Amiga te Conhecer foi um Prazer
Daquele poleiro enferrujado, a tradição ecoava os ecos de um tempo esquecido, suas penas tremulando ao ritmo do vento seco, como se ultrapassasse minha história, como se em cada frio errante guardasse um segredo enterrado sob as rachaduras deste suor que respira fadiga.
Meus irmãos, herdados da espera, seguram o ar como se pudessem abraçar a ausência e dar-lhe uma forma de esperança. E, no entanto, em meio à pausa, o sorriso persistia, forte como o sol que nunca desiste.
Porque às vezes a dor tem cores vivas, e a memória se refugia nos sons da pluma envelhecida, como se o papagaio e o eu, das almas partidas, fosse o mesmo reflexo de um mundo que insiste em cantar, mesmo de luto.
A vingança e a implicância são atitudes autodestrutiva que envenenam a alma e aprisionam todos em um ciclo insano.
Se fosse pra falar de um sentimento,
Falaria da intensidade.
Nós, pessoas que sentimos e falamos,
Que tratamos bem, que nos jogamos de cabeça,
Tudo ou nada, sem medo de amar.
Oremos por mais pessoas assim na Terra,
Pessoas sinceras, que amam amar,
Se doam sem reservas, fazem acontecer,
E não jogam com os sentimentos dos outros.
E essas mesmas pessoas são taxadas de "emocionais",
Simplesmente por expressar seus sentimentos de forma clara,
Sem rodeios ou joguinhos,
Apenas coração aberto, alma verdadeira.
COMO IDENTIFICAR UM HOMEM LIVRE?
A liberdade é algo que não pode ser definida, mais sim vivida e compartilhada com aqueles que estão presos fisicamente e carcerados espiritualmente. Quando nós não temos a liberdade de professarmos a religião que nos religa com Deus e com o próximo. E muito menos nos dá a liberdade de vivermos a nossa identidade como: cidadão e povo, estamos diante de uma colonização indireta. Porque a religação com Deus não pode nos separar da nossa identidade e da nossa cultura. Quando isto acontece é porque há uma violação dos nossos direitos e valores assim como da nossa antropologia. Por quê isto acontece em toda parte do mundo? Isto acontece porque: Há homens que se encontram dentro das grades (cadeia) mais estão livres, assim também como há homens que se encontram fora das grades mas estão presos. Porque se apegam naquilo que não podes lhes salvar e dar-lhes a liberdade que tanto almejam. A maior escravidão não é aquela que nos é imposta, mais sim aquela que nos sujeitamos a ela para lhe servimo como burro de carga. Isto acontece com muitos porque a obediência sem carácter leva-nos ao servilismo...
É um grande suicídio quando: um aluno, um estudante, um académico, um professor, um filósofo, um instrutor, um formador, um guia, um revolucionário, um patriota, um artista, e um profissional, o ano termina sem ler nenhuma obra literária.
UM SONHO
O sonho ou vontade de um dia...
O amor,que só ela não via...
Do longe tudo perfeito...
Inverdades,sonhadas com ar verdadeiro...
Sentimentos criados,sem arte e respeito...
Pintura ruim de qualquer obreiro...
Imperfeição de aventureiro...
Silêncio,angustia..em dia inteiro
Num sonho de um só dia...
Ou talvez de vida inteira...
Nós povo angolano, continuaremos a ser um povo especial, enquanto formos ignorantes e conformados com a má governação implementada no país por políticos sem escrúpulos.
CONVERSA DE UM POLÍTICO COM UM FILOSOFO JAKURISTA
Certa vez um político conversando com um filósofo disse: transformei revolucionários em comediantes, críticos em bajus, opositores em seguidores e políticos em marionetes. Usando apenas a manipulação e retorica persuasiva nos meus discursos.
O FILÓSOFO perguntou-lhe: como conseguiste fazer isto?
O POLÍTICO, respondeu: eles ficaram excitado pela soma do valor da proposta, por isso acabaram por se renderem, porque a moral não satisfaz a fome e muito menos consegue oferecer casa e carro naqueles que a possuem. Dei a eles o que a moral nunca lhes deu... Risossssssssss.
O FILÓSOFO, retrucou dizendo: a moral não pode ser comparada com béns materiais e financeiros e muito menos com riquezas alcançadas neste mundo. Porque a moral ela faz parte da essência espíritual que liga o homem com o Divino. Ninguém pode julgar ninguém, mas estes homens acabaram por se corromperem, por não terem integridade e muito menos prestígio no que concerne ser: homens que não se vendem e nem se compram e nem se corromperem.
O POLÍTICO, disse outra vez: A vida é feita de escolha e oportunidades.
O FILÓSOFO, respondeu-lhe refutando da seguinte forma: Eu acredito em escolha e oportunidades, mas não aceito atitudes, escolhas e oportunidades que vêm para corromper os bons valores e a moral em prol de homens que não têm compromisso com a Pátria e a Nação. Apesar das dificuldades que passamos neste mundo.
Eu enquanto FILÓSOFO, acredito ainda que existem pessoas honestas e verdadeiras, que nunca aceitarão se venderem e muito menos se corromperem ou serem compradas o seu silêncio, porque continuarão a serem verdadeiras e leais com aqueles que lhes apoiam e acima de tudo com o povo que representam e a nação que defendem. Apesar de hoje o dinheiro comprar tudo a sua volta...
Um dia azul
Com o céu alegre
O pôr do sol
Num lindo sorriso
Para a vida.
Um dia verde
Com a esperança
Apontando o amanhã
Confiando em tempos melhores.
Eu não sou revolucionário e nem ativista. Eu sou antes de tudo e de mais nada um nacionalista e um filósofo em prol do meu povo e da minha nação. Apesar de todos nós termos algo em comum e estarmos ligado: cultural, económica, antropológica e espiritualmente.
Não sou revolucionário e nem ativista. Eu sou antes de tudo e de mais nada um filósofo em prol do meu povo e da minha nação.
Jack Indelével Wistaffyna, se define como um filósofo e não como um revolucionário, pelo facto de ele usar a palavra, a escrita, a reflexão e a sapiência para:
Despertar a consciência crítica, social e analítica.
Questionar a legitimidade dos dirigentes.
Estimular o amor ao próximo isto é: amor a Nação e o povo.
Respeitar e preservar a nossa identidade cultural.
Trabalharmos unanime em prol do País e do bem comum...
Não esperava que a última ligação telefônica fosse um adeus. Amigo, se eu soubesse jamais teria desligado o celular. O pior não foi a sua partida, o mais difícil é que meu coração não consegue aceitar sua ausência. Que sua alma encontre paz, companheiro!
Tem gente que não tá em um relacionamento ruim, só tá com alguém que parou o que Deus começou. Que não machuca, mas também não cura. Que não destrói, mas também não soma. Relacionamento bom não é o que ocupa o tempo. É o que empurra pro propósito. Jesus amou, mas não parou. Paulo teve afeto, mas não desviou. Amor de verdade não atrasa o chamado. Não te tira de Deus. Ele fortalece.Ele alinha. Ele ajuda a continuar.
Não fique onde o seu coração tá cheio, mas sua alma vazia. Você foi chamado pra algo maior.
O ser humano está adoecendo moralmente
Vivemos uma época marcada por um fenômeno alarmante: o esfriamento das relações humanas!
As pessoas já não cultivam vínculos duradouros. A memória afetiva foi trocada pela pressa, a consideração substituída pela indiferença, e o respeito? Abandonado à margem do caminho!
As pessoas, tomadas por um egoísmo corrosivo, já não enxergam o outro como alguém a ser valorizado — mas como uma ferramenta!
E quando essa ferramenta deixa de ser útil, é simplesmente descartada. Sem remorso. Sem reflexão. Sem dignidade.
Essa postura revela uma profunda falência emocional e ética.
Estamos vivendo uma era em que a utilidade vale mais que a história compartilhada, e a conveniência fala mais alto que a gratidão!
É a banalização do vínculo humano! É o triunfo da frieza sobre a empatia!
E mais: muitos acham isso normal!
Chamam de “desapego”, de “liberdade emocional” — mas na verdade, é desumanização disfarçada!
Se não reagirmos a essa tendência doentia, seremos empurrados para um mundo onde as pessoas coexistem, mas não se reconhecem. Onde estão perto fisicamente, mas isoladas em alma.
É preciso reconectar o ser humano à sua essência!
Resgatar o valor da presença, da memória, do olhar no olho, da consideração verdadeira!
Não podemos aceitar como normal o abandono da sensibilidade.
É hora de restaurar o afeto, a dignidade e o respeito nas relações!
Um espelho se quebra no escuro, apenas os átomos presenciaram o colapso. Simbologicamente, todo o universo é formado por átomos, que se reorganizam a cada desintegração.
Palavras são facas que cortam o silêncio de maneira irremediável. Textos são mísseis direcionados ao interlocutor.
O som de uma memória que nunca aconteceu se assemelha a gotas pingando de uma torneira que não existe.
Às vezes a alma se cansa e se aconchega em nosso colo, cujo único afago possível é o silêncio das palavras que nunca brotaram, mas escreveram um livro de memórias caladas.
Um relógio quebrado paralisa o tempo como o silêncio joga xadrez com as constelações.
Extacolia é um neologismo que mistura êxtase com melancolia. Ela se encontrava em um estado de extacolia e não sabia definir o que sentia.
O invisível tem o peso de uma pluma deslizando suavemente dos céus à terra, sem pressa de chegar, até porque ninguém veria.
No meio de uma casa abandonada havia um ninho de passarinho. Em vez de ovos, havia uma semente resistente, com sede de vida, que cresceria rompendo o telhado e se formaria como um imponente pinheiro. Todos os dias era Natal.
O inconsciente humano é um profundo oceano desconhecido, como a noite escura que absurda os corações aflitos, que não podem comer estrelas.
Se a linguagem fosse um corpo ela seria as mãos, esculpindo um ser humano capaz de pronunciar o silêncio das pessoas angustiadas com o grito histérico dos desesperados.
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Mensagem para uma amiga especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
