Amamos o Desejo Nao o ser Desejado
Já se pode estar bem e feliz, nos dias de hoje, so esperança para ser conjunto e morando com a felicidade, a familia , os amigos e a namorada
faz parte dos vinculos que a vida reserva automaticamente para espantar os male como a solidão, no bom esquecer-se dela ou fugir .
O que nao se pode é ser só e ser triste, para nao absorver tanta calamidade em momentos de solidão. Alegrar´se e a mim.
por mim : elisson
Se dermos fim ao endeusamento de certas pessoas, há de ser automático o fim do menosprezo a outras pessoas; no caso, as de menor poder aquisitivo, as que não têm cargos importantes, as anônimas e simples... e até simplórias.
Caso tente ser feliz em seja lá o que for, verifique a tabela de preços que a vida expõe honestamente, como decreta a ordem natural das coisas.
POSSÍVEL DEUS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Pode ser que haja o que se possa chamar de Deus, como sinônimo de origem; criação. Não sou arrogante o suficiente para determinar essa não existência, como se eu fosse o dono da verdade universal, da qual tenho certeza de que ninguém é.
O que acho improvável é que o provável Deus seja o ser previsível, carimbado e instituído pelo homem, de acordo com as conveniências e necessidades humanas. Um Deus vaidoso; ávido por elogios; passional; vingativo... criador do céu para os que satisfazem seus caprichos por meio de confissões e penitências pessoais físicas ou psicológicas, e do inferno para os que não agem assim, mesmo que sejam pessoas íntegras e dotadas de amor ao próximo.
Creio, não determino, que não foi esse Deus que nos criou à sua semelhança. Fomos nós que o criamos à nossa. Também creio, sempre sem determinar, que se Deus existe, não há de se tratar de alguém... mas de algo.
AULAS DE SER GENTE
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Aprendi a me aproveitar dos mais simples. Tirar partido e vantagem dos humildes. Explorar os de boa fé. Confesso que tenho me dado bem com essa prática, e recomendo o mesmo a todos os espertos de alma; os safos de coração.
Dos mais simples, humildes e de boa fé, absorvi a riqueza de olhar o mundo com ânimo, justamente porque eles existem. E se eles existem, é possível crer na humanidade, pois a beleza de seus pensamentos, virtudes e atos fazem a vida valer a pena. São eles os guardiões do amor e da verdade. Os paladinos da paz e do bem. Mensageiros da luz que nos orienta e guia entre as trevas formadas pelos homens e as mulheres de má vontade.
Os mais simples, humildes e de boa fé são os fortes que os outros pensam que são. Têm a sabedoria que os outros pensam que têm. São tão eles, que, sem querer, confundem os intelectuais; enlouquecem os gênios instituídos que não querem saber ou realmente não sabem que nada sabem.
Tenho andado no encalço desses anjos. Reconheço a distância entre nós, como reconheço que nunca os alcançarei, mas tiro minhas lascas. Aprendo lições. Colo secretamente para passar, mesmo que apertado, nas muitas provas do meu tempo aqui. Tento em vão recompensá-los com um pouco do meu saber empolado; minhas vãs filosofias; o inchaço da letra que me preparou para ser metido a besta. Eles não precisam, mas não fazem desfeita.
Quero continuar em torno dos mais simples. Ser a mosca dos humildes. Parasita nos de boa fé. Desviar indefinidamente para minha conta no vermelho, migalhas ou centavos dos valores humanos dessa gente que tanta gente menospreza.
Prece à mãe
Todo nosso amor,
a saudade, a gratidão,
nossa mente, o ser...
nosso coração.
Toda paz, a luz e o bem,
ontem, hoje, muito além...
Tudo, para todo o sempre...
à mãe.
AO PROFESSOR QUE NASCEU PARA SER PROFESSOR
Agradeço todos os dias ao destino, pela graça de ser educador. Arte-educador. Inserir-me nesse contexto como profissão me fez mais do que um profissional: alguém que se reconhece como quem nasceu para isso. Tenho, evidentemente, minhas angústias relacionadas a proventos, condições ideais de trabalho e as grandes dificuldades externas que acompanham nossos alunos até os espaços formais de aulas, oficinas e projetos educativos, tanto no conceito pedagógico, especificamente, quanto nos conceitos da arte e da cidadania.
Sou um professor que não dá nota. Que pode mudar, todos os dias, as estratégias para vender suas ideias e seduzir os alunos. Atraí-los para contextos mais prazerosos do que a obrigação de alcançar notas e pontos para passar de ano. Às vezes, adulá-los. Talvez por isso, eu não tenha nem condições de alcançar a grandeza dos esforços diários dos professores em disciplinas obrigatórias, que têm a dura missão de preparar pessoas para o mercado de trabalho. Para disputas mercadológicas e a sobrevivência em uma sociedade competitiva e cruel, devido à falta de espaço confortável para conquistas.
Não tenho a mínima condição de avaliar precisamente a realidade total das salas de aula, mas sempre que vejo um professor de pelo menos alguns anos de profissão, admiro-o profundamente por ter atravessado esses anos, diante do que vejo. São muitos e muitos os professores que portam condições plenas de abraçar profissões muito mais rentáveis, e o fariam competentemente, mas não fogem do que escolheram, porque seriam somente profissionais. E como nasceram para ser professores, não seriam felizes se não fossem profissionais e seres humanos, como tem que ser, mais do que ninguém, quem nasceu para ser professor.
Reitero, portanto, meu profundo respeito e minha admiração aos que trabalham com amor e sofrimento; com revolta e dedicação; com sorrisos muitas vezes salobros, porque se misturam ao pranto, mas logo se sobressaem, porque o amor ao que fazem tem sempre reserva de otimismo.
Ao mesmo tempo, meu desprezo profundo e a não admiração aos patrões da educação tanto particular quanto pública e aos cidadãos de má vontade responsáveis pelo sofrimento, a revolta e as lágrimas do professor que nasceu para ser professor.
“Melhor ser destrutivo com o que você foi do que submisso ao que você é.” livro Nietzsche para Negócios
O Paradoxo da Engrenagem
Quem…
ou o quê…
decidiu que o universo
tinha que ser assim?
Por que…
o ciclo da fome,
a dança do predador e da presa,
a lágrima da vítima servindo
à glória do algoz?
Isso é perfeição?
Ou é apenas
a falha inevitável
de quem cria mundos físicos?
Será que…
a própria matéria carrega em si
a impossibilidade de ser perfeita?
Será que…
não há como existir vida perfeita
em um mundo que, por definição,
precisa de colisão,
de atrito,
de gravidade,
de começo…
e fim…
para simplesmente existir?
Quem arquitetou essa engrenagem?
Por que escolheu a dualidade
ao invés do Uno absoluto,
pleno, harmônico, sem rasgos?
Foi limite?
Deficiência?
Ou intenção?
Será que…
o Criador deste universo
é também uma criatura
de algo ainda maior?
Que também… não sabe responder?
Se a natureza é perfeita…
Por que o jacaré devora o pato?
Por que o gato caça o rato?
Por que a dor da presa
parece sempre maior
do que o prazer do predador?
Será que a dor…
é o combustível oculto,
um elo invisível,
sem o qual
o próprio tecido da existência
não se sustentaria pulsando?
E então me pergunto…
no silêncio mais profundo
da minha consciência:
❝Seria possível existir um universo
onde a vida fosse perfeita…
sem dor, sem perda, sem fim?❞
Se não…
— então que tipo de Deus seria capaz
de sonhar com o imperfeito…
e chamar isso de Criação?
Se sim…
— então onde está esse outro universo?
Ou será…
que só existe dentro daquilo
que chamamos de Espírito?
E se for assim…
Então por que raios estamos aqui…
experimentando o contrário…?
A ironia da jornada individual reside em que o sucesso, conquistado em reclusão e esforço, pode ser ofuscado pela mera presença em um palco alheio, onde a atenção se volta para a ausência, não para a vitória.
Mulher, ser inigualável, multifacetada, feita de um pedacinho encantado. Quantas faces tu tens, e quantas tu me concedes — para te amar?
©JoaoCarreiraPoeta.
Campinas, 28/11/2025.
Trate-se bem: mesmo quando o mundo decepciona,machuca, você ainda pode ser o seu lugar de cuidado e força e amor.
"deveria haver um pre-requisito antes de certas pessoas tentarem ser pai ou mãe...assim teríamos pais de verdade e filhos bem melhores e como consequência..um mundo melhor."
"você pode ser um herói e um vilão ao mesmo tempo, em diferentes historias, entre uma mentira e uma verdade as vezes não existe relação"
- Relacionados
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Frases sobre sorrir que te inspiram a ser feliz
