trazem novas famílias. Sim. Porque a gente não é só amigo de Luiza... mas, de sua mãe, seu pai, seus irmãos, daquela prima dela, que vem para a nossa cidade nas férias de fim de ano, e por aí vai. Quando a gente se dá conta, termina por achar que é mais ‘da família’ que aquele tio que só aparece nas festas de aniversário. Enfim...
Foi nessa de quase ser ‘da família’, que conheci tia Dulce - mãe de uma das minhas melhores amigas, a Camila. Desde o primeiro dia, Mila me disse: ‘essa é minha mãe, a ‘mamãe-limão’. Eu achei engraçado, sorri com ela, mas não cheguei a perguntar o porquê daquele apelido.
Seguimos pro quarto... músicas, histórias, fotos. Aquela velha rotina de sábado e, sem dar conta, já chegava lá chamando a tia Dulce de ‘mamãe-limão’. Era tão natural, que, às vezes, tinha que me esforçar para lembrar o seu nome verdadeiro.
Os anos passaram. Certa noite, já adulta e com a cabeça cheia de pendências a resolver, liguei para Mila, mas quem atendeu foi sua mãe. Sabe quando a gente está tão ‘inflado’ com os problemas do dia a dia, que só quer um pedacinho de atenção e se esborrar num ombro que se mostre amigo? O dia era esse. Mas, contive a agonia e perguntei por Mila. Ao notar a minha pequena decepção por saber que ela havia saído e esquecido o celular em casa, tia Dulce perguntou se podia me ajudar em algo.
Essas coisas são feito manteiga no pão quente: deslizam.
Então, acabei por desabafar toda a angústia que me tomava naquele momento. Falei do quanto estava frustrada, cansada e desapontada, com a vida, comigo mesma, com o tempo, com as pessoas. Ela foi ouvindo tudo, quietinha, sem nada dizer. Eu chorei, engoli o choro, chorei de novo. Só silêncio. Mas, aquele silêncio que soa compreensivo, sabe? Então, finalmente, ela se pronunciou: “querida, permita-me dizer algo. Se eu pudesse lhe trazer para dentro de mim, dentro do que sou hoje, seria a melhor fórmula para lhe mostrar o quanto esta aflição que sente é passageira. Como, infelizmente, isto não é possível, cabe, a mim, apenas dizer que tenha calma. Há coisas na vida pela qual temos que passar. Ainda que pareçam, de certa forma, injustas, são necessárias. Ao fim, seremos produto de todas as nossas experiências. Mas, é preciso saber pelo que sofrer. Lembre-se de que há sofrimentos inevitáveis. A gente se acostuma com as complicações da vida de uma forma tão cega, que nem sempre percebe que cria ciclos de autossofrimento. Mas, tudo bem. É tudo humano. Acalente seu coração. Respire e deixe que as coisas aconteçam no tempo que têm de acontecer. Lá na frente, tudo será história para contar. Tudo se resolve, de uma forma ou de outra’.
Senti, naquelas palavras, um calor tão grande. Elas tomaram meu corpo, fazendo as lágrimas secarem e o coração acalmar. Tomaram meu espírito, e senti paz e leveza. Agradeci e desliguei.
No outro dia, Mila me ligou. Tia Dulce não chegou a comentar sobre o conteúdo da nossa conversa; apenas, deu o recado sobre a minha ligação. Desta vez, não quis deixar passar a oportunidade. Perguntei o motivo do apelido. Ela riu, e disse: ‘achou que é porque mamãe é ‘azeda’, chata ou coisa parecida?’. Eu disse: ‘até pensei isto, por anos, mas não sei se estou certa. Ontem mesmo, ela me falou coisas tão incríveis ao telefone. Aí, lembrei de como a chama. Fiquei confusa’.
Então, ela concluiu: ‘mamãe-limão é uma espécie de incentivo diário, que ela mesma criou. Nunca lhe disse; você nunca havia perguntado... mas, minha mãe tem sérios problemas de saúde... luta contra um câncer há anos, que insiste em ir e vir. São dores e medos que batem à porta dela todos os dias. Ela faz tratamentos e mais tratamentos, que nem sempre surtem o efeito que se pretende, mas, no fim, acaba reagindo bem. Nem sempre é fácil. Há dias em que a tristeza bate, que a dor aumenta, e ela não pode fazer nada com isto, a não ser ter paciência e mais paciência. Acabou, então, criando um hábito, que mais parece um ritual mesmo: em dias assim, levanta da cama, com muito esforço, vai até a cozinha, corta uns limões e faz uma limonada. Ela acredita que, enquanto tiver forças para fazer de um limão, que é tão azedo e quase intragável, uma limonada, tudo poderá. Assim, renova as suas forças e acredita, com mais fé, no dia seguinte’.
O silêncio tomou conta.
Mila me perguntou, tentando me distrair: ‘mas, me fala, o que houve ontem?’. Eu respondi: ‘hum... posso ligar daqui a pouquinho para você?’. Ela: ‘claro, espero!’.
Desliguei.
E fui fazer a minha limonada”.
O medo nunca foi meu companheiro.
A coragem, ah! Essa sempre fora minha melhor amiga!
E talvez tenha sido essa a minha perdição.
Menina do sorriso encantado
Menina do sorriso encantado quero esta sempre ao seu lado, como amiga te guarda e proteger. Há como eu gostaria de ter esse sorriso, meigo tão lindo. Quanto encanto existe nesse olhar, seu sorriso enriquece minha vida, fortalece minha alma, me traz calma. Li esconde em um sorrido de menina um pedacinho do céu, que sempre vem nos iluminar. Faço graça, muita careta faço rima só para que ela nos mostre, aquele sorriso que nos fascina.... A sapeca, levada menina, que com esse sorriso me leva a china. E eu bobona, sempre faço graça só para você continuar a gargalhar...
Há menina encantada, que com sua gargalhada contagiante,que por mais simples que seja modifica tudo em volta, vira festa grandiosa. Penso que tudo e tão simples, que não preciso enfeitar a poesia para dizer quanta alegria que eu sinto em te descrever em te amar. Amo Ver esse sorriso brilhar. Seu sorriso menina e a mais bela maquiagem que em seu rosto pode usar. Seu rosto e absolutamente dominador, mais sempre vem cheio de amor. Ninguém no mundo tem chance contra aquela gargalhada gostosa que só você sabe dar. Seu sorriso e contagioso fortalece e modifica, me encanta e me dar vida, vence a tristeza do meu olhar. Menina do sorriso encantado, minha doce criança com você minha vida enche de esperança, fortalece a minha alma e faz meu coração se alegrar, muita alegria eu tenho em poder contigo estar.
Ano passado, na festa de despedida de uma amiga, ouvia calada e com atenção seu dolorido discurso sobre o quanto ela se preocupava com a decisão de ir embora. Dizia se preocupar com a saudade antecipada da família, com a tristeza em deixar um amor pra trás e com a dor de se afastar dos amigos. Ela iria embora para Londres com tantas incertezas sobre cá e lá, que o intercâmbio mais parecia uma sentença ao exílio.
Dentre dicas e conselhos reconfortantes de outras amigas, lembro-me de interromper a discussão de forma mais fria e prática do que gostaria:
“Quando você estiver dentro daquele avião, olhar pra baixo e ver todas estas dúvidas e desculpas do tamanho de formigas, voltamos a falar. E você vai entrar naquele avião, nem que eu mesma te coloque nele.”
Ela engoliu seco e balançou a cabeça afirmativa.
Penso que na época poderia ter adoçado o conselho. Mas fato é que a minha certeza era irredutível, tudo que ela precisava era perspectiva. Olhar a situação de outro ângulo, de cima, e ver seus dilemas e problemas como quem olha o mundo de um avião. Óbvio, eu não tirei essa experiência da cartola. Eu, como ela, já havia sido a garota atormentada pelas dúvidas de partir, deixando tudo pra trás rumo ao desconhecido. Hoje sei que o medo nada mais era do que fruto da minha (nossa) obsessão em medir ações e ser assertiva. E foi só com o tempo e com as chances que me dei que descobri que não há nada mais libertador e esclarecedor do que o bom e velho tiro no escuro.
Hoje a minha amiga não tem mais dúvida. Celebra a vida que ela criou pra ela mesma lá na terra da rainha, onde eu mesma descobri tanto sobre minha própria realeza. Ironicamente – e também assim como eu – ela aprendeu que é preciso (e vai querer) muitas vezes uma certa distancia do ninho. Aprendeu que nem todo amor arrebatador é amor pra vida inteira. Que os amigos, aqueles de verdade, podem até estar longe, mas nunca distantes. Hoje ela chama o antigo exílio de lar, e adora pegar um avião rumo ao desconhecido. Outras, como eu, e como ela, fizeram o mesmo. Todas entenderam que era preciso ir embora.
É preciso ir embora.
Ir embora é importante para que você entenda que você não é tão importante assim, que a vida segue, com ou sem você por perto. Pessoas nascem, morrem, casam, separam e resolvem os problemas que antes você acreditava só você resolver. É chocante e libertador – ninguém precisa de você pra seguir vivendo. Nem sua mãe, nem seu pai, nem seu ex-patrão, nem sua pegada, nem ninguém. Parece besteira, mas a maioria de nós tem uma noção bem distorcida da importância do próprio umbigo – novidade para quem sofre deste mal: ninguém é insubstituível ou imprescindível. Lide com isso.
É preciso ir embora.
Ir embora é importante para que você veja que você é muito importante sim! Seja por 2 minutos, seja por 2 anos, quem sente sua falta não sente menos ou mais porque você foi embora – apenas sente por mais tempo! O sentimento não muda. Algumas pessoas nunca vão esquecer do seu aniversario, você estando aqui ou na Austrália. Esse papo de “que saudades de você, vamos nos ver uma hora” é politicagem. Quem sente sua falta vai sempre sentir e agir. E não se preocupe, pois o filtro é natural. Vai ter sempre aquele seleto e especial grupo que vai terminar a frase “Que saudade de você…” com “por isso tô te mandando esse áudio”; ou “porque tá tocando a nossa música” ou “então comprei uma passagem” ou ainda “desce agora que tô passando aí”.
Então vá embora. Vá embora do trabalho que te atormenta. Daquela relação que você sabe não vai dar certo. Vá embora “da galera” que está presente quando convém. Vá embora da casa dos teus pais. Do teu país. Da sala. Vá embora. Por minutos, por anos ou pra vida. Se ausente, nem que seja pra encontrar com você mesmo. Quanto voltar – e se voltar – vai ver as coisas de outra perspectiva, lá de cima do avião.
As desculpas e pré-ocupações sempre vão existir. Basta você decidir encarar as mesmas como elas realmente são – do tamanho de formigas.
Amiga... Sabe aquela vontade de dá na cara do bofe, porque ele é hiper gostoso e ao mesmo tempo irritante? E depois, joga-lo na cama e passar com ele três dias em claro? “estou vivendo essa vontade!”
O que dizer de uma amiga tão linda, tão simpática e tão amável como você! Deus lhe abençoe e proteja sempre. Beijos.
Quer ver uma guerreira? É só olhar uma Dani. Determinada e valente, ela é uma vencedora. Amiga para todas as horas.
Sou louco minha querida amiga dos. Sentimentos distorcidos, pelo que sinto por você da minha doce ,ilusão de Me perder nos seus caminhos da doçura dos encantos que você me fez sentir pela sua pessoa
Estou longe da perfeição, mas procuro deixar o melhor de mim por onde passo. Se sou amiga, sou de verdade; se amo, amo de verdade. Da mesma forma que entro sei sair caso algo não esteja dando certo. Além do mais, ninguém precisa ouvir o meu choro; se está dando certo, ninguém precisa ouvir meu sorriso alto, alguns entendem como afronta. O melhor de tudo é deixar marcas positivas, na alma e no coração de alguém.
De uma amiga biscate...
A sociedade me recrimina e me chama de biscate, mas foi ela que me ensinou que é dando que se recebe...
Minha melhor amiga mora em Minas Gerais. É um pouco longe de onde moro. Hoje ela faz aniversário, quero dizer que ela é a pessoa para quem eu conto todos os meus segredos. Ela conhece todos os meus jeitos, todos os meus gostos e todos os meus sonhos. Muito obrigada, Camilly, por tudo que fez e ainda faz por mim. I love you!
"Sua mente pode ser sua melhor amiga, como sua pior inimiga. Cada vez mais, vemos pesquisas de psicologia, neurociência, entre outros, demonstrando que uma mente focada na solução dos problemas, gera felicidade, longevidade e sucesso! Cuide dos seus pensamentos! Seja positivo!"
Carta I
De: Mirla Cecilia
Para: A Flor amiga e hóstil
Não me culpe pela hostilidade do mundo, que eu não te culparei pelos buracos dos pregos cravados e removidos, que marcam o meu corpo.
Não exceda repugnâncias sobre minhas afeições a ti aplaudidas, que minha urgência sentimental não perfumarás de desamor tua flor híbrida em mim.
Se cansas do singelo, deixes tua natureza cultivada, para se tornar fóssil da agressividade aleatória que inflamas sobre outros. Ontem um desconhecido a incomodou, hoje é o meu amor que se torna desconhecido em ti.
Dia desses uma amiga minha tinha acabado de terminar o namoro e me veio com a seguinte reflexão: -Às vezes eu fico pensando... Será que eu vou morrer sozinha?
Depois de morrer de rir com a cara de choro dela me fitando, lembrei que ela tinha apenas 17 anos e ameacei bater na cara dela caso chorasse outra vez. Para acalmar contei a história de uma professora que guardo comigo e compartilho sempre que possível:
Era noiva e estava prestes a fazer o vestibular para comunicação quando faltavam poucas semanas para o casamento e ele soltou a pérola: "Se casar comigo, não vou deixar você trabalhar!". Ela não acreditou no que seus ouvidos tinham acabado de ouvir. Como? Logo ela que depois de todo esforço de bolsista em uma escola, sempre sonhou com a vida profissional e ter esse sonho impedido? Foram muitas tentativas, mas nenhum dos dois arregou da decisão e acabaram seguindo caminhos diferentes. Ela fez letras, seguiu carreira acadêmica, casou, teve filhos, ficou viúva e em um certo dia recebe um telefonema. No celular sua amiga dizia que sua ex sogra por quem tinha muito apreço estava muito mal de saúde. Lá foi ela, dias e dias visitando essa senhora, quando no quinto dia alguém abre a porta e de repente ela se sente como se tivesse 18 anos de novo. Com o coração acelerado foram tomar um café e pasmem! Ele também ficou viúvo! Desde então estão juntos de novo, ela o primeiro amor e é uma nova integrante: A cachorra.
Por fim ela sempre pondera: Por mais que o meu primeiro marido tenha sido importante na minha vida, tendo sido o pai dos meus filhos, agora eu entendo o que é amor de verdade, e talvez se nós tivéssemos ficado juntos lá no começo não teríamos a maturidade que temos hoje.
O amor é assim, "Maktub" se tiver que acontecer vai acontecer. Qualquer coisa que custe sua paz é muito cara. Como diz Bauman, virá "Ab nihilo", a partir do nada.
Ercilia...menina sorriso, flor de uma frondosa macieira... Família amiga... adocicada de uma simplicidade farta, que todos colhiam naquela casa lá no alto... vizinhos de bairro, com barro em época de chuva brincávamos na rua com Carlito!... éramos adolescentes naquele ato... Lembranças, Saudades... ! Em todo o mundo vejo flores... as mais lindas são Flores de Mimoso... Flores da nossa Vida... bjsss
- Relacionados
- Vou sentir sua falta, amiga
- Vou Sentir Saudade
- 27 mensagens de boa viagem para amiga que está embarcando
- Feliz aniversário, meu amor (que Deus te abençoe)
- Frases de saudades para status que te ajudam a desabafar
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
