Amiga te Conhecer foi um Prazer
A crença é um brutal obstáculo para qualquer patamar acima ser alcançado; a descrença é um paradigma resistente o bastante para ser derrubado. Resta à busca o papel de portal permanentemente aberto à passagem da verdade.
Um dos maiores enigmas do comportamento humano é entender porque muitos permanecem carentes e inseguros ainda que rodeados por pessoas e mergulhados nas muitas coisas que acumulam sem cessar. A resposta é que vêm desde sempre de uma solidão coletiva e das tantas posses sem significado, permanecendo em busca de cura para o incurável e suprimento que universo algum poderá suprir, já que o vazio se faz por dentro e não por fora.
Sou um triângulo equilátero quanto à posição no mundo, mas escaleno e libertário no plano das idéias, pois que rebelde a sectarismos que se expressem por meio de bandeiras, trincheiras, ordem unida, palavras de ordem, gritos de guerra, sociedades, clubes, irmandades, confrarias, torcidas, doutrinas, dogmas, partidos, segmentos rotulados, pensamentos por osmose e “ismos” ideológicos que me puxem para qualquer lado que a soberania da minha lógica rejeite.
Não se veja um idiota quando comete uma idiotice porque não pensou bem antes. Você se mostra idiota é quando replica a idiotice de outrem apenas para não parecer idiota.
Muitas pessoas são como o azul e o amarelo saídos de pontos distintos que se cruzam, por um único e breve momento, para formar o verde no qual resultam os filhos, devendo depois seguir em frente para completar o “X” cujas linhas apenas se afastam
e nunca correrão paralelas, pois que já cumpriram a única e bela missão para a qual nasceram destinadas. O próprio Cristo quis ser esse ponto de intercessão para mostrá-lo aos que teimam em contrariar seus propósitos.
Independente de quem esteja certo em um dado momento, é lamentável tentar convencer a nós mesmos que o lado que defendemos nunca comete erros, e o que se combate é o único responsável pelos erros de ambos. A tal atitude não se deve olhar como apreço pela verdade, mas apenas sintoma de extremismo por um dos lados mesmo nos casos em que o doente não se mostre consciente disso.
A verdade nunca será uma questão de crença, mas de lógica. O falso pode existir sem um antes ou um depois; mas a realidade requer várias peças ligadas pela coerência de todo o conjunto, e ela seguirá sendo o que é, quer você acredite ou não. A pergunta a ser feita, portanto, não é se o registro que se tem é verdadeiro ou falso, mas se todos os elementos da sequência conduzem o entendimento até revelar sentido, mesmo quando resistimos em aceitá-lo.
Trata-se de uma lei natural: seja no âmbito da vida política ou na pessoal, a oposição exerce um papel primordial no equilíbrio de forças que se opõem. Na ausência desta a situação assume todas as prerrogativas da autocracia que a ausência de resistência lhe franqueia, cobrando a ingerência de forças externas para o resgate da sensatez e da ponderação. O problema é o desgaste levado à rotina de quem se propõe a cumprir o papel do interventor, levando-o a questionar se deve comprar uma briga a que não deu causa mesmo sabendo que, direta ou indiretamente, acabará afetado por ela.
Surpreende sempre, aos demais e a ti próprio, colocando-te como um camaleão frente à vida! Se fazes de teus dias uma rotina que não se altera, te transformas em pesado compromisso para os que te cercam, e esvazias o sentido do existir para ti mesmo. O encanto só se instala quando te renovas continuamente. A única coisa que não requer mudares é o teu caráter.
Um país dá início ao seu processo de autodestruição quando troca o sentido de nação pelo de estado, com a massa crítica que brotava de dentro pra fora cedendo lugar ao estabelecido de fora pra dentro. Sabemo-lo quando seu povo abdica de sua visão analítica para integrar hordas de convertidos. O aniquilamento de sua unidade natural extirpa a visão sistêmica que o livra dos extremos, e é quando numa mesma família se vê membros da esquerda radical e da extrema direita se enfrentando sem se dar conta de que cumprem uma agenda onde autorizam seus lideres a fazer qualquer coisa. Nela o conceito de certo ou errado quebra o elo com ações do agente para ser automaticamente encaixado no do “nosso certo” e do “errado deles”.
Pesquisadores e crentes jamais chegarão a um consenso, e a razão para isso é bastante simples: os primeiros são movidos por um desejo visceral de chegar à verdade, e os segundos por uma necessidade irracional de acreditar nas verdades que ouviram dos que os antecederam ou que, sem base alguma, construíram para si mesmos, apavorando-os a idéia de que podem ter estado enganados o tempo inteiro.
Há pessoas que com um único gesto conseguem fazer toda a beleza de anos se desmanchar ao primeiro contato com elas; e tudo o que se construiu durante uma vida inteira em minutos ser transformado em cinzas; como pessoas que antes conviviam em harmonia se virem cercadas de inimigos; e até o bem mais precioso que se possua sendo tratado como comida de porcos. Não são pessoas que se costuma falar como tendo um “dedo podre”, mas que carregam a podridão na própria alma e se ocupam em espalhá-la por onde quer que passem.
Semear Conhecimento é como jogar sementes da janela de um trem: elas são espalhadas ao acaso, mas é a terra que as recebe a responsável por fazê-las germinar, o que só acontece caso estejam prontas para abriga-las em seu seio e fornecer-lhes a água que as transformará em lindas e perfumadas flores.
Ninguém duvida que o lugar mais seguro para um avião estar é no solo.
Mas se tivessem sido feitos para permanecer no chão, por princípio não teriam asas.
Conheço pessoas que cultuam a religião como um fim em si mesmo, em vez de meio para conduzir sua vida, comportando-se exatamente como alguém que apenas reverencia a bandeira em lugar de ser um cidadão melhor para o país que ela representa.
Não me afirmo em teoria alguma por nada saber do existir, e de nenhuma me afasto diante de um Todo inalcançável à minha pequenez. Diante assim do abraçar equivocado e do descartar pretensioso, encontro na dúvida a parceira mais honesta e fiel. Quando a Verdade precisar de mim encontrar-me-á esperando.
Qualquer transformação social que se pretenda de longo prazo resultará de um paciente e contínuo processo de “kaizen”, a partir da base, até que se atinja o topo da pirâmide política. Nenhuma tentativa de intervenção por reengenharia – que não dê tempo para que cada camada acrescida esteja sedimentada – irá se sustentar, desaguando logo depois numa interminável e enfadonha alternância de poder pelo puro prazer do combate ideológico.
Nunca subestime as pequenas maldades do dia a dia! Todo mal tem um começo. Se ele é extirpado logo que surge não haverá tragédia a lamentar depois.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Mensagem para uma amiga especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível